O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que acha de recursos próprios?

Iniciado por Bieel, 10/06/2013 às 16:44

Acho uma boa iniciativa pois já estou enjoado de ver jogos usando os RTP's padrões
Não que eles não sejam bons :) mais sei lá tem uma hora que kkk não dá para engolir

Mais em questão de criar eu acho moleza ^^ o complicado dessa história é ter tempo e paciência

:)

E se você for sozinho nessa o caminho fica mais difícil e as vezes desanimador kkkk
Mas se sempre tiver vontade você vai longe por mais que demore

Bem é as minhas palavras '-'

Não é bicho de 7 cabeça kkkk
\(°-°)/ e vieram os visitantes do céu ALELUIA !
Em breve
Leia

Spoiler
Não sou EXPERT em P.A nem quero ser ^^ não vou perder tempo da minha vida com isso entende? , ficar 24hrs por dia na frente do PC fazendo recursos para nada ? tenho mulher , contas para pagar realmente isso não é um trabalho :) dedico minha vida no trabalho pois isso sim sei que vai me dar dinheiro e me sustentar, faço esses recursos/desenhos  para passar o tempo quando não estou fazendo nada pois gosto de desenhar é um Hobbie e não Profissão então não me aperte para ser perfeito nisso ! se gostou bem , se não gostou tem quem goste , simples assim :) Tsc, Tsc,Tsc
[close]
Obrigado pela leitura
Moosh Resources http://moosh.blogueiros.net/ Visitem se quiser e comentem se possível ^^
Se você gosta
PbP RPG Supernatural/Sobrenatural : http://supernatural66.forumeiros.com/

Amostra de Trabalhos...
http://moosh.blogueiros.net/Moosh-b1-10.htm
Sou Designer,Adm Geral ,Tramista - Arcanjo Miguel. cadastre-se \O

Citação de: felipefalcon online 10/06/2013 às 17:37
Cá entre nós, se eu entro num tópico que vejo os tiles de RTP, RTP mesmo...

Se eu não tiver interesse, eu não leio o resto, e muito menos jogo.

Gráficos é a segunda coisa mais importante, depois da história.

É, mas ao contrário do que você disse. Eu acredito que hoje em dia, todos vão pelos gráficos. Digo isso pela queda de jogos de RM 2k3 / 2k, entre outros motivos.

EDIT:

Citação de: Moosh online 10/06/2013 às 17:38
Acho uma boa iniciativa pois já estou enjoado de ver jogos usando os RTP's padrões
Não que eles não sejam bons :) mais sei lá tem uma hora que kkk não dá para engolir

Mais em questão de criar eu acho moleza ^^ o complicado dessa história é ter tempo e paciência

:)

E se você for sozinho nessa o caminho fica mais difícil e as vezes desanimador kkkk
Mas se sempre tiver vontade você vai longe por mais que demore

Bem é as minhas palavras '-'

Não é bicho de 7 cabeça kkkk

Realmente, força de vontade e determinação e um computador, é tudo que o maker precisa! (Exemplo ^^)
Galeria:


Boa Tarde/Noite a todos.

Na minha humilde opinião, eu acho que se pudessem todos criariam seus recursos próprios, por isso é tão importante criar uma equipe, não só pra agilizar o projeto, mas pra deixar o jogo com um bom conteúdo dependendo no que o membro do grupo pode fazer, mas se o membro por exemplo tem experiência com Pixel Art, ele com certeza poderia criar os seus próprios recursos gráficos, a única coisa que precisaria seria seu folego (Força de Vontade) para criar todos os recursos com sua devida paciência.

Não considero criar seus próprios recursos difícil tendo experiência, mas sim ter determinação para cria-los.

Sim eu acho bacana ter recursos originais.


Citação de: Lhu! online 10/06/2013 às 17:45
Boa Tarde/Noite a todos.

Na minha humilde opinião, eu acho que se pudessem todos criariam seus recursos próprios, por isso é tão importante criar uma equipe, não só pra agilizar o projeto, mas pra deixar o jogo com um bom conteúdo dependendo no que o membro do grupo pode fazer, mas se o membro por exemplo tem experiência com Pixel Art, ele com certeza poderia criar os seus próprios recursos gráficos, a única coisa que precisaria seria seu folego (Força de Vontade) para criar todos os recursos com sua devida paciência.

Não considero criar seus próprios recursos difícil tendo experiência, mas sim ter determinação para cria-los.

Sim eu acho bacana ter recursos originais.

Com certeza!

Até porque, para que você precisaria de um pixel artist se tem vários tilesets e chars a disponibilidade. Por isso existem tão poucos, e poucos tutoriais. ^^

Abrçs
Galeria:


10/06/2013 às 17:58 #19 Última edição: 10/06/2013 às 18:08 por GuilhermeDL
Citação de: felipefalcon online 10/06/2013 às 17:37
Cá entre nós, se eu entro num tópico que vejo os tiles de RTP, RTP mesmo...

Se eu não tiver interesse, eu não leio o resto, e muito menos jogo.

Gráficos é a segunda coisa mais importante, depois da história.
Se a historia for boa, eu encaro o jogo até se for no RPG Maker 95. Acho que os gráficos recebem mais créditos do que realmente merecem hoje em dia, já valem até mais que a jogabilidade pra muitos.

Agora falando sobre a pergunta do tópico, eu repondo ela com outra pergunta: Qual seu nível de comprometimento com o RPG Maker? Se estiver usando ele só pra lazer(tipo eu) porque iria se matar, levando meses, as vezes anos, pra criar seus próprios gráficos, se existem milhares de recursos disponíveis de qualidade?(E sim dá pra se fazer bons jogos com recursos não próprios, e já até disseram isso aqui).

Só lembrando, esses caras que se matam criando recursos originais e conseguem, merecem meu respeito, porque são feras. Só não critiquem ou olhem com menosprezo pra quem opta por não cria-los.




Citação de: GuilhermeDL online 10/06/2013 às 17:58
Citação de: felipefalcon online 10/06/2013 às 17:37
Cá entre nós, se eu entro num tópico que vejo os tiles de RTP, RTP mesmo...

Se eu não tiver interesse, eu não leio o resto, e muito menos jogo.

Gráficos é a segunda coisa mais importante, depois da história.
Se a historia for boa, eu encaro o jogo até se for no RPG Maker 95. Acho que os gráficos recebem mais créditos do que realmente merecem hoje em dia, já valem até mais que a jogabilidade pra muitos.

Agora falando sobre a pergunta do tópico, eu repondo ela com outra pergunta: Qual seu nível de comprometimento com o RPG Maker? Se estiver usando ele só pra lazer(tipo eu) porque iria se matar, levando meses, as vezes anos, pra criar seus próprios gráficos, se existem milhares de recursos disponíveis de qualidade?(E sim dá pra se fazer bons jogos com recursos não próprios, e já até disseram isso aqui).

Só lembrando, esses caras que se matam criando recursos originais e conseguem, merece meu respeito, porque são feras. Só não critiquem ou olhem com menosprezo pra quem opta por não cria-los.
Claro, até porque eu mesmo estou criando um usando recurso de terceiros.
Só acho que, se o cara tem uma equipe comprometida e responsável, e que tenha habilidade, não tem o porque guardá-las.
Galeria:


Essa é minha meta!
Desde que concluí meu primeiro jogo, tenho prestado muita atenção nos detalhes da continuação!
Quando ficar "bom( não mestre)" no mapeamento, irei avançar para a parte gráfica, e assim partir para scripts para futuramente, usar uma engine avançada!
Prometi a um amigo que, quando estivesse bem em P.A, iria fazer uns tiles para ele......
Mas considerando que criar jogos no rpg maker não me sustenta( a não ser que eu venda com licensa), eu não pretenderei criar jogos com o maximo que eu puder!
Mas irei continuar fazendo meu trabalho criando jogos para todos jogarem, pois não é apenas eles que irão se divertir...
Eu, de alguma maneira, concordo com o Bieel!

Citação de: GuilhermeDL online 10/06/2013 às 17:58
Se a historia for boa, eu encaro o jogo até se for no RPG Maker 95. Acho que os gráficos recebem mais créditos do que realmente merecem hoje em dia, já valem até mais que a jogabilidade pra muitos.

Agora falando sobre a pergunta do tópico, eu repondo ela com outra pergunta: Qual seu nível de comprometimento com o RPG Maker? Se estiver usando ele só pra lazer(tipo eu) porque iria se matar, levando meses, as vezes anos, pra criar seus próprios gráficos, se existem milhares de recursos disponíveis de qualidade?(E sim dá pra se fazer bons jogos com recursos não próprios, e já até disseram isso aqui).

Só lembrando, esses caras que se matam criando recursos originais e conseguem, merecem meu respeito, porque são feras. Só não critiquem ou olhem com menosprezo pra quem opta por não cria-los.
Disse tudo. Fazer seus próprios recursos, do ZERO, é uma tarefa herculina demais. Não vejo mal nenhum em utilizar recurso de terceiros se eles suprem a sua necessidade. Não é só porque algo é original que vai ser necessariamente bom. Se você quer criar vá em frente, e se não tem a habilidade não sinta vergonha em pedir!

Viva a lenda!



Citação de: alisson online 10/06/2013 às 18:06
Essa é minha meta!
Desde que concluí meu primeiro jogo, tenho prestado muita atenção nos detalhes da continuação!
Quando ficar "bom( não mestre)" no mapeamento, irei avançar para a parte gráfica, e assim partir para scripts para futuramente, usar uma engine avançada!
Prometi a um amigo que, quando estivesse bem em P.A, iria fazer uns tiles para ele......
Mas considerando que criar jogos no rpg maker não me sustenta( a não ser que eu venda com licensa), eu não pretenderei criar jogos com o maximo que eu puder!
Mas irei continuar fazendo meu trabalho criando jogos para todos jogarem, pois não é apenas eles que irão se divertir...
Eu, de alguma maneira, concordo com o Bieel!

Sim sim.

Como pretendo seguir carreira em artes visuais / game design, pretendo estudar bastante (alias, já estou). Mas se alguns criam como hobbie, não vejo erro. ^^

Citação de: VincentVII online 10/06/2013 às 18:19
Citação de: GuilhermeDL online 10/06/2013 às 17:58
Se a historia for boa, eu encaro o jogo até se for no RPG Maker 95. Acho que os gráficos recebem mais créditos do que realmente merecem hoje em dia, já valem até mais que a jogabilidade pra muitos.

Agora falando sobre a pergunta do tópico, eu repondo ela com outra pergunta: Qual seu nível de comprometimento com o RPG Maker? Se estiver usando ele só pra lazer(tipo eu) porque iria se matar, levando meses, as vezes anos, pra criar seus próprios gráficos, se existem milhares de recursos disponíveis de qualidade?(E sim dá pra se fazer bons jogos com recursos não próprios, e já até disseram isso aqui).

Só lembrando, esses caras que se matam criando recursos originais e conseguem, merecem meu respeito, porque são feras. Só não critiquem ou olhem com menosprezo pra quem opta por não cria-los.
Disse tudo. Fazer seus próprios recursos, do ZERO, é uma tarefa herculina demais. Não vejo mal nenhum em utilizar recurso de terceiros se eles suprem a sua necessidade. Não é só porque algo é original que vai ser necessariamente bom. Se você quer criar vá em frente, e se não tem a habilidade não sinta vergonha em pedir!
[/quote]

Mas concorda que isso não te empede de estudar para melhorar seu jogo?
O não saber é não correr atrás do que você quer, se não quer, é falta de interesse.

Ou seja, se você quer algo para se divertir, não precisa se matar, mas se quer um resultado original, obviamente, irá ter que ir atrás de seus objetivos.
Galeria:


Sei lá, o que você considera como "recursos próprios"? Procurar materiais que não sejam do RTP? Editar seus próprios materiais? Criar seus materiais do zero?

Bem, se dedicar a criar os próprios recursos, seja do zero ou ao menos ter a preocupação de criar uma identidade gráfica, significa que você tem um comprometimento com o projeto, que tem uma idéia fixa e que quer que aquilo fique do seu jeito. Eu valorizo muito isso porque acho que o mais importante em um jogo é a identidade. Mas tem duas coisas:

1. Materiais próprios não deixam seu jogo bom automáticamente
2. Materiais genéricos não deixam seu jogo ruim automáticamente

O real lance da história é conseguir o equilíbrio, com qualquer recurso que você use. O cara pode gastar um tempão editando materiais "próprios" e ter um resultado ruim, enquanto outro pode fazer um jogo que se encaixa perfeitamente com o RTP. Enfim, eu apoio que todo mundo tente produzir o próprio material e que tente perseguir uma identidade pras suas idéias, mas não acho que isso justifica a qualidade do jogo por si.

Citação de: Cronus online 10/06/2013 às 20:08
Sei lá, o que você considera como "recursos próprios"? Procurar materiais que não sejam do RTP? Editar seus próprios materiais? Criar seus materiais do zero?

Bem, se dedicar a criar os próprios recursos, seja do zero ou ao menos ter a preocupação de criar uma identidade gráfica, significa que você tem um comprometimento com o projeto, que tem uma idéia fixa e que quer que aquilo fique do seu jeito. Eu valorizo muito isso porque acho que o mais importante em um jogo é a identidade. Mas tem duas coisas:

1. Materiais próprios não deixam seu jogo bom automáticamente
2. Materiais genéricos não deixam seu jogo ruim automáticamente

O real lance da história é conseguir o equilíbrio, com qualquer recurso que você use. O cara pode gastar um tempão editando materiais "próprios" e ter um resultado ruim, enquanto outro pode fazer um jogo que se encaixa perfeitamente com o RTP. Enfim, eu apoio que todo mundo tente produzir o próprio material e que tente perseguir uma identidade pras suas idéias, mas não acho que isso justifica a qualidade do jogo por si.

Ah, eu concordo com o lance de identidade. E quando digo 'recursos próprios', quero dizer materias originais, exclusivos para o projeto.
Galeria:


10/06/2013 às 20:18 #26 Última edição: 10/06/2013 às 20:25 por Cronus
CitarAh, eu concordo com o lance de identidade. E quando digo 'recursos próprios', quero dizer materias originais, exclusivos para o projeto.

Sim, compreendo. É que assim, o material pode ser próprio mesmo sendo editado. Se você fizer um jogo com edições do RTP ou ripagens de jogos de videogame, as edições vão ser de sua autoria, vai ser um diferencial. O material seria próprio, mas não de fato original, se é que entende o que quero dizer.

Mas com relação a gráficos 100% originais criados do zero, acho que é um passo que poucos conseguem dar na comunidade de RPG Maker. Vi pouquíssimos jogos que tem todos os gráficos feitos pelo próprio autor, pelo menos não me lembro de nenhum brasileiro. Acho que isso se dá por conta da comunidadee ser bem acomodada e a grande maioria gosta de trabalhar num jogo quando dá vontade, sem grandes pretensões. Tendo isso em vista, raramente se existe a necessidade de criar os próprios recursos, sendo que edições são muito mais viáveis de se fazer e também dão um bom resultado. Se bem que até jogos com materiais editados de boa qualidade tá difícil de encontrar, rs.

Edit: Essa imagem é de uma das minhas últimas tentativas de fazer gráficos de autoria 100% minha pra RPG Maker. Posso dizer que não é rápido, e também levo em conta que apesar de ter uma idéia de jogo em mente o meu foco era apenas fazer os gráficos. Se você pensar em produzir todos os gráficos junto do desenvolvimento do jogo, é um trabalho muito grande que não compensa muito pra um jogo gratuito que sequer se tem garantia de que alguém vai ter interesse de jogar até o fim.

Spoiler
[close]




Citação de: Cronus online 10/06/2013 às 20:18
CitarAh, eu concordo com o lance de identidade. E quando digo 'recursos próprios', quero dizer materias originais, exclusivos para o projeto.

Sim, compreendo. É que assim, o material pode ser próprio mesmo sendo editado. Se você fizer um jogo com edições do RTP ou ripagens de jogos de videogame, as edições vão ser de sua autoria, vai ser um diferencial. O material seria próprio, mas não de fato original, se é que entende o que quero dizer.

Mas com relação a gráficos 100% originais criados do zero, acho que é um passo que poucos conseguem dar na comunidade de RPG Maker. Vi pouquíssimos jogos que tem todos os gráficos feitos pelo próprio autor, pelo menos não me lembro de nenhum brasileiro. Acho que isso se dá por conta da comunidadee ser bem acomodada e a grande maioria gosta de trabalhar num jogo quando dá vontade, sem grandes pretensões. Tendo isso em vista, raramente se existe a necessidade de criar os próprios recursos, sendo que edições são muito mais viáveis de se fazer e também dão um bom resultado. Se bem que até jogos com materiais editados de boa qualidade tá difícil de encontrar, rs.

Realmente, tendo como exemplo Sarcia. Um jogo exelentíssimo.
Entendo sim o que quer dizer. É bem bacana, só que até mesmo os edites, estão disponibilizando, virando algo comum.
Não que tenha algo contra, até porque uso esses edits. Porém, seria legal, makers sendo ousados ao ponto, até por diversão.
Galeria: