O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutoriais da Reino] Pixel Art - Cabelos e Recoloração (by Kaos)

Iniciado por K-ae, 03/05/2013 às 00:04

O Kaos, membro da falecida ReinoRPG, nos havia postado estes dois tutoriais bem legais que consegui resgatar. O primeiro é sobre criação de cabelos. No segundo, ele ensina a recolorir cabelos de forma bem fácil. Tudo no Paint.




Pixel-art com Kaos - Cabelos

Spoiler

~ Conceitos sobre o cabelo ~

Bom, o cabelo não é como as roupas, o cabelo tem mais brilho, e varia muito. Existem milhares de tipos de penteados, tamanho e formas de cabelo, por isso você tem que imaginar o cabelo em todos os seus detalhes.
O RMVX usa o estilo chibi no char, o estilo chibi é um estilo em que o crânio do personagem é imenso chegando a medir metade do corpo do personagem, por isso os personagens de RMVX precisam ter uma atenção especial no cabelo. Por isso vou falar um pouco sobre o cabelo em partes:

Outline: O cabelo do personagem precisa ter uma outline (contorno) o mais simples possível, se você tentar deixar a outline mais complicada isso vai atrapalhar no sombreamento e forma do char, assim o char pode ficar ruim.

Midtone: O midtone do cabelo do char é o tom médio, que não é escuro e nem claro, este será o princípio da cor do cabelo do char. Não é muito importante mas é necessário.

Sombreamento: O sombreamento é uma parte extremamente importante no cabelo do char, sem um bom sombreamento o cabelo pode ficar com um formato errado e não passar a idéia do estilo do cabelo, lembre-se sempre que o sombreamento está presente quando a luz não consegue chegar em certos pontos do cabelo do char, tenha isso sempre em mente enquanto estiver fazendo o sombreamento.

Iluminação: A iluminação é tão importante quanto o sombreamento, eu vejo por aí muitos chars em que seus autores dispensaram a iluminação, isto é um erro, pois sem iluminação o cabelo não fica realista. Lembre-se de que a iluminação é indispensável.

~ passo 1 - outline ~

Como eu disse antes, a outline do cabelo tem que ser feita com o máximo de simplicidade, isso evita com que você cometa erros no sombreamento e que o char fique desforme.

o cabelo que iremos fazer é o cabelo do meu char Kiryuu Zero, este é um cabelo perfeito porque não tem um outline complicado.

Vamos usar uma imagem do personagem para nos guiarmos melhor:



Primeiramente escolhemos uma paleta de cores, a que eu usarei no char é essa:



Este é o caso em que cada cor da paleta deve ser usada:


1°- Com esta cor você fará a iluminação.
2°- Esta cor será o midtone, o tom que não é nem escuro nem claro.
3°- Esta é a cor do sombreamento primário, uma parte onde a luz ainda consegue atingir um pouco da área.
4°- Esta cor é o sombreamento mais forte, fica no extremo do cabelo onde a luz quase não chega.
5°- Outline, utilize esta cor para dar forma ao cabelo, se necessário, utilize o preto para marcar as áreas muito escuras.

agora com a paleta de cores construída, vamos começar a fazer o cabelo.

como o cabelo do personagem é caído, desenhe a outline em volta da forma da cabeça do template, tentando ser o mais simples possível e fazer ficar parecido com a imagem.

Vai ficar assim:



Como pode observar, não tem nada de complicado nesta outline, isso facilitará muito o trabalho.

vamos para o próximo passo, o midtone.

~ Passo 2 - O Midtone ~

Bom, nenhum segredo nesta parte, a única coisa que você precisará fazer é pegar o midtone, que o tom neutro, e preencher todo o cabelo do char, assim ficará mais agradável para fazer o sombreamento.

faça assim:



como está vendo, não é nada complicado, mas isso deixa mais fácil para imaginar o sombreamento.

vamos para o próximo passo!

~ Passo 3 - Sombreamento parte 1 - Pontos Extremos ~

Bom, agora vamos começar a falar de sombreamento, como você sabe as sombras aparecem nas partes onde a luz não consegue alcançar, mas ainda assim as sombras ficam mais claras ou mais escuras conforme sua proximidade da luz, então vamos começar com a sombra mais escura, nos pontos extremos do cabelo.

Imagine todo o volume do cabelo, pense nas partes onde a luz não toca no cabelo, as partes mais distantes da luz. Elas estão nas divisões de uma mecha de cabelo e outra, então vamos encontrar essas mechas.

Como o cabelo dele é liso, as mechas são fáceis de encontrar, então vamos lá.

Repare nos lugares onde está com a sombra mais escura, se você ver bem é aí onde se encontram as divisões das mechas de cabelo, observe:



Geralmente nos chars de RPG Maker VX, a sombra mais escura é usada para dar apoio ao outline, ajudando à dar forma ao cabelo.

bom, acho que deu pra entender o conceito da sombramais escura, então vamos agora ao próximo passo!

~ Passo 4 - Sombreamento parte 2 - Sombreamento Normal ~

Bom, normalmente é nesta parte que os spriters iniciantes mais tem dificuldade. Muitas pessoas colocam o sombreamento em pontos aleatórios do cabelo do char, sem levar em conta de onde a luz está vindo, isso é um erro bastante comum.

Bom, vamos imaginar o volume do cabelo denovo. Pense de onde a luz está vindo (no caso do char, de cima) e pense onde ficariam as sombras. Bom, naturalmente perto de onde as sombras mais escuras estavam, veja os pontos em que a luz não consegue chegar e imagine onde colocar o sombreamento.

Aqui vai um exemplo de como eu sombreei o cabelo do char:



como pode ver, eu contornei as partes do cabelo onde a luz não chegaria. E como eu falei, é natural que fique perto das sombras mais escuras.

bom, acho que já deu pra ter uma noção de sombreamento básico, então vamos para o próximo passo!

~ Passo 5 - Iluminação ~

Como eu disse, a iluminação é tão importante quanto o sombreamento, então nunca se esqueça disso. As luzes são o contrário das sombras, elas aparecem na parte do cabelo onde a luz bate mais forte. Vamos ver onde essas partes estão:

Observe mais uma vez como está o char de onde paramos:



Se você observar, as sombras estão contornando as mechas de cabelo, então o lugar onde a luz mais bate é no centro das mechas, este é o lugar onde teremos que colocar a iluminação.

Então vamos usar a cor mais clara da paleta de cores, agora use apenas alguns pixels para a iluminação, nada muito exagerado. Apenas onde você acha que a luz iria bater com mais intensidade.

veja como ficou:



Repare onde a iluminação ficou, estes são os pontos onde provavelmente a luz brilharia mais intensamente no cabelo.

Bom, acho que já falei o suficiente da iluminação, então vamos para o próximo passo!

~ Passo 6 - Sombreamento no Template ~

O cabelo do char já está feito, mas ainda falta uma parte muito importante, a sombra do cabelo no template. Esta é uma parte muito importante, e sem ela o cabelo não se encaixa bem no char, mas muitas pessoas se esquecem desta parte. Inclusive eu, mas por sorte meus amigos me lembram de fazer essa parte ^^

Então vamos apenas usar os conceitos de sombreamento que já adquirimos para sombrear o rosto do char de forma que o cabelo se encaixe no personagem. Então vamos lá!

Primeiro complete a parte que ainda está com o midtone com o sombreamento normal, assim:



Agora selecione a sombra mais escura, e imagine a região onde a luz fica mais distante, e depois faça o sombreamento nesta parte assim:



Pronto! Viu como esta parte é simples? ^^

agora tudo o que você precisa fazer é colorir os olhos e as sobrançelhas do char para ficar parecido com o personagem apresentado na imagem que mostrei no início do tutorial, e depois fazer a roupa. Se tiver alguma dúvida para fazer a roupa você pode ler a primeira aula do meu segundo ciclo de aulas.

~ Resultado Final ~



~ Conclusão ~

Bom, eu mostrei o princípio para se fazer o cabelo de um char, mas você só vai realmente conseguir um bom resultado se você se esforçar. Lembre-se de que ninguém nasce sabendo, e que pixel-art requer muita prática, então pratique bastante e espero ótimos chars seus!

Obrigado por ler esta aula e até a próxima!
[close]




Pixel-art com Kaos - Recolor

Spoiler

Bom para fazer um recolor precisamos de um char primeiro, vamos utilizar esse aqui:



Créditos a Drop Dead Etna!

Agora vamos abrir a Yuna no paint e selecionar a ferramenta "Selecionar Cor".

Agora dê um zoom de 8x e vamos trabalhar!

Nessa aula iremos só recolorir o cabelo dela de marrom para vermelho.

Com a ferramenta "Selecionar Cor" clique com o botão direito na parte mais clara do cabelo dela, a cor ficará assim:



Agora retire o zoom da imagem e deixe ela em tamanho normal. Agora selecione a ferramenta "Selecionar" e marque esta opção:



Depois aperte Ctrl+A para selecionar tudo assim:



Agora aperte Ctrl+C e depois aperte Delete, a imagem vai estar assim:



Agora selecione a cor desejada assim:



Agora selecione a ferramenta "Preencher Com Cor" e pinte tudo assim:



Depois disso aperte Ctrl+V.

Agora olhe só como a Yuna ficou:



Agora é só você selecionar com o botão direito a segunda cor mais clara, e mecher na luminozidade da cor vermelha, depois na terceira cor mais clara e por aí vai...

~ Resultado ~

Depois que fizer isso em todas as partes do cabelo ele vai estar assim:



~ Final ~

Bom, esse é o melhor método para recolorir na minha opinião, não sei se já conheciam, mas eu mesmo desenvolvi ele, não tomei de base em nenhum outro lugar.

Espero que tenha sido útil pra vocês.

Vejo vocês na próxima aula!

Flw!
[close]
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.