O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

(Ideia) O livro das fadas!

Iniciado por AbelhaArqueira, 25/04/2017 às 22:06

25/04/2017 às 22:06 Última edição: 26/04/2017 às 23:06 por AbelhaArqueira
Olá Makers, Abelha na área! (to parecendo youtuber...)

Vim lhes apresentar minha primeira ideia de RPG, não tenho muito pronto, nem nada do tipo, mas resolvi postar pra saber as opiniões sobre, e pegar algumas dicas no geral então... Vamos ao projeto.
________________________________________________________________________________

O  Livro das Fadas

Sinopse:
Um misterioso livro transporta um trio de adolescentes a uma versão alternativa de sua escola  cheia de monstros e criaturas macabras, para lidar com tais criaturas e descobrir uma forma de sair daquele lugar, os jovens ganham poderes que transformam cada um deles em uma classe de RPG, o que parecia algo assustador e terrível se torna um divertido jogo, pelo menos até a policia ter que se envolver no caso...

Personagens:

Lanna

Idade: 17 anos
Protagonista da trama, ela adquire os poderes de um mago.
Sendo uma adolescente frustrada com a vida que leva, Lanna se sente motivada a explorar os locais criados pelo livro e a descobrir mais sobre o mesmo, possui um senso de estrategia incrível e por isso acaba se tornando a líder do grupo.

Fred

Idade: 17 anos
Melhor amigo de Lanna e um companheiro inseparável da garota, ganhou as habilidades e a força de um guerreiro.
Fred é um jovem meio paradão, só age quando realmente há necessidade, ele possui um certo receio em relação aos poderes do livros e tenta sempre manter Lanna na linha para que sua fixação por aquele mundo não acabe causando mais estragos.

Beatriz

Idade: 16 anos
Se engana quem a enxerga como uma patricinha qualquer, Beatriz é uma amante de lutas e recebe os poderes de um monge.
Beatriz é a mais nova moradora da cidade, vinda da cidade grande e vinda de uma família muito rica, ela não suporta a ideia de ter de passar uma temporada longe dos agitos da cidade grande e  principalmente das lutas, pelas quais e apaixonada. Ela acredita esta trapaceando ao enfrentar os monstros usando poderes que não são dela, porém acredita que pode tirar algum proveito daquilo para suas futuras lutas nos ringues.

Marion

Idade: 37 anos
Investigadora da policia sempre muito atenta ao detalhes, ela desconfia que os jovens estão escondendo algo e por isso está sempre na cola deles.

_________________________________________________________________________

Ideias e processos criativos:

1 - O enredo está praticamente todo completo, faltando alguns ajustes aqui e ali.
A ideia é que o livro cria masmorras em locais específicos da cidade, como a escola que seria a primeira masmorra, e os jovens iriam a esses locais enfrentar os desafios do lugar.

2 - A parte de montagem do jogo está bem no começo, é minha primeira tentativa de fazer algo usando RPG maker e meu inglês limitado não me ajuda muito com os tutoriais. Estou tendo alguns problemas para encontrar Tilesets para montar uma cidade "moderninha"(estou usando o MV).

3 - Tenho a intenção de aprender e fazer alguns sprites para o jogo, mas no momento estou usando os do RPG maker mesmo, pra ir testando as coisas com calma e me preocupar com a parte visual depois.(Isso é um erro?)

4 - Ainda não sei qual sistema de combate usar, algo simples pode ser bom, mas o nativo do RPG maker me parece bom, mas não sei se com ele consigo fazer as lutas, principalmente as de bosses, do jeito que quero, algo que use bastante estrategia.

_______________________________________________________

Spoiler








[close]

Olá Abelha,  agora é Fênix na aréa kkkkk ok parei irei falar o que eu achei mas eu também fiquei com duvidas em algumas partes que irei perguntar logo.

Esse livro eles podem alternar para a realidade e masmorra normalmente, ou ficam presos?, por que se for do tipo que alterna eu acho beeem interessante ainda mais se você trabalhar de como é a vida deles no dia a dia e como são ao entrar no livro iria criar um dinamismo, quer um jogo que faz isso e é bastante estratégico? talvez você não curte mas se chama Megaman Battle Network que lida com o dia a dia da cidade moderna com eventualmente indo para o mundo cibernético e tendo lutas estratégicas, as vezes é bom você experimentar para ganhar novas ideias

Você criar a historia antes do jogo é ótimo por que você tem um material a se trabalhar, mas por ser um jogo algumas alterações acabam sendo feitas para ser adaptadas, e eu não acho errado você usar recursos do Rpg maker ainda mais que você esta aprendendo, e se você quiser uma dica não tenha medo de usa-los, muitos não gostam muito do conteúdo por acharem comum e até é, mas quem fica inventando muito e diversificando nunca acaba o seu projeto ainda mais que esta trabalhando como um hobby, ou seja trabalhe com rpg maker se quiser depois que tiver construído tudo certinho e bonito você pode pensar na hipótese de ir mudando alguns gráficos e bla bla

E sobre o combate, eu acho melhor Side view do proprio rpg maker, da para construir algo estratégico só que sera muito trabalhoso, vou citar algumas coisas que pode criar situações no combate, 1° Você pode criar vantagens e desvantagens nos inimigos como se fosse pokemon, e nisso você pode atribuir elementos para cada personagem, se você não quer que seja elementos padrão como fogo agua e etc, você pode criar seus proprios termos como Ataque corporal, Ataque a distancia, Ataque magico, ai teria inimigos que resistem a dois tipos de ataque e é fraco em outro ai tem como coodernar melhor que habilidades o jogador ira usar

2° Que nem todo ataque precisa ser força bruta, como assim? eu explico, Tem habilidades de cura, tem habilidades de proteção por exemplo você pode criar uma classe beeem fragil de proposito para uma classe que tanka(Muita vida) receber o dano no lugar dessa classe, e você pode criar habilidades de Status, tipo deixar atordoado, confuso, silenciado(impedir que use magia), e coisa assim e da para criar uma estrategia legal, por exemplo você cria um monstro MUUUUUITO FORTEEEE mas o que deixa ele forte é  justamente a magia dele, ai você pode criar uma habilidade que apenas silencia, ai o jogador tem que saber pensar e usar essa habilidade sempre que pode contra ele

enfim eu falei o que eu pude pensar em te ajudar, espero que não tenha ficado confuso

PS: eu também estou criando um jogo, se você tiver tempo de testa-lo e dar seu feedback ficaria agradecido

Citação de: FenixVoltz online 25/04/2017 às 23:30
Esse livro eles podem alternar para a realidade e masmorra normalmente, ou ficam presos?, por que se for do tipo que alterna eu acho beeem interessante ainda mais se você trabalhar de como é a vida deles no dia a dia e como são ao entrar no livro iria criar um dinamismo, quer um jogo que faz isso e é bastante estratégico? talvez você não curte mas se chama Megaman Battle Network que lida com o dia a dia da cidade moderna com eventualmente indo para o mundo cibernético e tendo lutas estratégicas, as vezes é bom você experimentar para ganhar novas ideias
Então, a ideia é que o livro transforma os locais em masmorras onde somente as pessoas com o poder do livro podem entrar, pro resto do mundo tudo continua normal, e a ideia é justamente alternar o Gameplay mostrando a vida dos personagens fora das masmorras e o que as ações deles estão modificando, além de claro criar momentos de descontraídos, românticos e/ou até trágicos fora do universo criado pelo livro.

PS: Estou baixando seu jogo agora, jogarei assim que chegar do trabalho amanha!

Citação de: AbelhaArqueira online 25/04/2017 às 23:48
Citação de: FenixVoltz online 25/04/2017 às 23:30
Esse livro eles podem alternar para a realidade e masmorra normalmente, ou ficam presos?, por que se for do tipo que alterna eu acho beeem interessante ainda mais se você trabalhar de como é a vida deles no dia a dia e como são ao entrar no livro iria criar um dinamismo, quer um jogo que faz isso e é bastante estratégico? talvez você não curte mas se chama Megaman Battle Network que lida com o dia a dia da cidade moderna com eventualmente indo para o mundo cibernético e tendo lutas estratégicas, as vezes é bom você experimentar para ganhar novas ideias
Então, a ideia é que o livro transforma os locais em masmorras onde somente as pessoas com o poder do livro podem entrar, pro resto do mundo tudo continua normal, e a ideia é justamente alternar o Gameplay mostrando a vida dos personagens fora das masmorras e o que as ações deles estão modificando, além de claro criar momentos de descontraídos, românticos e/ou até trágicos fora do universo criado pelo livro.


Eu acho que seria interessante, ainda mais se você pegar locais das cidades que são comuns para pessoas normais kkk por exemplo Escola, Super Mercado,  Parques e etc

Estou lembrando as Dugeons de Magi, onde um mago transforma um edifício comum em dugeons para serem conquistadas.

Tem poucos dados assim pra dar opinião ou dicas. O motivo do livro trocar a realidade por exemplo....

Pode ser que cada personagem tenha algum "defeito" de personalidade e assim o livro cria uma dugeon que vira a prova para eles tentarem mudar o que são?
Eu gosto desse tipo de ideia que tem um pouco de base psicológica.
No jogo "The Witchs house" os puzzles eram baseados nos atos ruins da bruxa Ellen e vc nem desconfiava de nada.
Em vez de criar lugares aleatórios e sem sentido, tente colocar algum sentido especial neles.


Rescursos Gráficos Modernos:

https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/bigger-and-better-grannys-modern-tiles-sprites-for-mv.43858/
https://rpgmakermv.co/threads/mv-resource-link-list.422/
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/bokous-freesources-added-gothic-tileset.48613/
https://grandmadebslittlebits.wordpress.com/category/rpg-maker-mv-resources/page/2/
http://centrorpg.com/index.php?topic=13335.0
http://yms.main.jp/
http://bit-orchard.hatenablog.com/entry/sozai/pressroom_go_jp
http://condor.netgamers.jp/sfmapchip.html
http://rgpmv.lofter.com/post/1d6fa74e_cac7de1
http://tm.lucky-duet.com/viewtopic.php?t=1373
http://ja.whotwi.com/yuwaka/tweets?page=4

Esse fórum japa tem muita coisa:
http://tm.lucky-duet.com/viewforum.php?f=15


Quanto ao esquema de RPG, usa o mais comum em MMORPG tb:

Tanker: Aquele personagem que tem HP muito alto, Defesa boa, mas ATaque baixo. Serve para evitar o massacre do time muito rápido, protege o time do vilão para conseguir mata-lo.
Healer: Aquele personagem que cura, tem HP alto e Magia alta, mas ATaque fisico baixo e poucas magias de ataque.
Controllers: São os que tacam magia para atrapalhar o inimigo de usar seus poderes (Stun): Silenciar, Veneno, Confusão. Também são responsaveis pelos "Buffs" que aumentam o poder dos demais heróis.
DPS: São os personagens que batem no jogo. Eles naum podem ter um HP alto como os demais se naum vc vence o jogo só com eles.
Existem dois tipos de DPS, os que são fortes no inicio do jogo e não evoluem com o jogo muita coisa, e os que ficam fortes no final do jogo.



Citação de: Asuma online 26/04/2017 às 09:56
Estou lembrando as Dugeons de Magi, onde um mago transforma um edifício comum em dugeons para serem conquistadas.

Tem poucos dados assim pra dar opinião ou dicas. O motivo do livro trocar a realidade por exemplo....

Pode ser que cada personagem tenha algum "defeito" de personalidade e assim o livro cria uma dugeon que vira a prova para eles tentarem mudar o que são?
Eu gosto desse tipo de ideia que tem um pouco de base psicológica.
No jogo "The Witchs house" os puzzles eram baseados nos atos ruins da bruxa Ellen e vc nem desconfiava de nada.
Em vez de criar lugares aleatórios e sem sentido, tente colocar algum sentido especial neles.



Eu concordo com o Asuma quando há um motivo para isso é muito mais legal e misterioso

Como disse ontem, li a sua ideia!
Está muito boa, arrisco dizer que parece melhor do que a minha própria :x
Mas isso não vem ao caso (:v)
Enfim, como os anteriores disseram, um motivo pelo qual o livro transforma os locais em dungeons pode ser legal. À menos que seja algo que você deve descobrir por si mesmo durante o jogo (mistério..), aí recomendo que fique assim mesmo. E realmente, além de dar significado às dungeons, você pode também colocar mensagens subliminares. É sempre bom, testa se o jogador está atento! (além disso melhora a dificuldade e é interessante, ainda mais se essas mensagens for interligadas por algum evento especial)
AH! E como assim, desbugar as imagens?
Você mencionou isso ontem, mas não lembrei de perguntar!
Geralmente eu faço upload das imagens no imgur e coloco elas aqui usando o link [img"]http://"[/img] (sem as aspas, é porque se colocar sem aspas aqui o comando some). O sistema de anexo do próprio fórum é um pouco limitado (limite de 4 anexos e 1mb de tamanho).
Quem sabe...

Saudações!

Parabéns pela apresentação do jogo e pela ideia bem interessante!

Citação de: AbelhaArqueira online 25/04/2017 às 22:06
Um misterioso livro transporta um trio de adolescentes a uma versão alternativa de sua escola  cheia de monstros e criaturas macabras, para lidar com tais criaturas e descobrir uma forma de sair daquele lugar, os jovens ganham poderes que transformam cada um deles em uma classe de RPG(...)

A ideia de ter um mundo mágico à parte, desconhecido de praticamente todos é muito interessante e com potencial de fantásticas histórias (como exemplo, a série Harry Potter). O cenário que você apresentou me lembrou um pouco o RPG "de mesa" Changeling, da White Wolf.

Citação de: AbelhaArqueira online 25/04/2017 às 22:06
(...) o que parecia algo assustador e terrível se torna um divertido jogo, pelo menos até a policia ter que se envolver no caso...

Eu não sei como algumas mecânicas seriam tratadas. Em um primeiro momento imaginava que os personagens eram transportados para um outro mundo quando, na verdade, o mundo mágico se sobrepõe ao mundo real.

Por exemplo, as magias afetariam o mundo real? Uma explosão atingiria apenas as criaturas ou também a própria escola?  As demais pessoas seriam capazes de ver isso?

Citação de: AbelhaArqueira online 25/04/2017 às 22:06
1 - O enredo está praticamente todo completo, faltando alguns ajustes aqui e ali.
A ideia é que o livro cria masmorras em locais específicos da cidade, como a escola que seria a primeira masmorra, e os jovens iriam a esses locais enfrentar os desafios do lugar.

Novamente, digo que é uma história bem interessante e que pode levar a uma narrativa extremamente envolvente.

Citação de: AbelhaArqueira online 25/04/2017 às 22:06
4 - Ainda não sei qual sistema de combate usar, algo simples pode ser bom, mas o nativo do RPG maker me parece bom, mas não sei se com ele consigo fazer as lutas, principalmente as de bosses, do jeito que quero, algo que use bastante estrategia.

Eu acho que uma das partes mais desafiantes de criar um jogo no RPG Maker é conseguir criar um combate bem interessante. Eu diria para utilizar o sistema de batalha lateral e usar muito os eventos em combate, criando estratégias para os inimigos.

Um aspecto desafiante do seu jogo, deve ser a questão de cura dos personagens. Porque pelo que percebi nenhum dos personagens é um "clérigo".

Talvez esse papel seja preenchido pelo monge, utilizando seu conhecimento do Chi. Além disso, por ter três personagens já aumenta o desafio do jogo.

Ontem fiz um review do fantástico jogo Zu, que tem um combate muito interessante. Um dos fatores é ter apenas um personagem. O outro ponto é a necessidade de utilizar todas as habilidades para ter chance de sobrevivência. Caso queira dar uma olhadinha:

Spoiler


[close]

Te desejo muita sorte e sucesso no desenvolvimento de sua ideia! Que ela venha a se tornar um jogo excelente!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

26/04/2017 às 19:40 #8 Última edição: 26/04/2017 às 19:43 por Corvo
CitarBeatriz me parece o tipo de pessoa que conhece duas certas regras.

É um enredo interessante. O fato do livro transformar o  espaço em redor é um bom motivo para te permitir criar com mais liberdade. Eu diria que o ponto forte da história são os personagens - apesar de eu ter aversão à histórias de adolescentes, eles existem e não há nada que eu possa fazer sobre isso, por hora. São interessantes, mas eu gostaria de citar alguns pontos:

Lanna  me parece o perfeito protótipo comercial da literatura norte-americana, o que não é ruim, mas repetitivo.
Fred seria outro protótipo, mas ligado aos animes.
Beatriz, arrisco dizer que é uma das personagens mais verossímeis e interessantes que encontrei pelos últimos tempos. Se vai continuar assim depende de: A) que tipo de lutas estamos falando e B) minha nossa! Um dragão está comendo metade do prédio, acho que o 'ringue' não deve ser meu foco agora.

Não estou citando isso como erro, só para ressaltar. E apenas o que você disse sobre a personalidade deles passou essa impressão. O que realmente importa são suas atitudes/diálogos.

Citar[...] o que parecia algo assustador e terrível se torna um divertido jogo.

Essa parte eu realmente não entendi. Tipo, se minha cidade se transformasse na décima quarta porta do inferno, mas eu ganhasse um chapéu pontudo, seria sim interessante. Não diria divertido, mas interessante, sem dúvida. E não vejo o quão útil a polícia poderia ser em uma situação dessas - o que seria muito conveniente para trabalhar o arco de Marion.

Enfim, aguardo mais informações para avaliar melhor.  E não se preocupe com o tempo. Crie devagar e vá aprendendo. Quanto mais conhecer da engine, mais coisas vai querer alterar ao longo do processo de criação. O projeto tem potencial, então, aguardamos.