O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

4 Motivos pelos quais a Comunidade te ODEIA

Iniciado por Vifibi, 19/07/2014 às 21:04

Um problema que muitos novatos (seja de RPG Maker ou de fórum) enfrentam é receber o respeito e a seriedade de membros mais veteranos, e muitas vezes receber ajuda dos mesmos se torna ainda mais difícil por causa disso. Portanto, resolvi fazer um pequeno texto explicando exatamente o porquê que, de fato, membros veteranos te odeiam.



4. Você não é único ou especial



Yeesh. Já comecei fazendo todo mundo me detestar. Bacana. Bem, vamos lá. Sim, querido novato, é totalmente verdade. Quando se trata de seu envolvimento no RPG Maker, você não é, nunca foi, e se continuar assim nunca será a criatura única e especial que seus pais que provavelmente não te amam tanto assim (se te amassem, não te deixariam ter um nick como XxXNarutoV1D4L0K4XxX) mentiram tanto sobre você ser. Você pode muito bem ter passado todo o seu tempo no colégio acreditando nessa mentira, já que professores têm tanto medo de magoar seus alunos hoje em dia que só falta entregarem notas ruins com boquetes de consolação, mas aqui ninguém vai se importar com seus sentimentos. Se você não fizer algo digno de nota, nós vamos te ignorar. E se você fizer algo ruim e exigir respeito, pode apostar que terá um meme sobre sua ineptidão antes do fim do dia. Fato é, pura e simplesmente, que veteranos são veteranos por um motivo. E esse motivo é mais favores sexuais para moderadores do que você pode imaginar. Ou serem bons em algo. Um dos dois, não lembro qual. E a verdade é que tal motivo é a razão pela qual eles se tornaram únicos, se tornaram conhecidos. E para chegar a tal motivo, eles precisaram treinar tanto que suas bocas ainda têm câimbras de terem ficado tanto tempo abertas. Então se você quer ser tratado como um veterano, é melhor que você seja bom em algo.



3. Ser novo não te perdoa não ter senso comum



Imagine, por um segundo, que você tem um irmão mais novo irritante.

Este irmão mais novo, para ser exato

E imagine que, todo dia, esse seu irmão mais novo que provavelmente tem Amnésia Anterógrada e portanto não consegue se lembrar nem da primeira vez que teve a ideia de botar manteiga de amendoim nos genitais e tentar brincar com o cachorro da família. Agora imagine que todo dia, que todo santo dia, esse seu irmãozinho besta e idiota te pergunta como faz para ligar a torradeira. E todo dia, você ensina o pirralho mais uma vez como diabos se faz para ligar a maldita torradeira. Nas primeiras semanas, claro, você tem um sorriso nos lábios, e o ajuda com toda a paciência do mundo conforme ele queima oito torradas seguidas e então insiste que você faça a torrada para ele. E isso se repete, todo dia, por uns três anos. E o garoto nunca aprende. Agora, eu não sei quanto a você, mas eu já teria afogado esse garoto em sua própria urina depois do quinto mês. E é exatamente assim que a comunidade se sente sobre sua pergunta idiota e repetida. Não porque nós não respondemos perguntas idiotas e repetidas, mas porque estamos cansados de responder a mesma pergunta idiota e repetida. Portanto, antes de perguntar, procure. Procure, procure e procure. E, se não achar, faça sua pergunta idiota e repetida. Pode ter certeza que os veteranos vão te respeitar muito mais assim.

... Provavelmente.

... Mas muito provavelmente não irão.



2. Scripters não são suas vadias



Então você teve a ideia genial para seu próximo MMORPG no RPG Maker e só precisa de alguns scripts para tornar seu sonho em realidade. Ótimo! Aprenda RGSS. Não nos peça para fazermos scripts para você. Isso vale para todas as áreas, na verdade, mas scripters recebem a maior parte desses aborrecimentos, tanto até que muitos deles desistiram de comunidades de RPG Maker inteiramente e fundaram seus próprios sites para fazerem seus scripts sem ter que lidar com membros iniciantes irritantes como vocês. Vocês sabem quem vocês são. Isto na verdade tem muito a ver com o ponto acima, porque nenhum de nós tem a paciência, vontade, ou sequer o desejo de fazer o seu jogo por você. Especialmente quando muitos de nós têm carreiras, trabalhos, família, amigos e até mesmo amantes para lidar com, sem precisar de você enchendo o saco ainda por cima. A área de Pedidos de Script existe, claro, mas ela existe mais para o benefício de SCRIPTERS do que para teu benefício. E pode apostar, pedidos de scripts que poderiam ser feitos em quinze minutos com um evento muito provavelmente não serão atendidos. E o mesmo vale para qualquer área. Achar que pixel-artists e designers vão se jogar aos seus pés para fazer seus visuais é, por falta de uma palavra mais ofensiva, retardadice. Nós estamos aqui para fazermos nossos jogos, nos divertirmos com amigos e talvez, talvez ajudar alguém que nos pediu com educação. E ainda assim, só se forem dúvidas ou algo que realmente seria interessante/divertido de fazer. Ninguém vai fazer o milésimo-oitavo ABS só porque você pediu.



1. Ninguém quer fazer parte de sua equipe



Essa é uma válvula de escape que muitas vezes usam para tentar escapar do argumento que estão pedindo para fazermos seu jogo por eles. "Mas eu pedi para ele fazer parte da minha equipe!" eles gritam impotentemente. "Eu não espero que ele faça o jogo por mim, só espero que ele faça sua parte!"

E, claro, isso é um bocado de bobagem. Primeiro porque muitas vezes a pessoa que te chama para o grupo/organiza o grupo se coloca no lugar de "Coordenador" ou coisa parecida, que sempre é código para "Não pretendo fazer porra nenhuma exceto receber os créditos do trabalho." Segundo porque, honestamente, se você pretende fazer um jogo que precisa da habilidade do Cronus ou do Atoa e ainda nem mesmo fez um tópico demonstrando sua habilidade sequer, você é no mínimo levemente iludido. Veteranos trabalham com veteranos pelo mesmo motivo que profissionais trabalham com profissionais. Trabalhar com amadores iniciantes é pura perda de tempo, porque vocês são ruins demais para sequer saberem o quão ruins são.




Portanto, tenham isto em mente quando forem encher o saco de alguém que mexe no RPG Maker desde 2003: Tudo que você conseguirá será um longo suspiro antes de ser completamente ignorado. Na melhor das hipóteses. Mas, se você agir com respeito, educação, e um pouquinho de senso comum, pode ter certeza que veteranos terão muito mais respeito por você.

... provavelmente.

... se você tiver sorte.

KKkKK não sei se choro ou se continuo rindo....

Pra ser franco sou um dos mais veteranos nessas comunidades, desde a MakerUniverse e RpgMenace Primordial e me lembro bem de ter feito várias coisas estupidas, inclusive fui banido da JogosRpg logo que entrei.

Citação de: TanatosMaker online 19/07/2014 às 21:13
KKkKK não sei se choro ou se continuo rindo....
²

Eu uso o Rm desde o 95 e já fiz muita merda nessa vida. Tanto que tenho até vergonha daquele passado ridículo ¬¬
Já recebi tanto, mas tanto convite e coisa similar que sinceramente...não faziam sentido. Chega dava vontade de me jogar do 5º andar do prédio da minha irmã.
Claro, eu vejo o caráter de alguém logo na hora em que esse alguém se apresenta e como todos já provaram meus poderes de vidência nesse lugar eu posso determinar se aquele membro vai ter futuro ou não.
Então geralmente atendo pedidos daqueles que eu vejo que "tem futuro" e raramente decido ajudar o povo por MP ou algo do tipo.(e olha que recebo muita mp pedindo mapa e tal).

Mas as pessoas mudam, um troll hoje pode ser o governador em um mês, mas se for o troll troll, será apenas mais um corrupto nesse mundo de corrupção.

Gosto do seu estilo sincero de ser, algo que incentiva muitas pessoas a fazerem o mesmo.(sinceridade é bom, mas exagerar é outra coisa)

+gold   :wow:  :lol:  :-.-:  :XD: :XD:

Acho que algumas pessoas vão ter problemas pra filtrar o conteúdo do texto, mas que surpresa isso seria, né? rs

Gostei dos pontos levados em consideração e acharia ótimo que alguém realmente pudesse tirar algo de proveito pra si próprio a partir dessa leitura. Só senti falta de um pedacinho especificando a chatice que é as pessoas que se ofendem quando recebem reações negativas, aka "vou chorar porque me fizeram crítica destrutiva", embora isso se encaixe no primeiro ponto sobre ninguém ser especial.

No mais, todo mundo já foi inexperiente, chato, fez merda e tomou puxão de orelha um dia, como disse o Tanatos. O que importa é sua vontade de aprender, reconhecer o que faz errado e tentar mudar, até mesmo porque quem ganha mais com isso é você mesmo. Principalmente aprender que a comunidade existe pra se apoiar, não pra te carregar no colo.

HAHAHAHAHHA Meu Deus, só podia esperar um texto desses vindo do Vifibi xD
Cara, pior que... isso ai é verdade :v
Vamos lá, quem nunca foi noob que atire a primeira pedra (no vifibi hehe).
Acho que o problemas que os veteranos (e eu) mais enfrentam são pedidos com um tom de ignorância. Muitos novatos não sabem pedir algo para ensinar ou até mesmo um pedido "Você poderia fazer ou caso não possa, poderia me dizer onde posso conseguir? Obrigado." ... a maioria sempre vem com "Seja da minha equipe","Faça pra mim", como um tom de "eu mando em você" ...
Novatos, se estão lendo isso e já fizeram, aprendam a não fazer, é feio e chato :v
Bem, mais nada pra falar, cês falaram tudo :c :c :c
P.S.: Uso RM a uns 7 anos :v


@Tanatos: HAHA não fale de noobices, eu já fiz merda, não muitas, mas no começo... só Deus. Ainda bem que eu não usava muito fóruns, ai fui aprendendo sozinho e cheguei já não sendo tão noob quanto era antes xD
(podemos dizer que fui banido da MRM uma vez AHSHUSAHUS não por merda, mas...sei lá, coisas deles xD)

Fechando com chave de ouro, vamos rir dessa "vou chorar porque me fizeram crítica destrutiva" by Cronus
HEHHEHE

19/07/2014 às 21:53 #5 Última edição: 19/07/2014 às 22:00 por Caio Varalta
Ruim é novato que quer bombar, tá ligado. Acho que se o cara começa como um lobo solitário e vai aprendendo tudo "na dele", ele acaba se tornando veterano sem passar por nenhuma treta. Com esse método ele nunca se torna odiado, porque quando ele começar a se comunicar, já vai ter uma noção da coisa toda.
Agora se o cara já joga projeto de Naruto pra recrutar equipe, posta pedido de script NETE PLEIE VXA CUM MODE 7 3D LOKA1 e etc, ele é metralhado pelo povo e acaba fugindo das comunidades.
Citação de: Cronus online 19/07/2014 às 21:32
"vou chorar porque me fizeram crítica destrutiva"
this.

Citação de: Caio Varalta online 19/07/2014 às 21:53
Ruim é novato que quer bombar, tá ligado. Acho que se o cara começa como um lobo solitário e vai aprendendo tudo "na dele", ele acaba se tornando veterano sem passar por nenhuma treta. Com esse método ele nunca se torna odiado, porque quando ele começar a se comunicar, já vai ter uma noção da coisa toda.
Agora se o cara já joga projeto de Naruto pra recrutar equipe, posta pedido de script NETE PLEIE VXA CUM MODE 7 3D LOKA1 e etc, ele é metralhado pelo povo e acaba fugindo das comunidades.

Não sei o que se passa na cabeça de uma criatura dessas que pensa que o primeiro jogo que ele faz no rpg maker, geralmente em menos de um mês, vai ser sucesso internacional. Já havia dito isso aqui na CRM antes, repito: novatos precisam aprender a ter paciência e amadurecer a ideia antes de sequer se lançar a trabalhar sozinho. Meu primeiro projeto foi pensado pra ter uns 30 minutos de gameplay no máximo, não fui tão sonhador com ele e vejam, jamais terminei aquela droga de projeto...

 Puts, não é que é verdade. xD

Já recebi diversas MPs de pedidos, equipes... na maioria era num tom de querendo mandar em algo, já com o que tinha que fazer na primeira MP, como o próprio Ryan mencionou, isso para mim acabou ficando irritante com o tempo.

Eu mesmo não tenho um projeto para cuidar, mas opto por ajudar mesmo na medida do que posso.

2010 ~ 2016 / 2024

Eu seria um hipócrita se discordasse disso. Incomoda e muito você logar e encontrar umas 20 mensagens pessoais relacionadas a dúvidas sobre algo + as 8000 denúncias do Tânatos... . (brincadeira Tânatos, haha)

De qualquer forma ainda acho que compensa responder explicando essas coisas de forma mais sincera também (ok, eu uso um texto pronto /o/). Eu mesmo uso uma mensagem do Cidiomar como referência.

No mais, é bem isso aí mesmo. As vezes me pergunto qual a dificuldade em usar a ferramenta de pesquisa, acho que foi a primeira coisa que aprendi a fazer ao visitar um fórum. Enfim, coisas da vida.  :será:

o/

Esse tópico deveria ser "linkado" na mensagem de boas vindas junto com as regras. Assim talvez já elimine alguns desses novatos antes deles pensarem em postar.  :lol:

Huehauehuaheuahuehaue, caramba. Se eu já tenho vergonha dos meus tempos de noob na RPG Maker Brasil, penso que poderia ter sido muito pior se eu tivesse feito essas coisas aí. Ainda bem que nunca fui de importunar ninguém com pedidos e/ou perguntas repetitivas e muito menos formar equipes. No entanto já recebi mais de 500 convites pra entrar em equipes cujos projetos nem sequer tinham um roteiro ou uma base para desenvolver o jogo e o organizador da mesma nem deveria saber o que era uma equipe. Isso sem falar que, 9 a cada 10 casos, toda vez que eu recusava entrar na equipe, o guri me perguntava se eu não conhecia alguém que quisesse entrar.

Me lembro de uma vez que um carinha me mandou uma MP dizendo "responda meu tópico obrigatoriamente", sim, ele usou esse termo. Eu decidi ignorar e 5 minutos depois ele me mandou outra MP dizendo "RESPONDA AGORA!", como se eu tivesse obrigação de responder o tópico dele. E o jogo dele era tipo aqueles que a gente faz na nossa primeira semana de uso do RM. E era de uma engine que eu nem sequer uso. E o cara resolve me obrigar a responder o tópico dele. Vai entender.



 Hhahahahha gostei, principalmente a 2..(será porque né?!).. Bom é isso mesmo.. tipo já recebi tantas MP de pedidos para eu entrar em equipes, fazer scripts e tal.. que até já perdi as contas.. Receber uma MP com pedidos assim, até que tudo bem, se não der pra mim eu respondo é tudo mais(sou sincero..¬¬).. Agora receber uma MP, com um cara me mandando eu fazer algo, aí já é outro nível.. aí eu ignoro.. Duas coisas que os novatos de hoje em dia estão com dificuldades..
Pesquisar/Procurar e Aprender por esforço próprio(não querer viver as custa da comunidade.)



20/07/2014 às 12:29 #12 Última edição: 20/07/2014 às 12:30 por MayLeone
Perfeito!
Existe uma grande diferença entre ser novato e ser chato e mandão.
Ontem mesmo recebi uma MP aqui na CRM de um membro exigindo que eu terminasse aquele sistema de batalha do Yu Gi Oh que está cancelado antes mesmo dele saber o que é RPG Maker.
Ter educação e bom senso nunca é demais, mas parece que tem gente que faz questão de ser assim.

Outra coisa: Tem membros (não apenas novatos) que se sentem no direito de ''exigir'' da staff, de falar com ignorância, como se eles fossem empregadinhos que estão ali para atender seus pedidos extravagantes.
Fazer esse tipo de coisa é tão feio quanto ser um novato desse naipe, só avisando mesmo.

Enfim, ótimo texto, Vifibi! Resumiu toda a verdade em poucas linhas.

20/07/2014 às 13:23 #13 Última edição: 20/07/2014 às 13:37 por V@gner KOHAI
Opa!

Ashuashuashuashuashuashua... :lol:
Gostei disso ai! Reflete muito bem a realidade!

Bom... não lembro de ter feito algo assim ainda...

E, apesar de não ser um veterano, eu sempre recebo MP's com pedidos de desenho ou para entrar em uma equipe, mas por causa do meu tempo, muitas vezes tenho que recusar grandes projetos. Porém a maioria é de projetos de novatos que nunca nem ouvi falar, nunca vi na comunidade ou ao menos ele postou algo "que preste", sem contar a forma errada de pedir... Para estes, eu uso mensagens prontas, para poupar o meu tempo XD

:linha3:

Até!

:ok:

Kkkkkk, Acho que muito das comunidade já estevem nessa situação, ou... Sei la... A metade... Eu confirmo que já fui assim.

Kkk, esperar um boquete da professora que fauta de ética cara. Mentira minha, eu me rachei. e.e

Ótimo tópico cara.