O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Titulo e Menu Principal

Iniciado por Forsaiken, 15/01/2018 às 19:18

Menu de Introdução



Menu Principal



Acham essa design pattern boa para um menu? Acha que deveria mudar algo ou inserir? Qualquer critica ou dica/sugestão é bem vinda


O design está excelente. A única coisa que pode melhorar é essa mistura de idiomas. Dado o nome do projeto penso que o ideal seria manter tudo em inglês.

Está muito bom... O design todo clean. Mas acho que deixar um pouco mais "assassin's creed" não mataria ninguém... Na tela de titulo você poderia colocar esses efeito da tela de titulo de assasin's creed
tela de titulo.
[close]

OBS: Essa tela de titulo foi feita no maker. Ou seja é possível sim U.U
'-'


15/01/2018 às 19:43 #3 Última edição: 15/01/2018 às 19:51 por Forsaiken
Citação de: Corvo online 15/01/2018 às 19:36
O design está excelente. A única coisa que pode melhorar é essa mistura de idiomas. Dado o nome do projeto penso que o ideal seria manter tudo em inglês.

Nome disso é relaxo e confusão. Eu comecei fazendo o projeto em portugues e depois resolvi mudar para inglês pois é a linguagem universal. Ainda não alterei tudo.
Mas farei uma codificação de idiomas e vai ficar tudo certo.

Citação de: Liger online 15/01/2018 às 19:43
Está muito bom... O design todo clean. Mas acho que deixar um pouco mais "assassin's creed" não mataria ninguém... Na tela de titulo você poderia colocar esses efeito da tela de titulo de assasin's creed
tela de titulo.
[close]

OBS: Essa tela de titulo foi feita no maker. Ou seja é possível sim U.U

Bem, esse projeto é feito na própria engine do jogo (Estou fazendo tudo em Java), e ainda não implementei nada de sistema de movimentação de sprite por frames ou efeito de particulas.
A Design Pattern do jogo vai ser bem clean, se eu poluir algo com efeitos e etc. Precisarei fazer isso em tudo no projeto, pois uma Design Pattern (Padrão de Design) precisa seguir um padrão.

Estou pensando em evoluir essa UI, mas não sou muito pro em design.

Pra mim tá maneiro. Se o jogo seguir o contemporâneo que a logo mostra, acho que o design cai bem. Só talvez seja o caso de ter cuidado com esse fundo branco. Se o game for meio mafioso, cidades e mapas escuros, mudar instantaneamente para um menu de fundo branco não dá a melhor das sensações.

Eu achei maravilhoso. Gosto dessa proposta mais clean e acredito que te dá muitas opções para trabalhar com a organização em geral, contudo, é preciso concordar com o King. O branco pode ser um problema dependendo da temática do game, que passa a ideia de ser mais 'dark'.

Lindo e perfeito, gosto bagarai de P&B, traz esse visual chique noir. A simplicidade quando bem trabalhada fica excelente, não tenho críticas, ficou perfeito pra mim.  :wow:

16/01/2018 às 13:18 #7 Última edição: 16/01/2018 às 13:21 por Forsaiken
Citação de: Vixen online 16/01/2018 às 11:02
Lindo e perfeito, gosto bagarai de P&B, traz esse visual chique noir. A simplicidade quando bem trabalhada fica excelente, não tenho críticas, ficou perfeito pra mim.  :wow:

Meu lema de design é unico, a simplicidade leva a perfeição.
Ainda sim da para melhorar essa interface com algumas ilustrações para deixa-la mais elegante, mas isso faço mais para frente.

Citação de: King Gerar online 15/01/2018 às 22:09
Pra mim tá maneiro. Se o jogo seguir o contemporâneo que a logo mostra, acho que o design cai bem. Só talvez seja o caso de ter cuidado com esse fundo branco. Se o game for meio mafioso, cidades e mapas escuros, mudar instantaneamente para um menu de fundo branco não dá a melhor das sensações.


Citação de: Mistyrol online 16/01/2018 às 01:16
Eu achei maravilhoso. Gosto dessa proposta mais clean e acredito que te dá muitas opções para trabalhar com a organização em geral, contudo, é preciso concordar com o King. O branco pode ser um problema dependendo da temática do game, que passa a ideia de ser mais 'dark'.

Esse projeto é um jogo de cartas, ele vai envolver varios jogos de azar, o "society" é um modo que  cria varios IA's e o objetivo seria vence-la. Não é um jogo dark, a lista negra é um ranking dos jogadores mais ricos do modo sociedade.

As interfaces estou fazendo em fundo branco como esse tabuleiro de blackjack:


Vamos lá... A logo do jogo está ótima, a única coisa que eu potencialmente mudaria seria a silhueta dos prédios inferiores. Talvez se você eliminar o arranha-céu fique mais interessante, dá um ar de mais "distinção" e menos "Copiei e colei", mas isso é apenas uma hipótese da minha parte. Ademais, para a tela inicial, acredito que o esquema está bom, mas precisa de algo no fundo.

@EDIT: Com a explicação do objetivo da logo, entendi melhor o "Copiei e colei", talvez a mudança que propus não seja tão necessária assim afinal. Talvez minha proposta seja mudar a paleta de cores da logo, por exemplo, colocando o "BLACK" em preto e o "JACK" em vermelho. Apenas uma ideia.

Prosseguindo, acredito que se você adicionar uma imagem com uma transparência alta no fundo possa ser interessante. Esse é um exemplo claro do que eu estou tentando falar: https://cdn.2kgames.com/mafiagame.com/Mafia_available/mafia_1_hero.jpg

Obviamente que o estilo não seria o mesmo e afins, mas note que a ideia é ter as silhuetas se mesclando com o fundo branco, de modo que você preserva essa "leveza" mas ao mesmo tempo não deixa transmitir a sensação de "caguei para a Title Screen, coloquei só a logo mesmo pra não ficar tudo branco".


Agora, analisando o Menu Principal, a primeira crítica que tenho é para a paleta de cores. Seu jogo trata de cassinos, de jogos de azar, de coisas relativas à máfia, submundo e afins. A cor que me vem na cabeça é o vermelho, e isso pelo fato de que cassinos geralmente utilizam o vermelho para te transmitir aquela sensação de tesão, de conforto e ao mesmo tempo empolgação, paixão pelos jogos. Isso você pode ver pesquisando sobre "significado das cores no design" ou algo do tipo.

Em seguida, já falaram disso mas irei repetir: Português, inglês, russo, africanês ou qualquer outro idioma, mistura-los na mesma tela pode causar problemas claros, ainda mais quando se trata de um menu como esse em que você clica na aba "Society Mode" e o título dela se torna "Modo Sociedade". Eu engoliria numa boa essa parte lateral do Menu em Inglês e as configurações em Português - o que fica na parte branca -.

Além disso, se sua inspiração não foi no Wordpress, então o senhor é mesmo um criador de coincidências, porque seu layout está bem similar. Não digo que seja um plágio, apenas achei curioso o fato de estarem muito parecidos. Segue o exemplo: http://www.sabenada.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Painel.png

Não acho também que você deva sentir algo por isso, na verdade acho que você deveria olhar o exemplo do Wordpress e até dar uma "copiada" em cima.

Teu layout está bonito, mas ele me parece muito mais o esqueleto, o protótipo, do que a própria finalização. Eu mudaria esse azul imediatamente para um vermelho, mudaria a tonalidade do fundo branco para algo mais "acinzentado" como o tom #f7f7f7, que é um tom de branco um pouco mais escuro, tiraria esse preto do fundo onde tem escrito "Vença a lista negra [...]" e colocaria no mesmo tom do Menu Principal.

Em seguida, acredito piamente que você pode trabalhar um pouco mais com o jogo de fontes. Cassinos geralmente gostam de fontes "cursivas", do tipo mais "clássico" possível. Claro, seu jogo tem uma ambientação moderna e perdê-la seria terrível, mas existe, com certeza, formas de conciliar duas fontes diferentes. Apenas duas, mais do que isso já seria uma poluição visual medonha. (Sou até contrário a ter duas fontes, mas talvez no seu menu isso funcione).

As fontes que eu posso recomendar o teste são: "The Blacklist", "Ananda", "Birds of Paradise", "Gloss & Bloom", "DABRUSH" e "Barry Kades". Óbvio, são apenas alguns exemplos que eu acho que podem funcionar no seu esquema. Eu provavelmente experimentaria usá-las no título dos menus em azul, no caso o título em português da imagem "MODO SOCIEDADE" e talvez no nome "Menu Principal", mas em conjunto a isso eu removeria o nome "Principal", até porque se você quer colocar teu jogo em inglês você irá, inevitavelmente, colocar apenas Menu.

Com relação a fonte que você já está usando, eu mudaria e colocaria alguma menos densa, mas isso é apenas uma visão minha. Imagino que essa fonte não tenha letras maiúsculas e minúsculas e tampouco possui acentos - mas deles você não precisa, Sr. CCAA -. Eu usaria alguma que tivesse letras minúsculas e faria os testes principalmente na parte de "Vença a lista negra [...]".

Por fim, recomendo que procures um ilustrador ou mesmo procure na internet por ilustrações de botões para adicionar ao teu menu. Elas tiram essa sensação de que os itens selecionáveis estão "soltos" e dá maior impressão de que estão em um grid invisível. Se você quiser, inclusive, pode criar um grid com linhas e tal, mas não vejo muita necessidade.

#EDIT2: Centraliza essa frase de vencer a lista negra que fica melhor.
~ Designer e Roteirista ~
Puhart Chronicles
SM4 Project

Citação de: Eyesday online 28/01/2018 às 18:24
Vamos lá... A logo do jogo está ótima, a única coisa que eu potencialmente mudaria seria a silhueta dos prédios inferiores. Talvez se você eliminar o arranha-céu fique mais interessante, dá um ar de mais "distinção" e menos "Copiei e colei", mas isso é apenas uma hipótese da minha parte. Ademais, para a tela inicial, acredito que o esquema está bom, mas precisa de algo no fundo.

@EDIT: Com a explicação do objetivo da logo, entendi melhor o "Copiei e colei", talvez a mudança que propus não seja tão necessária assim afinal. Talvez minha proposta seja mudar a paleta de cores da logo, por exemplo, colocando o "BLACK" em preto e o "JACK" em vermelho. Apenas uma ideia.

Alterar a cor do JACK para vermelho não seria uma má idéia. Mas como se trata de 2 mundos eu preferi manter a introdução em 2 cores. O vermelho não é uma má idéia afinal, pois o UnderWorld que seria a cidade debaixo, será bastante trabalhada com o vermelho, mas isso provavelmente não sera a arte final da logo, talvez eu mude a parte de baixo ou não.

Prosseguindo, acredito que se você adicionar uma imagem com uma transparência alta no fundo possa ser interessante. Esse é um exemplo claro do que eu estou tentando falar: https://cdn.2kgames.com/mafiagame.com/Mafia_available/mafia_1_hero.jpg

Obviamente que o estilo não seria o mesmo e afins, mas note que a ideia é ter as silhuetas se mesclando com o fundo branco, de modo que você preserva essa "leveza" mas ao mesmo tempo não deixa transmitir a sensação de "caguei para a Title Screen, coloquei só a logo mesmo pra não ficar tudo branco".

Eu acho que uma tela de introdução precisa ser o mais simples possivel, você pode notar jogos como Final Fantasy por exemplo onde a unica coisa que eles colocam na introdução é a logo do jogo e um fundo branco ou preto.  Intros limpas assim são bem elegantes, detalhes precisam vir no menu principal.

Mas... eu provavelmente vou fazer um video de introdução mais pra frente e a introdução vai mudar. Até porque conforme a criação do jogo onde as artes das cidades estarão mais definidas, a intro e a logo podem mudar.


Agora, analisando o Menu Principal, a primeira crítica que tenho é para a paleta de cores. Seu jogo trata de cassinos, de jogos de azar, de coisas relativas à máfia, submundo e afins. A cor que me vem na cabeça é o vermelho, e isso pelo fato de que cassinos geralmente utilizam o vermelho para te transmitir aquela sensação de tesão, de conforto e ao mesmo tempo empolgação, paixão pelos jogos. Isso você pode ver pesquisando sobre "significado das cores no design" ou algo do tipo.

Esta certo nessa parte, mas eu não necessariamente preciso usar o vermelho em tudo no jogo, apenas no local de cassino por exemplo que quer chamar a atenção (vulgo cassinos caros). O vermelho como eu disse vai estar mais presente nos ambientes do underworld, que seria mais a definição de perigo. Eu quero definir as cores desse jogo conforme o tema do enredo dele e não a dos jogos em si, até porque não quero fazer um estilo de jogo iguais os de cassino, quero criar uma interface moderna para esse diferente do resto. Todo o Design do jogo precisa estar ligado. Se eu fizer interfaces estilo cassino com letras cursiva e etc eu teria que fazer isso no jogo inteiro e esse game não se trata apenas disso.

Em seguida, já falaram disso mas irei repetir: Português, inglês, russo, africanês ou qualquer outro idioma, mistura-los na mesma tela pode causar problemas claros, ainda mais quando se trata de um menu como esse em que você clica na aba "Society Mode" e o título dela se torna "Modo Sociedade". Eu engoliria numa boa essa parte lateral do Menu em Inglês e as configurações em Português - o que fica na parte branca -.

Eu vou alterar a cor do Help Base para a mesma cor do Title Base, também acho que ficara melhor. Referente a fusão de idiomas, isso era só um protótipo bagunçado, acabei de fazer o sistema de Multi-Idiomas na engine e agora ficara tudo certinho.

Além disso, se sua inspiração não foi no Wordpress, então o senhor é mesmo um criador de coincidências, porque seu layout está bem similar. Não digo que seja um plágio, apenas achei curioso o fato de estarem muito parecidos. Segue o exemplo: http://www.sabenada.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Painel.png

Não acho também que você deva sentir algo por isso, na verdade acho que você deveria olhar o exemplo do Wordpress e até dar uma "copiada" em cima.

Na verdade eu não copiei nada de ninguém, eu só precisava de um menu com parametros, um Title Base e um Help Base. E assim fiz essa base, não há nada de inovador nela e nem na interface desse WordPress. É só um menu normal.

Teu layout está bonito, mas ele me parece muito mais o esqueleto, o protótipo, do que a própria finalização. Eu mudaria esse azul imediatamente para um vermelho, mudaria a tonalidade do fundo branco para algo mais "acinzentado" como o tom #f7f7f7, que é um tom de branco um pouco mais escuro, tiraria esse preto do fundo onde tem escrito "Vença a lista negra [...]" e colocaria no mesmo tom do Menu Principal.

Sim, isso é somente a base, ainda falta detalhes a serem adicionados no menu, mas tenho que ver como ficara o Design Pattern do jogo quando eu começar a fazer as coisas.

Em seguida, acredito piamente que você pode trabalhar um pouco mais com o jogo de fontes. Cassinos geralmente gostam de fontes "cursivas", do tipo mais "clássico" possível. Claro, seu jogo tem uma ambientação moderna e perdê-la seria terrível, mas existe, com certeza, formas de conciliar duas fontes diferentes. Apenas duas, mais do que isso já seria uma poluição visual medonha. (Sou até contrário a ter duas fontes, mas talvez no seu menu isso funcione).

As fontes que eu posso recomendar o teste são: "The Blacklist", "Ananda", "Birds of Paradise", "Gloss & Bloom", "DABRUSH" e "Barry Kades". Óbvio, são apenas alguns exemplos que eu acho que podem funcionar no seu esquema. Eu provavelmente experimentaria usá-las no título dos menus em azul, no caso o título em português da imagem "MODO SOCIEDADE" e talvez no nome "Menu Principal", mas em conjunto a isso eu removeria o nome "Principal", até porque se você quer colocar teu jogo em inglês você irá, inevitavelmente, colocar apenas Menu.

Com relação a fonte que você já está usando, eu mudaria e colocaria alguma menos densa, mas isso é apenas uma visão minha. Imagino que essa fonte não tenha letras maiúsculas e minúsculas e tampouco possui acentos - mas deles você não precisa, Sr. CCAA -. Eu usaria alguma que tivesse letras minúsculas e faria os testes principalmente na parte de "Vença a lista negra [...]".

Referente a fonte, a fonte que estou usando atualmente achei excelente, ainda falta uma segunda fonte, mas ainda não decidi qual será.  Não irei usar fontes cursivas não acho uma fonte legal para jogos arcade e de tabuleiro. Eu ainda preciso de uma segunda fonte, a que estou usando atualmente é uma fonte de Title, a outra ainda não decidi qual será. E como o jogo tera um sistema de celular e tera APPs especiais neles, então terei que usar um tipo de fonte para cada. Mas fontes não é uma preocupação no momento, pois se eu usar somente essa o jogo inteiro, ela atendera tudo que preciso (É o esqueleto). E essa fonte possui letras minusculas e também caracteres especiais, eu deixei tudo maiusculo pois é mais padronizada e mais bonita do que as letras minusculas.

Por fim, recomendo que procures um ilustrador ou mesmo procure na internet por ilustrações de botões para adicionar ao teu menu. Elas tiram essa sensação de que os itens selecionáveis estão "soltos" e dá maior impressão de que estão em um grid invisível. Se você quiser, inclusive, pode criar um grid com linhas e tal, mas não vejo muita necessidade.

Eu não posso colocar botões separados, pois o jogo precisa ser adaptado apenas para teclado, teclado/mouse e mouse. E na parte somente teclado botões não é algo legal, por isso ele é trabalhado somente em menus.

#EDIT2: Centraliza essa frase de vencer a lista negra que fica melhor.

Um Help information por padrão precisa estar sempre justificado da esquerda para a direita e sempre fica localizada no rodapé da pagina. Eu optei por usar isso para deixar o jogo bem explanado e assim diminuir a parte de tutoriais.