O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

LORENA

Iniciado por jokercrazybr, 04/05/2017 às 06:55




Bom galera !!

Estou criando esse tópico, pois estou com algumas sobre meu projeto que estou desenvolvendo no momento.
Conheci o RPG MAKER através de videos de criações de jogos pela internet e me interessei a alguns meses atrás.
Este jogo que estou criando, ele não possui uma historia, onde o personagem tem que percorrer um inicio meio e fim. É apenas um projeto criado para testar o desenvolvimento através do RPG para realizar a criação de um game futuramente.

Gostaria que vocês dessem suas opniões, estarei tentando atualizar esse tópico com novos updates do projeto.

Lembrando que eu não tenho conhecimento em RPG MAKER e estou acompanhando muitas aulas do youtube para aprender mapeamento, iluminação, programção de scripts e outros


Deixarem alguns prints e videos do jogo no "Spoiler abaixo"

Spoiler














[close]

Videos

Spoiler


[close]

Aguardo opiniões e dicas de todos vocês.
Caso tenha criado o tópico em lugar errado ou algo do tipo,  peço desculpas, mais não tenho costume de criar tópicos mais estarei corrigindo se estiver errado!


Diferente da maioria das pessoas que mexem com makers, eu acho que a escolha do mapeamento é muito particular e muito subjetiva, o que faz com que eu particularmente não seja muito criterioso ao avaliar mapeamento, acho que o mesmo tem de ser mais prático do que visual. Geralmente pra eu não curtir algo de mapeamento ele tem que estar no quesito exagero, ou seja, o excesso de coisas no mapa causando poluição visual, ou o contrário, a falta exagerada, fazendo o jogo ficar com cara de jogo de Atari.
Dito isso tenho que dizer que gostei dos seus mapas, principalmente aquele com as pixações. Meu problema foi só mesmo com pequenos glitches como a árvore no Quintal dos Fundos que está fora da terra, plantada no limite da divisão, ou  a indefinição entre calçada e grama na Estação Cardoso, com um gráfico cortado reto e seco que fez ficar muito artificial.
Outro cuidado importante também é notar que apesar do maker emular um 3D, ele não chega realmente a sê-lo e às vezes tentando dar sensação de profundidade podemos acabar confundindo o jogador, como por exemplo a sua Garagem, que eu demorei a notar que era um carro e uma porta de garagem, pensei que era um computador do lado de uma cerca XD
No mais vocÊ está de parabéns, é um ótimo começo, boa sorte com seu projeto.

04/05/2017 às 12:01 #2 Última edição: 04/05/2017 às 12:04 por Robercletzon
Prum projeto inicial tá bom até o mapeamento, mas você precisa só dar uma arrumada pois os mapas não parecem ser continuação um do outro algumas vezes.

Os quartos para tu não encher de ursinho jogado no chão você pode por nos cantos e usar mais tapetes, ou divisões no quarto com paredes e no banheiro também, por estar muito grande dá aparencia de vazio o mapa, mas se por divisões como numa casa que tem separação de um quarto pro outro fica mais interessante, você puxa o teto preto escuro pro meio do quarto e poe uma parede pequena nele, ai fica mais dividido e tu separa melhor o mapa. Pode por os ursinhos numa prateleira de madeira usando o balcão pois ainda mais no quarto da mãe seria mais organizado.

Já as estações de trem tu arruma pondo calçadas maiores e com calçada mesmo, e ai tu poe um pouco de grama cercado com uma cerca igual de condominio, não precisa ser uma cerca de madeira, mais uns dois pixels cinza que mostre uma divisão da grama para calçada.

Os objetos  na calçada estão pouco aglomerados, desçe mais um nivel de calçada e deixa eles na mesma posição, parece que eles estão na quina da calçada. E a estação também está esquisita, coloca um buraco atrás das grades, pois parece que a grade está em cima do muro, não parece um portão aberto.

A janela no banheiro também está no rodapé, desça ela um nivel só e fica melhor. E ponha mais um tipo de chão no cenário pode ser um tapetinho, fica melhor. Ponha uma parede atrás do armario, pois ele está do lado ao contrário do personagem. E ele está fora de proporção, está muito pequeno.
Por que Deus amou o mundo tanto que entregou seu único filho para que todo que nele confia não morra mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou seu filho ao mundo não para condená-lo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau.
Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem.

o mapeamento ficou bem legal, eu msm particularmente dou muito valor ao level designer(tanto q pretendo fazer um jogo usando só o rtp,quando tiver tempo).
gostei das pinchações no muro e do quintal.
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

04/05/2017 às 22:56 #4 Última edição: 05/05/2017 às 07:29 por King Gerar
Citação de: Vixen online 04/05/2017 às 10:12
Diferente da maioria das pessoas que mexem com makers, eu acho que a escolha do mapeamento é muito particular e muito subjetiva, o que faz com que eu particularmente não seja muito criterioso ao avaliar mapeamento, acho que o mesmo tem de ser mais prático do que visual. Geralmente pra eu não curtir algo de mapeamento ele tem que estar no quesito exagero, ou seja, o excesso de coisas no mapa causando poluição visual, ou o contrário, a falta exagerada, fazendo o jogo ficar com cara de jogo de Atari.
Dito isso tenho que dizer que gostei dos seus mapas, principalmente aquele com as pixações. Meu problema foi só mesmo com pequenos glitches como a árvore no Quintal dos Fundos que está fora da terra, plantada no limite da divisão, ou  a indefinição entre calçada e grama na Estação Cardoso, com um gráfico cortado reto e seco que fez ficar muito artificial.
Outro cuidado importante também é notar que apesar do maker emular um 3D, ele não chega realmente a sê-lo e às vezes tentando dar sensação de profundidade podemos acabar confundindo o jogador, como por exemplo a sua Garagem, que eu demorei a notar que era um carro e uma porta de garagem, pensei que era um computador do lado de uma cerca XD
No mais vocÊ está de parabéns, é um ótimo começo, boa sorte com seu projeto.

Muito obrigado pelas criticas e pela força man, estou tentando organiza ainda alguns tilesets pra não ficar igual aquela arvore do quintal mesmo que acabou ficando praticamente para fora da area de plantação, e a garagem, preciso modificar um pouco algumas partes para criar uma profundidade em algumas areas  para ficar mais facil de entender .. Mais muito obrigado pelo comentario  :ok:


Citação de: Robercletzon online 04/05/2017 às 12:01
Prum projeto inicial tá bom até o mapeamento, mas você precisa só dar uma arrumada pois os mapas não parecem ser continuação um do outro algumas vezes.

Os quartos para tu não encher de ursinho jogado no chão você pode por nos cantos e usar mais tapetes, ou divisões no quarto com paredes e no banheiro também, por estar muito grande dá aparencia de vazio o mapa, mas se por divisões como numa casa que tem separação de um quarto pro outro fica mais interessante, você puxa o teto preto escuro pro meio do quarto e poe uma parede pequena nele, ai fica mais dividido e tu separa melhor o mapa. Pode por os ursinhos numa prateleira de madeira usando o balcão pois ainda mais no quarto da mãe seria mais organizado.

Já as estações de trem tu arruma pondo calçadas maiores e com calçada mesmo, e ai tu poe um pouco de grama cercado com uma cerca igual de condominio, não precisa ser uma cerca de madeira, mais uns dois pixels cinza que mostre uma divisão da grama para calçada.

Os objetos  na calçada estão pouco aglomerados, desçe mais um nivel de calçada e deixa eles na mesma posição, parece que eles estão na quina da calçada. E a estação também está esquisita, coloca um buraco atrás das grades, pois parece que a grade está em cima do muro, não parece um portão aberto.

A janela no banheiro também está no rodapé, desça ela um nivel só e fica melhor. E ponha mais um tipo de chão no cenário pode ser um tapetinho, fica melhor. Ponha uma parede atrás do armario, pois ele está do lado ao contrário do personagem. E ele está fora de proporção, está muito pequeno.


Sim, ainda tem muitos detalhes que preciso esta dando uma revisão pra pode fica mais organizado os mapas e também os itens que contem neles.
Obrigado man  :XD:


Citação de: Cristiano Sword online 04/05/2017 às 14:49
o mapeamento ficou bem legal, eu msm particularmente dou muito valor ao level designer(tanto q pretendo fazer um jogo usando só o rtp,quando tiver tempo).
gostei das pinchações no muro e do quintal.

Obrigado man, eu tambem gosto bastante da parte de designer, mais ainda não entendo muito sobre as ferramentas de edição para criar alguns tiles maneiros.
Estarei aguardando seu projeto aqui no forum tambem  :ok:

Ta Legal O Jogo E So Pra Meninas ?  :link: :clap: :clap: :clap:

Citação de: Meliodasful online 01/06/2017 às 11:16
Não, esse é apenas um teste de desenvolvimento no RPG maker que criei, o jogo em sim não tem uma historia ou objetivos a serem realizados para um "end game",  logo estarei criando um projeto para um jogo completo, com personagens, historia, objetivos e outros detalhes do jogo.