O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de Mapeamento 2: 4 - Montanhas(final)

Iniciado por Sotelie, 15/04/2014 às 19:05

                     






[box2 class=titlebg title=Introdução]
Olá Centristas!
Faz muito tempo que deixei minhas aulas paradas mas enfim estou retornando.
O motivo? Acredito que mapear me dá saudades ás vezes e é isso que me prende no maker.
Ultimamente eu tenho pensado muito mesmo...estou me ocupando cada vez mais e chego a nem ter tempo para mim mesmo.
Já pensei em criar um tópico de despedida mas fiquei pensando no que iria deixar para trás...
Então estou me segurando.
Vou aos poucos fazendo pouco.
Bem, vamos á última aula do mapeamento intermediário para enfim fazermos os grandes panomaps.
Então, se você acompanha tudo desde o início, é recomendável estar em um nível bem alto e praticamente dominar o mapeamento antes de fazer isso.
Um membro de exemplo é nosso grande [user]Makers[/user] que já está criando seus próprios tiles com sua habilidade.
[/box2]



[box2 class=titlebg title=O que vamos fazer?]

Vou ensinar a fazer montanhas, na verdade não é algo muito complicado, mas exige atenção.
Uma montanha é basicamente algo como isso a seguir:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/R3fZKjU.png[/hs]
Como podem ver, ela começa com uma grande base e enfim vai subindo até não poder mais.
Experimente pegar um pouco de areia e despejar em um canto. Vai ver que vai fazer o formato de um triângulo.
Então as montanhas são um triângulo?
Não!
Na montanha 1, tudo está basicamente errado.
Na montanha 2, tudo está basicamente certo.
Por quê?
As montanhas não são só terra, é formada de pedras também.
Se você nunca prestou bem atenção nas aulas de Geografia, vai ver que elas são de boa utilidade quando se trata de elementos como depressão, planalto e planície.
Então, vá pra escola rsrsrsrs
Tudo bem, no RPG Maker, é bem comum de se fazer uma montanha.
Basta você prestar atenção nos elementos para não fazer nada irreal.
[/box2]


[box2 class=titlebg title=Passo 1 - Adicionando a primeira camada.]

Após fazer o básico de adicionar grama ou outro tile de base, vá fazendo a primeira base de montanha, lembrando de nunca repetir mais que 3 tiles.
Obs: Esse negócio dos 3 tiles, pode ser bom em alguns momentos, em outros não, mas você é quem decide o lugar em que colocar, infelizmente é algo
que se aprende sozinho, consequentemente eu não posso ensinar.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/4XpBQyK.png[/hs]
É bem comum mesmo, mesmo assim exige atenção.
Mas que atenção é essa?
Vou lhes mostrar um erro bem comum. Talvez dois ou mais.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/K5zkFGt.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/IysmDep.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/Ao2jHLQ.png[/hs]
Bem, talvez esses sejam os únicos que consigo me lembrar, mas mesmo assim é bom levar em conta.
Esta aula vai ter poucos passos pois não há muito o que ensinar, mesmo assim, é bom ver esses erros comuns.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Passo 2 - Elevando a montanha e adicionando profundidade ao mapa.]

Agora vamos elevar a montanha de forma com que pareça que o personagem está muito embaixo sem mecher no gráfico do personagem.
Este elemento é importante em montanhas e outros afins que envolvem o mesmo.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/TIkDBaa.png[/hs]
Bom, acredito que melhoramos um pouco e já conseguimos passar um clima melhor.
Ignore a parte de baixo, vamos ver isso depois que terminarmos a montanha, pois ela é parte do chão e depois do chão que vem o que está acima dele.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Passo 3 - O truque secreto.]

Existe um truque muito "O.O" nas montanhas que se você aprender, vai poder e vai querer usar em todas as suas montanhas.
Vou fazer este passo por imagens para que possam entender.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/Q1niKMj.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/g85rYI2.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/G3e8eFv.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/RUxXdls.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/SebyzV5.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/UWwS63O.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/5LVTvXk.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/dLAqm7X.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/HQHYybk.png[/hs]
Podem ver que de uma simples montanha elevamos ela ao máximo possível não?
Este é o truque que deve ser usado nas montanhas. É uma tática.
"Mas preste bem atenção, pois perigos virão!"
"Se não tiver atenção, desastres virão"

O nível da montanha deve ser levado em conta.
Para quem não entendeu a última imagem, vou explicar agora.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/cYzLXCk.png[/hs]
Como podem ver, cada coluna tem seu nível de altura, caso eu não tivesse adicionado aquele pequeno trecho na última imagem, a montanha estaria desproporcional,
pois ela deve ficar acima da camada 2.
Podem ver as diferenças vocês mesmos.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/ixZ9XCA.png[/hs]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Passo 4 - Finalizando]

E apenas adicione árvores, plantas e outros afins que você deve terminar o mapa.
Lembrando de quanto mais alto estiver na montanha, menos vegetação haverá.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/kkGae1n.png[/hs]

[/box2]

[box2 class=titlebg title=Fim da aula]
E é isso por hoje, pessoal. Fico feliz de estar encerrando a série de mapeamento intermediário e espero ter ajudado muito os membros...
A seguir, vou tentar me esforçar para trazer a nossa primeira aula de mapeamento avançado.
FUI!
[/box2]

The GOD of mapper ALISSON !

Mal posso esperar pelos tutoriais avançados, espero que tenha dicas para parallax *--*

montanhas sempre foram os inimigos de todo mapper, principalmente com RPG Maker VX e ACE
pois não tem camadas igual do XP oque dificulta bastante mas com alguns tutoriais e prática pode-se suportar.
Enfim bom trabalho tio, seus tutoriais sempre serão de grande ajuda e uteis ao decorrer dos tempos  :ok:

Ha ha, valeu mesmo, Simon.
Montanhas são complicadas em certo ponto pois ás vezes o mapper esquece de elevar ela, fazendo com que ela pareça apenas um morro.
Pode crer que eu vou tratar de ensinar bastante coisa no mapeamento avançado, mal posso esperar.
Vou ver se faço em um tempo sossegado para poder fazer direito.
;)

CitarUm membro de exemplo é nosso grande @Makers que já está criando seus próprios tiles com sua habilidade.
Me emocionei :T.T:
Agradeço pela referência, sério mesmo é um grande orgulho ter meu
nome citado em algo. Mas vamos ao tuto. Achei ele ótimo, ele explica
tudo, nos mínimos detalhes, como fez falta tutoriais assim quando eu
comecei a mapear.
Parabéns Tio :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

De nada man, acredito que você seja um ótimo exemplo aqui ;)
Fora outros grandes mappers que ainda circulam essas bandas ha ha!
Então, na parte do truque eu pensei em fazer um vídeo, mas como é complicado editar e afins, achei desnecessário :P

Opa!

Já acabou as aulas intermediárias... :o:
Bom... eu nunca soube para que serviam aqueles "números" no maker...
Então, valeu Alisson!
Estou esperando as aulas avançadas!

Ah! Não desiste do maker, não... Você é um grande mapper que não pode parar!

:linha3:

Até!

:ok:

Droga, por quê não vi isso mais cedo? Esse tutorial foi muito útil, e principalmente, para mim, na parte em que você fala da utilidade desses numerozinhos do RPG Maker x.x

O ensino da montagem e tudo mais ficou excelente, mesmo eu já entendendo algumas coisas que foram dadas nessa aula, e mal posso esperar pela aula de mapeamento avançado. Mas finalmente, pude ficar sabendo de cada detalhe de uma coisa que não sou muito fera, que é relevo.

E sobre desistir do Maker e tudo mais... Bom, tenta ver isso como um Hobbie, Passatempo, algo que você gosta de fazer e apenas faz, sem ligar para o resto. Faça mapas sempre que tiver vontade ou tempo :XD:
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Citação de: V@gner KOHAI online 16/04/2014 às 16:29
Opa!

Já acabou as aulas intermediárias... :o:
Bom... eu nunca soube para que serviam aqueles "números" no maker...
Então, valeu Alisson!
Estou esperando as aulas avançadas!

Ah! Não desiste do maker, não... Você é um grande mapper que não pode parar!

:linha3:

Até!

:ok:
Grande mapper...........estou emocionado TuT, mas sei que tenho bastante a aprender(modéstia, sai dae)
Opa, fico feliz de lhe ver por aqui ;).
Então, eu acho que já ensinei o suficiente para o mapeamento intermediário, tipo: No básico eu tentei ensinar o maker a criar diferentes ambientes com alguns de base, já no começo do intermediário eu tentei dar um desafio colocando os castelos para que eles pudessem fazer algo diferente e dar um empurrão na habilidade para depois mostrar truques simples e solucionar dúvidas frequentes. Já no avançado eu vou tentar explicar o possível para que o mapper possa fazer o mapa que quiser sem demais problemas.
E.....bem, as regiões servem para muitas coisas, muitos scripts as usam pois é mais sofisticado, e também pode ser usado em variáveis tipo: Adicionar o valor de tal variável = ao valor da região em que o player está pisando para fazer puzzles, coisa que ajudou bastante, mas eu gosto de usar elas para marcar os níveis de altura mesmo.
Tapa no ombro man, nos vemos por aí ;).

Citação de: Windshock online 16/04/2014 às 17:22
Droga, por quê não vi isso mais cedo? Esse tutorial foi muito útil, e principalmente, para mim, na parte em que você fala da utilidade desses numerozinhos do RPG Maker x.x

O ensino da montagem e tudo mais ficou excelente, mesmo eu já entendendo algumas coisas que foram dadas nessa aula, e mal posso esperar pela aula de mapeamento avançado. Mas finalmente, pude ficar sabendo de cada detalhe de uma coisa que não sou muito fera, que é relevo.

E sobre desistir do Maker e tudo mais... Bom, tenta ver isso como um Hobbie, Passatempo, algo que você gosta de fazer e apenas faz, sem ligar para o resto. Faça mapas sempre que tiver vontade ou tempo :XD:
Opa, muito bom ter você aqui também, wind.
Então, as regiões são originalmente utilizadas pro que eu citei acima :v, mas elas são muito boas no mapeamento também.
Eu uso elas no mapeamento para marcar o relevo e outros afins pois isso é algo que a gente até esquece O.o.
Vai por mim, quando fiz essa aula, eu tentei usar um método para definir a altura, até que me veio á cabeça as regiões ha ha!
Espero ter lhe ajudado meeesmo, talvez a aula avançada demore para chegar, mas eu estou dando tudo de mim para poder fazer algo simples e objetivo, e acredito estar recebendo mais feedback do que um youtuber ;)

Sobre desistir do maker.........tá complicado. Na verdade eu não quero largar o maker, até por que eu gosto bastante de mapear e poder criar algo da minha imaginação, e acabar compartilhando idéias com os amigos, mas meu dia tá tão ocupado que acaba ficando mais para quando dá mesmo.
Estou viajando no momento e a internet daqui não está muito boa, mas vou fazer de tudo para estar ativo ;D
FUI!