O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aulas de Mapeamento ACE

Iniciado por shandow, 24/04/2013 às 17:41

[box class=titlebg]
Introdução
[/box]
[box class=catbg4]

Então, vendo quê agora esta saindo muitos mappers novatos senti uma falta de um tutorial grande e extenso por aqui, explicando a função de cada ferramenta e como mapear bem com ela. Desde a mais simples até a mais complexa.

Vou estar separando em capitulos estas aulas, começarei mostrando as ferramentas nessa aula. Espero que apreciem meu trabalho e se acontecer se falta de informação me avisar nos comentarios.

Shandow ~
[/box]


Começando esta aula vou dizer a função de cada uma das ferramentas usadas para mapear que estão expostas no editor.


Para acessar aperte F5

Este é aonde voce ira criar a maioria das coisas de seu mapa, desde o chão até as casas. Pode ser algo meio obvio mais muita gente, assim como eu não sabe como mapear e para que serve cada ferramenta. Aqui tera uma noção basica. Nessa opção voce podera selecionar os tilesets que irão aparecer na esquerda do editor, clique em um tile e veja se ele ficou selecionado por uma borda branca envolta. Então clique no lugar aonde quer por ele e ele ira ficar la, para selecionar mais de um tile segure e arraste o mouse sobre a quantia que quer, depois e só clicar no lugar que quer que ele fique.



Para acessar aperte F6

Aqui voce ira ultilizar mais tarde para criar segundas camadas em seu mapa se quiser. É recomendavel para mappers mais experientes começarem a querer mapear com eventos juntos. Ao selecionar esta opção vera que seu mapa foi separado por varios cubiculos. Em cada cubiculo voce podera por um evento, para por um evento apenas clique encima do lugar aonde quer e de um Enter ou clique com o direito do mouse e va na opção "Novo Evento".



Antes de usar aperte F5

Para ultiliar esta opção voce deve apertar antes de tudo mais F5. Nela ao voce selecionar, basta clicar no tile que quer e depois clicar no mapa e arrastar assim ira fazer uma linha com o que escolheu. É bom para mapear riachos e trilhas nas areias


Antes de usar aperte F5

Aqui ao selecionar voce ira poder fazer um quadrado com o tile que quer. É a mesma coisa que o lapis so que ao inves da linha vem um quadrado que voce decide o tamanho que quer. Clique no tile que deseja e arraste pelo mapa criando um quadrado com o tile que escolheu. É bom para criar pisos de casas e templos, chãos de florestas e desertos e montanhas.


Antes de usar aperte F5

Este eu recomendo nem usar.. Ele seria para criar um circulo mas como so tilesets do VX são quadrados sai um ciruclo com as pontas quadradas. O esquema é o mesmo do quadrado. Segure e arraste.


Antes de usar aperte F5

Esta é uma das opção mais util que tem. Com ela basta voce clicar em um canto do mapa que ele prenche ele automaticamente com o tile que escolheu sem presisar fazer uso do quadrado. É boa para preencher lugares grandes como desertos, lagos e florestas.


Antes de usar aperte F5

Aqui voce pode tirar e colocar sombras. Sabe quando tem aquela sombra automatica que voce nao quer ali. Basta selecionar esta opção e arrastar por cima que tira a sombra. O mesmo esquema para adicionar sombra a lugares. Clique e arraste sobre o mapa para fazer uma linha de sombra.




Cada uma das opçoes acima reprenseta um tipo de Zoom, quanto maior o número que escolher mais de longe vai aparecer a visao de seu mapa. É bem bom quando se vai criar algo muito grande e não gosta de ficar movendo a barra da tela para baixo.



[box class=titlebg]
Agradecimentos
[/box]
[box class=catbg4]

Aqui encerro a aula de hoje. A proxima vira se minha agenda não me contrariar la pela semana que vem. Acho que quarta ou quinta. Se der antes. Espero que tenham gostado e aprendido algo, lembrando que é so para iniciantes na parte de mapeamento. Teve um icone que deixei de fora, que seria o segundo pois para usa-lo presisa-se configurar por Scritps oque não vem ao caso da aula.
[/box]

Proxima aula...




Agradeço a vocês por me ajudar e me apoiar amigos.


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn