O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Arte do bom jogo.

Iniciado por bziperan, 19/04/2014 às 10:12

19/04/2014 às 10:12 Última edição: 19/04/2014 às 10:14 por bziperan
A arte do bom jogo

Desde quando eu comecei lá em 2009 a utilizar o rpg maker, com o rpg maker 2k ,o que mais gosto até hoje, eu sempre quis saber qual era o segredo do bom jogo. Hoje com mais experiência no ramo da criação eu posso dizer com convicção quais os requisitos mínimos para desenvolver um bom game.

Para começar vou dizer uma coisa muito importante, ideia fixa, tenha uma ideia fixa, algo que pode ser simples a principio, mas que com cuidado pode ser lapidado e chegar a se tornar um bom jogo.

A questão da ideia fixa envolve escolher o gênero, seja ele drama, futurístico, medieval etc. 

Logo depois que a sua idea estiver começando a brotar no cérebro, você precisa pensar e repensar a sua ideia, é nesse momento que você vai chegar a algum lugar, não importa onde você esteja, pense na sua ideia, construa seu jogo mentalmente, aconselho a fazer isso no banheiro [risos]. Não se importe com papel e caneta agora, a não ser que você tenha algo tão inovador que para não esquecer precisa ser anotado.
Após isso, depois de pensar e repensar, e depois de averiguar se sua ideia vale mesmo a pena você pode começar a anotar e escrever o conteúdo da ideia, separando o bom do ruim.

Agora vem a parte boa e ao mesmo tempo muito cansativa, mas sem moleza, é agora que você deve preparar o roteiro. Com a ideia fixa, bem trabalhada em seus pensamentos, é a hora de preparar o roteiro:

Comece escrevendo a história que envolve aquele mundo, universo, região, etc. Desenvolvendo a cultura, as leis, as ideias, a forma de pensar dos cidadãos, o jeito como eles convivem em sociedade e tudo mais, lembre-se isso é tão importante quanto você pode imaginar, pois é aqui que sua história faz sentido, não importa se for em uma galáxia distante, um reino perdido, ou uma ilha paradisíaca, aqui você constrói, aqui você brinca com a imaginação. Descreva as regiões o máximo que puder, quer uma dica? Pesquise e leia muito, eu digo muito mesmo, leia para ter ideias, para desenvolver uma boa trama, leia de tudo. É dos lugares mais inesperados que surgem as melhores ideias, digo isso por experiência própria.

Após desenvolver o seu maravilhoso mundo, você precisa centrar o seu jogo em apenas um ou mais personagens principais desse mundo. A não ser que você queira ser um novo George R.R. Martin, entrelaçando as tramas dos vários personagens principais. É muito mais complicado trabalhar assim, mas é igualmente vantajoso.

Após tudo isso, desenvolver a ideia e trabalhar o roteiro, vem a parte mais complicada. Tirar seu conteúdo do papel, tornar seu game real.

Para começar, você pode formar um grupo, ou trabalhar individualmente, o que é muito pior, porem não chega a ser impossível. Nos fóruns que costumo visitar existe uma área para chamar as pessoas, costumeiramente ela tem por nome, área de recrutamento ou algo parecido. Lá você pode fazer um tópico e formar uma equipe, basta ver quem vai ser útil em seu projeto não deixando de dar uma chance para os novatos. O importante aqui é ver quem vai fazer alguma coisa, por exemplo formei muitos grupos e muitos, saiam sem dar motivos, não entregavam os trabalhos que foram determinados, esse tipo de problema pode ser corrigido se você filtrar quem não estiver fazendo nada e chamar outro para substituir.

Outra forma para conseguir pessoas para o seu projeto, seria chamando-as por Mensagem Pessoal, você pode apresentar uma breve descrição da história e terá mais liberdade para chamar o que realmente é necessário para seu projeto.

Após conseguir as pessoas, você precisará determinar horário e deveres. Dê um pouco de liberdade, mas não exagere nessa liberdade, basta determinar prazos para que o trabalho seja entregue na data correta. Assim o projeto caminha mais rápido.

Fazendo isso tudo acima, bem no meio do processo de criação, muitos vão se desanimar, outros vão sair, até mesmo você vai perder um pouco do seu foco, basta ser persistente, só assim se chega longe.

Por fim, quando tudo estiver terminado, você vai preparar o tópico. Não seja precipitado e no meio do processo de criação faça o tópico, a não ser que você queira ganhar os concursos que os fóruns costumam fazer para essas ocasiões. Nesse caso faço o tópico com apenas 20% do trabalho feito.

Com essas dicas haverá uma grande probabilidade de você ainda assim ter muitas duvidas, basta perguntar abaixo e eu responderei as que puder. Obrigado e bom projeto.