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Dúvida/Debate: Retratando um mundo que não é quadrado

Iniciado por Van, 08/09/2015 às 15:54

08/09/2015 às 15:54 Última edição: 24/11/2015 às 00:31 por Alisson
Boa tarde, gente, como vão vocês?
Eu não estou muito bem, acabei nem indo à aula hoje.
Mas vamos lá, estava pensando aqui e resolvi trazer esse assunto pro fórum.

O RPG Maker nos dá uma grade bem quadradinha pra mapear nossos cenários, o único problema é que, bem... Nosso mundo não é quadrado, certo? Isso não é muito problema quando podemos dar uma enganada com bordas arredondadas e tudo mais, mas volta e meia esbarramos com alguns empecilhos relacionados a isso.

Resolvi editar e criar alguns tiles (nunca fiz isso com seriedade ao longo desse tempão que brinco no rpg maker. sempre fui de fazer alguns edits e recolors, mas nunca alterei essencialmente ou criei tiles novos) prum possível projeto, mais pra passar o tempo mesmo, e pra isso fui me inspirar em fotos.

Queria mapear uma cidade medieval e pra isso eu me inspirei na arquitetura italiana.



Esse estilo tem prédios quase colados uns nos outros, de vez em quando separados por becos e ruelas que são, na verdade, "túneis" que atravessam os prédios. E como bem sabemos, o relevo da península itálica não é nada plano, logo as cidades construídas sobre terreno acidentado e colinas têm bastante elevações e declives.

Outro aspecto também é que, conforme esses "complexos" de prédios cercam as ruas, eles fazem curvas. Vão caindo para a diagonal, as vezes ondulam formando ruas tortuosas, as vezes apenas se abrem numa praça redonda.

A grande pergunta é: Como representar isso tudo no RPG Maker?

Ah, Van, mas você é um bosta que fica exigindo demais dessa engine. Faz uma cidadezinha tipo Final Fantasy mesmo

Acho que o caminho é exatamente o oposto. O RPG Maker passa por uma fase de "profissionalização" (entre várias aspas) onde o simples não ganha mais destaque. Um jogo como Dinastia, que bombou lá pra 2007, hoje em dia ia ser postado e esquecido rapidamente.

Enfim, vocês têm alguma ideia?
Vou deixar mais algumas imagens pra ilustrar do que estou falando:


Arquitetura italiana, período gótico


Arquitetura francesa. Cidade de Sarlat, com exterior preservado. Essa já tem os telhados bastante pontudos e geralmente feitos de ardósia, até onde eu sei.


Arquitetura alemã, cidade de Rothenburg.

Aliás, já notaram como o anime Attack on Titan se passa numa contraparte fictícia na nossa Alemanha?
Isso fica claro pelo estilo arquitetônico das cidades deles. O ângulo "quebrado" dos telhados, as vigas expostas, tudo...

Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


Aqui estão algumas screenshots que tentam representar o melhor possível esses exemplos :) But these are games, obviously! Um sentido de escala é importante, ainda para mais em duas dimensões.

[hs width=320 height=240]http://www.rpg-palace.com/inquisitor/Landscape%20-%20City.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://fc09.deviantart.net/fs71/f/2010/056/0/2/Halterock_Full_view_by_HyperSnake22.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://spritedatabase.net/files/snes/506/Background/CastleCityOfJad.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://th06.deviantart.net/fs70/200H/f/2010/029/6/5/Halterock_City_WIP_by_HyperSnake22.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://orig04.deviantart.net/82fa/f/2014/316/d/5/medieval_city_by_pinkfirefly-d866m7g.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://orig08.deviantart.net/2714/f/2013/006/9/8/the_city_of_caelum_by_manuyasha-d5qn8ug.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://downloads.rpg-palace.com/file.php?type=Img1&id=102[/hs]

[hs width=320 height=240]http://cdn.akamai.steamstatic.com/steam/apps/333091/ss_26f8ecc18b7ab008d71dc7f41d0cfc3b64ea32c9.600x338.jpg?t=1420850623[/hs]

Então, a conclusão que tiramos é que...tirando o Witcher 3, a natureza teima em ser quadrada quando o assunto é videojogos.

But, we have a winner... hand-drawed maps... RM makes it possible! Sunset Over Imdahl (que jogo antigo já!):



P.S. Faltar às aulas, especialmente de universidade, é bem bacano. Viver sozinho e poder escolher entre ficar na cama a dormir numa manhã de inverno. Quem precisa de nós nesses dias?... so, no regrets! Life is too short.




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






FBU, obrigado pela dedicação ao post, amigo!
Muitas das minhas edições foram baseadas nos seus packs, obrigado por isso haha

Vamos lá, então. As primeiras imagens são realmente maravilhosas. Conheço a maioria desses sprites e dá pra ver que se aproximam do que seriam estilos arquitetônicos reais - o problema é que ainda são quadrados. Ainda é impossível fazer uma rua tortuosa, uma escadaria irregular e coisas do tipo.

Agora... Rapaz, você me deu uma ideia maravilhosa. Gráficos desenhados a mão, com uma movimentação isométrica e mais suave. Se bem me lembro foi o método que a square usou no meu jogo favorito de todos os tempos: Legend of Mana para psone. Inclusive creio que eles tenham sido pintados a mão com lápis de cor ou aquarela (ou os dois).

Você tem algum conselho pra me dar nessa área? Tenho um tablet wacom que uso pra desenhar digitalmente, mas tenho medo da resolução ficar muito fora. Como fica o esquema de pixels nesse caso?

E sobre as aulas, tá tudo bem, a aula de hoje era Medieval II e o professor não cobra presença haha
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