O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aprendendo! #4 - Figuras de Pensamento

Iniciado por Misty, 24/11/2012 às 21:50

24/11/2012 às 21:50 Última edição: 31/05/2013 às 01:34 por Mistyrol

Figuras de Pensamento




Olá membros da Centro RPG! Eu sou Mistyrol e estarei postando algumas aulas que podem ajudar alguns membros que tenham dificuldades com a Língua Portuguesa.
Não adianta negar que em diversas vezes veio aquela dúvida de como escrever ou falar uma palavra, e com isso você acaba escrevendo de acordo com a linguagem, e muitas vezes a mesma não está correta. Por esse motivo, vou postar sempre que possível aulas para que vocês possam sanar todas as suas dúvidas.

Lembrete: Para que não hajam problemas futuros, gostaria de dizer que não sou um professor, erro como qualquer outro membro, mas o conhecimento deve ser passado adiante, o que sei, passarei para vocês.




[box class=catbg]
Para se entender melhor
[/box]
Para a construção de um texto nós precisamos usar diversas regras que nos auxiliam para que o mesmo tenha sentido e esteja dentro das normas ortográficas. Sendo assim, foram criadas figuras de linguagem, métodos de escrita, acentuação e pontuação de palavras, entre outras regras que distintamente nos trazem muitas opções e formas para que possamos construir um bom texto.
Entre elas estão as figuras de pensamento, que será o assunto tratado na aula.




[box class=catbg]
Figuras de Pensamento
[/box]
>> Eufemismo: É a substituição desagradável, ofensiva, ou grosseira, por outra mais suave.
Exemplo: "Ele é uma pessoa pouco inteligente"

>> Hipérbole: É o exagero deliberado em sentido positivo ou negativo.
Exempo: "Eu já disse milhões de vezes!"

>> Apóstrofe: É a exclamação que interrompe o fluxo poético ou narrativo, dirigindo a uma pessoa ou coisa real ou fictícia situada fora do contexto.
Exemplo: "Ah! Por favor, pare com isso."

>> Antítese: Pode ser considerada como uma afirmação que em seguida será contrariada.
Exemplo: "Se uma parte está dia, de outra há de estar noite!"

>> Ironia: Toma uma forma debochada de se expressar, podendo em alguns casos confundir.
Exemplo: "Ela está linda, mas parece uma bruxa."

>> Paradoxo: É uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum.
Exemplo: "Que seja infinito enquanto dure!"




[box class=catbg]
Aplicação
[/box]
Acho que podemos tentar fazer a aplicação da aula, não podemos? Uma pergunta simples para vermos se realmente aprendeu!
Diga qual a figura de pensamento da frase a seguir: "Ela é uma pessoa de pouca beleza!" . Muito bem, se você analisou a frase e respondeu que é Eufemismo, muito bem, você prestou a atenção na aula! A frase é um eufemismo pois ela substitui uma palavra desagradável, ofensiva, por algo mais suave. No caso, a frase poderia ser: "Ela é uma pessoa feia!" , porém isso poderia ser um pouco ofensivo.




Para finalizar, gostaria de agradecer todos aqueles que leram a aula até o fim, e realmente espero que tenha ajudado muitos membros. Como dito anteriormente, não sou um expert na Língua Portuguesa, portanto essa aula pode conter alguns erros. Sendo assim peço para quem identificar algum erro, avise-me para que o mesmo possa ser corrigido.
Muito obrigado pela atenção, espero por críticas, elogios e sugestões!

>> Agradecimentos
>> Minha professora de Língua Portuguesa, Anatércia.
>> Ao membro Shephiroth por ser meu irmão e sempre me incentivar, o mesmo vale para o Cezar.
>> E a você que está lendo o tópico.