O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Minha opinião e recomendações sobre jogos de comédia

Iniciado por sc19, 15/01/2014 às 15:55

Minha opinião e recomendações sobre jogos de comédia
Neste tópico irei falar sobre o que acho de comédia e recomendações para melhora-los. Como sou um desenvolvedor deles, já conversei com algumas pessoas que entendem do assunto e decidi formar minhas próprias conclusões.




1- Vou fazer um jogo! Mas como posso melhora-lo?
Sempre ou quase sempre vejo jogos de... comédia?... mal-feitos, com uma história porquera feitos no máximo em um mês, feitos por trolls ou novatos. Eles surgem assim porque os novatos quando descobrem o RpgMaker, pensam em fazer um bom jogo, sem ter experiência na engine e ter a descobrido no mesmo dia. Então começam a programar e trabalhar. O jogo acaba saindo sem sistemas, jogabilidade, e principalmente, sem graça nenhuma.

Meu conselho: Procure ler tutoriais, e treinar. Isso, treine! Se você quer criar um jogo logo, inicie o projeto, mas sempre, sempre treine e teste o jogo para não fazer algo horrível. Não se envergonhe em pedir ajuda. Peça! Eu até hoje faço isso. Procure focar-se nos tutoriais também. Eles são muito úteis. Eles se encontram em qualquer site/comunidade de RpgMaker. E se sair mais ou menos, tudo bem! Foi seu primeiro jogo e será uma marca para os seus atuais jogos projetos. Mas lembre-se: Treine!

Também busque outros jogos bem-feitos do gênero abertos. Os mais engraçados são os clássicos de 2k/3. Não estou forçando você a usar essa engine, estou falando para você ver como são feitos os jogos nela, para ter uma ideia do que você irá fazer. E maneire bem nas piadas! Palavrões e piadas relacionadas a sexo, só usadas de vez em quando, pois se forem usadas o jogo todo, tira a graça completamente.

2- RTP... oh meu deus! Uso ou não??
Meu filho, você usa os gráficos que quiser. Tanto RTP quanto gráficos costumizados. O pessoal associa rtp com coisa ruim, pois os mapas usados com ele nos projetos de iniciantes são ruins, e isso gera um preconceito danado. Mas é o que eu disse acima, procure melhorar, inclusive no mapeamento. Aqui dois exemplos, um mapa bom e outro ruim:
Mapa bom
[close]
Mapa ruim

"Jamais use parede como teto, meu filho."
[close]

Isso também vale aos outros gráficos, mas eu coloquei rtp simplesmente porque ele é o mais usado pelos iniciantes e acabam fazendo estes mapas.

Meu conselho: Estude os gráficos, leia tutoriais de mapeamento e inclusive, veja como é o mapa dos outros. Isso ajuda para caramba! Aqui na comunidade existem várias aulas para lhe ajudarem com seu primeiro projeto. E saiba configurar os mapas no database também! O cenário é um dos aspectos mais importantes para a criação de um jogo.

3- Huehuehue! Vou fazer um jogo só com a OST do rtp! E não vou colocar sons engraçados. Para que isso afinal? Hehe.
Nunca use apenas a OST do RTP. Procure boas músicas, como midis, que são deveras ótimas. Músicas mp3 pesam muito, wavs também. (Eu até coleciono midis no meu computador :3) Aqui alguns sites: Cool Midi, Free Midis, VG Music e outros. Esses sites são estupendamente bons para colocar uma ótima OST. "Mas cara, eu quero usar algumas músicas do RTP pois são legais :c". Use! Não estou impedindo ninguém de usar as músicas do RTP, mas elas em excesso fica repetitivo. Procure maneirar, meu filho!

E quanto aos sons sonoros, use também, um gritinho ou uma risada por exemplo são muito engraçadas. Você não vai querer ver um jogo em que o protagonista ria com risada escrita na caixa de mensagem, né? Então não faça seu jogo igual.

4- Meu protagonista vai ser um cara de cabelo verde com uma roupa daora e um tapa-olho e uma espada fina e longa e vai ter poderes que explodem um planeta! Meu jogo vai ser baseados em animes e vai ter cenas muito legais! Hahaha!
Se basear em animes pode ser até legal, mas não torne seu personagem e as cenas muito algo com clima de anime. Imagine ver um jogo de RpgMaker, em que o cara fica fazendo diálogos de anime, como: "A sua espada não é tão forte quanto o seu espírito lutador. Você irá morrer no próximo golpe, seu ingênuo.. Isso não torna o jogo fodão, torna o jogo bobo. Bobo, tipo, ver um personagem pixelado ter falas fodonas. Procure fazer algo engraçado e não algo inspirado nas obras dos japoneses.

5- Ah cara! Não vou fazer pixel-arts dos personagens e nem pôr sistemas. É muito trabalhoso!
Você não quer fazer um jogo legal? Isso é essencial. Imagina só, ver o personagem deitado, mas na verdade ele olhando para cima. Fica bobo! Fazer chars mortos é fácil! Mesmo que não tenha experiência, peça, ou faça você mesmo, mesmo que fique simples (mas não faça algo bobo e feito nas coxas).

E os sistemas, você pode usar ou não! Mas sugiro usar, pois um jogo sem sistemas fica muito blé, mas não fique enchendo o jogo com scripts desnecessários, como barras de loading. Use os que você achar melhor, não scripts bobos. E procure saber mais para fazer o seu próprio, para disponibilizar na comunidade e pôr no seu jogo! Fica muito legal e até original.

(Sugiro usar sistemas, digo, para fazer algo mais sostificado, se quiser fazer um jogo simples nem use, mas se quiser um sisteminha de abs, cbs pode sim)




Pronto, acabou aqui. Isso é apenas minhas opiniões, e recomendações para um grande projeto. Obrigado por ler tudo, e não deixe de responder! Afinal, aqui é uma área de debates, não é mesmo? Então.

Até mais, e lembre-se, INOVE!!!


Ciao!~