O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que acha de recursos próprios?

Iniciado por Bieel, 10/06/2013 às 16:44

Primeiramente, criei esse tópico para iniciar um debate com vista a opinião dos membros relacionado ao assunto: 'Recursos próprios.'
O que acha de criar recursos próprios para seu jogo?

Estaremos debatendo sobre!
Galeria:


Sinceramente, eu acho muito bacana, porém é algo muito difícil de se fazer, afinal de contas não é qualquer um que faz um jogo inteiramente com seus próprios recursos, e considerando que mundos makers trabalham sem um grupo, talvez isso seja complicado, mas acho que todo maker gostaria de ter recursos próprios, afinal o game fica com um toque mais "único", entende?
:será:

Inviável. Considerando quantos projetos são realmente concluídos aqui no brasil, a ideia de fazer um jogo completo com gráficos do zero é no mínimo infantil. Talvez, quando a pessoa estiver no décimo projeto concluído e tiver uma equipe para trabalhar nisso dê certo, mas para uma pessoa fazer tudo sozinho é tão complicado que geralmente acaba em desistência. (digo por experiência própria e de amigos).
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: mathpeseg online 10/06/2013 às 16:48
Sinceramente, eu acho muito bacana, porém é algo muito difícil de se fazer, afinal de contas não é qualquer um que faz um jogo inteiramente com seus próprios recursos, e considerando que mundos makers trabalham sem um grupo, talvez isso seja complicado, mas acho que todo maker gostaria de ter recursos próprios, afinal o game fica com um toque mais "único", entende?
:será:

Claro, entendo sim!

Podemos pegar o jogo ORCA 3 e 2 como exemplo. Os recursos (ao menos gráficos) são próprios, e deixa um jogo bem original. Não digamos que são gráficos perfeitos, mas o toque original permanece, alias, não parece ter sido tão dificil criar tais gráficos, uma básica noção, tem poder para tal ato.





Citação de: B.loder online 10/06/2013 às 16:51
Inviável. Considerando quantos projetos são realmente concluídos aqui no brasil, a ideia de fazer um jogo completo com gráficos do zero é no mínimo infantil. Talvez, quando a pessoa estiver no décimo projeto concluído e tiver uma equipe para trabalhar nisso dê certo, mas para uma pessoa fazer tudo sozinho é tão complicado que geralmente acaba em desistência. (digo por experiência própria e de amigos).

Bom, na verdade o que acho infantil é como os membros (não generalizando) tratam criar um projeto. Muitos em vez de estudar, começam sem noção alguma, querendo por que querendo criar um jogo (experiência própria), acabando que, isso é algo simplório para eles, somente criar um jogo, bom ou não, não sei, apenas querem criar. Ou seja, tratam como uma brincadeira, um hobbie. Não que seja errado, mas estamos falando de qualidade, certo?
Acho que no mínimo pessoas com bom senso trabalham em equipe, até porque acho realmente inviável um membro criar scripts, gráficos, músicas de qualidade originais sem ajuda.
Galeria:


É um objetivo meu, algum dia... nem que seja algo bem mini-game
mesmo, acho que seria bem bacana e tipo... é um mérito e tanto.

Acho bom quem busca chegar a tal façanha algum dia. Geralmente
a gente vê alguém que se adapta a alguma área em específico e
se mantém estagnado nela... o mais bacana e partir pra outras
e então, depois de alguma habilidade (não digo ficar mestre) em
todas... aí quem sabe...

Mas é um sonhinho meu ainda... quem sabe...
  :*-*:

Citação de: King Gerar online 10/06/2013 às 17:01
É um objetivo meu, algum dia... nem que seja algo bem mini-game
mesmo, acho que seria bem bacana e tipo... é um mérito e tanto.

Acho bom quem busca chegar a tal façanha algum dia. Geralmente
a gente vê alguém que se adapta a alguma área em específico e
se mantém estagnado nela... o mais bacana e partir pra outras
e então, depois de alguma habilidade (não digo ficar mestre) em
todas... aí quem sabe...

Mas é um sonhinho meu ainda... quem sabe...
  :*-*:

Então temos o mesmo pensamento.
Primeiramente, busquei a área que eu me dava melhor (designer gráfico), após me considerar apto para criar recursos para um game, estou partindo para outras áreas, como pixel art e desenho, até porque amb\s tratam de anatomia / desenho, e de noções de pintura. E pretendo partir para scripts depois. Caso consiga essas '3' áreas, acho que já da algo legal.
Galeria:


Citação de: BieelDesigner online 10/06/2013 às 16:57
Citação de: mathpeseg online 10/06/2013 às 16:48
Sinceramente, eu acho muito bacana, porém é algo muito difícil de se fazer, afinal de contas não é qualquer um que faz um jogo inteiramente com seus próprios recursos, e considerando que mundos makers trabalham sem um grupo, talvez isso seja complicado, mas acho que todo maker gostaria de ter recursos próprios, afinal o game fica com um toque mais "único", entende?
:será:

Claro, entendo sim!

Podemos pegar o jogo ORCA 3 e 2 como exemplo. Os recursos (ao menos gráficos) são próprios, e deixa um jogo bem original. Não digamos que são gráficos perfeitos, mas o toque original permanece, alias, não parece ter sido tão dificil criar tais gráficos, uma básica noção, tem poder para tal ato.





Citação de: B.loder online 10/06/2013 às 16:51
Inviável. Considerando quantos projetos são realmente concluídos aqui no brasil, a ideia de fazer um jogo completo com gráficos do zero é no mínimo infantil. Talvez, quando a pessoa estiver no décimo projeto concluído e tiver uma equipe para trabalhar nisso dê certo, mas para uma pessoa fazer tudo sozinho é tão complicado que geralmente acaba em desistência. (digo por experiência própria e de amigos).

Bom, na verdade o que acho infantil é como os membros (não generalizando) tratam criar um projeto. Muitos em vez de estudar, começam sem noção alguma, querendo por que querendo criar um jogo (experiência própria), acabando que, isso é algo simplório para eles, somente criar um jogo, bom ou não, não sei, apenas querem criar. Ou seja, tratam como uma brincadeira, um hobbie. Não que seja errado, mas estamos falando de qualidade, certo?
Acho que no mínimo pessoas com bom senso trabalham em equipe, até porque acho realmente inviável um membro criar scripts, gráficos, músicas de qualidade originais sem ajuda.


O que acho de recursos gráficos?
Eu estou pelo menos tentando desenvolver de um jogo que estou fazendo, e digo que é muito, mas muito difícil, eu consegui terminar dois cenários inteiros, porém isto há meses (e.e).

Sim e continuo com ele, acho uma coisa muita boa o jogo manter a originalidade, mas acho que nem todos sabem Pixel Art, ou nem ao menos querem tentar.Porém isto não faz com que seus jogos sejam ruins.

Agora vou falar tudo que penso.

" Amigo, continue com este projeto, vai ser bom para ganhar experiência, e nem precisa acabar... aliás o mundo maker é isto, só criar projetos, não precisa concluir amigo..."

Palavras de uma pessoa que eu  considero muito( e não foi para mim, e muito menos sou amigo desta pessoa)

Agora falem ele disse alguma mentira?

Este mundo maker não presta mesmo, é bem isto mesmo que acontece.

Fulano criou tópico do projeto tal.
Ganhou 100 mil +REP. E tantos comentários positivos, e ele dá atenção a quase todos, falando que o jogo anda uma beleza.

Posta aquelas prints lindas, como se o jogo tivesse pelo menos 50% concluído. Quanto na verdade só tem alguns mapas que ele fez, para possivelmte só postar no tópico.

Uns dois meses

Fulano cria outro projeto, e nem fala mais daquele anterior...

E assim vai.

Sério, falo deste jeito pois vejo alguns que realmente tratam de concluir, do que ficar na ilusão de que aquilo existe.

Por isto nunca mais comento quase em tópicos de projetos, pois eu posso ser novo no maker, mas já perdi as esperanças que tinha. Agora só comento, quando se têm uma demo, ou pelo menos vídeo, de uma parte do jogo.

  

@felipefalcon

Falou tudo.
Porém não deixo de dizer, muitos projetos com recursos comuns, são sim sérios. Mas pense bem. Eu posso muito bem criar vários parallax, com huds fodas, coisas do gênero pelo photoshop. Agora quero ver o membro que vai lá, e posta um jogo totalmente original. Dificilmente, pois é um caso deprimente de só quererem fama a custa dos outros (até porque se não é você que cria os recursos, não é a suas custa, você só edita). Acho que o RPG Maker, é uma base apenas para quem quer criar. Até porque, se não fosse, não seria open source. Teria apenas o padrão.
Acho que os membros deveriam mais arriscar essa originalidade.
Como alguns dizem, pode ser feio quanto for, mas é seu, você merece créditos, fora a experiência adquirida!
Galeria:


Eu acho normal até que é fácil na parte dos recursos gráficos só sonoros e scripts que é o mais difícil :/

Citação de: elvio online 10/06/2013 às 17:25
Eu acho normal até que é fácil na parte dos recursos gráficos só sonoros e scripts que é o mais difícil :/

Não vamos dizer que seja fácil. Até porque se quer algo bem feito, tem que caprichar e exige trabalho.
Eu comparo pixel art com scripts facilmente.
Ambos estudados com paciência e treinados constatemente, se consegue resultados satisfatórios. Ou seja, vai da força de vontade do membro e sua percepção e habilidade.

Abrçs
Galeria:


Depende da área.
Fazer sistemas, script's, roteiros é mole.
Agora vai lá fazer seus tiles.

Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: Avenger_B7 online 10/06/2013 às 17:28
Depende da área.
Fazer sistemas, script's, roteiros é mole.
Agora vai lá fazer seus tiles.



Citação de: elvio online 10/06/2013 às 17:25
Eu acho normal até que é fácil na parte dos recursos gráficos só sonoros e scripts que é o mais difícil :/

Bom, acho que esses quotes deram perfeitamente.
Entenderam o sentido? Cada qual estuda uma área, que é facil para eles (ja que estudam). ^^
Ou seja, devemos nos aprimorar em todas as áreas, assim tendo, recursos próprios!
Galeria:


Citação de: Avenger_B7 online 10/06/2013 às 17:28
Depende da área.
Fazer sistemas, script's, roteiros é mole.
Agora vai lá fazer seus tiles.


Tenho que concordar, a parte gráfica é provavelmente a mais difícil dentro do rpg maker, vê-se pelo número de pessoas que sabem trabalhar com sistemas e pelo número que consegue fazer pixel art decente.

EDIT¬
Eu falo por experiência própria, fazer todos os sistemas de um jogo é muito mais fácil que fazer todos os gráficos, já a parte sonora é algo que poucos entendem bem, mas provavelmente ela é a mais complicada, seguindo por p.a, scripts e o resto é mais de boa.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: B.loder online 10/06/2013 às 17:31
Citação de: Avenger_B7 online 10/06/2013 às 17:28
Depende da área.
Fazer sistemas, script's, roteiros é mole.
Agora vai lá fazer seus tiles.


Tenho que concordar, a parte gráfica é provavelmente a mais difícil dentro do rpg maker, vê-se pelo número de pessoas que sabem trabalhar com sistemas e pelo número que consegue fazer pixel art decente.

EDIT¬
Eu falo por experiência própria, fazer todos os sistemas de um jogo é muito mais fácil que fazer todos os gráficos, já a parte sonora é algo que poucos entendem bem, mas provavelmente ela é a mais complicada, seguindo por p.a, scripts e o resto é mais de boa.

Mas se pararmos para pensar. Existe (ou são disponibilizados) muito mais tutoriais de Eventos / RGSS, do que pixel art! Tratando de qualidade.
Galeria:


Cá entre nós, se eu entro num tópico que vejo os tiles de RTP, RTP mesmo...

Se eu não tiver interesse, eu não leio o resto, e muito menos jogo.

Gráficos é a segunda coisa mais importante, depois da história.