O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A nova geração Maker

Iniciado por Raizen, 24/02/2013 às 22:35

25/02/2013 às 17:51 #15 Última edição: 25/02/2013 às 18:38 por GuilhermeDL
CitarÉ isso que eu acho mesmo, prefiro ter 1 membro com vontade de aprender do que 50 membros que buscam algo fácil e não tem mentalidade suficiente para aguentar as simples pressões que o Maker prega (se lê muitos usuários da MRM).
Incrível como sempre consegue colocar ESSA comunidade no meio de qualquer discussão.

Enfim, também prefiro 1 com vontade de aprender do que 50 que não querem nada com nada. Mas não seria melhor tentar "pescar" mais alguns nesses 50 (com uma comunidade que valorizasse mais esses caras, não passando a mão na cabeça, mas sim guiando eles de forma mais eficiente) do que esperar esse "1" vir pedir ajuda?  Vejo você falando dos membros DA OUTRA comunidade, mas não vejo as coisas muito diferentes na CRM. Na verdade acho ambas um tanto similares, a diferença é o fluxo menor e consequentemente menos newbies.

Perdoem o pequeno off-topic.




25/02/2013 às 18:35 #16 Última edição: 25/02/2013 às 19:06 por Elyven
Citação de: lobozero online 25/02/2013 às 16:40
O King e a menina acima que eu esqueci o nome falaram bonito, mas falaram só de como era, mas não como "ajudar nessa nova geração maker".

Elyven Velvet! —Ely para os íntimos —encantada! Lobo.  Fiz um resumão querendo puxar assunto para deixar o debate melhor. Agora posso responder e preencher os buraquinhos que lhes faltaram.  Buracos enormes que se chamam: 

Falta de comunicação, individualismo, falta de equipe, apoio, vontade de aprender, falta de dedicação, falta de divulgação, falta de interesse, falta de reciprocidade com às outras comunidades, das quais são individualistas e arrematam enormes muros de Berlim para que outras não atravessem e por fim, falta de compromisso com seus trabalhos. 

Corrigindo estes maus hábitos, creio que o "universo Maker" será novamente povoado por estrelas talentosas que nunca faltaram nesta galáxia, certo?  Facebook, Msn, e outros veículos de comunicação são bons, agora parte de " dentro para fora" como havia dito — ler meu poste anterior —, quem tem boca vaia Roma.   :uu:
Spoiler



Obs: " É tenso, apontar num debate os pontos negativos, sabendo que existem pontos fortes e positivos, que porventura, não ajudaria neste momento à se ter um raciocínio óbvio sobre mudanças. Aprendi a corrigir meus erros,errando. -Elyven
[close]

25/02/2013 às 18:56 #17 Última edição: 02/03/2013 às 15:14 por GuilhermeDL
Citação de: Elyven online 25/02/2013 às 18:35

...—falta de reciprocidade com às outras comunidades, das quais são individualistas e arrematam enormes muros de Berlim para que outras não atravessem e por fim, falta de compromisso com seus trabalhos.... 
Aha! Interessante isso, ainda mais depois do que vi agora pouco, em uma enquete ai. xD
Trabalhos conjuntos  seriam bem interessantes. Detalhe, não falo do banner que fica no portal e que dão a impressão de que os fóruns são "parceiros". O problema é que o EGO, e uma infame e totalmente ridícula rivalidade falam mais alto do que uma possível colaboração mais estrita entre as "Comus" brasileiras.

Intercambio de membros acontece e pode ser bacana (Se é que essa jossa existe, já que ninguém pertence a ninguém). Não seria legal se os "fodões" da SRM, MRM e afins, se unissem periodicamente para bolar aulas, sejam elas divulgadas em qualquer formato (MakerCast alguém vivo ai?). Seria uma boa maneira de ajudar aqueles que gostariam de aprender mais sobre a engine. 




25/02/2013 às 19:12 #18 Última edição: 25/02/2013 às 19:15 por Raizen
Guilherme, pergunte para o Arkhan, eu estava com uma ideia de fazer algumas coisas entre comunidades, mas pelo jeito, eu não posso afirmar claro, não sei se a SRM/MRM aceitaram muito isso... Assim, se todas as comunidades estivessem altamente movimentados e coisas semelhantes, obviamente uma comunidade nova X que tenha qualidade, recebe um UP muito grande dessas ou seja, quanto mais comunidade boa, com membros qualificados e em quantidade no cenário brasileiro melhor. Quanto mais membros na SRM por exemplo, aumenta o número de membros aqui, principalmente se formos parceiros, porque se tem gente criando projetos lá, ele vai querer divulgar em outros lugares, e no caso iria divulgar aqui por exemplo.

O que mais me irrita é o pessoal achar que querem roubar membros, querem um exemplo?
Acho que temos que incentivar qualquer comunidade de qualidade para se expandir.

  O que não pode acontecer é eu tenho medo de perder para o seu site, então prefiro que o seu site morra! Pense bem, se todas as comunidades makers sumissem do mapa, e restasse apenas uma, você acha que ela seria movimentada? Bom o foco mudou um pouco, mas o mais importante que eu penso, é expandir o RPG Maker, as comunidades estão muito acomodadas, e os makers também, e ninguém quer mais mostrar o rpg maker para aquele amigo e talz, e acho que isso precisa mudar.

25/02/2013 às 19:30 #19 Última edição: 25/02/2013 às 19:34 por Elyven
Maneiras de pensar que afligem os produtores  e desenvolvedores e cada qual possui uma vantagem e desvantagem crítica são muitas! Como por exemplo:

Criar meu jogo para que mesmo?
Criar meu jogo para diversão?
Criar meu jogo para exposição em fóruns e adquirir reputação na Irmandade dos Templários dos Makers universais?
Criar meu jogo para mim  e para os amigos?
Criar meu jogo para ganhar dinheiro?
Criar meu jogo por criar?

Depois que você se cadastra, e upa seu avatar no fórum, partindo daqui, uma longa jornada se iniciará! Porque dentro deste mini-universo estão os Roteiristas, os Databases, os Scripters,os Mappers, os Programadores,que, em cada área específica terão alguns, finais bons, outros ruins!

Deixa eu dar minha opinião aqui...

Primeiramente não acho que exista uma nova geração, existe aqueles que querem criar uma nova geração, tudo aquilo que fazia com que o RPG Maker fosse algo prazeroso de se manipular morreu, aquela vontade de ver a logo do jogo no portal do fórum ou em revistas do maker, ver o jogo no primeiro lugar no top do fórum, coisas que realmente dava o gosto de passar horas em frente ao PC para fazer um game de qualidade, algo diferente que não precisava fazer um tópico cheio de frescurinhas e parcerias que não daria em nada, o que interessava era o conteúdo mesmo o que o jogo iria apresentar. Isso era o que fazia com que os novatos do RPG Maker conhecesse e fica-se usando o programa, hoje a criação de jogos com RPG Maker tá desvalorizado, leia bem a "CRIAÇÃO DE JOGOS" ninguém mais vê screenshots nos tópicos de avaliações, nem tutoriais de sistemas... O que os makers querem hoje é aparecer sendo o que não é... montar um personagem virtual onde ele não ajuda ninguém só por que tem o nome com uma cor diferente no fórum. Acho que para o RPG Maker ser o que era antes necessitaria ser valorizado mais a criação do que a divulgação. E as comunidades já esquecidas pelos moderadores e afins, pararem de dá prêmio a tópico, e valorizar os jogos em si.

~FocoNaMissão!

  Cortei algumas frases das citações, pois evito ao máximo off-topics.  :ok:

Citação de: GuilhermeDL online 25/02/2013 às 17:51

Enfim, também prefiro 1 com vontade de aprender do que 50 que não querem nada com nada. Mas não seria melhor tentar "pescar" mais alguns nesses 50 (com uma comunidade que valorizasse mais esses caras, não passando a mão na cabeça, mas sim guiando eles de forma mais eficiente) do que esperar esse "1" vir pedir ajuda?

  É ai que está, quando citei esses 50, citei esses noobs de pedra.  Vemos pessoas mongóis na escola, nas ruas e em tudo que é lugar, e na internet não é diferente.  Não conseguem aprender, e querem fazer aquilo - mesmo estando errados - a todo custo.  Temos que ser ignorantes com esse tipo de Maker, claro, ignorantes visando o certo para o crescimento deles.  Muitos irão xingar os ditos ignorantes e irão sair do fórum bufando, mas os reais makers que eu, pelo menos, quero junto são aqueles que irão continuar e vão crescer com essa ignorância por cima deles.
   COm o pouco de Makers que aparecem, digamos que de cada 3, 2 são os que eu não quero nem ver em fóruns makers.

Citação de: GuilhermeDL online 25/02/2013 às 17:51
  Vejo você falando dos membros DA OUTRA comunidade, mas não vejo as coisas muito diferentes na CRM. Na verdade acho ambas um tanto similares, a diferença é o fluxo menor e consequentemente menos newbies.

  As comunidades devem ser justas, e manter o foco no certo, sendo tolerantes e ignorantes só quando for preciso.  Essa é a diferença entre as duas comunidades e, para trazer novos Makers, as mesmas devem aprender a lidar com esses novatos.

Citação de: Elyven online 25/02/2013 às 18:35
Corrigindo estes maus hábitos, creio que o "universo Maker" será novamente povoado por estrelas talentosas que nunca faltaram nesta galáxia, certo?  Facebook, Msn, e outros veículos de comunicação são bons, agora parte de " dentro para fora" como havia dito — ler meu poste anterior —, quem tem boca vaia Roma.   :uu:

  É isso que muitos citaram no tópico.  Mas ainda reforço que somente os que acharam ou procuraram o Maker por conta própria que serão os que eu realmente acho que contribuirão para a comunidade Maker crescer.  Claro, também pode o meu primo, a minha irmã se interessar quando eu divulgar para eles, mas quem sabe, ainda podem ver como é e nunca mais procurar algo nele.

  Paranoid, concordo com você.  :ok:

Depois de ler tantas opiniões interessantes, resolvi dar a minha.

Bem, não posso falar da antiga geração, da nova geração. Não posso falar dessa maneira. Por quê? Porque eu sou da nova geração mas ao mesmo tempo não sou. kkkk' Como assim? Eu sou um novo maker, aliás, nem gosto de me chamar de maker porque não tenho tempo suficiente para ser considerado como tal. Sou da nova geração porque tenho 'experiência' de menos de um ano no RPG Maker, aproximadamente, uns 4 meses, apenas. E sou da antiga geração porque utilizo o RPG Maker 2000.

Infelizmente, eu não lembro dessa revista que vendia o CD do 2k/2k3, posso ter visto em algum lugar mas não comprei. Uma pena. Eu lembro de outras, sempre comprava e me decepcionava porque os jogos não eram tão legais como pareciam, mas isso não vem ao caso. hahaha'
Eu sempre curti a criação de jogos, sempre. Então, num belo dia de tédio, eu virei e falei: 'Vou criar um jogo'. Então, eu procurei pelo Baixaki um programa. Encontrei o 2k, mesmo sendo há pouco tempo, onde já existia o Ace. Eu tinha baixado o Game Maker, mas achava aquilo difícil demais, então deixei de lado. Aí quando fiz a revisão no pc, acabei perdendo, mas a vontade de baixar um programa voltou.

Bem, até agora eu falei de como encontrei o RPG Maker. Então, como será que podemos fazer com que as pessoas encontrem-no? Simples, não fazemos.

O que acontece, hoje em dia, é que ninguém quer ter o trabalho de criar mas quer ver pronto. Muita gente só tem fogo de palha, isso é normal. Mesmo que a pessoa, por um breve momento, se pareça interessada, pouco tempo depois ela deixará de estar.
Poucas pessoas se interessam por esse hábito, de usar a programação de jogos, de estar ali, de aprender, criar, ensinar, enfim, não é muita gente que curte esse ramo. Não podemos mudar o que cada um é, então não tem como dizer à uma pessoa que o melhor para ela é criar um jogo através de uma determinada engine. Dá pra fazer isso em propagandas para aumentar o consumismo mas, na minha visão, é impossível fazer com que uma pessoa qualquer se interesse, da água pro vinho, pelo RPG Maker. Sem falar que, muitas vezes, nós, makers...Ops!... Vocês, makers, são vistos com maus olhos. Quantos aqui já mostraram um projeto ou comentaram algo sobre criação de jogos e ouviram em resposta: 'Cara, deixa de ser maluco'. Ou: 'Deixa de ser estranho'. Alguns, com certeza, se não a maioria.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

É fácil falar que é a preguiça, porém discordo. A quantidade de motores gratuitos de boa qualidade só aumentam a cada dia, sem contar os motores de alta qualidade que são adquirido ilegalmente por todo o Brasil. A maioria das pessoas que escolhem trabalhar com o RPG Maker, o escolhem por causa da nostalgia, ou porque gostaram de um jogo com estilo gráfico semelhante (em geral, jogos indie). Agora, se alguém não se interessa pelos gráficos do RPG Maker, por qual motivo usariam esse motor quando podem usar coisa melhor, como Unreal, Crytek, Adobe Flash Developer/Flixel/Flash Punk etc.?

Assim como existem gêneros de jogos que fazem parte de um nicho, como Grand Strategies da Paradox ou Point-and-Clicks, o RPG Maker faz parte de um nicho e, infelizmente, um nicho de difícil penetração no Brasil. Primeiro porque até recentemente o motor não era vendido aqui no Brasil, então restava piratear ou comprar com cartão de crédito. E mesmo agora que chegou ao Brasil ainda é relativamente cara aos olhos de muitos, que, como muitas discussões mostram, acham ser um desperdício de dinheiro quando existe uma versão "gratuita" na internet (o fato de existirem tópicos "provando" que é legal adquirir gratuitamente não ajudam muito).

Outro problema são as comunidades, completamente fechadas para o mundo de fora, e até mesmo entre si. Raramente vejo diálogos intracomunidades, e nunca vi diálogos entre comunidades Maker com a mídia de jogos nacional. Não posso dizer se acontece no exterior, mas de vez em vez vejo jogos criados com o RPG Maker sendo noticiados por sites especializados. Custaria muito as comunidades makers entrarem em contato com sites nacionais de jogos e pedirem para darem uma chance a algum jogo (completo) por nós premiado? E que tal nós tentarmos entrevistar pessoas que criaram jogos com o RPG Maker que ganharam uma certa fama e pedir para um site de jogos publicar? Enquanto no exterior eles possuam sites que dão boa atenção a jogos indie (RPG Maker incluso), aqui isso não existe. Todos os sites focam nos AAA, então o trabalho tem que vir de nós, não deles.
What if you find someone you can talk to while you eat apples on a bright fall morning?

CitarOutro problema são as comunidades, completamente fechadas para o mundo de fora, e até mesmo entre si. Raramente vejo diálogos intracomunidades, e nunca vi diálogos entre comunidades Maker com a mídia de jogos nacional. Não posso dizer se acontece no exterior, mas de vez em vez vejo jogos criados com o RPG Maker sendo noticiados por sites especializados. Custaria muito as comunidades makers entrarem em contato com sites nacionais de jogos e pedirem para darem uma chance a algum jogo (completo) por nós premiado? E que tal nós tentarmos entrevistar pessoas que criaram jogos com o RPG Maker que ganharam uma certa fama e pedir para um site de jogos publicar? Enquanto no exterior eles possuam sites que dão boa atenção a jogos indie (RPG Maker incluso), aqui isso não existe. Todos os sites focam nos AAA, então o trabalho tem que vir de nós, não deles.
Agora você acertou em cheio :D, era isso que eu queria falar, não adianta acharmos que todos conhecerão o RPG Maker, se tudo que chega a eles são jogos péssimos, isso quando chega.
  Porém eu na realidade, não sei como a comunidade pode fazer essa parte, eu sei como o criador do jogo pode fazer, se houvessem 10 jogos de qualidade sendo constantemente divulgados pelos seus criadores, obviamente o RPG Maker sairia desse mundinho escuro.
  Como eu falei várias vezes e deixei no tópico principal, o problema não é que o RPG Maker está sendo negado pelos brasileiros, e sim que eles não estão conhecendo o RPG Maker. Eu estou fazendo junto com o Magic D e a equipe umas ideias em como expandir o RPG Maker em geral, expandindo o RPG Maker em geral, todas as comunidades recebem mais membros e todas ganham e é ai que as comunidades pecam, elas não se ajudam para expandir o maker, e eu queria quebrar esse paradigma, e vou tentar fazer isso e acho que todo mundo pode, falando para os seus amigos e talz.


Antes de dar meu ponto de vista, vou apenas deixar uma consideração e ver a que rumo ela levará o debate:

Sabe desde quando eu ouço essa história de "A geração atual está fraca"? Desde a minha geração maker, em 2008.


Até mais tarde, Ninj o/

02/03/2013 às 14:18 #26 Última edição: 02/03/2013 às 14:20 por Mobyduck
Para não deixar a bola cair...

Artigos como esse, mostram um dos grandes problemas presentes na comunidade atual. Ao invés de nos concentrarmos em usar o RPG Maker mais eficientemente, assim criando jogos que geram interesse público, nos preocupamos em tentar reinventar a roda, criando jogos de plataforma mais atrasados que os do SNES. Em outras palavras, não seria melhor ocuparmos nosso tempo (aqueles que gostam de criar jogos no Maker) criando algo inovador mas dentro do limite ao invés de forçar a barra para criar algo sem inspiração dos anos 1990?

Não tenho nada contra programadores quererem treinar suas habilidades e aumentar seu conhecimento criando novos scripts, que simulem jogos de plataforma, porém não vejo como uma pessoa que dedica meses (por vezes ano) criando um jogo de plataforma, ou um Action RPG, pode ser aplaudida pelos membros das comunidades como se fosse Jesus descendo dos céus.

Eu pegunto, quantos jogos premiados pelas várias comunidades brasileiras trouxeram algo de novo à mesa? Vários deles são objetivamente mais bonitos ou bem trabalhados que To the Moon, porém não posso dizer o mesmo sobre a história, ou como a mesma é tratada através da jogabilidade. Não! Tudo que temos são Final Fantasies, Diablos e [insira equivalente de Final Fantasy futurístico aqui] cada vez mais bonitos, e cada vez mais vazios.
What if you find someone you can talk to while you eat apples on a bright fall morning?

Antes de mais nada, digo que não li nenhuma das respostas, logo peço desculpas se usei de alguns argumentos que já utilizaram nesse tópico.
Para começar a responder a sua pergunta inicial, de como trazer popularidade ao RPG Maker, antes temos que entender que o programa de que falamos é uma ferramenta, e essas só são conhecidas, pelas suas obras. Um martelo e um cinzel, com certeza não são nada atrativos, mas as esculturas criadas usando eles, são de tirar o fôlego, e atraem o interesse de muitos.
A falta de popularidade do RPG Maker então, nada mais é do que culpa dos que o usam. Se os jogos que são criados nele, continuarem com a qualidade baixa que é a dos atuais, é mais do que normal que pessoas que não conhecem a ferramenta, achem que é péssima, e não serve para criar jogos de qualidade.


Okie Dokie

Citação de: Mobyduck online 02/03/2013 às 14:18
Para não deixar a bola cair...

Artigos como esse, mostram um dos grandes problemas presentes na comunidade atual. Ao invés de nos concentrarmos em usar o RPG Maker mais eficientemente, assim criando jogos que geram interesse público, nos preocupamos em tentar reinventar a roda, criando jogos de plataforma mais atrasados que os do SNES. Em outras palavras, não seria melhor ocuparmos nosso tempo (aqueles que gostam de criar jogos no Maker) criando algo inovador mas dentro do limite ao invés de forçar a barra para criar algo sem inspiração dos anos 1990?

Não tenho nada contra programadores quererem treinar suas habilidades e aumentar seu conhecimento criando novos scripts, que simulem jogos de plataforma, porém não vejo como uma pessoa que dedica meses (por vezes ano) criando um jogo de plataforma, ou um Action RPG, pode ser aplaudida pelos membros das comunidades como se fosse Jesus descendo dos céus.

Eu pegunto, quantos jogos premiados pelas várias comunidades brasileiras trouxeram algo de novo à mesa? Vários deles são objetivamente mais bonitos ou bem trabalhados que To the Moon, porém não posso dizer o mesmo sobre a história, ou como a mesma é tratada através da jogabilidade. Não! Tudo que temos são Final Fantasies, Diablos e [insira equivalente de Final Fantasy futurístico aqui] cada vez mais bonitos, e cada vez mais vazios.


Sinceramente algumas pessoas ficaram presas ao passado e nunca inovam. Porque  a maioria de suas inovações, que também são boas, sempre têm algo relacionado ao Super Nintendo, etc. Coisa que já morreu.  Eu nunca peguei essa época. Nunca tive um console. Infelizmente já nasci logada no Facebook. Isso não quer dizer que nunca pesquisei. Pelo contrário, eu acompanho os eventos da e E3 e noto a grande evolução de jogos profissionais e amadores.

02/03/2013 às 15:40 #29 Última edição: 02/03/2013 às 16:27 por GuilhermeDL
Citação de: Mobyduck online 02/03/2013 às 14:18
Artigos como esse, mostram um dos grandes problemas presentes na comunidade atual.
Não descordando de tudo o que você disse Moby, mas tem certo mérito a ideia do Mitani de usar o RM como ferramenta para algumas poucas atividades escolares. Coisa que o Brittus já propôs aqui também(e convenhamos, os caras são professores, eles observaram principalmente o lado deles da historia). Sobre a reinvenção da roda, que geralmente da origem a produtos bem malo menos, é algo que acho, deveria ser revista mesmo.

Agora, falando sobre jogos completos de qualidade, gostaria de saber o porque de não termos algo no nível dos gringos. Talvez falte incentivo para os caras, os P.O\PM\PP parecem não bastar para  que finalizem seus jogos(O que eu acho incrível, já que o maior incentivo deve ser o desejo do Maker de concluir seu jogo). Talvez seja a hora das comunidades revisarem as formas de avaliação dos concursos que citei aqui. E principalmente, valorizar o produto final.

Edit: Antes que me chamem de injusto e etc... É claro que existem bons jogos feitos por makers brazukas, mas recentemente a coisa não está lá muito produtiva.(minha opinião claro)