O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

As Aventuras de Bolinha - Atualizado (13/09/2014) - Demo 2.5 lançada!

Iniciado por Kieran Harris, 19/02/2013 às 15:48

19/02/2013 às 15:48 Última edição: 08/10/2014 às 18:07 por Porco do transtorno


Tempo de Jogo - 5/6 horas
Progresso ████████████






Equipe


Criador. Mapper. Pixel Art. Eventer - Porco do Transtorno
Beta test - Victor D.


As Aventuras de Bolinha conseguiu uma ótima análise na revista iMaker, a revista contém vários artigos interessantíssimos a respeito do RPG Maker, eu desejo sorte e sucesso a todos os envolvidos na produção da revista! Para baixar a revista, clique na imagem.



             


Dias após baixar o VX, em janeiro de 2009, eu havia tido a idéia de fazer um jogo de comédia, mas não uma comédia como essas que geralmente vemos no Maker, cheia de RTP, entupidas de palavrões e piadas sem graças de menininhos de quinta série, eu queria algo diferente, e que também não abusasse de personagens famosos ( tal como Silvio Santos, etc )
Bem, na realidade esse era o meu primeiro jogo feito na engine do VX, porém devido a erros o jogo havia sido apagado do computador.
A época em que trabalhava no original foi uma das melhores no maker pra mim, embora eu nunca tenha tido uma boa recepção nas comunidades, pois o projeto nunca atingia críticas e avaliações positivas, no entanto sempre tive esperança e continuei, até o dia dele falhar, mesmo assim, resolvi criar um remake melhor ainda, mas claro, que não fosse um daqueles jogos de comédia de piadas sem graça, geralmente envolvendo bêbados, prostitutas, etc.
Eu queria criar um jogo descente de humor, uma das minhas maiores inspirações foi Las Aventurietas del Robercleiton Turbo, que é, na minha opinião, o melhor jogo de comédia já feito no maker até hoje, ver a continuação do projeto que me inspirou ( O Renascimento do Turbo ) foi um enorme incentivo para continuar e levar adiante este projeto.







100 anos atrás em uma galáxia bem distante...em um planeta que conseguia sustentar vida...uma era de paz e prosperidade estava prestes a acabar.
Numa noite como outra qualquer, uma estrela nova pode ser vista no céu, mas não era um astro comum no espaço, era um meteoro que caiu com toda a sua força devastadora no planeta.
Deste meteoro, saíram criaturas estranhas, terrivelmente hostis que começaram a atacar cidades e municípios próximos, sua população não tinha bons senhores gentis....não...era óbvio, eles queria realmente tomar o planeta e tirar os humanos de seu lugar merecido como espécie dominante.








E assim começou a Guerra dos Monstros, onde cada espécie lutava para se tornar a raça dominante no planeta.
Porém qualquer tentativa dos monstros falhava, eles não conseguiam acompanhar com a tecnologia e saber humano, os resutados da guerra eram óbvios, eles não tinham chance de vencer, foi aí então que decidiram usar sua carta na manga, Garudos.







Garudos....simplesmente o monstro mais forte, a semente do mal desprovida de raciocínio lógico, ele não tem mente, somente o desejo de destruir tudo o que vê pela frente, até mesmo os monstros têm medo dele, mas não havia escolha, mesmo que houvesse o risco de destruir o planeta ou os próprios monstros, era preciso libertar Garudos de seu selo para trazer a morte aos humanos.






E deu certo, Garudos conseguiu reduzir a população humana pela metade, as esperanças pareciam perdidas...mas das cinzas...a esperança surgiu, um mago apareceu entre os corpos de bravos guerreiros e com todas as suas forças, selou o monstro em um local secreto desconhecido pela humanidade, logo após, o mago desapareceu e os humanos voltaram a atacar com força os monstros.
Os resultados foram...a maioria dos monstros foram mortos e recuaram para florestas e áreas isoladas, e assim fica até hoje, com os humanos como a espécie dominante do planeta.


100 anos depois, um ladrão começa a roubar dinheiro de bancos, e um certo senhor infeliz...nosso herói...dá de cara com ele, o que acontece depois?






Imagens da DEMO 2.0 ( Disponível )

Spoiler







24/03/2013






28/03/2013








Chico...another friendzoned dude

7/04/2013










18/05/2013








8/06/2013











[close]






Imagens da DEMO 3.0 ( Indisponível )


Spoiler

10/08/2013








[close]

Spoiler

05/09/2013







[close]

Spoiler

24/09/2013






[close]


Spoiler

24/11/2013











[close]

Spoiler

30/11/2013






[close]

Spoiler

03/01/2014






[close]

Spoiler

11/01/2014







[close]


Spoiler

1/02/2014






Eu acabei fazendo besteira na hora de tirar print e agora tenho que aturar essa borda branca nas imagens... oooops

[close]

Spoiler

21/02/2014








[close]

Spoiler

15/04/2014









[close]


Spoiler

04/05/2014











[close]

Spoiler

18/05/2014






[close]

Spoiler

25/06/2014





[close]


Spoiler

17/07/2014







[close]

spoiler]
24/08/2014




[/spoiler]



VÍDEOS


Ritual Sagrado - Cutscene
Spoiler




[close]




Ataque em Noctis Sol - Cutscene
Spoiler
[close]

Retorno da Elite - Cutscene
Spoiler
[close]


Somente os links, por alguma razão o player não aparece aqui.








Fazendeiro que vive sozinho, possúi uma personalidade fria mas tem um bom coração.



Quando eu criei esse personagem, eu tinha em mente o típico herói extravagante de JRPGs ( RPGs japoneses ), eu queria fazer uma espécie de paródia ao mesmo, tanto que no jogo alguns diálogos fazem graça com o típico herói de RPG, por exemplo, há um diálogo em que Bolinha acha que usar e abusar de cintos e zippers vão deixá-lo mais descolado, e que ele sempre achou que seu cabelo roxo, apesar de menos másculo, fosse maneiro ( novamente, fazendo graça com os maneirismos japoneses que estão presentes em vários protagonistas de rpgs ), na época em que começei o projeto, eu não sabia fazer designs de personagens e usei os do RTP, no caso de jogos futuros, irei fazer meus personagens do zero, mas quanto a esse jogo, sorry, mas vamos ter que aturar Bolinha e Chico como personagens do RTP, as duas novas parceiras do grupo no entanto foram trabalhadas desde o papel, pelo menos.




Ex-marinheiro que nasceu na cidade de Porto d'água, acontecimentos do passado o fizeram sair da cidade e ir morar na ilha em que Bolinha mora.


Quando eu criei o Chico, eu queria fazer um contraste com o herói principal e evitar que os personagens se parececem, enquanto que Bolinha é mais sério e frio, Chico é mais "do povo" e com uma personalidade digna de "cara durão", eu também queria fazer uma espécie de referência a heróis de jogos ocidentais, eis o porquê de suas armas de escolha sejam armas de fogo e de que o personagem seja mais burro e com falta de bom senso




Guardiã do Palácio de Cristal que foi encarregada de evitar que invasores abusem do selo de Garudos.


Com a Krystal, eu queria fazer uma espécie de paródia à típica personagem maga fraca de JRPGs, eu queria fazer graça com o estereótipo "Já sou kawai oniii-chan!? uguuu~" e acho que fiz um bom trabalho, em vários diálogos Krystal ironicamente fala sobre este tropo e age de maneira diferente das limitações impostas pelo estereótipo de personagem femimina, às vezes sutilmente fazendo piadas sexuais ( mas apenas de uma forma escondida e em certas ocasiões, sua personalidade não se foca em fazer piadas desse tipo )



Ladra de Porto d'água, conhece Chico e tem ligações com seu passado.

Já com a Leona eu queria dar-lhe uma personalidade mais viajada e descontraída, dando-lhe uma espécie de vocabulário informal e fazendo piadas com limitações a estereótipos femininos presentes em vários jogos e JRPGs ( especialmente rpgs...), por exemplo, há uma cena em que Leona satiriza feminismo em jogos de videogame, entrando em uma discursão com uma NPC que reclamava do estereótipo de princesas sendo capturadas, rebatendo com argumentos sarcásticos.
Eu queria que Chico e Bolinha tivessem equivalentes femininas no jogo, a personalidade fria e séria de Bolinha assemelha-se com a de Krystal, enquanto que a personalidade descontraída e desmiolada de Chico é bem semelhante à de Leona.






Tela título por eventos, criado por mim, nele eu tirei a opção "sair" por que eu não queria complicar mais o código do sistema, além do quê, para fechar o jogo basta clicar no X da janela, ou, em modo fullscreen, apertar alt+enter e fechar, ou alt+f4.



Ziifee's Wait Gauge System, este sistema de batalha ativo deixa uma espécie de barra de espera para que seja a vez de jogar com seu personagem e selecionar o comando de ataque/defesa/habilidade, etc.
Ele funciona da seguinte forma:


Quando a barra está roxa, significa que o personagem está no modo "espera", ela vai aumentando conforme passa o tempo, e a sua velocidade é equivalente à agilidade do personagem, por exemplo: Bolinha tem uma agilidade maior do que o Chico, portanto, sua barra vai encher mais rápido, e, conseguentemente, irá atacar primeiro.
Agora, quando a barra estiver cheia e vermelha, significa que você pode atacar ou realizar alguma ação com o personagem.




Ítens no chão, este sistema foi feito para incentivar a exploração no jogo, ao invés de baús, você encontra os ítens no chão nos mapas, e basta passar por cima deles para pegá-los.
Os gráficos dos ícones são colocados no mapa graças ao script Character Icon, feito por Hideo.





Light Effects VX, este sistema foi feito para melhorar a iluminação nos mapas, interiores de casas, cavernas, etc, ele adiciona uma luz através de uma imagem na pasta pictures para deixar os cenários mais bonitos. Script feito por Kylock.




Prismas servem para aumentar o nível de todos os integrantes do grupo. A partir da segunda demo, os personagens passarão a ganhar experiências nas batalhas, na primeira demo isto não acontecia porque eu queria incentivar a exploração de prismas, porém isto acabava inutilizando batalhas completamente então resolvi alterar este sistema.
Na primeira demo, a disponível no tópico, os heróis não recebem experiência em batalhas, isto será alterado em versões futuras.



Itens automáticos são usados pra incentivar a exploração no jogo, o modo como funcionam é simples.



Viu? São ítens que, se estão em seu bolso, podem ser usados em certas áreas para abrir novos caminhos.
Na imagem, por exemplo, as "Luvas Cavadeiras" destroem os blocos de terra altas, permitindo novas passagens ( que vai se tornar necessário, mais tarde no jogo ), e a "Foice" serve para cortar grama alta, e, se der sorte, talvez encontre um item, ou dinheiro, praticamente o mesmo conceito de Zelda.












FANBARS












PERGUNTAS FREQUENTES

P Voce pretende fazer uma continuação quando terminar?
R Provavelmente não, acho que no final, vou tentar fazer algo novo ao invés de uma continuação, mas quem sabe, dependendo do feedback recebido, e, se a demanda por parte dos membros das comunidades for grande, eu posso pensar em uma continuação, mas por enquanto meu objetivo é terminar este jogo.

P Esse jogo será curto?
R Sim, no máximo eu colocarei 3 ou 4 demos, não quero ficar enrolando com a história.

P Qual o conceito de exploração no jogo?
R Basicamente andar pelos mapas, resolver alguns puzzles, pegar uns ítens aqui e ali, chaves, portas, etc.

P Isso seria basicamente um Zelda convertido num jogo de comédia?
R Não, apesar de um pouco similar em alguns aspectos, é bem diferente de Zelda.

P Voce se inspirou em algum projeto em algum momento desse jogo?
R Me inspirei em Orca - A Lenda dos Mares pra fazer o sistema de Prismas, e essencialmente, foi jogando Las Aventurietas del Robercleiton Turbo que tive a vontade de criar esse jogo.







CURIOSIDADES





O monstro candando a música na sidequest da igreja se chama Stubbs, o nome é uma referência ao cantor americano Levi Stubbs, a música cantada é Mean Green Mother from Outer Space, que, por sinal também foi obra de Levi.


A cena em que Stubbs está caindo do céu é uma referência a uma cena do filme Dr.Strangelove, em que o Major Kong desce com uma bomba nuclear dos céus.


Há uma cena em que Chico diz "Garbage Day!!", isso é uma referência a uma frase memorável do filme Silent Night, Deadly Night Part 2, em que Ricky Caldwell ( Eric Freeman) grita a frase antes de atirar num homem levando o lixo parar fora.

LISTA DE CRÉDITOS

Agradecimento e devidos créditos a autores de scripts/gráficos.

Nmat3                      - Criar o script de pular tela título.
Autor desconhecido  - Criar o script de catterpillar.
Woratana                 - Criar o script de créditos e conserto de bug das animações.
Ziifee                        - Criar o script de batalha.
Mack                         - Criar os tilesets usados no jogo.
Matt RvDr                 - Fazer o jogo Orca a lenda dos Mares, que me inspirei pra fazer um dos sistemas.
Bubble Blog              - Criar algumas animações usadas no projeto.
Char Maker VX Ace   - Programa usado pra fazer alguns charsets de NPC no jogo.
Enterbrain                - Criar o RPG Maker.
Adobe                      - Criar o photoshop, sem o qual boa parte do jogo e do tópico ficariam feios.
Celianna                   - Criar vários gráficos utilizados no projeto.
Você                         - Ter lido até aqui.








OUTROS TRABALHOS





Tempo de Jogo - 5/6 horas
Progresso ████████████

Gostei do seu projeto mesmo! lembro de você de um bom, mas bom tempo mesmo... Na época da *doença do porco* la, que no momento não me recordo, e geral te conhecia por isso. :3
Mas, voltando ao assunto, gostei muito do mapeamento do projeto, pode parecer simples a primeira olhada, mas olhando bem ele está bastante "a cara" do projeto, sem contar os efeitos de iluminação muito bem usados. (:
Vamos ver o futuro do projeto, boa sorte e siga firme!

Haha, obrigado.
O problema é que fiz a cagada de usar o VX ao invés do ace, sendo assim acabei ficando cheio de limitações na hora de fazer um mapa, eu não posso usar nem metade dos efeitos de iluminação e camadas pro chão do ace nessa versão do jogo, e eu já andei um longo caminho e estou sem vontade de recomeçar numa engine nova.
Então...se um dia eu fizer uma continuação desse jogo pode apostar que vai ser no ace.

No geral ficou bem legal, eu vi esse projeto em 2011 ainda, e olha estava bem longe do que está agora. Acho que ele está bem mapeado, tem sistemas interessantes, se posso fazer uma crítica eu não gostei muito da fonte escolhida... acho que para um game de fantasia iria ficar mais legal algo mais digamos, solto, menos texto mesmo.
Bom acho um bom projeto, e se terminado será um excelente jogo, então boa sorte man, vejo que está progredindo bem  :wow:

Você se refere a essa screen aqui?



Se for, eu já troquei essa fonte faz tempo, essa parte do tópico é meio antiga pra ser sincero.

21/02/2013 às 00:32 #5 Última edição: 24/02/2013 às 23:02 por jorgeafodao
Esse jogo parece bom, mais não tanto como a aventura de luig, cancelado :noface:
A e não entendi fez um remake do proprio jogo :o:.
Oxe

Citação de: jorgeafodao online 21/02/2013 às 00:32
Esse jogo parece bom mais não tanto como a aventura de luig cancelado :noface:
A e não entendi fez um remake do proprio jogo :o:

Yup.
ADB foi um dos primeiros jogos que eu tinha produzido no VX, mas perdi ele com o tempo e isso aí é praticamente um recomeço pro projeto.




ATUALIZAÇÃO




Novas Screenshots!
Área de artworks incluida
Correção de alguns erros ortográficos.


Peço desculpas pela demora, estou mais ativo no maker agora então novas atualizações devem chegar mais frequentemente.




ATUALIZAÇÃO




Novas Screenshots!

Spoiler



[close]




ATUALIZAÇÃO




Novas Screenshots!


Spoiler
28/03/2013








Chico...another friendzoned dude
[close]




ATUALIZAÇÃO




Novas Screenshots!


Spoiler


7/04/2013








[close]




ATUALIZAÇÃO




Novas Screenshots!

Spoiler




[close]

Eu estava pensando em lançar logo a próxima demo, mas estou hesitando visto que ainda não adicionei uma dungeon extra nova, você fazem questão de uma?




ATUALIZAÇÃO




Novas Screenshots!

Spoiler







[close]

Seção de personagens atualizada e organizada, agora com uma análise por dentro de cada personagem

Gostei muito dos mapas novos, o mapeamento está bem feito e talz, e a iluminação também.
A única coisa que não me agradou é o sistema/fonte de mensagens, digo, acho essa windowskin muito monocolor, e a fonte bem Times New Roman, mas de resto está bem legal :).

Ficou bem legal os mapas, espero que termine o jogo e ganhe o Protótipo Premiado ;)
não me incomodei dos windowskin igual o raizen, mas confesso que está muito simples mesmo :/