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Tetrade elementar dos jogos (Jesse Schell)

Iniciado por Dark4000, 13/01/2018 às 03:49

Tetrade Elementar
Tetrade Elementar é, basicamente, os quatro elementos fundamentais que formam um jogo. Este conceito é apresentado por seu criador Jesse Schell em seu livro Art of game design - a book of lenses

Quais são esses elementos
> ag- Estética
São os elementos visuais, a música, o cheiro do jogo. Os modelos 3d, o estilo de arte escolhida, o tema, o design das peças.. tudo isso é estética.

> Mecânica
As regras do jogo, aquilo que chamamos de jogabilidade. O pulo do Mario, o loveô do amor doce, a dama poder andar para frente e para trás quantas casas ela quiser, é mecânica.

>Narrativa
Sequência de eventos do jogo. Não necessariamente é a história do jogo. Pode ser a sequência de eventos que o jogador tem de fazer em determinada fase.

Tecnologia
É, basicamente, a mídia do jogo. A engine usada, o console que roda, se tem dado, caneta, carta. Tudo isso é tecnologia

Certo... mas doq me serve saber isso?

Primeiramente, para analisar outros jogos. Entender outros jogos lhe ajudará a fazer o seu. Segundamente, pensar no seu jogo desta forma pode lhe ajudar a idealiza-lo, pensando separadamente nesses elementos apesar deles todos se unirem e se misturem por um objetivo só: projetar uma experiência.

Eisto. Espero que tenham gostado e que seja útil

Referências:
Art of game design - a book of lenses (Jesse Schell)
Nintendo blast - http://www.nintendoblast.com.br/2015/08/super-mario-64-e-a-tetrade-elementar.html?m=1
Game blast - http://www.gameblast.com.br/2015/03/elementos-Game-Design-discussao.html?m=1
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.