O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Dúvida] Parallax - Peso e Tamanho

Iniciado por Ahiane, 03/02/2016 às 12:10

03/02/2016 às 12:10 Última edição: 03/02/2016 às 15:32 por Ahiane
Bem, eu ando usando no meu atual projeto a técnica de Parallax Mapping e como gostei muito do efeito decidi fazer todos os meus mapas desta forma. Porém, todos eles acabaram ficando no mesmo tamanho, 17x13. Eu queria saber duas coisas:

1º Tem alguma forma de fazer mapas maiores que este tamanho usando esta mesma técnica ou pelo menos outro jeito que deixasse o mapa com um efeito parecido?

2º Com relação ao peso do jogo, fazer cada mapa utilizando 2 imagens irá deixá-lo muito pesado? Como meu jogo terá bastante mapas por ser focado em exploração tenho medo que isso aconteça.  :será:

Desculpe se as perguntas são bobas. Tentei ser o mais breve possível. Se alguém souber me ajudar eu seria muito grata.
     

Bom, eu não mexo com parallax mas tu define o tamanho do mapa no editor de imagens, não?
Aí quando tu for criar uma nova imagem para mapear, tu define um tamanho maior que 544x416 pixels.

Fazer o mapa nesse modo vai aumentar relativamente muito o projeto, considerando que uma imagem
de 900x640 (que equivale a um mapa de 25x20) pesa mais ou menos uns 1Mb. Aí dependendo da
quantidade de mapas e do peso da outra imagem...
Mas vai de você. Se gostou de mapear assim, acha que fica melhor e fica mais animada desse modo,
mesmo aumentando o tamanho final do projeto, vale a pena continuar, afinal mais do que o público,
você quem tem que agradar e gostar do que faz.

Exatamente como disse o Gerar.

Só complementando, os mapas nos quadros padrão do RPG Maker, convertidos em pixels são na proporção 1/32.

Ou seja, pode fazer mapas em parallax do tamanho que quiser, basta definir o tamanho que quer pelo Maker e multiplicar por 32.

Ex: um mapa de 30x40 ficaria, por pixels, uma imagem de 960x1280 (30x32 x 40x32).


Mas eu não recomendo criar todos os mapas em parallax, da muito mais trabalho e realmente é muito mais pesado, se quiser uma dica crie somente os mapas mais importantes com a técnica e deixe mapas comuns (como interiores de casas de npc) com o mapeamento padrão da engine.

Se você esta começando com o parallax agora, eu posso indicar uma ferramenta complementar que vai facilitar e acelerar o processo de criação dos mapas, trata-se do Tiled Map Editor. É super simples de se usar. Funciona basicamente como uma fusão de editor de imagens e mapeador da engine, ou seja, você terá camadas ilimitadas, mas durante a mapeação você terá as mesmas restrições que na engine (um objeto em cada quadrado, etc), porém você pode usa-lo apenas para estabelecer a proporção que deseja para o mapa, ele salva as imagens no tamanho certo para o RPG Maker, já com a imagem em mãos (ela pode estar em branco, sem problemas já que você procura a proporção de mapa) basta salva-la como um arquivo de imagem, jogar no Photoshop ou Gimp e começar a mapear do zero.

Bem, no Ace existe um script que tira a screenshot do mapa completo. Daí basta jogar no editor de imagens e ser feliz.
Então, no meu projeto todos os mapas são por parallax, porém eu faço uma parte pelo maker para reduzir o tempo gasto, já que como você vai fazer mapas consecutivos, é bom evitar gastar tempo desnecessário. Como pode ver em um vídeo que fiz de exemplo.

Uma boa ideia também é evitar fazer mapas grandes utilizando esse método. Quanto mais pixels existem na imagem, mais ela irá pesar.
Porém se você conseguir um resultado bonito e agradável tanto para você quanto para os que irão jogar, isso irá compensar e muito o peso do seu jogo. Então não se preocupe muito quanto a isso.

03/02/2016 às 15:27 #5 Última edição: 03/02/2016 às 15:32 por Ahiane
Obrigada a todos que comentaram! Agora eu entendi como funciona. Já até consegui fazer um mapa maior  :*-*:  Vou pensar em formas de diminuir o peso das imagens e acelerar o processo. As dicas e os conselhos me foram muito úteis. Em breve estarei postando alguns mapas pra que possam avaliar.  :ded:

Dúvida resolvida. Vou trancar o tópico. c: