O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Sistema 2000] Caterpillar (Seguir o líder) + Troca rápida de líder

Iniciado por Konker, 16/02/2013 às 21:56

Caterpillar (Seguir o líder) + Troca rápida de líder

Este é um sistema que eu fiz há bastante tempo e agora resolvi refazê-lo para dar uma desenferrujada no RPG Maker. É mais um sistema Caterpillar comum que apenas faz os personagens do jogo andarem em fila, quase idêntico ao que já existe por padrão no VX Ace, apenas com a diferença de que nesse sistema os personagens que seguem o líder não colidem com outros eventos. Também há uma função simples para trocar as posições dos personagens na fila através da tecla SHIFT, que é opcional.
Favor avisar qualquer noobice da minha parte.

[box class=titlebg]
Informações
[/box]

  • Feito no RPG Maker 2003 (1.08 Advocate), mas teoricamente compatível com todas as versões posteriores.
  • Este é um sistema escalável, ou seja, a fila pode ser aumentada em nº de personagens, enquanto for viável adicioná-los.
  • É recomendado algum conhecimento prévio em eventos de mapa, eventos comuns, forks, switches, variáveis e coordenadas do RPG Maker para entendimento do sistema.
  • Não é compatível com a opção de trocar a ordem dos personagens nativa do menu do RPG Maker. É recomendado que esta opção seja desativada caso o sistema seja utilizado.

[box class=titlebg]
Instruções
[/box]


Trocando membros do grupo:
Sempre que houver uma alteração nos membros do grupo, é necessário atualizar as variáveis que identificam cada membro com os valores dos novos personagens. Apenas a alteração destas variáveis já irá atualizar o gráfico dos personagens na fila.

Adicionando personagens à fila:
A maneira mais simples é copiar todos os eventos, variáveis e switches referentes ao último herói da fila e colar como novos. Após isto, basta atualizar as referências dos heróis. Por exemplo, para adicionar um 3º personagem a fila, tudo o que estiver como Heroi1 e Heroi2 nos eventos copiados passará a ser respectivamente Heroi2 e Heroi3 nos novos eventos.

Teleportando os personagens para outro mapa:
Basta copiar os eventos de mapa de todos os membros para o novo mapa (lembrando que devem ter sempre os mesmos IDs em todos os mapas). Nos eventos de teleporte, todas as switches dos heróis devem ser desativadas antes da chamada do comando de teleport.

Maiores explicações sobre o sistema nos comentários dos eventos da Demo.

[box class=titlebg]
Demo
[/box]

Não testei mas 1REP por criar. (:
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Valeu cara! *$_$*

Aproveitando... atualizei a demo com uma pequena melhoria. Agora, ao invés de desativar todas as switches da fila nos eventos de teleport, pode ser chamado o evento comum PreTeleport. Além de desativar as switches, neste evento também há uma outra switch que, se ativada, faz com que todos os eventos da fila andem até o tile onde está o herói principal antes de teleportar para o outro mapa.

Bom sistema aqui, hein.  :wow:
Cara, posso modifica-lo para o meu projeto? É que todos os meus sistemas por eventos são diferentes de outros, então... Mas ainda assim vai ganhar créditos.
+1 Gold  :rei:

Fique à vontade, cara!  :ok: Coloquei ele aqui pra isso mesmo, toda melhoria ou adaptação será bem-vinda.
E obrigado pela moedinha! ^^

No Sistema Catepilar tenho uma dúvida, os comandos eu os faço para os 4 personagens tudo no lider ou cada comando vai para que esta atrás da fila até chegar no último? E como se troca o lider eu ainda não entendi.

Desculpe ressuscitar tópico antigo, porém é necessário.