O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pixel Art - Animação - Aula 2 - Dicas Rápidas

Iniciado por Phantomx, 25/10/2014 às 16:03

25/10/2014 às 16:03 Última edição: 30/10/2014 às 11:08 por mercia
Essa aula é mais uma dica rápida de como fazer animações em forma de pixel art, é uma técnica que costumo utilizar então vai ser meio que um relato pessoal. Resolvi trazer essa dica por conta que estou meio ocupado ultimamente e provavelmente só vai sair um lindo tutorial maravilhoso lá para o final do ano quando eu tiver mais tempo de sobra.


A primeira coisa que você deve ter noção é : Reciclar é amor. Reciclar é vida.
fazer um pixel art muitas vezes é algo trabalhoso, se você estiver criando um jogo, provavelmente não quer gastar grande parte do desenvolvimento fazendo os sprites, então a primeira regrinha da animação de sprites é " Não fazer algo desnecessário a menos que você queira", alguns de vocês devem estar se perguntando: "Como assim?". A imagem a baixo vai me ajudar a explicar isso


Repare na cintura para cima e você vai ver que a unica animação é das pernas, nada, nada mesmo é foi animado alem das pernas, quando se vai animar um personagem andando você provavelmente vai manter duas coisas, a cabeça e o tronco do personagem, porque são as partes que menos precisam ser animadas. Obviamente um sprite que reaproveita poucas coisas vão ter uma animação mais fluida, porem não preciso dizer que leva mais tempo para se fazer, e se pretende fazer um jogo muito bem animado, prepare-se para conseguir alguns pixel artistas para lhe ajudar.
Então é recomendável animar apenas as pernas e braços, no caso acima, o artista não animou os braços ao meu ver para dar uma característica mais bruta para o personagem.


A segunda regra que utilizo é : Faça um teste antes de finalizar.

A imagem a cima ( e o titulo também) é alto explicativa, antigamente eu não realizava testes e minhas animações ficavam muito ruins (ainda tem alguns pixel arts que eu não fiz testes por pura preguiça x--x), no caso de um sprite que fiz para o jogo Bio - Lux Aeterna (pequeno merchan  :confiante:), antes de fazer o line Art, pintar e fazer luz e sombra, eu faço um teste para ver se a animação está boa, tambem é uma boa tática mostrar o teste para seu chefe para ele ver se é aquilo o que ele realmente quer, sem eles, se o chefe não gostasse provavelmente você teria que re-fazer os sprites. fazer um teste não leva mais que alguns minutos e melhora muito o resultado final. Está bom e aceitável? pode finalizar!



Key Frames e Breakdowns.

Para finalizar vou falar um pouco mais de algo que falei na ultima aula, agora aplicando nos sprites, geralmente os sprites de jogos vão ter : 2 Key Frames, e 2 Breakdowns, os Key frames contam o que seu personagem está fazendo e os BD contam como eles chegaram lá, no exemplo abaixo temos esse sprite do RPG Maker XP:



As posições 2 e 4 são key frames, elas mostram o personagem movendo uma de suas pernas para frente e outra para trás, sem os BD ele poderia estar se alongando ou fazendo alguma outra ação estranha, como as pernas do breakdown está no meio, logo ele está andando. Muitos jogos só utilizam 4 frames de animação por ser mais simples de ser feito, porem pode gerar resultados robóticos, também depende do tamanho do sprite, geralmente sprites muito grandes utilizam 6,8,10 ou 12 frames, esses frames adicionais geralmente ficam entre os Keys e Bd para fazer uma transição mais suave entre eles.



Por enquanto é isso, acho que é o suficiente para uma base para que você consiga desenvolver uma animação, qualquer duvida ou pedido, pode realizar no tópico ou por MP  :ok:

 Do pouco que eu entendi,eu já tinha usado. Animação eu aprendi só na pratica mesmo ;/
É um tutorial bom,da pra tirar algo dai XD