O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Projeto]Grupo ou Sem grupo?

Iniciado por H.M, 12/12/2012 às 14:01

O fórum aumentou de tamanho e com os novos, vieram novas opniões!
Deixem suas opniões, por favor!
:ok:
Venha conferir!

Eu prefiro trabalhar sozinho, acho que uma equipe é viável quando ambos estão com muita vontade de agir no determinado projeto, o que não acontece no caso de um recrutamento. Por exemplo eu criei um projeto, arrumei um Mapper para ele, é claro que o Mapper não vai ter o mesmo amor ao projeto que eu tenho, certo? Ele achou interessante, quis participar e ter seus nomes nos créditos porque acredita. Ele pode acreditar, mas não teria o mesmo afinco do criador estou certo? Isso é claro salvo as excessões, quando a equipe é responsável pela criação do projeto, ou os recrutados são amigos seus ambos com o mesmo objetivo aí sim acho viável. Eu particularmente nos meus projetos prefiro trabalhar sozinho, acho que muitas das vezes é um desafio. Obviamente ninguém é bom em tudo, mas dá para se contornar as falhas.

Depende muito das pessoas envolvidas. Eu sou péssima para trabalhar em equipe. Prefiro ir sozinha. E isso não é apenas em RPG Maker, na escola eu prefiro fazer os deveres sozinha, em outros jogos eu geralmente prefiro um single player offline, do que um cooperativo online. Até mesmo em MMORPGs eu costumo pegar aquela classe que melhor upa sozinha.

Mas, é claro, há exceções, jogar com amigos, conhecidos, fazer o jogo com amigos e talz.  Mas no fim das contas eu prefiro estar sem grupo, mas, aí se vê, provavelmente foi por isso que o único projeto que me dedique de verdade desandou (e porque fiquei mais envolvida na história do que no jogo, e agora escrevo um livro sobre ela. Capítulos finais já :wow:). Eu sou roteirista, tentei aprender script e não estava indo tão mal, me interessei por ser mapper e apesar de criticas negativas, a maioria dizia que eu tinha talento. Mas o meu foco sempre foi o roteiro. Talvez se eu tivesse uma equipe, hj vocês jogassem "My Last Dream" (rebatizado para Jornada ao Destino), porém, mesmo que eu tivesse a equipe, talvez não houvesse jogo, talvez eu nao tivesse conseguido continuar mesmo assim, pois mesmo sendo meu, eu teria de abrir certas concessões, e as minhas coisas eu gosto do meu jeito. O único projeto em grupo que participei foi um que eu tecnicamente não era parte da equipe, mas uma consultora para o roteiro, dava dica do que adicionar, do que tirar e nem isso durou.

Então resumindo (me empolguei, né?!) depende da pessoa, algumas sabem trabalhar em equipe, outras não.  As que sabem trabalhar tem que entender bem de que aquele projeto é de outra pessoa, e essa outra pessoa tem que aceitar que tem gente ajudando-a e que deve ter boas ideias que podem diferir (e talvez até ser melhor) que a sua.

Aqueles, como eu, que não sabem trabalhar em grupo, tem de se esforçar muito mais, e ter um foco muito maior pois terá muuuuito trabalho e será impossível se for com pressa, pois cada área deve ser tratada com cautela. Meu jogo chegou a ter sua demo lançada, houve elogios a história, mas só. Pois isso é o que eu sei fazer, histórias. Você tem que saber o que você sabe fazer, e, quando essa parte estiver pronta e vc quiser continuar sozinho, aí vai ter de aprender a ser bom no próximo ponto e depois desse no outro, e depois no outro até seu jogo estar completo (putz, falei pacas, mas gostei, acho que vou até dá uma editada e colocar no blog hehe)
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas

Citação de: B.loder online 12/12/2012 às 14:10
Eu tenho uma equipe com cinco pessoas.
1- Roteiro/Mapa
2- Desenho
3- Programação
4- Pixel Art
5- Música

Ficaria impossível para mim fazer todas as áreas do meu projeto, então eu organizei uma equipe pequena e capacitada para suprir todas as necessidades deste. Por isso acredito que é bom montar uma equipe, desde que você confie em quem está trabalhando com você, e que ninguém tenha preguiça de trabalhar.
No meu projeto eu faço tudo e meu irmão faz só os números 1,4 e 5, não confio muito em recrutar equipes...
Topic:
Eu trabalho sozinho, tipo é mais facil para mim, pois não confio em recrutar equipes, algum sacana pode querer usar tua ideia num outro projeto, ou até roubar sistemas e coisas do tipo, mas teria de ser muito sacana pra isso.

Pra mim é mais fácil trabalhar sozinho, porém o desenvolvimento é mais  demorado.
Se quer criar um jogo em equipe eu recomendo a você chamar as pessoas mais dedicadas, mas ao mesmo tempo desocupadas que conhecer.

07/02/2013 às 09:48 #20 Última edição: 07/02/2013 às 10:56 por H.M
Citação de: RodrigoAijo online 07/02/2013 às 01:37
Pra mim é mais fácil trabalhar sozinho, porém o desenvolvimento é mais  demorado.
Se quer criar um jogo em equipe eu recomendo a você chamar as pessoas mais dedicadas, mas ao mesmo tempo desocupadas que conhecer.

Esse tópico não é para eu me decidir entre fazer um projeto com equipe ou não. Eu tambem não consigo. Eu, sou um roteirista bom, tiro ideias do nada, mas não sou um scripter, meus eventos são pessimos, meus mapas são acima da média, meu pixal art e design nunca foram lá aquelas coisas e quase nunca fiz uma midi decente. Mesmo assim, é inviavel para mim criar uma equipe. Como eu disse antes, "E para mim, é dificil trabalhar em equipe, pois eu sempre quero o melhor, o que deixa a pessoa que fez um pouco put*. :=|:". Apesar das falhas que eu tenho, eu posso sempre pedir em uma fábrica ou achar por ai. Muitas pessoas ajudam, mas nenhuma faz parte da equipe. Isso aqui é para que as pessoas digam suas opniões sobre grupos de rpg maker.
Venha conferir!

H.M, amigos me odeiam por isso, e danem-se eles =D
Sério, se alguém entra em uma equipe, que entre para fazer o melhor, se você ficar com medo de reclamar quem se dá mal é apenas você. Mas para quem acha isso ruim, sempre pode conseguir ajuda de fora.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: Kris Wannieg online 07/02/2013 às 00:48
Depende muito das pessoas envolvidas. Eu sou péssima para trabalhar em equipe. Prefiro ir sozinha. E isso não é apenas em RPG Maker, na escola eu prefiro fazer os deveres sozinha, em outros jogos eu geralmente prefiro um single player offline, do que um cooperativo online. Até mesmo em MMORPGs eu costumo pegar aquela classe que melhor upa sozinha.

Mas, é claro, há exceções, jogar com amigos, conhecidos, fazer o jogo com amigos e talz.  Mas no fim das contas eu prefiro estar sem grupo, mas, aí se vê, provavelmente foi por isso que o único projeto que me dedique de verdade desandou (e porque fiquei mais envolvida na história do que no jogo, e agora escrevo um livro sobre ela. Capítulos finais já :wow:). Eu sou roteirista, tentei aprender script e não estava indo tão mal, me interessei por ser mapper e apesar de criticas negativas, a maioria dizia que eu tinha talento. Mas o meu foco sempre foi o roteiro. Talvez se eu tivesse uma equipe, hj vocês jogassem "My Last Dream" (rebatizado para Jornada ao Destino), porém, mesmo que eu tivesse a equipe, talvez não houvesse jogo, talvez eu nao tivesse conseguido continuar mesmo assim, pois mesmo sendo meu, eu teria de abrir certas concessões, e as minhas coisas eu gosto do meu jeito. O único projeto em grupo que participei foi um que eu tecnicamente não era parte da equipe, mas uma consultora para o roteiro, dava dica do que adicionar, do que tirar e nem isso durou.

Então resumindo (me empolguei, né?!) depende da pessoa, algumas sabem trabalhar em equipe, outras não.  As que sabem trabalhar tem que entender bem de que aquele projeto é de outra pessoa, e essa outra pessoa tem que aceitar que tem gente ajudando-a e que deve ter boas ideias que podem diferir (e talvez até ser melhor) que a sua.

Aqueles, como eu, que não sabem trabalhar em grupo, tem de se esforçar muito mais, e ter um foco muito maior pois terá muuuuito trabalho e será impossível se for com pressa, pois cada área deve ser tratada com cautela. Meu jogo chegou a ter sua demo lançada, houve elogios a história, mas só. Pois isso é o que eu sei fazer, histórias. Você tem que saber o que você sabe fazer, e, quando essa parte estiver pronta e vc quiser continuar sozinho, aí vai ter de aprender a ser bom no próximo ponto e depois desse no outro, e depois no outro até seu jogo estar completo (putz, falei pacas, mas gostei, acho que vou até dá uma editada e colocar no blog hehe)