O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de Sonoplastia nº1 - Suprabásico

Iniciado por Zaggojhon, 09/09/2017 às 22:18

Aulas de Sonoplastia
1 à 5



Aula 1
Suprabásico
Porque toda aula tem um nome nada a ver


Inspiração musical -> https://www.youtube.com/watch?v=peTnXmZxuZQ


Toda aula é dividida em 2 partes:
TEORIA MUSICAL      PRODUÇÃO MUSICAL


Introdução de 2 minutos:
A teoria musical é vista por muitos como algo metódico e inútil...
"Poxa, os melhores artistas fazem música da alma, e não de métodos específicos, por isso é que a música deles é tão boa"
Essa citação anônima de um aluno meu antigo não está errada, pois sim, seja alma ou o que for, o músico deve fazer uma música a partir do que ele sabe sobre música, seja por inspiração ou totalmente autoral.
A real é que a teoria é maior que isso. Ela não se prende à "uma forma de fazer música", ela explica pra gente o que há por trás dessa mágica maravilhosa, capaz de tirar até lágrimas. Você nunca mais verá uma música da mesma forma ;D


---^-^-^-^-^-^--- TEORIA ---^-^-^-^-^-^---

Já disse bastante sobre o que é teoria. (Deu pra ver que eu gosto bastante de teoria, né? xD)

Música ---> Harmonia ----> Progressão -----> Acordes -------> Escalas

Confuso demais? xD
--------- Conceito inicial - 5 minutos! ---------
Vamos do Começo!
As notas da escala tônica, como muita gente deve saber, são as famosas:
"Ut quant laxis / Resonare fibris / Mira gestorum / Famuli tuorum / Solve polluti / Labii reatum / Sancte Iohannes"

Mais conhecidas em português como:
DÓ   RÉ   MI   FÁ    SOL    LÁ    SI

(Isso é super importante de se decorar)
Há também os acidentes:
O que são acidentes?

DÓ   RÉ   MI   FÁ    SOL    LÁ    SI
O espaço entre essas notas é um intervalo chamado de TOM.
(Por isso que quando sua tia vai cantar na reunião de família, ela canta fora do TOM.)
Exemplo:
DÓ ----------------- RÉ
O acidente é o que há entre essas notas:
DÓ -------  X  ------ RÉ
   |
Dó e meio
Pra não ficar tão feio, chamous o 'meio' de
"Sustenido"
Então:
DÓ -------  X  ------ RÉ
   |
Dó sustenido
---------
É super importante frisar que entre MI e , e SI e não há acidentes, pois eles já são semi-tons.
Com isso, temos 12 notas na escala cromática (que é a escala de todas as notas). Isso é facilmente visível num piano!
Spoiler
[close]
Essa escala se repete por todo o piano, formando várias dessa escala
Spoiler
[close]
Nesse caso, o teclado possui 5 escalas cromáticas
------------------
"Mas ow Zaggo, o que isso tem a ver com aquele troço feio que cê desenhou lá em cima?"
Simples!
Uma escala é formada por determinados intervalos.
Por exemplo:
Escala maior (amplamente utilizada)
Spoiler
[close]
Nessa escala (em dó maior) nenhuma tecla preta foi utilizada, ou seja, não há acidentes.

Existem vários tipos diferentes de escalas, e cada escala tem suas notas específicas.
Agora: e see você tocar várias notas juntas?
(Como é o caso de um violão, ou um piano)
Isso é chamado de acorde, que é aquela coisa que fica de fundo na música, sabe?
------>>>>  Exemplo <<<<------
"Mas que raios, Zaggo... o que isso tem a ver com fazer música? quero sair daqui fazendo sinfonia!!"
Os acordes juntos criam uma progressão.
Imagine que você vai escrever um poema. Você conhece inúmeras palavras e quer utilizar algumas palavras difíceis no meio do seu texto, pra mostrar o quanto você é bom.
"Deificado demonizado
Decuplicado desfigurado
Desencantado desanimado
Desconstruído Derruído
Destruído"
            TEMER, Michel
Não faz o menor sentido, certo?
O que vai fazer com que o poema faça o mínimo de sentido é a coesão textual, que usa de artifícios de linguagem para deixar o texto coeso. No caso da música, esse papel é o da Harmonia, que vai usar de artíficios para que a música fique coesa. Um dos mais usados é a progressão...

A teoria musical continua na próxima aula!


---^-^-^-^-^-^--- Produção ---^-^-^-^-^-^---
A produção musical é como você vai transmitir o que escreveu. Não importa se é orquestral, num violão, chiptune eletrônico, acapella, a produção ocupa esse papel importante de passar ao público o que você pensou musicalmente. Quanto melhor for sua produção musical, mais fiel à escrita original vai ser.
Um dos pontos à começar na produção é procurar uma DAW.
---------
O que é uma DAW?
Digital Audio Workstation
Imagine que você contrate músicos para tocar sua música para um projeto que nem começou ainda. Quanto trabalho iria te custar?
Bastante.
Pra essa e outras, existe as DAW's, as melhores amigas dos compositores.
Com ela, você programa uma banda incontável pra satisfazer suas necessidades musicais. Tem QUASE tudo o que você precisa para sair gravando pra hollywood. Milhares de libraries, que são bibliotecas de áudio, estão disponíveis online. Inclusive, existe um grande comércio nesse meio, entre vst's (Virtual Studio Technology) e plugins para te auxiliar na produção de áudio.




Alguns pontos:
O que te diferencia de outros músicos?
Suas influências musicais, artísticas... Seus estudos de música e sua aplicação na prática.
Um bom produtor pode fazer um bom remix, mas dificilmente fará uma peça do zero.

Quanto tempo leva para eu produzir uma música de qualidade?
É a coisa mais relativa possível, pois depende da dedicação, estudo e 'boa vontade' de cada um. Nada mais. Não há um poder mágico que faça com que você fique super bom em nada. Nem em Programação, Pixel Art, Design, Roteiro, Game Dev, e muito menos em música.


Essas 5 primeiras aulas são as essenciais. Coisas básicas que se deve saber para realmente começar com tudo.
A partir das próximas, vou aplicar todos os meus conhecimentos e revelar minhas técnicas de composição e produção de forma dinâmica, totalmente pessoais e adaptáveis.
É isso, essa foi a 1ª aula de composição, com mais teoria.
A partir da próxima, as coisas ficarão super práticas, e já poderá sair fazendo músicas!
Não percam, sábado que vem...
(Nesse mesmo horário, nesse mesmo canal...)


Aquele Abraço!  :blink:
Spoiler
Confiram minha música nova :V
(tenho que fazer propaganda minha heahehe
Eletrion - Mapa Lunar
[close]
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!


Estávamos esperando. Excelente aula, sr.[user]Zaggojhon[/user] bem clara e objetiva. Aguardo o próximo sábado para tirar minhas tralhas musicais da gaveta.  :clap:

Aula legal. Eu não acho coisas do gênero com a simplicidade que tu escreveu, sempre tem aqueles enfeites de palavras e falta de objetividade que me faz parar no primeiro parágrafo :V obrigado por postar ^^

Spoiler
Citação de: ~Vici online 09/09/2017 às 23:34
Mds... preciso favoritar esta página...


Que ótima aula, Zagg!
Certamente iremos aprender o/

Spoiler
Finalmente poderei fazer algo como isto: https://www.youtube.com/watch?v=jvipPYFebWc
[close]
[close]
Obrigado pelo apoio Vici! :3
Aquilo é um violino-trompete? :o__o:

Spoiler
Citação de: Corvo online 10/09/2017 às 06:23
Estávamos esperando. Excelente aula, sr.[user]Zaggojhon[/user] bem clara e objetiva. Aguardo o próximo sábado para tirar minhas tralhas musicais da gaveta.  :clap:
[close]
Nossa corvo, adorei suas 'tralhas' hehehe
Vou até usar elas aqui nas aulas xD

Spoiler
Citação de: Manec online 10/09/2017 às 10:18
Aula legal. Eu não acho coisas do gênero com a simplicidade que tu escreveu, sempre tem aqueles enfeites de palavras e falta de objetividade que me faz parar no primeiro parágrafo :V obrigado por postar ^^
[close]
Realmente, a maior parte dos conteúdos musicais na internet não visam ensinar a pessoa a compor, ou produzir... É tudo muito conceitual e teórico... A maior parte das coisas que eles ensinam nem se usa no meio musical...
Obrigado por comentar! :D

Obrigado a todos pelo feedback, é muito importante pra mim! xD
Até sábado, com a segunda aula...  :ok:
Aquele abraço!
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

         Belo Tutorial  :ok: . Me ajudou bastante, agora so baixar o programa
e vou estar fazendo minhas propiás músicas  :malvado:

Continue com os tutoriais. Estão ajudando muito.  :ok:
...Um veterano preenchido com um remorso, ódio, uma sabedoria experiente trazida sobre dor e cicatrizes.
Ele sabe, como você não quer fazer isso, que não há como escapar do pesadelo, o mundo tornou-se impossível de se ler. E a única saída, é acordar através de uma aceitação da morte...Só assim então, o caçador pode escapar do seu sonho eterno.