O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de Mapeamento 2: 1 - O Intermediário

Iniciado por Sotelie, 25/02/2014 às 18:10

               

[box2 class=titlebg title=Introdução]               Olá pessoal. Como podem ver, estamos ingressando no nível intermediário do nosso mapeamento.
Primeiramente eu queria lhes dizer que para ingressar neste nível, é recomendável que você tenha pego o jeito
no mapeamento básico para que não tenha dificuldades em mapear por aqui.
E é sério mesmo pois os mapas serão complexos, mas isso não significa que eu não irei tentar ensinar de uma forma fácil como de costume.
Nestas aulas vou lhes ensinar a criar mapas complexos como castelos por exemplo.
Mas aí vem a pergunta: O que vamos aprender nesta aula?
No mapeamento básico eu dei algumas dicas que foram de grande ajuda para quem estava iniciando.
E não vai ser ao contrário no nível intermediário.
Então vamos lá.
[/box2]



[box2 class=titlebg title=Utilizando Fogs em cavernas para dar um efeito mais real.]Em cavernas é normal que seja muito escuro e que o jogador precise de alguma ferramenta para a iluminação como tochas.
Mas existem as cavernas que contém alguns brechos abertos no teto ou paredes que podem deixar passar raios de luz.
Usando as fogs você não consegue algo precisamente realístico mas dá um efeito parecido e pode deixar seu jogo com um clima mais legal.
Para fazer isso no RpgMakerXP é simples e acredito que muitos saibam disso já que as fogs são um elemento padrão da engine.
Basta selecionar a fog que você quer e escolher o tipo de movimento (0 = fixa).
Esta opção foi removida das versões VX\ACE. Mas nada que nossos scripters não possam resolver.
Aqui Tem um script para a versão VX.
Aqui tem uma versão para o ACE.
O Raizen também nos ajudou nessa e criou um script de fogs para o ACE que pode ser encontrado aqui.

[/box2]



[box2 class=titlebg title=Tipos de mapas que iremos fazer]Abaixo vocês verão o tipo de mapa que vamos poder fazer nessas aulas.
Spoiler
[hs width=320 height=240]http://img812.imageshack.us/img812/2230/aoa.png[/hs]
[close]
Pois é. Vocês também irão utilizar tiles que não são RTP. Não que eu não irei fazer as aulas com eles, mas é por aí.[/box2]



[box2 class=titlebg title=Utilizando os eventos como tiles]Isso é um procedimento padrão do mapeamento intermediário que você irá utilizar bastante.
Vamos fazer uns exemplos.

Vamos criar aquela clássica cachoeira e adicionar o evento da água.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/8nChmkU.png[/hs]
Aqui temos um exemplo de cachoeira irregular pois está sem o evento que a completa.
Para resolver-mos isso pegamos o gráfico nº1 em "Others 2" e marcamos como "Animação parado".
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/G4FclgZ.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/8O60qA0.png[/hs]
Agora ele deve ficar assim:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/ilmd3hO.png[/hs]
E no jogo ele vai ficar assim:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/SfF04VO.png[/hs]
E pronto.

Você pode utilizar os eventos em diversas outras coisas. Isso é uma etapa padrão do mapeamento intermediário pois ele é nossa terceira camada de mapeamento.
Veja os exemplos abaixo:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/pYP3scr.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/4tnGCa8.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/OtlQt1b.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/u7lPI2t.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/efAhO3T.png[/hs]


E é mais ou menos isso que vão precisar aprender antes de iniciar-mos o mapeamento intermediário.
Espero que tenha servido de alguma coisa.
[/box2]

Agora só resta esperar a verdadeira 1º aula intermediária de mapeamento que vai lhes ensinar a mapear o interior mais complexo de todos que é o Castelo.

Até logo.

25/02/2014 às 18:26 #1 Última edição: 25/02/2014 às 18:32 por V@gner KOHAI
Grande Alisson!

Tem coisas ai que eu não sabia... usar os eventos como camadas...
Valeu pelas dicas!

Estou esperando a "verdadeira" aula!




EDT: Você já viu esse concurso?

:linha3:

:ok:

De nada meu velho.
(Aquele mapa que eu apresentei foi feito inteiramente sem parallax ou algo do tipo)
Ela virá e é bom vocês se prepararem >:).

Obs: Que concurso interessante. Eu só não vou nessa pois estou beeeem ocupado com tarefas agendadas.
(aquela coisinha em que você escreve suas tarefas no papel e faz de tudo para eliminá-las e ficar livre ^^)