O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Me ajudem

Iniciado por nathadario, 03/01/2017 às 10:21

03/01/2017 às 10:21 Última edição: 03/01/2017 às 12:13 por Skyloftian
Olá! É o primeiro jogo que pego pra fazer e preciso da ajuda de vocês com algumas coisas.
Quero um jogo com um roteiro bom acima de tudo, bem desenvolvido e tudo mais, mas por  não conseguir enxergar que tipo de jogo vou fazer fica um pouco complicado elaborar a historia.

Ideia de base para a historia:
Cada força na Terra tem um ser mágico que a protege e representa, como um deus ou um guardião, temos assim os representantes da água, fogo, terra, luz, trevas e qualquer outra coisa que você pode imaginar...
O quão poderoso seria alguém que conseguisse dominar todas essas forças? O maior clichê histórico é que existem pessoas boas e pessoas más, nessa não é diferente. É milenar a briga entre aqueles que protege essas criaturas e aqueles que querem domina-las.

Até hoje, o bem sempre ganhou, mas nenhuma historia começa com paz. Alguém finalmente conseguiu juntar todas,enfraquecendo, controlando-as, e dominando uma a uma. Um ser mágico foi enviado a terra para achar o descendente do antigo guardião para que ele possa vencer e recuperar a paz...

Mas, e se esse descendente não quiser se envolver?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A historia se passa nos dias atuais, tendo como personagens principal duas meninas: A primeira que seria descendente de uma família de guardiões, que contem toda aquela força mágica e única capaz de salvar tudo, porem ela não quer de forma nenhuma arriscar a vida por isso, sem contar que tem que se preparar paras as provas de admissão do colégio dos seus sonhos e sua amiga, que acha tudo aquilo fantástico e que sua amiga e ela serão as novas Sakura e Tomoyo (de Sakura Card Captors) e que viverá o sonho de magic girl.

Teria um pouco de comédia, e comparações com animes e jogos. Agora tenho uma duvida: Uso um estilo de rpg comum, com explorações e mini games ou um estilo plataforma?
O roteiro esta interessante? ou é meio furado?
Deixem suas opiniões  :wow:

Fala cara!

Então, sobre o roteiro eu achei ele um pouco clichê, ao menos na parte dos guardiões e tal...mas geralmente essa história não acontece nos dias atuais então o teu roteiro tem uma leve adaptação aí e isso pode ficar legal.

Eu te digo que a história muitas vezes nem é o mais importante, na verdade na maioria das vezes não é o mais importante. O que mais importa é jogabilidade que tu vai implantar... Eu acho que nesse cenário que tu descreveu seria mais legal um RPG mesmo de exploração e bastante puzzles, e certamente um estilo de batalha diferente, talvez até algo por cartas estilo Sakura Card Captors mesmo. Não aquele RPG clássico dos FF e sim algo mais leve mesmo...difícil é criar isso aí mas é aí que entra a diversão de usar o RPG Maker.

Sim! tinha pensando em algo com cartas também, tava até vendo uns scripts e tudo mais pra ver se conseguir implementar no jogo.

É duro fugir dos clichês, tento o máximo, mas sempre acabo voltando em um, mas como você disse, criando uma jogabilidade envolvente, da pra suportar! :=p:

Valeu pela dica colega!

03/01/2017 às 14:37 #3 Última edição: 03/01/2017 às 17:00 por Romeo Charlie Lima
Saudações!

Desejo boas vindas ao fórum!

Eu acredito que não há problema algum em se utilizar elementos clichês em uma trama desde que alguma coisa nova seja trazida com isso, seja na jogabilidade, no carisma dos personagens, no tom (humor, suspense, etc), entre outros elementos.

Considerando a base que deseja para sua história, vou colocar alguns palpites que espero ser de algum auxílio:

Citação de: nathadario online 03/01/2017 às 10:21
(...) por  não conseguir enxergar que tipo de jogo vou fazer fica um pouco complicado elaborar a historia.

Um ponto importante sobre esse trecho, bem como a idéia do jogo se passar nos dias de hoje é verificar quais os recursos terá à disposição para realizar o trabalho. Isso vale não apenas para o conhecimento do Maker mas também de recursos gráficos, plugins, músicas, sons, etc.

Por exemplo: se não tiver (ou não souber montar) um pacote de cenários de Velho Oeste, ficará muito difícil elaborar um projeto assim, mesmo com um ótimo roteiro. Em alguns casos, essas limitações poderão até mesmo te ajudar. Como exemplo, o animatrônico do filme Tubarão (1975), não funcionava como o diretor desejou. Por conta disso, ele não aparece tanto quanto deveria, dando um ar de suspense e terror pelo desconhecido que não teria acontecido sem esse problema.

Superada a questão dos elementos gráficos e sonoros, vamos ver a premissa inicial do projeto.

Citação de: nathadario online 03/01/2017 às 10:21
Cada força na Terra tem um ser mágico que a protege e representa, como um deus ou um guardião, temos assim os representantes da água, fogo, terra, luz, trevas e qualquer outra coisa que você pode imaginar...

Como falei antes, o clichê tem um potencial incrível se bem utilizado. Se não fosse assim, nem mesmo se tornaria um clichê. Apesar da ideia de seres representando elementos se enquadrar em um clichê, algumas questões que podem auxiliar a desenvolver a idéia e tornar sua história única, mesmo usando o clichê de tantas outras:

1) Como serão esses seres / deuses? Qual seu nível de consciência / inteligência? Eles terão uma forma humanóide ou serão esferas pairando no ar?

2) Eles são eternos, existindo desde o primórdio da criação ou transferem sua essência de tempos em tempos? São imortais? Se não forem, o que acontece se um desses elementos for destruído?

Citação de: nathadario online 03/01/2017 às 10:21
O quão poderoso seria alguém que conseguisse dominar todas essas forças? O maior clichê histórico é que existem pessoas boas e pessoas más, nessa não é diferente. É milenar a briga entre aqueles que protege essas criaturas e aqueles que querem domina-las.

3) Como seria possível a dominação de um desses elementos? Qual seria a capacidade do elemento de resistir à essa dominação?

4) Como essas pessoas, tanto as que protegem quanto as que tentam dominar, ficam sabendo da existências desses seres? Que tipo de poder utilizam para proteção e dominação?

5) Em um trecho a frente, é dito que uma das meninas (a protragonista provavelmente) é descendente dos guardiões e que por isso tem o poder. O que leva a imaginar que o poder é hereditário. Isso também vale para os que desejam destruir? Se sim, será que na história do mundo já houve algum relacionamento entre Protetores e Dominadores? Se sim, qual poder seria herdado?

6) Quantas pessoa tem esses poderes? Existe alguma outra forma de se obter tal poder (proteção / destruição)?

Citação de: nathadario online 03/01/2017 às 10:21
Mas, e se esse descendente não quiser se envolver?

Esse é um ponto que pode ser extremamente interessante em seu projeto, tanto para as situações cômicas quanto, também, para momentos sérios e até mesmo dramáticos. Exemplo: O que a faria aceitar seu papel de guardiã? Um incidente cômico (usar o poder para pregar uma peça) ou algo mais triste (a morte de um guardião...alguém da família, talvez?).

Citação de: nathadario online 03/01/2017 às 10:21
Teria um pouco de comédia, e comparações com animes e jogos. Agora tenho uma duvida: Uso um estilo de rpg comum, com explorações e mini games ou um estilo plataforma?

Ambos podem render ótimos jogos. Particularmente, eu optaria pelo RPG, com minigames, exploração e puzzles (para acesso dos locais onde estão os seres, por exemplo).

Quanto ao tom, eu vejo algo mais cômico, com tons aqui e ali de drama. Uma outra questão que me veio a mente é o quanto sutil seria o combate. Seria algo que poderia ser testemunhado por todos (um tiroteio) ou algo mais mágico e que as pessoas normais não percebem, como algumas lutas em Dr. Estranho?

Citação de: nathadario online 03/01/2017 às 10:21
O roteiro esta interessante? ou é meio furado?
Deixem suas opiniões  :wow:

O roteiro está bem interessante sim e com muito potencial. Peço desculpas por escrever muito mas espero ter sido de algum auxílio.

Te desejo muita sorte e sucesso no desenvolvimento de seu projeto! Espero saber mais sobre ele em breve e, no que eu puder ajudar, só avisar!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

Olá Nathadário! ;D

Primeiro seja bem vindo ao fórum, leia as regras e divirta-se

agora a ideia achei fantástica!

Não se preocupe com o Clichê, toda receita de bolo começa com ovos, farinha, leite, etc...
O ideal é ter um diferencial, como o Mano Ut disse, a jogabiidade atrai muitos olhares!

Gostei da ideia do protagonista não querer salvar o mundo, sempre fui fascinado por obras/jogos/afins que deixassem o principal como oposto da "justiça".

Enfim, te dou total apoio cara, vai fundo e sem medo :D
.

Hey! Acho que embora clichê, como o pessoal disse, é o tipo de roteiro que atrai a atenção dos jovens hoje em dia, e pode fazer sucesso, se você duvida disso dê uma olhada nos jogos, séries e conteúdos dos tipos que fazem sucesso nesses dias, têm sempre algumas coisas relacionadas, sugiro que você pesquise um pouco sobre o seu público-alvo, que seriam as pessoas para quem você está desenvolvendo o jogo. :rainbow:

Também é importante você focar em fazer o seu próprio conteúdo pro jogo, ás vezes você dense volveu ele todo baseado na RTP(Conteúdo que já vem no RM), pois se você quer colocar mini games e tals, pode acabar pesando e na hora de lançar, a RTP vai fazer pesar muito o jogo, mas isso é só uma dica. :cool:

Outra coisa que eu queria sugerir, é que já que você vai fazer algo com cartas, seria interessante um sistema de batalha tático, que hoje é raro nos rpgs de RM.

Enfim, boa sorte com projeto, espero que você não desista.  :ok:

@Romeo Charlie Lima Adorei seus comentários, me ajudou muito a centralizar a ideia inicial do roteiro, e ajeitar direito o rumo da historia e das configurações de jogo! Muito obrigada mesmo!

@Shephiroth Valeu pelo apoio! Espero que consiga mesclar a historia e jogabilidade sem perder o foco!

@Mr.Necklaces Tava pensando sobre isso, de que muita coisa pudesse deixar ele pesado demais, então vou fazendo uns teste enquanto estiver desenvolvendo para ver.
Achei interessante a ideia do sistema de batalha tático! Vou considerar isso pra valer!

Citação de: nathadario online 04/01/2017 às 10:07
@Romeo Charlie Lima Adorei seus comentários, me ajudou muito a centralizar a ideia inicial do roteiro, e ajeitar direito o rumo da historia e das configurações de jogo! Muito obrigada mesmo!

Fico muito contente em saber! Desejo novamente muita sorte e sucesso e no que precisar, pode contar com os palpites...rs.
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0