O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como reduzir o Lag?

Iniciado por Opalablue, 06/12/2017 às 16:53

Olá povo! Tudo bom? 
Eu iniciei um projeto de verão - um jogo que eu tenho que terminar até o fim das férias -  e estou com um problemão nele.

É um jogo que utiliza muitos eventos em processo paralelo (eu estou tentando reduzir a quantidade e fazer com que eles funcionem, mas tá difícil) e muitas, mas MUITAS imagens, de animação e pro mapeamento.
Mesmo usando o Lune Ultimate Antilag System, o jogo só fica em 60 fps nos mapas de transição e na cuscene inicial. Mas quando passa pro mapa principal...30 fps se torna o máximo que eu consigo. E quando salvo então? Misericórdia.

Eu nunca tive problemas sérios de lag com jogos no VX Ace, então não sei bem o que posso fazer pra resolver

Acho que eu poderia te ajudar um pouco .-.

Amo fazer as coisas terem um desempenho melhor, com certeza dá pra reduzir muitos eventos de processo paralelo em seu jogo XD
Qualquer coisa quiser ajuda, manda uma PM pra mim aqui e eu te ajudo com o que der XD




Nenhum anti-lag pra mim presta totalmente, só usei um uma vez e tipo só pra prevenir de ter lag XD
É a parte que eu considero mais importante em um jogo, o conselho é tentar reprogramar algumas coisas e reavaliar se elas são realmente necessárias. Pra que o jogo rode bem em qualquer lugar o/
  

A melhor opção é reduzir o máximo possível o número de eventos. Criar mapas pequenos também ajuda, mas apenas por conterem menos eventos que um mapa maior. Com animação você quer dizer gráficos se movimentando no mapa ou animações como as de batalha? Essas últimas pesam um pouco mais na hora da execução, então o que puder ser transformado em charset ou autotile é sempre bem vindo. Agora, embora não faça milagres, você sempre pode apelar pro Effectus.

Bem, tem scripts que podem te ajudar nisso, mas não muito.  Caso esteja usando mapeamento por imagens, Parallax Mapping no caso, reduza a apenas uma imagem, ao invés de usar várias, pro mapa inteiro. As suas animações são de imagens pictures normais, ou se refere a animação mesmo do próprio rpg maker? Caso se trata de muitas animações criadas pelo próprio rpg maker existe também um script que reduz o lag causado por essas animações. Se está se referindo a animação normal, como vários frames de animação na tela, mostrando pessoas andando e etc, use um vídeo ao invés de várias imagens. Tente ser prático, espero ter ajudado.

Eu vou tentar reduzir as imagens de parallax a apenas uma. Quanto às animações, são por imagens. No caso desse primeiro mapa, tem uma lareira com fogo animado de uns 4 frames (básico do básico XD). Se eu colocar essa animação num sprite eu ia conseguir reduzir o lag? Porque eu pensei que fosse dar no mesmo, já que ia ter que ficar num evento em processo paralelo de qualquer forma.

No momento eu estou tentando reprogramar os eventos do mapa pra funcionar em um ou dois eventos em processo paralelo, mas o problema é que eles simplesmente param de funcionar quando eu coloco o processamento junto, mesmo que em páginas diferentes. Um exemplo disso é o meu menu por eventos, que já estou vendo que vou ter que refazer completamente XD

Enfim, obrigada pelas dicas ^^ eu vou tentar aqui e já digo se resolveu

Citação de: Loneliness online 06/12/2017 às 18:03
Eu vou tentar reduzir as imagens de parallax a apenas uma. Quanto às animações, são por imagens. No caso desse primeiro mapa, tem uma lareira com fogo animado de uns 4 frames (básico do básico XD). Se eu colocar essa animação num sprite eu ia conseguir reduzir o lag? Porque eu pensei que fosse dar no mesmo, já que ia ter que ficar num evento em processo paralelo de qualquer forma.[...]
Sim. O ponto é que a animação de um evento é verificada mesmo se ele não possuir, pois faz parte do funcionamento padrão dele. Sendo assim, o jogo sempre verifica se determinado evento possui animação. Se sim, ele muda o gráfico; se não, mantém e aguarda o próximo ciclo de leitura. Na animação com imagens, não existe essa verificação, tu que criou ela para animar as imagens. Assim sendo, tu inseriu um processo a mais para o jogo executar.

Na real necessidade de tudo que está usando (muitos eventos, imagens, processos paralelos), o ideal é procurar otimizar tudo mesmo. Aglutinar eventos que podem trabalhar juntos, por exemplo, nem todo evento precisa acontecer simultâneo a outros, talvez o funcionamento em série seja suficiente e mais leve ao invés do em paralelo.

Uma vez que tu tá usando muitos eventos, talvez preocupar-se com imagens nem ajude tanto, então sugiro procurar melhorar esse gerenciamento dos eventos mesmo. Se ainda ficar um tanto aquém do que tu esperava, aí é hora de ver as imagens, mas acho que a melhoria que pode alcançar é bem pequena. Lag mesmo é mais impactado por má coordenação dos eventos.