O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ganhar Dinheiro com RPG Maker - A Esperança!

Iniciado por Ludo, 01/07/2015 às 12:08


[box class=titlebg][/box]

Essa matéria será breve e resumida ao máximo. Tem como objetivo trazer esperança para aqueles desacreditados no poder do RPG Maker ou qualquer outra engine, e também trará desânimo a quem for muito preguiçoso.
[box class=titlebg][/box]

Tudo que se precisa para iniciar é uma ideia, coisa que todo mundo tem, falta saber se ela é boa ou não. Não estou falando de perguntar para sua mãe (que não quer magoá-lo) ou para seu coleguinha querido da escola (que não quer te desmotivar), mas sim de várias pessoas pela internet. Claro, há opiniões que não contam como por exemplo uma pessoa que gosta de "Action RPG" dizendo que seu jogo está meio parado porque é um "SRPG" (tático), cabe a você saber diferenciar uma crítica lógica de uma opinião pessoal.
Continuando, tenha algo em mãos, não adianta sair dizendo que vai fazer um projeto que irá revolucionar o mundo, você precisa explicar o que pretende fazer pelo menos. Geralmente as pessoas que irão ser alvos do jogo precisam ver algumas imagens ou vídeo para começarem a acreditar na sua ideia. Segundo os Sites Kickstarter e Catarse que são especializados em projetos, um vídeo aumenta em cerca de 80% a credibilidade do projeto. Então imagine-se no lugar de quem irá receber a informação do seu projeto.
[box class=titlebg][/box]

Aqui está a seção mais importante dessa matéria, gostaria antes de mais nada garantir que dá sim para ganhar dinheiro com programação de jogos independentes mesmo não tendo muitas habilidades de programação ou design, e sim, usando o RPG Maker mas com muita dedicação e paciência.
Crowdfunding? O que é esse palavrão? – É a solução para jogos independentes! Grave isso!
Crowdfunding traduzido significa "Financiamento Coletivo" e como o nome sugere, basicamente reúne dinheiro vivo para financiar o seu projeto, vamos começar a entender?
Primeiramente o Financiamento Coletivo funciona via internet através de sites que expõe o seu proejto, detre eles o que mais se destaca é o www.kickstarter.com que já ajudou a financiar 87.000 projetos rendendo 1.8 bilhões para esses projetos! Pronto, já animou né?
Financiamento Coletivo não é doação, as pessoas irão basicamente investir dinheiro em seu projeto e devem receber algo em troca do investimento.
Dica: Prometa recompensas (que se pode cumprir) como por exemplo oferecer o download do seu game de graça no lançamento, materiais gráficos, cheats, homenagens nos créditos, publicidade e qualquer outra coisa criativa que parecer interessante aos olhos do seu público alvo.
Bem, para começar você precisa se cadastrar em um site de crowfunding, o Kickstarter só aceita de alguns países, mas não o brasil, porém tem outro site o www.indiegogo.com que permite ser de qualquer país, tem uma versão brasileira que é o www.catarse.me, idêntico ao Kickstarter.
Crie o seu projeto dando informações consistentes e garantindo a certeza de que você tem capacidade para terminar o projeto, passe segurança, mostre a cara, evite colocar avatares do anime naruto porque ninguém vai querer investir em um projeto feito pelo clã uchiha, seja você mesmo lá e não um fake estilo dark Pikachu.
Estabeleça um valor em dinheiro para determinar o valor inicial do seu projeto, por exemplo, eu mostro uma boa proposta, estabeleço uma meta, por exemplo $10.000,00, se em 30 ou 60 dias os investidores não baterem a meta o projeto não é lançado e o dinheiro retorna aos investidores (chamados de backers). Ou seja, você não precisa ter um projeto em andamento avançado nas mãos para fazer isso, mas certeza plena de cumprir caso a meta seja batida, afinal você estará dizendo que precisa de $10.000,00 de investimento para dar início ao projeto, mas não para por aí, depois de cumprir a meta você terá o compromisso de entregar o game como definido, no entanto você ainda pode por exemplo estabelecer uma segunda meta para adicionar algo que não tinha antes no seu projeto e por aí vai, desses 10.000 pode render até centenas de milhares. Se o projeto não arrecadar e for cancelado, com a experiência você pode fazer uma nova tentativa quando quiser, apenas pense, não teve retorno então algo não agradou.
Não se desanime se for usar o RTP do rpg maker, tem vários assim, e outros com gráficos de qualidade bem desagradável provando que o importante mesmo é uma ideia realmente criativa.
[box class=titlebg][/box]

Complementando a seção anterior, os investidores não virão do nada, é preciso divulgar em toda mídia possível, lembrando que você está fazendo jogos para jogadores e não makers. Então abuse de youtube, facebook, twitter, canais no youtube, e tudo mais que a criatividade mandar. O Nandikki está preparando uma matéria falando sobre a propaganda e deve sair em breve, aconselho verificar essa parte mais a fundo lá.
[box class=titlebg][/box]

Apresentação do seu projeto: Esse assunto já foi discutido muitas vezes, entre nós makers realmente o certo é não julgar livro pela capa mas para jogadores é bom ter uma ótima apresentação do seu jogo, afinal se seu jogo for maravilhoso mas você não conseguir passar essa ideia na divulgação de nada valerá, porém se você tiver um projeto ruim mas um bom marketing você irá conquistar muitos jogadores mesmo que seja para depois receber críticas.
Licença para comercializar: Compre o RPG Maker, simplesmente compre-o para poder ter o direito de vender o seu material. As vezes tem promoções na Steam.
Recursos Originais: Você pode usar o RTP do RPG Maker, ele é lindo, é a melhor coisa para se usar com o maker mas um projeto com gráficos próprios, musicas, mapas e chars criados pelos autores muda tudo, deixa de ser o padrão, o arroz com feijão para ser algo novo. Nem todo mundo consegue fazer seus próprios recursos mas com o financiamento é possível pagar pessoas que o fazem ou comprar pacotes na internet.
Alguns projetos de RPG Maker em Crowdfunding:
Toby's Island (kickstarter)
Actual Sunlight – Interactive Story (indiegogo)
Ancient Dystopia (kickstarter)
Echoes of Eternia (kickstarter)
Eternal Eden – Eclesia (indiegogo)
Project Panic-Ko (Indiegogo)
Steel & Steam (Kickstarter)
The Recue of Amberlina (kickstarter)
You Are not The Hero (kickstarter)
[box class=titlebg][/box]
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone


Todos aqui tem potencial, o que nos difere é apenas a vontade e determinação e a cópia original do Ace. A matéria é inspiradora, espero que todos que leiam sintam essa inspiração correndo pela aveia e se dediquem a seus projetos. Lembrem-se que há o fórum inteiro disponível para dar suporte e Feedback.

Quanto a próxima matéria, é como o Akiyoshi disse, em breve será postada. Nós, a equipe de redação, faremos o possível para inspirá-los e escrevermos conteúdos de qualidade para vocês.

No mais, um grande abraço.


Bom dia para todos!

Interessante e abrangente matéria, para aqueles que desejam sair de um mero passatempo para fazer do RPG Maker um verdadeiro ofício. Para esse fim entendo que a formação de equipes gera de fato parcerias de sucesso, onde cada qual com a sua especialidade explorada ao máximo pode desenvolver jogos originais, que já chamarão a atenção devido a esta condição, por serem novidades no mercado.
É claro que a divulgação é a chave do sucesso nos dias de hoje, mas nenhum reconhecimento, a meu ver, ocorre do dia para a noite, deve-se trabalhar muito, divulgar muito e ter a paciência necessária para ver o seu produto dando frutos.

Grande abraço!

Ótima matéria! Mas sempre tive uma duvida quanto o desenvolvimento de jogos comerciais. Conseguimos fazer jogos praticamente sem nenhum dinheiro, então pra que precisamos arrecadá-lo quando é pra fazer um jogo comercial?
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Porque para a comercialização de um jogo se faz necessário que ele tenha qualidade e um diferencial, e alguns Makers deixam de trabalhar para desenvolver, outros contratam "funcionários" para ajudar.

Citação de: Dark4000 online 04/07/2015 às 17:47
Ótima matéria! Mas sempre tive uma duvida quanto o desenvolvimento de jogos comerciais. Conseguimos fazer jogos praticamente sem nenhum dinheiro, então pra que precisamos arrecadá-lo quando é pra fazer um jogo comercial?
Geralmente ao criar um jogo para não comercializar você usa scripts maravilhosos que custaram muito estudo e trabalho dos desenvolvedores, assim como gráficos diversos encontrados na net.
Mas em um projeto comercial, se vc quiser usar gráficos mais originais vai ter que comprá-los ou pagar alguém para fazer, vai ter que pagar para usar os scripts e sistemas que são grátis apenas para projetos não comerciais.
Mas o principal é a propaganda, seu jogo não vai se divulgar sozinho, então pode se comprar uma propaganda na steam ou em algum fórum bem movimentado etc...
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

NOssa muito bom o top.Ajudou demais ^^ obrigado...

lol se eu nao fosse menor de idade dave certinho
Só precizo de uma copia original do Ace haha

Citação de: YangFly Jitter online 18/07/2015 às 20:13
lol se eu nao fosse menor de idade dave certinho
Só precizo de uma copia original do Ace haha
Bem eu lembro que uma menina de 9 anos conseguiu 20.000 dolares de financiamente com um joguinho que ela fez
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Ludovic online 20/07/2015 às 08:47
Citação de: YangFly Jitter online 18/07/2015 às 20:13
lol se eu nao fosse menor de idade dave certinho
Só precizo de uma copia original do Ace haha
Bem eu lembro que uma menina de 9 anos conseguiu 20.000 dolares de financiamente com um joguinho que ela fez

Então só precizo duma copia original do Ace.
Legal.

E melhorar essa gramatica horrivel. xD