O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Dia e Noite Avançado com HUD

Iniciado por lolidev, 09/09/2016 às 19:22

09/09/2016 às 19:22 Última edição: 10/09/2016 às 14:36 por lolidev
Sistema de Dia e Noite Avançado
criado por: LoliDev

Engine: RPG Maker MV
Compatibilidade: bom
Facilidade de uso: difícil
Lag gerado: pouco

[box class=titlebg]
Condições de Uso
[/box]
  Pode usar livremente  :XD:

[box class=titlebg]
Comentários
[/box]
Esse é o primeiro sistema que faço e compartilho, então não sei direito se tá tudo certinho, mas tentei simplificar as coisas, o arquivo da demo ficou grande, eu tentei diminuir o tamanho mas não rolou  :T.T: :T.T: Então desculpem se demorar baixar os 255 megas...
E dá para fazer esse sistema tranquilamente no vx ace!

[box class=titlebg]
Para que serve o sistema
[/box]
  É um sistema de dia e noite normal, ele também acrescenta uma hud com a estação, semana e horas, tem como fazer aparecer tal evento em tal hora e tudo mais, tem também como dormir no sistema, que é a parte mais simples.

[box class=titlebg]
Imagens
[/box]

Spoiler







[close]

[box class=titlebg]
Tutorial
[/box]
Aqui vou dar umas explicadas melhor do sistema:
Spoiler

A primeira coisa que deve fazer é ir na aba de eventos comuns do projeto que é onde ocorre toda a programação do sistema.
Nessa parte eu tentei deixar uns comentários para ajudar, mas acho que não consegui expressar realmente o que é cada coisa, então aqui vou eu!
Primeiramente, esse sistema é bastante composto por variáveis, e apenas alguns interruptores que auxiliam nos eventos que você quer que apareça em determinado dia ou hora.
Dentro do eventos comuns tem 3 seções, a do mês, semana e horas, a do mês é apenas configurar a hud que aparece no canto superior como nas imagens e no projeto se você testou, na parte das semanas se você der uma olhada pode ver que em cada semana eu criei um interruptor, esse é apenas um exemplo que queria mostrar, que é caso você queira que tal evento aconteça tal dia é só usar esse interruptor no evento, e no meu caso eu usei como exemplo os monstros, cada noite aparece um monstro diferente.
Agora vou explicar as horas. Pode ver que antes de criar a condição das horas eu criei uma do dia e da noite, essas condições servem para quando mudar de mapa a hora não reseta, e isso é muito importante nesse tipo de sistema! Agora continuando, antes de criar a condição de horas tem um mudar tonalidade de tela (Ou pintar tela.) Ela fica de fora por um bom motivo: Quando você entra na casa a tonalidade da tela muda para normal, e quando você sair da casa para não ter aquele processo chato de ter que criar uma condição para cada hora do dia, você simplesmente sai de casa e a primeira coisa que ele vai ler antes das horas é a tonalidade de tela de acordo com o horário em que está. Agora as horas, aqui como eu fiz uma pequena hud tem um mostrar imagens, e depois tem de "esperar" nunca coloque para mudar a variável antes do esperar, que caso você o faça ele não vai mais esperar tal tempo para mudar de hora e simplesmente pulará de hora em hora!
Ai quando chega a noite aparece os monstros, isso é bem simples: é só colocar um interruptor dentro da hora desejada para ligar e desligar os monstros, e não esqueça de ativar o interruptor no evento do monstro! (Não funciona no encontro de monstros que você configura nas opções do mapa!) E assim por diante.
Aí você quer mudar de mês, isso também é bem simples, tendo criado a variável do mês é só colocar uma condição que quando chegar na meia noite ou dormir por exemplo e chegar tal dia, é só colocar para a variável substituir o número ou se preferir adicionar, mas não esqueça que deve ficar dentro de uma condição!
A mesma coisa ocorre para as semanas!
Quando as variáveis por exemplo chegam no último dia do mês, ou o último mês, é só criar uma condição para ela resetar a 0 que é o primeiro mês/dia, isso também serve para horas!
E para ativar esse sistema é só criar um evento no canto da tela como início automático e ligar o interruptor do evento comum que configurou, ligar um swith local e pronto.
Para ficar sempre claro dentro da casa, crie um evento comum no canto da tela e coloque dessa vez como processo paralelo, e coloque para mudar a tonalidade de tela normal, esperar nunca e frames 1.
Quando abrir o projeto e clicar no evento da porta do lado de dentro vai perceber que tem mais coisas haha, lá é onde eu configuro para o mapa mudar a cada estação, mas pode usar mudar tileset que funciona também, o negócio meu é querer ir pelo mais difícil ou fácil para mim haha. Para essa configuração eu também uso condições, e para explicar as variáveis aqui vai:
Horas:
0 = Manhã
1 = Tarde
2 = Noite
3 = Madrugada
4 = Para resetar as horas
Meses:
0 = Primavera
1 = Verão
2 = Outono
3 = Inverno
4 = Também para resetar
Semanas:
0 = segunda-feira
1 = terça-feira
2 = quarta-feira
3 = Reseta
Eu não fiz todos os horários ou dias para ir mais rápido e como é questão de ser apenas um exemplo.
Dentro da pasta de pictures do projeto tem um .psd que contem toda a montagem da hud para caso não saiba fazer, ai é só fazer suas alterações já que minha hud tá um tanto quanto feia...
[close]

[box class=titlebg]
Download
[/box]
Mediafire: Download
Mega: Download

[box class=titlebg]
Créditos e Avisos
[/box]
Criador : LoliDev
Postado por: LoliDev
[/center]

Curti. Meu jogo tem algo parecido mas esse aí é bem mais completo. Justamente por ter feito algo mais simples eu já imagino o trabalho que dá mexer com as variáveis aí. Enfim, belo script :D E prazer em conhecê-la.

Vou testar ainda.
Parece ter ficado bom, vou editar esse comentário mais tarde.
Enfim, compatibilidade seria "Posso usar esse sistema junto com outros sem ter (grandes) problemas?".
E sobre o peso, talvez você tinha exportado arquivos do RTP junto. Não sei como é no MV, mas deve ter uma checkbox marcada na hora de exportar o jogo.
Writing codes. Writing novels. Writing... Fates.

Parece ser muito bom.
Bem simples porém, útil e detalhável.
Ajudará o jogador a não se perder na time-line do jogo.
~Parabéns!
o/

Citação de: Manec online 09/09/2016 às 22:58
Curti. Meu jogo tem algo parecido mas esse aí é bem mais completo. Justamente por ter feito algo mais simples eu já imagino o trabalho que dá mexer com as variáveis aí. Enfim, belo script :D E prazer em conhecê-la.

Obrigada! Realmente da um trabalhinho mexer nas variáveis, mas compensa o trabalho hehe.
Prazer é todo meu!

Citação de: Conspiracy online 09/09/2016 às 23:27
Vou testar ainda.
Parece ter ficado bom, vou editar esse comentário mais tarde.
Enfim, compatibilidade seria "Posso usar esse sistema junto com outros sem ter (grandes) problemas?".
E sobre o peso, talvez você tinha exportado arquivos do RTP junto. Não sei como é no MV, mas deve ter uma checkbox marcada na hora de exportar o jogo.

Obrigada por explicar! E realmente eu não exportei exatamente o projeto e sim zipei ele do jeito que está mesmo, mas eu até tentei apagar algumas coisas, mas ai na hora de testar deu uns erros de falta de arquivo ai deixei do jeito que está  :T.T:

Citação de: ~Vici online 10/09/2016 às 02:00
Parece ser muito bom.
Bem simples porém, útil e detalhável.
Ajudará o jogador a não se perder na time-line do jogo.
~Parabéns!
o/

Obrigada!

Minha internet tá em manutenção então ainda não pude baixar.
Mas olhei aqui, os projetos do MV são pesados mesmo.
Você tem a opção de postar somente os recursos usados (Imagens no caso que você usa no sistema).
E um arquivo de texto (.txt, ou .js) contendo o plugin
Writing codes. Writing novels. Writing... Fates.

13/09/2016 às 00:42 #6 Última edição: 13/09/2016 às 00:44 por Conjurador
Ficou Muito bom ele e bem completo e quebrou um galho enorme.^^
T-T

Citação de: Conspiracy online 10/09/2016 às 18:20
Minha internet tá em manutenção então ainda não pude baixar.
Mas olhei aqui, os projetos do MV são pesados mesmo.
Você tem a opção de postar somente os recursos usados (Imagens no caso que você usa no sistema).
E um arquivo de texto (.txt, ou .js) contendo o plugin

Obrigada pela informação!

Citação de: Conjurador online 13/09/2016 às 00:42
Ficou Muito bom ele e bem completo e quebrou um galho enorme.^^

Obrigada!