O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker e Educação

Iniciado por Brittus, 16/01/2013 às 21:46

16/01/2013 às 21:46 Última edição: 16/01/2013 às 21:48 por Brittus

Saudações a todos os makers!


Para início de conversa, meu nome é Kleber Brito, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção textual. Há pouco mais de um mês, ingressei nesta comunidade, sob o nick name Brittus, e principiei na utilização do RPG Maker e isso por dois motivos: primeiro porque amo RPGs, e segundo porque sei de seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências diversas, inclusive àquelas necessárias à educação escolar.

Estou produzindo um artigo científico sobre o RPG Maker aliado à educação escolar, bem como um projeto para a criação de um ambiente na escola em que trabalho para a construção de jogos educativos. Pretendo ainda enviar os documentos produzidos para apreciação da Sec. de Educação de meu Estado.

Então você se pergunta: "E eu com isso?". Perceba bem, preciso da ajuda de vocês com algum depoimento de como os jogos de RPG e como o RPG Maker têm ajudado a cada um na construção de conhecimentos, na escola, na vida, enfim, que habilidades e competências gerais vocês têm desenvolvido.

Preciso ainda que, quem comentar, identifique-se com seu nick name e indique sua idade e o Estado da federação (Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Paraná etc.) em que moram. Diga qual seu nível escolar (9º ano do ensino fundamental ou 2º ano médio, por exemplo).


Selecionarei os comentários postados e os acrescentarei no corpo do meu artigo.
Ao postarem seus comentários, estarão concordando com a transcrição deles no artigo que estou produzindo.

Agradeço, desde já, a todos pela contribuição.

16/01/2013 às 22:55 #1 Última edição: 17/01/2013 às 00:19 por Mistyrol
Nick name: Mistyrol
Idade: 16 anos
Estado: São Paulo
Nível acadêmico: Iniciando 3º ano do Ensino Médio.

Realmente não esperava este tipo de tópico aqui na comunidade, confesso que fiquei bem surpreso ao saber que temos um professor entre nós. Sobre a pauta em questão, imagino que o RPG Maker é uma das melhores maneiras de se desenvolver habilidades (tanto educacionais quanto outras como design, noção de ambientes, entre outros), e pode ser a "luz no fim do túnel" para muitas pessoas que se sintam entediadas.

Eu mesmo, com o pouco que sei procuro passar meu conhecimento através de simples aulas sobre escrita, onde muita gente me pergunta: "Isso realmente é importante?", e eu fico indignado. Claro que é, não é porque estamos na internet que escrever "nois vamu fazê um joguinhu bacanin" vai ser produtivo em nossa vida, esse tipo de coisa é algo que se torna costume e pode ser prejudicial no futuro.

Claro que não somente a escrita é importante, mas é algo que realmente acho que deveriam dar mais atenção. Acho interessante a ideia de implantar o RPG Maker na grade de ensino, procurar trabalhar em cima de simples ideias que, com um pouco de trabalho e determinação podem se tornar grandes estórias e ajudar o desenvolvedor à crescer tanto como pessoa quanto como maker.

O RPG Maker não pode ajudar somente a desenvolver habilidades (que muitas vezes nos ajudam a descobrir uma profissão), mas também faz com que cresçamos como pessoa, tornando, em alguns casos, uma pessoa melhor. O convívio harmonioso com pessoas de todo o país (ou mundo, porém somente em casos específicos) pode ajudar a desenvolver um caráter melhor, criar uma personalidade solidária e de boa índole.

Meus parabéns pela ideia, realmente é bom ver que o nosso "mundinho" está crescendo cada vez mais, e que ajuda, e ainda ajudará muitas pessoas mais. Tem todo meu apoio.

Nick name: Lobozero
Idade: 18 anos
Estado: Rio Grande do Sul
Nível acadêmico: 2º ano do Ensino Médio.

  Bom, por experiência própria, o RPG Maker me ajudou bastante na educação e no meu modo de ser (agir, pensar e falar/pensar sobre as outras pessoas).  Foi com ele que eu desenvolvi a minha escrita (coisa que me ajudou na escola, e muito, fazendo até me destacar em meio aos "outros alunos não makers"), melhorei o meu modo de analisar as coisas (nas comunidades eu aprendi a analisar os projetos dos outros Makers de um modo educado e sério, sem ofender nem colocar o próximo para baixo), melhorei o trabalho em equipe (pois quando temos a capacidade de trabalhar em equipe criando um "simples" jogo, temos a capacidade de trabalhar em equipe na escola ou em um estágio, isso já aconteceu comigo), entre outras coisas que não me vem a cabeça no momento.

  Um fato a se declarar é que, se não fosse pelo RPG Maker, eu estaria provavelmente na rua agora, conversando com a rapaziada, fazendo sei lá o que da vida.  O Maker me trouxe muitas coisas, todas muito boas.  Porém, temos que destacar que o RPG Maker não é tudo na vida, os makers têm que ter em mente que todos tem vidas reais e que temos que priorizar elas.  Não adianta se dedicar somente ao seu jogo no maker e esquecer completamente de fazer a lição de casa e/ou não ir conversar/sair por ter que ficar em casa mexendo no seu jogo.  Tem que ter uma separação do bom e do ruim, e cada um tem o seu próprio modo de separar.

  O Maker nas escolas seria mais que bom, seria perfeito.  É com ele que o aprendizado fica mais divertido.  Aprendi coisas convivendo em comunidades Makers que eu tive oportunidade tempos atrás de aprender na escola, mas no o fiz, porém, com o maker, foi algo completamente diferente e prazeroso o aprendizado.  Então seria mais que bem vindo algo assim para o meu filho no futuro.

  A minha conclusão é que o RPG Maker constrói uma pessoa, ou melhor, ele ajuda completar uma pessoa.  A minha mãe nunca chegou em mim e me disse: "Filho, você deve ser educado e respeitar as pessoas".  Mas nem por isso eu saia por ai fazendo coisas erradas, e o maker me ajudou a deixar mais claro esse meu modo de agir e pensar.  Eu diria que para mim foi algo anormal, algo estrondoso, algo que me salvou de um futuro sem rumo e perigoso.

Bom, não vou me alongar muito.

Sou professor da rede privada em um Centro Social (Isso é possível graças ao Marista), trabalho na área de sistemas operacionais, programação, inglês técnico e robótica educativa em Curitiba - PR.

Já desenvolvi dois projetos utilizando o RPG Maker com enfase na programação e na contação de histórias, qualquer coisa entre em contato pelo meu Email:

diovanni@anticasper.com


Nick name: King Gerar
Idade: 19 anos
Estado: Minas Gerais
Nível acadêmico: Ensino Médio completo

     Hum... interessante a ideia. Já vi, ha algum tempo algo relacionado à introdução do RPG Maker no ensino, mas pelo que eu me lembre se limitava a um evento, e só. Sou muito a favor da ideia, e acrescento que o quanto mais cedo se tiver contato com o maker, melhor. Eu encontrei o RPG Maker quando estava no 3º ano do Ensino Médio, comecei para passar o tempo mesmo e por certa curiosidade da área, e este programa me permitiu isso sem ter que possuir nenhum conhecimento em 3D, dentre outras especialidades de outras ferramentas de desenvolvimento de jogos.

     É uma ótima opção, visto que hoje, cada vez mais cedo se vê crianças ou ao menos adolescentes muito precocemente, terem eletroeletrônicos associados à internet inseridos em suas vidas. E como forma de complementar os recursos que isso pode oferecer, o RPG Maker pode ser uma boa oportunidade de chamar a atenção dos alunos, por muitos (ou ao menos grande parte) se ver atraído por jogos.

     No meu caso, isso ajudou muito quando cursava meu Técnico em Mecânica. Haviam trabalho em que seria preciso se mostrar o funcionamento de máquinas, passos a serem executados gradativamente ou em sequência, e isso seria meio que difícil, ou de pouco entendimento para o restante da classe (uma vez que era apresentação do trabalho). Uma das maneiras que encontrei era no RPG Maker, pois "uma sala cheia de homens, hão de prestar atenção no jogo". E assim foi, não só os homens, como as poucas garotas que ali haviam, e a melhor parte, o instrutor valorizou a criatividade, pois apesar de não conseguir reproduzir perfeitamente o funcionamento da máquina, consegui assimilar de um modo de fácil entendimento, e chamar a atenção do "público", que geralmente se encontra disperso nessa ocasião.

     Por fim, talvez (e creio que a princípio) não seja bom introduzir como matéria, mas como um complemento. É muito estimulante sim, principalmente em português, na construção dos roteiros que são a base para edificação de um projeto, mas também, em matemáticas, vez que o plano cartesiano é muito utilizado nos eventos e a lógica matemática imprescindível nos scripts (blocos de códigos que o programa utiliza), bem como em ambientação, dentre outros, e quem sabe um pequeno passo para um carreira no futuro..

Nick name: MakerOusado
Idade: 13 anos
Estado: Santa Catarina
Nível acadêmico: Oitava série do Ensino Fundamental

Citação de: lobozero online 17/01/2013 às 00:04
Bom, por experiência própria, o RPG Maker me ajudou bastante na educação e no meu modo de ser (agir, pensar e falar/pensar sobre as outras pessoas).  Foi com ele que eu desenvolvi a minha escrita (coisa que me ajudou na escola, e muito, fazendo até me destacar em meio aos "outros alunos não makers"), melhorei o meu modo de analisar as coisas (nas comunidades eu aprendi a analisar os projetos dos outros Makers de um modo educado e sério, sem ofender nem colocar o próximo para baixo), melhorei o trabalho em equipe (pois quando temos a capacidade de trabalhar em equipe criando um "simples" jogo, temos a capacidade de trabalhar em equipe na escola ou em um estágio, isso já aconteceu comigo), entre outras coisas que não me vem a cabeça no momento.

O que o lobozero disse, é tudo que eu pensei. Enfim, o RPG Maker é um programa usado para criação de jogos, mas, também te ajuda no trabalho em equipe, pode te auxiliar a aperfeiçoar a escrita e é claro, vai fazer com que você solte toda a sua imaginação para a criação de novos projetos!  :ok:

Nick name: Feruleo
Idade: 13 anos
Estado: São Paulo
Nível acadêmico: 9º ano do ensino fundamental

Bem o RPG maker para mim além de um hobbie me ajudou muito na escola,
a dois anos atrás fiz um trabalho de português no rpg maker, alias foi assim
que o conheci, passei uma noite inteira revirando ele e entendendo como ele
funcionava fiz um jogo baseado em um livro e mostrei para minha classe, meu
professor chegou a querer mostrar  para diretora.

Além disto o Rpg maker me ajudou em Matemática e Português
Tendo que aprender matemática para fazer uns cálculos e em português
para escrever os roteiros dos jogos que nunca terminei.

Nick: [user]Raizen[/user]
Idade: É necessário isso T-T? 23
Estado: São Paulo
Nick: Superior Cursando.

Bom, agora oque mudou em minha vida? sinceramente tudo, simplesmente tudo :). Passei do curso anterior para programação porque simplesmente é o que eu aprendi com o RPG Maker, aprendi Ruby, e não foi a primeira linguagem que eu tive contato, mas foi com a qual eu mais trabalhei e simplesmente adoro :D. Então o que eu farei daqui para frente e o que faço hoje, é programar e espero que isso seja o que eu faça da vida, se forem jogos melhor ainda, mas se não for, ai eu me contento com o que aparecer. Além disso adoro matemática/lógica e bom, algo que começou em 2002 com o RM2k, hoje virou algo que eu gosto muito.

  Sem contar que graças ao maker farei uma tentativa nos Indie Games, como uma aposta se tudo der certo, talvez eu consiga trabalhar com algo que eu sempre gostei ^^.

Não "aportuguesie" uma palavra americana. É Nickname.

Nick: Nandik
Idade: 13
Estado: Pará
Nível acadêmico: Nono ano/Oitava Série.

O RPG Maker me trouxe uma nova vida, pode se dizer que eu era um dos "comuns" garotos da vida, que ao preoupava-me com nada, vivia na rua(mentira) e etc. O RPG Maker me fez abrir os olhos, trabalhou minha criatividade e melhorou meu desempenho escolar(digamos que me transformou).

Nick: RafaelZika
Idade: 13(Tenho 12 mas daqui a 15 dias eu tenho 13)
Estado: São Paulo
Nivel Acadêmico: Oitavo Ano/ Sétima Serie

Eu sempre gostei de RPG,quando descobri,fiquei feliz algumas vezes dizia a minha mãe que estava estudando para a prova,enquanto via uma Aula em outro forum sobre variaveis,bom ele me ajudou em varias coisas,agora eu fico mais atento a tudo que acontece,tanto na escola como na rua,alem disso ele me ajudou em português(Roteiros,dialogos e afins) e tambem me ajudou em matemática por precisar de calculos infinitos com essas variaveis,bem eu fiz uma vez um trabalho de escola como um jogo,na verdade nem se dava para jogar,apenas ler os dialogos,como lá ninguem lida com o Maker,acharam algo revolucionario,quando minhas notas melhoraram em ciencias foi assim que me interessei mais e mais.

Bem apenas isso que tenho a dizer...

Nickname: Kris Wannieg
Idade: 16 anos
Estado: Rio de Janeiro
Nível acadêmico: 2º ano do Ensino Médio.

Bem, na minha antiga escola eu tinha aulas de algoritmo e era péssima. Mas depois acabei me tornando a melhor nisso, uma vez que eu comecei a aprender a mexer com script.

Mas o maior ponto que me melhorou não foi nem o RPG Maker, mas o que ele me levou a envolver, ou seja fóruns. E foi em fóruns (MRM, SRM, GRM, e outros RM) que eu comecei a me dedicar a escrever bem. Me preocupar com acentuação e mesmo conversando online escrever normalmente, "você" em vez de "vc" - coisas bobas, mas que me ajudaram com o resto e hoje me faz passar horas e horas escrevendo por puro prazer e de forma correta.
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas