O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Um novo mundo || #1 - Estrutura

Iniciado por Deimos Ass., 31/01/2016 às 05:35


U M   N O V O   M U N D O

Quando se cria uma trama, seja ela de fantasia, cyberpunk, terror ou sei lá, você costuma usar a Terra. Por quê? Obviamente, porque é mais simples.
O processo de criar um mundo novo é muito complicado, e só de pensar nisso tudo você já fica com uma preguicinha. Mas alguma hora é preciso abandonar a preguiça e ter coragem para criar algo completamente seu. Algo com a sua marca, a sua personalidade.

E eu vou te guiar nesse caminho de noites a fio, com muito café e vontade de arrancar os olhos ardendo de olhar pra tela do word. Pode parecer assustador de cara, mas vale muito a pena.

Ou você acha que Tolkien, Martin e Paolini fizeram todo o universo criativo de suas obras em uma tarde?

[button]Introdução[/button]

Estas aulas serão divididas nas seguintes partes:


  • Estrutura
  • Seres vivos
  • Cultura

Na aula de hoje, nós iremos introduzir a criação de um mundo novo a partir de sua estrutura principal. Como é o seu mundo, visualmente? O que tem nele? Tudo isso deve ser pensado primeiro, antes de mais nada. Quando você pensar na estrutura do seu mundo, automaticamente todos os outros tópicos virão à sua mente. Mas espere um pouco, vamos nos concentrar em uma coisa de cada vez.

[button]Primeiros processos[/button]

Primeiro, pense sobre o que vai acontecer na sua história. Ela é sobre um herói que vai salvar a princesa? Ela é sobre um ciborgue que deve matar um ditador opressor? Ela é sobre um inventor steampunk lutando contra a máfia que quer roubar sua invenção? Pense nisso antes. E então, pense em qual mundo pode ser perfeito para encaixar isso.

Independente do gênero, há toda a ciência por trás disso tudo. Você pode criar um mundo novo em que ele seja apenas outro planeta no universo, e os seres de lá sejam basicamente extra-terrestres. Ou então, criar um universo completamente diferente do que conhecemos, com a famosa "Terra plana" que os antigos acreditavam, ou então do jeito que você preferir.

Nós temos a sorte de estar em um sistema solar com corpos de vários tipos que podem ser usados como base. E vocês tem sorte de ter uma professora que irá fazer um fichamento desses tipos para que possamos ter uma base pronta!


  • Base Terra: Mundo cercado de líquido com porções de terra espalhadas por ele
  • Base Mercúrio/Lua: Mundo cercado de terra com porções de líquido espalhadas por ele
  • Base Marte: Mundo deserto e seco com recursos de sobrevivência escassos para seus seres vivos
  • Base Vênus/Base Estrela: Mundo completamente coberto por certo elemento (podendo este ser uma criação sua)
  • Base Gigante Gasoso: Mundo muito grande, completamente de terra e coberto de certa substância (podendo esta ser criação sua)
  • Base Plutão: Mundo muito pequeno e esquecido, associado a um mundo de más condições de vida
  • Base Saturno: Mundo com uma característica específica que o torna muito bonito visualmente (esse caso pode ser acrescentado a uma das bases dos outros planetas)

Um lugar onde você pode pegar algumas bases de planetas divertidos para jogos mais lúdicos é nos livros do Douglas Adams, a saga do Guia do Mochileiro das Galáxias. Não só os mundos pelos quais eles viajam, como também a passagem do primeiro livro no planeta Magrathea, que é um planeta que fabrica planetas, e há alguns exemplos de planetas bem engraçadinhos que podem servir de inspiração.

Já tendo a sua base, você precisa pensar então em como vai ser o seu mundo visualmente.
Ele pode ser como um planeta normal, em formato esférico (ou um pouco mais achatado, como algumas teorias já afirmam).
Ou então você pode ignorar toda a física do mundo real e criar um mundo com um formato só seu! Eu já criei um que era realmente plano, com o formato de uma estrela de cinco montas. Deixe a sua criatividade fluir, nesse caso! Todas as bases continuarão válidas.

E se quiser fugir das bases que eu apresentei para vocês e criar um planeta com a sua identidade, vai fundo!

Depois de decidir a base e a forma do planeta visualmente, você deve começar a pensar nas estruturas que terão naquele mundo, por onde o herói irá passar. E é disso que iremos falar no próximo tópico.

[button]Conteúdo[/button]

Independente de você ter escolhido a Base Marte, o seu planeta não é vazio. Ele tem que ter algum conteúdo para que o personagem transite nele. Mesmo os planetas desertos de Star Wars tem alguma coisa para os personagens fazerem lá, com o seu não vai ser diferente.

Pegue uma folha sulfite e lápis, ou então abra o Photoshop e ligue sua mesa digitalizadora, nós vamos começar os rascunhos.

Primeiro, o esboço do seu planeta. Desenhe ele como você quer que ele seja. Não importa que você não sabe desenhar, o importante é que você entenda, porque depois a sua interpretação vai ser enviada para um mapper para que ele dê vida ao seu planeta de acordo com as suas descrições.

"Deimos, eu não sinto a necessidade de fazer esboços no papel, eu consigo me guiar de cabeça."
Tudo bem. Não faça. Mas tenha a imagem em "satélite" do seu planeta em mente, já que é assim!

Depois que você tiver o visual do seu planeta em mente, pense consigo mesmo: Que tipo de coisas as pessoas que moram em um mundo com essa cara fazem da vida?
Tudo que conhecemos no universo próximo de nós é o que a humanidade gerou na Terra. Não é nenhum pecado você fazer as coisas do seu novo mundo baseadas em coisas existentes aqui na Terra, ou coisas que os humanos eventualmente criaram.

Se você fez um mundo deserto com a Base Marte, em forma de dodecaedro, com pontos de luz em volta dele por conta da Base Saturno, pense no que os seres vivos de um planeta com essa aparência fariam por lá. Os tipos de coisas que existem em um planeta assim. São monumentos que lembram os egípcios? Cultos aos deuses que eles acreditam? Locais pobres e com pessoas que lutam para sobreviver? Hierarquias sociais? Ou então um mundo perfeito de pessoas lindas, como as cidades dos elfos?

Se você fez um mundo plano com a Base Mercúrio/Lua, em forma de estrela de dez pontas, com as partes de líquido distribuídas nos finais de cada ponta e o centro com um grande lago, o que você imagina que vá ter em um mundo plano como esse? Diferentes sociedades divididas entre as dez pontas que vivem em paz e respeito? Países em guerra, um em cada ponta, que querem conquistar mais território? Tribos inimigas cujo objetivo é conquistar o lago central?

Crie o seu mundo fazendo essas perguntas para você mesmo. Depois liste essas coisas que imagine-as graficamente na sua cabeça. Se quiser, esboce-as no papel. A deriva continental de um planeta de Base Terra, a beleza de um planeta de Base Saturno, a pobreza e tragédia de um planeta de Base Plutão, a imponência de um planeta de Base Gigante Gasoso.
Quando você menos perceber, vai ter uma base de mundo prontinha para ter uma história inteirinha aplicada em cima dela.

[button]Encerramento[/button]

"Nossa, Deimos! Já? Mas ainda tem tanda coisa pra decidir pra história do jogo!"

Tudo tem seu tempo. Nessa aula, nós desenvolvemos a base do seu mundo novo que será criado no jogo. Com essa base pronta, você já pode enviar todas as descrições de cenários para um pixel artist e/ou um mapper, e a parte mais importante do jogo, que irá sustentar tudo, já estará pronta.

Na próxima aula, nós falaremos sobre os seres vivos que vão habitar nesse mundo. Como você poderá criar as raças e criaturas de lá. Porém, você também terá apenas as bases para criá-las. Pois nós só falaremos de culturas na terceira e última aula.

Essa aula te ajudou? Você ainda tem alguma dúvida? Responda no tópico, eu vou responder quaisquer dúvidas que vocês tiverem sobre tudo isso.
Se vocês usaram minhas dicas para criar um mundo novo, exponha ele aqui, se tiver vontade! Eu vou adorar ver o resultado dessa atividade.

Espero que tenham gostado, até a próxima aula!


Aula bem legal cara! Gostei do modo de escrita e da variação de detalhes, bem legal  :XD:

31/01/2016 às 22:50 #2 Última edição: 01/02/2016 às 02:29 por O Estranho
Incrível *.*
faz tempo que eu estava enrolando para criar um tópico assim.

Acho fascinante isso de criar civilizações. Inclusive já tenho milhares de ideias na cabeça. Mal posso esperar pela continuação. Como dica para aqueles que desejam fazer algo assim, sugiro que pesquisem um pouco sobre tudo. Tanto algumas noções de ciência, quanto teoria bizarras (como a da Terra plana, que acreditem ou não, ainda tem gente que acredita), nada do que você estudar nesse processo será inútil.
E como inspiração, eu gostaria de recomendar os já citados Guia do Mochileiro das Galáxias e Star Wars. Mas também não deixa de ser uma boa inspiração algumas séries que se passam num mundo próprio, como Hora de Aventura, e outras que não consigo me lembrar V.V
Visitem meu DeviantArt

Boa aula. ^^ Ajudou aqui na criação do meu jogo. ^^

Parabéns cara! acabei de acabar de começar a usar o ace vx, estou malinando aqui, e fazendo pesquisas (aproveitar a folga de carnaval né? ) muito didatico seu texto, sempre gostei dessa parte de criar a ambientação dos mundos!