O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Rant sobre seções de pedidos de scripts (nada a ver com a Centro)

Iniciado por vico, 21/01/2017 às 22:17

Qual é a lógica de um fórum ter uma seção de pedidos de scripts para o RPG Maker e só fazer "o de sempre"? Tipo sistemas ABS (tem uns trezentos), ATB (aquele das barrinhas de espera)...

Fui inventar de pedir em um fórum gringo de RMMV um sistema de batalha parecido com os jogos de luta (tipo MUGEN e Street Fighter), assim como eu fiz no fórum da degica e aqui.

Enquanto no primeiro os membros me recomendaram um script do MOG (não era muito parecido pois era do estilo do Tales of Phantasia) e aqui mesmo tendo fama de hater me responderam ainda mais gente fina, nesse fórum aí os caras simplesmente me mandaram pagar eles pra fazer o sistema, não entenderam o meu pedido (acharam que eu queria um port do MUGEN pra dentro do Maker, sendo que eu só pedi um sistema de batalha que lembrasse uma luta de um jogo de luta) e ainda tentaram me desencorajar a fazer esse tipo de pedido.

Se é pra fazer mil vezes a mesma coisa e só atender pedidos que sejam relacionados à esses sistemas já feitos, pra que ter uma seção de pedidos? Não é ilógico?

Citação de: vico online 21/01/2017 às 22:17
Qual é a lógica de um fórum ter uma seção de pedidos de scripts para o RPG Maker e só fazer "o de sempre"? Tipo sistemas ABS (tem uns trezentos), ATB (aquele das barrinhas de espera)...

Fui inventar de pedir em um fórum gringo de RMMV um sistema de batalha parecido com os jogos de luta (tipo MUGEN e Street Fighter), assim como eu fiz no fórum da degica e aqui.

Enquanto no primeiro os membros me recomendaram um script do MOG (não era muito parecido pois era do estilo do Tales of Phantasia) e aqui mesmo tendo fama de hater me responderam ainda mais gente fina, nesse fórum aí os caras simplesmente me mandaram pagar eles pra fazer o sistema, não entenderam o meu pedido (acharam que eu queria um port do MUGEN pra dentro do Maker, sendo que eu só pedi um sistema de batalha que lembrasse uma luta de um jogo de luta) e ainda tentaram me desencorajar a fazer esse tipo de pedido.

Se é pra fazer mil vezes a mesma coisa e só atender pedidos que sejam relacionados à esses sistemas já feitos, pra que ter uma seção de pedidos? Não é ilógico?

Calma carinha, haha. Programar é algo complicado e muitas vezes as pessoas trabalham com isso. Você acha que eu entregaria um layout de site de ou UI sem ganhar nada em troca só porque eu alguém pediu? Estudei Interfaces digitais mas ainda preciso de um ganha pão né.hehehe Eles apontaram a complexidade do pedido que tu fez, ninguém disse que é impossível, apenas que é bem complicado e timing consuming. Agora me diz, porque alguém ia gastar o tempo dela fazendo linhas e linhas de código para alguma pessoa que nunca viu antes? E outra, guri, pedido =/= ordem, ninguém e nenhum fórum é obrigado a disponibilizar nada de graça para ninguém apenas porque pediu em um tópico. (ainda mais trabalhos de back-end que não bate tão nas vistas assim quem foi que fez)

De resto guri, respira e relaxa ^^ Uma hora tu vai encontrar o que procura ou alguém parceiro para te ajudar, boa sorte ae.

Não é beeem questão de fazer sempre a mesma coisa, é que tu pediu algo que foge demais da proposta do RPG Maker. Ele é mais
destinado à produção de RPGs, como o nome bem sugere. Tudo que está incluso por padrão é para esse gênero visado. Não que
não seja possível fazer um sistema que modificasse a batalha para uma luta lateral, porém, é uma trabalho exacerbado a ponto de
ser inimaginável alguém topar. O mais certo seria buscar um programa que te acolha melhor para essa proposta.
Eu até acho que o Mog foi bem longe com esse sistema que te indicaram xD

Acho que a sorte conta bastante... Se alguém estiver disposto e motivado a fazer o script, roteiro, desenho ou recurso que foi pedido, ele será atendido.

Eu sei que cada um tem suas prioridades, é claro que eu não seria um folgado pra sair pedindo inconvenientemente por sistemas grandes e tal se a pessoa não quiser participar.

Mas no caso desse fórum se não concordassem poderiam ter deixado morrer assim como meus inúmeros pedidos nos fóruns da Degica, mas alguns deles tinham que dar o ar da graça.

Sobre o script do MOG, tentei falar com ele, mas não sei se ele vai querer implementar as poucas coisas que faltam pro sistema ficar mais parecido com um fighter, já que daí fugiria do âmbito do Tales of Phantasia que ele idealizou. Paciência...

@vico

A uns anos atrás eu estava pesquisando justamente isso vico (games estilo Luta), e também percebi de forma similar a reação do pessoal dos foruns. Mas é um tipo de "comportamento" comum nos forums, pois todos tentam colaborar de alguma forma, não só em forum de rpg maker mas também ocorre o mesmo em outros tipos de forum de programação. Inclusive no exterior, quando alguém faz uma pergunta que exige muito detalhes ou que realmente é trabalhosa de responder é muito comum aparecer pessoas desencorajando indiretamente, ou tentando desviar a pergunta, por um lado é ruim pois só disvirtua o tópico, mas por outro lado incentiva justamente a interação entre os membros (o que não ocorre da mesma forma em páginas como o stackoverflow.


Sobre a sua dúvida: Então, em 2014 foi postado um projeto chamado: Valásia: Survival Challenge, desenvolvido pelo Fpr e pela MayLeone com algumas pixel art do membro dimitry se eu não me engano e também de outras fontes externas. O game é justamente estilo de luta e pelo que entendi foi feita via eventos (mas não tenho certeza, o que sei é que foi desenvolvido no rpg maker)

Te recomendo a dar uma olhada e talvez enviar umas mensagens para os desenvolvedores, talvez eles possam te ajudar: http://centrorpg.com/index.php?topic=6886.0




Saudações!!

Não compreendi muito bem, você ficou desgostoso com o fato de terem cobrado para programar?

Se for, isso é super normal, estão valorizando as habilidades...

De fato o RPG maker é um RPG maker Bah :lol:
Mas pode sim ser usado para outros estilos de jogo, vide o Mode 7, o sistema de plataforma do Khas, o estilo Visual Novel ou os Shooters da vida...

Como eu diria no Minecraft, use a picareta para quebrar pedras e mude para a pá para quebrar terra. Usar a ferramenta certa :D

Abraços!
.

Citação de: Shephiroth online 22/01/2017 às 14:17
Saudações!!

Não compreendi muito bem, você ficou desgostoso com o fato de terem cobrado para programar?

Se for, isso é super normal, estão valorizando as habilidades...

De fato o RPG maker é um RPG maker Bah :lol:
Mas pode sim ser usado para outros estilos de jogo, vide o Mode 7, o sistema de plataforma do Khas, o estilo Visual Novel ou os Shooters da vida...

Como eu diria no Minecraft, use a picareta para quebrar pedras e mude para a pá para quebrar terra. Usar a ferramenta certa :D

Abraços!

Pois é, eu consegui desenvolver um jogo de puzzle no RPG Maker :P

22/01/2017 às 14:42 #8 Última edição: 22/01/2017 às 14:51 por Mistyrol
Dificilmente você encontrará alguém disposto a fazer esse sistema, e, caso encontre, não será de graça. É preciso entender que é algo que demanda muito tempo e empenho e, apesar de ser um estilo comum, é algo que não traria muitos benefícios para os usuários do programa.

Como já disseram, o RPG Maker tem o foco justamente no RPG. É impossível fazer outros estilos? Não, claro que não. Inclusive, eu mesmo fiz uma matéria onde dava alguns exemplos sobre outros estilos de jogos feitos no programa, contudo, os próprios desenvolvedores desses jogos que foram adaptando a engine para que ele funcionasse como planejado.

Ou seja, se você quer um jogo estilo luta no RPG Maker e não conseguiu encontrar nada parecido para te dar um ponto de partida, faça você mesmo. Contudo, a coisa mais correta a se fazer é procurar um outro programa que atenda melhor as suas necessidades.

O sistema utilizado no jogo Valásia não é feito 100% por eventos. Ele usa como base o sistema de Actor Duel Mini Game, mas foi editado e customizado para atender as necessidades específicas do projeto. Você pode tentar usá-lo também, e ir editando o que você não gostar e/ou preferir.

PS: Se eu estivesse na situação de programador e visse você reclamando por não terem feito o que você pediu, eu ia achar no mínimo um desaforo. Se você não fizer você mesmo, acredito que não tem porque reclamar das pessoas estarem vendendo o peixe delas.

Eu entendi o seu ponto de vista, mesmo que eu ache desnecessário você trazer os problemas de outros lugares para cá (não é a primeira vez que usa a CRM de muro das lamentações). Você se pergunta porque ter a área de pedidos no fórum, mas as pessoas sempre fazem o mesmo estilo de script, só que com variações.

É aí que entra o que quase todo mundo aqui no tópico disse. Os scripts feitos são pensados para o RPG Maker, para o estilo de jogo que é a premissa principal do programa: RPG. É gostoso de trabalhar na engine e eu acho que é melhor desenvolver um jogo em um programa que você está habituado, mas se você não consegue adaptar para fazer o estilo que você quer, o melhor é procurar outra engine mesmo.

Mas tenha calma, se der uma estudada na engine, eu tenho certeza que vai conseguir da um jeitinho! Boa sorte!
  :blink: