O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pintura Digital Com Pen Tool

Iniciado por B.loder, 05/12/2012 às 01:13

05/12/2012 às 01:13 Última edição: 05/12/2012 às 01:15 por B.loder

[box class=titlebg2]Do Que Se Trata[/box]
[box class=roundframe]
Neste tutorial pretendo fazer algumas explicações de uma forma de pintura digital que pode ser muito útil caso você não tenha um tablet, além disso ela com certeza vai te dar uma boa base se você adquirir uma, já que assim você poderá treinar fatores como luz e sombra atingindo resultados que talvez te satisfaçam mais que a pintura por brushes.
[/box]

[box class=titlebg]1º Parte[/box]
[info][/info]
[box class=windowbg2]
Primeiro você deve pegar a line art e colocar sua layer como multiply/multiplicar, então ela deverá ficar na camada mais alta, acima de todas as outras layers. Assim ela ficará por cima das e apenas o branco será substituído, deixando assim apenas a line art.

Após fazer isso, adicione as cores que deseja em layers diferentes, um para a pele, outro para o cabelo, outro para a roupa e continue assim até ter preenchido tudo que há para ser pintado. Lembrando sempre de tomar cuidado com serrilhados. Deve ficar mais ou menos assim:
[/box]

[box class=titlebg]2º Parte[/box]
[box class=windowbg2]
Agora vamos decidir de onde está vindo a luz, eu usarei um ideal comum em que a luz vem da esquerda/acima. Uma vez decidido isso, iremos criar layers acima daquelas que já temos. Com isso pronto clique com o botão direito do mouse na layer e selecione create cut mask/criar máscara de corte (ou algo assim). Uma vez que isto estiver pronto, o que você fizer nesta layer, afetará somente a layer anterior, ou seja, há um limite de onde o que você faz irá agir.
[/box]

[box class=titlebg]3º Parte[/box]
[box class=windowbg2]
Agora vamos ao considerado o mais importante na pintura digital, o sombreamento. Essa parte é provavelmente o climax do tutorial, pois a ideia de se fazer a pintura pela pen tool se passa toda aqui. Vamos por partes: Com um layer criado para alterar somente a pele, selecione uma cor um pouco mais escura que lhe agrade, é recomendável preparar uma paleta antes de iniciar o trabalho.

Agora você vai abrir a Pen Tool e com ela fazer a marcação da área desejada, mas não precisa ser específico e se preocupar tanto com detalhes, afinal o que você fizer fora do layer desejado, não aparecerá. Caso o entendimento esteja difícil deixarei aqui uma explicação da ideia:
Spoiler
Digamos que eu esteja pintando o cabelo, então eu crio um layer acima do layer em que está a cor primária do cabelo, então faço o processo citado acima nele, o resultado é, se você estiver pintando e o pincel escorregar para a pele, por exemplo, a parte que pintou na pele não vai aparecer, pois o layer garante que o que for feito ele aparecerá apenas se estiver dentro da área do layer anterior.
[close]

Agora que você já está livre para marcar a área desejada seja feliz e o faça, lembre-se que a pen tool exige que você feche a área ligando o primeiro ponto ao último. Quando você tiver selecionado sua área, clique com o botão direito do mouse e selecione criar seleção/create selection, então marque a caixa de anti alias e coloque o valor como 1 (é o que eu uso, você pode variar.) Deve ficar assim:
Spoiler
[close]
Após marcar essa área, basta pintá-la com a cor mais escura certificando-se que está pintando na layer certo. Agora você terá o sombreamento padrão e simples ao estilo anime, então duplique a layer e garanta que ele esteja em "mask" também, use a ferramenta blur para desfocar bastante a cópia "de baixo", assim você terá um efeito mais bonito sem perder a precisão da sombra original.
[/box]

[box class=titlebg]Final[/box]
[box class=windowbg2]Agora acabamos a explicação de como usar a pen tool para pintura digital. Se você estava esperando uma explicação aprofundada sobre efeitos de luz e sombra, sinto muito, mas o tutorial trata de uma ferramenta em específico, talvez eu faça um tutorial sobre a teoria de luz e sombra na pintura digital depois. Espero que tenham gostado e que o tutorial seja útil, provavelmente quem tem tablet prefere pintar com brushes, mas ainda assim usam os layers como mask. Espero que seja útil, obrigado por ler até aqui.[/box]

[box class=titlebg2]Exemplo[/box]
[box class=roundframe]
Spoiler
[close]
Eu sei que não está completo, mas esta é meramente uma ilustração dos resultados possíveis com este estilo de pintura digital.[/box]
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Bacana mano, certinho!

http://3.bp.blogspot.com/-skXZL7XC284/UGJRdB00u9I/AAAAAAAAAKE/5y0J91_HRBo/s1600/music-anime-music-8882927-700-525.jpg

Não precisa focar tanto em suavizar a sombra, visto que ela, neste tipo de desenho, é bem aceita quando "forte".

Mas ainda assim já é uma base muito boa pra trabalhos neste ramo.! Parabéns
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

Como eu disse no tutorial, é algo que faço porque acho bonito, e não porque é necessário. E realmente, esse estilo de desenho geralmente prefere sombras mais densas e bem definidas, e é por isso que eu mantenho um layer com ela bem definida. Como esse não é na verdade meu estilo principal de pintura, acho que não ficou tão bom quanto eu gostaria que ficasse, mas de qualquer forma muito obrigado pelo comentário.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Bom trabalho!
Gostaria de saber, tem algum brush mais indicado para fazer esses desenhos digitais, no estilo anime(como o que você usou no tutorial)?

No tutorial eu uso a pen tool, que deixa mais demarcado, mas tratando-se de brushes, o efeito mais próximo seria a brush comum do photoshop com 100% de "dureza", pois ela é a mais definida que conheço para ele.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death