O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de Mapeamento 2: 2 - Castelos, interior e exterior Parte 3

Iniciado por Sotelie, 17/03/2014 às 22:19

                   



[box2 class=titlebg title=Introdução]
Olá pessoal.
Fico feliz de lhes apresentar a nossa última aula sobre castelos.
Aqui vou finalmente lhes ensinar a criar os interiores do mesmo para que vocês possam mapear sem problemas.
E, como estou sem muito tempo, vou pular diretamente para a aula e tentar fazer passos rápidos, mas não se preocupe, irei
manter o estilo padrão de nossas aulas.
[/box2]


[box2 class=titlebg title=1º) Planejamento]O primeiro passo desse tipo de mapeamento é planejar as salas que vão ter no seu castelo.
Se você reparar bem, em alguns jogos RPG os castelos tendem a não criar salas que não vão ser úteis ao jogador, cada sala tem seu propósito.
Vamos tomar um exemplo: Vamos fazer uma sala de entrada, um salão e a sala do trono.
Estes três mapas podem ser o suficiente para uma trama bem desenvolvida.
Dependendo do roteiro, o jogador pode necessitar de mais áreas para frequentar, daí vai á sua escolha. Tendo
em mente de que se vocês aprenderam as aulas de interiores, estas vão ser a mínima de suas preocupações.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=3º) Criando a sala de entrada]Não há segredo aqui, basta seguir os simples passos da aula de interiores que é adicionar o piso, as paredes e os detalhes.
Lembrando de não fazer nada muito grande, hein? Quanto maior o piso, mais complicado será para preencher, e quanto menor, mais complicado será
para o jogador se locomover.
Tente deixar um pouco mais, um pouco menos.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/l8w1c7D.png[/hs]

Se você seguir com os passos da aula de interiores, vai dar nisso. Lembrando de que você pode fazer o estilo de sala principal que quiser.
Pode ser grande, pequena, e etc...
Geralmente colocamos guardas ali nas entradas, por isso o tamanho.
Feito isso nós colocamos efeitos de luzes e etc... para dar um clima mais natural ao mapa.
Uma coisa interessante é: Os efeitos de luz realmente ajudam a preencher espaços vazios. Fica aí a dica.
Mas não vá levar isso na ponta da letra, críticos de mapeamento deixam os efeitos especiais por último na avaliação de um mapa.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/SqxJxjT.png[/hs]

Criar iluminações com script é o intermediário, já que não podemos "customizar" nossa iluminação, então ficamos dependendo do básico.
Mas não se preocupem, quando chegar-mos no nível avançado, vamos aprender a criar nossas iluminações junto com nossos panomaps.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=4º) Criando o salão principal]Eh, com o RTP fica um tanto complicado essa parte.
Aqui vamos fazer algo parecido com a aula anterior, porém um tanto maior e diferente.
Praticamente as salas de castelos são assim, então não há muito o que ensinar, por isso devem ter notado a falta de conteúdo extra.
Assim que vocês começam a pegar o jeito, vocês vão fazer mapas da forma que quiserem, basta obedecerem as regras de simetria.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/w3qkebd.png[/hs]

Nessa versão não vou adicionar efeitos de iluminação até por que achei que ficou bem interessante assim.
Uma iluminação que cairia bem neste mapa seria uma iluminação avançada, customizada...então resolvi deixar assim mesmo, mas isso
não significa que não possamos utilizar a iluminação padrão ali.

Agora uma coisa que nos faz roer os dentes é a sala do trono, a parte mais importante nos castelos.
Se for reparar bem, em jogos RPG, podem faltar várias salas menos a sala do trono
.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=5º) A sala do trono, a sala do rei, a cadeira dourada que fica no centro da sala]Aqui uma coisa é certa, a parede que fica na parte de trás da sala é grande.
No rpg maker XP ela passa de 5 tiles de altura, enquanto no VX/Ace é comum ser de 3~5 tiles. Aqui vamos usar 3 tiles.
A sala do trono, ao contrário do que muitos pensam, ela não precisa ser enorme, ela tem que ser um tanto maior do que o salão principal.
Eu recomendo uma largura de 25x30 sendo o básico. Não que ela seja deste tamanho, é que fica um espaço melhor para trabalhar.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/7MiiAza.png[/hs]

Parece beeem simples, não?
Acredite ou não, era assim que se mapeava antes das técnicas de mapeamento atuais.
Uma coisa que temos que notar, não encher a sala do trono de coisas é essencial.
O que você pode adicionar nela para que fique completa em si são os chars.
Uma iluminação básica cai bem aqui.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/39V10VX.png[/hs]
Ignorem a barra na imagem, foi erro.

E é isso aí.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Finalizando]O mapeamento de interior de castelos não é grande coisa, basicamente é como mapear uma casa normal. Não tem segredo.
Por isso a aula foi beem básica.
Mas tendo em vista que para um iniciante, as coisas podem ser bem diferentes, já que ele não sabe mapear interiores ainda, esta aula pode ser
complicada.
E é isso.
Vamos rumo á próxima aula e até mais.

[/box2]

Mais uma boa aula do tio alisson (: castelos são chatinhos de se fazer, as vezes ficam grandes demais
outras vezes pequenos demais, em outras sem detalhes, uma infinidade de pontos ruins que acabam
deixando o mapa chato de se jogar, com essa aula explica bem tudo isso, também percebi que os mapas
não são gigantescos, sempre bato nessa tecla de que os mapas do VX/ACE não precisam ser grandes
só precisam ser compactos, não só nessa aula mas em todas você mostra isso, mais um ótimo trabalho tio
vai ajudar muita gente :ok:

Opa!

Essa aula veio rápido!

Ótima aula, Alisson!
Como é de interiores, vejo ela como um complemento daquela segunda aula do nível básico.
Isso porque são os mesmos temas, porém este está com um grau maior de dificuldade, mas não sendo complicado de entender.

:linha3:

:ok:

Citação de: SimonMuran online 18/03/2014 às 08:31
Mais uma boa aula do tio alisson (: castelos são chatinhos de se fazer, as vezes ficam grandes demais
outras vezes pequenos demais, em outras sem detalhes, uma infinidade de pontos ruins que acabam
deixando o mapa chato de se jogar, com essa aula explica bem tudo isso, também percebi que os mapas
não são gigantescos, sempre bato nessa tecla de que os mapas do VX/ACE não precisam ser grandes
só precisam ser compactos, não só nessa aula mas em todas você mostra isso, mais um ótimo trabalho tio
vai ajudar muita gente :ok:
Eu que o diga. Muitas das vezes os mappers tem dificuldade na hora de mapear castelos por dentro, mas se a pessoa organizar bem o tamanho de tal área não vejo diferença alguma dele sobre as casas. ;)

@V@gner:  Isso mesmo, meu velho.
Queria logo acabar de falar sobre castelos.
Então, é como eu disse e expliquei na aula, não há diferença entre os dois tipos até por que são os mesmos, fora o "tamanho" do mapa.
Tem gente que faz uma sala do trono gigantesca com pilastras em excesso e apenas um trono no fim sem mais nem menos...
Acho que essa aula serviu para mostrar as noções de espaço.


Primeiramente quando iniciei as aulas eu não sabia que elas iam chegar á esse ponto, acho que vai ser uma coleção completa no final para quem decidir ingressar na área.
Muitos makers disseram que as aulas estão ajudando bastante e que estão acompanhando a série, por isso eu irei fazer de tudo para terminar.

Mais que beleza, bem explicado e detalhado, é bem verdade que as pessoas geralmente erram na hora de planejar o castelo e acabam cometendo excessos, ótima aula, dá para aprender muito com isso!  :ok:

eae tio !
Olha sua aula ficou boa,mas achei que certos mapas ficaram estranhos.
Eu dei uma editada nas screens para mostrar algumas coisas que não
me agradaram muito.

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]

Apenas críticas construtivas tio
Mas ainda sim curti o tutorial,continue com eles :XD:
Prazer, Terror dos Modinha

Fico feliz que tenha gostado, meu velho.
Então, sobre esses pontos eu até ia implementar algo, porém me faltaram 2 coisas: tempo e tempo para pensar.
Mas acredito que pode ajudar o pessoal.

Para aqueles que estão acompanhando a série, treinem e treinem bastante, hein? Pois no nível avançado eu vou mapear do jeito que eu mapeio e vocês sabem como é  e.e .