O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Limitação do RPG maker 2003

Iniciado por -Dan, 03/08/2015 às 18:11

Opa galera, beleza?
Eu estou desenvolvendo um projeto no RPG Maker 2003, mas como esse Maker não tem linguagem RGSS e ser um dos mais atinguinhos, eu to com medo de chegar em algum momento da produção desse projeto e ele me limitar, eu sempre usava o VX/VX Ace, mas optei em fazer esse projeto no 2003 porque eu acho que o grafico combina mais com o projeto, e eu vim aqui tirar uma duvida, ja que ele nao tem linguagem RGSS, eu consigo fazer esses sistemas usando o 2003 ? relogio, estações, aprimoramentos de ferramentas, diario de informações, etc ...

Se são SÓ esses que vc falou, dá sim.

Mas precisa manjar muito.

Se já trabalhou com o VX/VX Ace, não é mais fácil fazer no Ace, e mudar os gráficos xD?

De verdade o 2003 tem muito mais suporte para eventos por justamente depender mais disso, para um jogo normal de RPG ele tem 99% do que você vai precisar, eu sempre gostei muito do 2003, mas como scripter é meio complicado para eu me limitar a trabalhar com ele  :=p: .

Você pode usar o 2003 se já tem tudo que precisa, mas tem muito sistema que terá que fazer por conta própria.

É mais fácil importar os gráficos do 2003 pro VX Ace.

28/02/2017 às 20:30 #4 Última edição: 21/01/2020 às 15:39 por Crixus
--- LINK REMOVIDO ---

Embora o 2003 não tenha scripts (na verdade tem mas é outro caso), vc pode fazer ótimos sistemas neles. Vai dar um trabalho mas vale a pena.
Agora se vc quer trabalhar com scripts, o RPG Maker 2000 tem um patch que eu uso bastante que dá suporte a scripts, só não é RGSS mas é muito eficiente.
Se for o caso, eu tenho sistemas, tutoriais e uns tópicos que ensinam a usá-lo caso não saiba alemão, rsrsrs !!

Pelos sistemas que vc citou no tópico, podem ser facilmente feito por eventos. Se vc quiser algo mais complexo, o Destiny tá aí pra resolver isso ;)
Se precisar de alguma ajuda, estou à disposição.  :ok:

Sou suspeito de falar, afinal de contas tenho um amor especial pelo 2K/2K3, acho um desafio e um prazer fazer coisas neles. Assim como você, também prefiro os gráficos de 2K3 ao invés dos das engines mais recentes.
Fora isso ainda prefiro trabalhar no pixel art dele, que é muito mais fácil.

"relogio, estações, aprimoramentos de ferramentas, diario de informações, etc ..."
Todos esses eventos são facilmente programáveis na engine, talvez o que seja mais trabalhoso seja o de aprimoramento de ferramentas, dependendo da complexidade do sistema, mas nada incrivelmente difícil.

Eu mesmo até hoje só encontrei uma coisa que não consegui fazer 100% no RM2K3; um sistema de plataformas (sem ser 2D) onde as plataformas andam e você pode pular sobre elas de uma pra outra, e se errar a plataforma você cai. (Aliás quem souber, não se acanhe em compartilhar).

Boa sorte com o projeto.

Eu acho que existe um porém nessa parte da engine ser limitada, a versão 2k3 é sim menos poderosa que as sucessores, mas cabe ao desenvolvedor saber dominar o programa.... Com eventos se faz sistemas muito complexos assim como scripts... alguns saem até melhores.

Os sistemas que você propõe são muito fáceis de fazer para quem domina eventos. Se você não sabe, corra atrás. Hoje em dia existem vários tutoriais ensinando eventos para todas as engines inclusive o 2k e o 2k3 (os tutoriais do Dr XGB e Crixus são exemplos), além de que eles servem para qualquer versão que você usar.

Então por exemplo, se um dia você saber programar sem script no ace... não vai ter problemas com outras engines, porque tudo é quase a mesma coisa