O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Usando eventos comuns em batalha

Iniciado por Lincoln, 15/01/2015 às 16:06

15/01/2015 às 16:06 Última edição: 15/01/2015 às 16:09 por Lincoln
Usando eventos comuns em batalha

:linha3:

Aposto que existem muitas pessoas que nunca pensaram nisso, porém, com um pouco de criatividade e raciocínio, dá pra fazer muitas coisas legais com isso. Nessa aula mostrarei como fazer a seguinte habilidade, através de eventos comuns na batalha, retirada do jogo League of Legends:

Marca um inimigo. Após x turnos, o(s) inimigos receberá(ão) y% do dano causado ao inimigo marcado.

PS.: As letras indicam um número que pode ser escolhido aleatoriamente. Para esta aula, utilizaremos 3 turnos e 50%, e o dano causado será para todos. (a chamaremos de marca fatal)
PS².: Eu editei a descrição da habilidade para ficar compatível com o RPG Maker e mais fácil de compreender.

:linha3:

Então, a primeira coisa que devemos imaginar é como faremos isso. Sabemos que teremos que checar a vida do inimigo marcado. Para isso, devemos saber, também, qual foi o inimigo que o herói escolheu. Para checar usamos condições, então temos que saber que condição podemos usar para ver qual inimigo o herói escolheu. Veja:


Está vendo? O jeito que temos de verificar o inimigo, é vendo se ele foi infligido com um status, então, colocaremos nos parâmetros para infligi-lo com o mesmo, e depois para ativar o evento comum que utilizaremos:

(não esqueça de colocar que o status da Marca Fatal se dissolva após três turnos)


Agora teremos que configurar nosso evento comum. Primeiro, devemos saber qual é a vida que o inimigo tinha antes dos três turnos se passarem, para isso, basta igualar uma variável ao seu HP atual.


Veja bem que eu tive que usar uma variável adicional para indicar o inimigo marcado, pois, se for perceber, após o status acabar, não teríamos meios comuns de saber qual foi o inimigo marcado. Veja que também adicionei um switch para indicar que existe um inimigo marcado e fiz o herói esquecer a habilidade temporariamente para evitar possíveis bugs.

:linha3:

O nosso próximo passo será fazer um evento comum para checagem, e uma habilidade para realizar o dano global.
Para fazer o evento comum, é bastante simples. Basta fazermos condições para conferir se o inimigo marcado ainda está com a marca infligida, veja:


Note que utilizei labels para deixar o código mais limpo.
Preste atenção na condição que fiz, se o HP antes dos três turnos é maior que o HP após os três turnos, ele executará o comando, caso contrário, não tem porquê conjurar a habilidade, pois ou os inimigos receberão dano nulo, ou serão curados. (caso tenham utilizado magia de cura entre os três turnos)
Após isso, desliguei a switch que ligava a checagem e coloquei para o herói aprender a habilidade novamente.

Agora veremos como fazer a habilidade de dano:



Basta diminuir o HP anterior com o HP atual e colocar a habilidade para acertar todos, e feito.

:linha3:

O último passo consiste em colocarmos a checagem dentro da batalha, veja:


Assim, temos uma habilidade customizada. Você pode utilizar esta técnica de checagem de inimigo selecionado por status para fazer outras coisas bem legais.

Bom, é isso, esse exemplo foi só para mostrar a vocês como utilizar eventos comuns podem tornar as habilidades mais dinâmicas. Espero que tenham gostado, e até mais! :XD:
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


Eventos comuns são os scripts dos programadores por eventos. Dá literalmente para fazer muita coisa via evento comum, quanto antes se aprende a usá-los melhor. Bacana a aula Lincoln!



Realmente é uma boa usar os eventos comuns!
Bom tutorial!