O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aceitem críticas construtivas...

Iniciado por Sotelie, 07/04/2014 às 14:12

Andei reparando que ultimamente houve um fator que esteve se igualando de membros para membros.
Acho que quem pensa como eu já deve ter entendido.
Vamos direto ao assunto.
Um maker cria um tópico, pede a "avaliação".
Os makers mais experientes decidem criar a tal avaliação.
Algo mais como: "...está bom em certo ponto mas acho que x poderia melhorar...".
Daí o autor do tópico enxerga isso como uma crítica destrutiva pois o dono da avaliação não disse: "Está perfeito, não tem nada o que melhorar."

Sinceramente....estamos cansados disso!
Se pedem uma avaliação é uma avaliação que vão ter.
Mesmo que mude o ícone para 'exposição' não vai fazer diferença alguma, vamos avaliar mesmo assim pois estamos aqui para isso!
E afinal, estamos querendo ajudar, pois é assim que os grandes makers crescem.

Foi só o de mim, caso queira acrescentar palavras fique á vontade, caso queira discordar fique á vontade, apenas dê sua opinião quanto á isso, se quiser é claro.

Bom, esse é um tema bem abordado, tanto que acho que já vi alguma matéria falando disso. Sem indiretas, mas também já vi isso acontecer, até guerras em comentários eu já vi por esse motivo, mas só estou comentando aqui por que concordo, não chego a ter nada a dizer...
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Devo concordar com vossas palavras,  desde ue entrei no fórum, não pude contar quantas vezes já vi este tipo de situação,  mas logo também vejo que,  caso TODOS que postaram criticas apontaram os mesmos erros,  existe a auto reflexão e o entendimento por parte do autor.
Creio que não tem como evitar isso,  principalmente por que este valor está associado aos novatos,  e sempre haveram novatos,  e por serem novatos pecam em criterios essenciais,  tal como a formatação do texto,  a lingua portuguesa, falta de profundidade da historia e o manuseio incorreto/parcial/erronio da ferramenta RM.

Citação de: Windshock online 07/04/2014 às 14:19
Bom, esse é um tema bem abordado, tanto que acho que já vi alguma matéria falando disso. Sem indiretas, mas também já vi isso acontecer, até guerras em comentários eu já vi por esse motivo, mas só estou comentando aqui por que concordo, não chego a ter nada a dizer...
Eu que o diga meu amigo, já presenciei muitas guerras, algumas que até não quero lembrar...mas é como dizem, não dá para evitar, pelo menos acredito que o tópico venha abrir a mente do pessoal.

@Dilacrius: Fico feliz por ter vossa presença.
É um fator bem na parte dos novatos mesmo, por não estarem acostumados a receberem sugestões.
Mas o complicado é que é impossível fazer com que a pessoa tenha um bom senso para receber as críticas :/.

07/04/2014 às 14:40 #4 Última edição: 07/04/2014 às 14:44 por mercia
Eu concordo com você, Alisson.

Eu tenho uma teoria de que as pessoas que postam na Área de Avaliação e não aceitam críticas, na verdade querem que as pessoas que vejam o que foi postado ali as elogiem ao invés de criticar.

Uma crítica faz uma pessoa crescer mais rápido naquilo que ela trabalha do que um elogio, pois a partir da critica uma pessoa começará a enxergar o que pode ou não ser melhorado no que ela faz. Pessoas que vivem de elogios geralmente evoluem mais lentamente do que uma pessoa recebe uma crítica, onde é colocado exatamente o que a pessoa pode melhorar, porém uma crítica também pode ser o motivo de fazer alguém deixar de fazer o que fazia, simplesmente por achar que não irá conseguir melhorar.

Além de receber críticas uma pessoa tem que saber filtrá-las, pois cada pessoa tem uma visão própria do que é bom, então uma auto-crítica também é essencial, até mesmo porque qualquer pessoa pode criticar algo que ela pode não saber muito sobre, é aquela história de que não precisa fazer um bolo para dizer se ele está bom ou não.

É uma discussão meio complicada.

Bem... Realmente tem muito assim. Uns que aceitam de modo tão humilde
que me enchem os olhos, e esses, que o cara não fala nem metade dos
defeitos, e já fica estressado.

Mas bem... Quando eu vou lá, avalio e tals, eu faço a minha parte como
membro que é contribuir com a avaliação que ele pediu. Se ele vai aceitá-la
ou não, aí já não é mais comigo.

Isso de ficar reclamando à uma crítica é infantilidade, desde que a crítica não esteja atacando realmente o trabalho dele. Eu sempre aceito bem, e gosto bastante de críticas construtivas, pois isso me ajuda a melhorar cada vez mais.

No ensino demoramos anos para aprender a fazer/receber criticas,  sair do senso comum e avaliar os objetos de estudo por outra perspectiva, elaborar uma tabula rasa do projeto e juntamente as criticas,  reformular as opções viáveis do projeto.
Todavia,  vamos imaginar que nao exista uma linha de pensamento critica,  mas sim uma sentimental no processo de produção do game. Ele pode não estar bom,  mas o criador sente um carinho especial pela sua criatura,  um amor paternal,  isso faz com que as criticas não sejam bem recebidas,  independente de quem for.
Um dos mais comuns é a sindrome de Mary Sue,  onde o criador se sente tão atraido por sua criatura,  seja pela espelhagem de personalidade/fisica ou inspiração na realidade,  que o personagem fica tão surreal e anormal,  que acabamos nao gostando dele.
Não entendeu? Vamos supor que o maker faça um jogo de comédia com algo que aconteceu uma vez com ele e os amigos em uma chácara,  ele é o personagem principal da historia e no final da trivia ele levou para cama duas amigas dele. Nos comentários, geral criticado o personagem machista e preconceituoso,  que abusou da boa vontade das moças para a malícia.  Claro que o cara vai atacar as críticas,  dizendo que eles nao entenderam a essência do RPG e que deveriam ir para a escola para entender. De todo,  o maker não está errado,  mas a forma que ele postou o game estava.

São muitos pontos psicologicos e sociológicos que levam a essa repudiação de críticas,  mesmo se ela for pedida.

Citação de: mercia online 07/04/2014 às 14:40
Eu concordo com você, Alisson.

Eu tenho uma teoria de que as pessoas que postam na Área de Avaliação e não aceitam críticas, na verdade querem que as pessoas que vejam o que foi postado ali as elogiem ao invés de criticar.

Uma crítica faz uma pessoa crescer mais rápido naquilo que ela trabalha do que um elogio, pois a partir da critica uma pessoa começará a enxergar o que pode ou não ser melhorado no que ela faz. Pessoas que vivem de elogios geralmente evoluem mais lentamente do que uma pessoa recebe uma crítica, onde é colocado exatamente o que a pessoa pode melhorar, porém uma crítica também pode ser o motivo de fazer alguém deixar de fazer o que fazia, simplesmente por achar que não irá conseguir melhorar.

Além de receber críticas uma pessoa tem que saber filtrá-las, pois cada pessoa tem uma visão própria do que é bom, então uma auto-crítica também é essencial, até mesmo porque qualquer pessoa pode criticar algo que ela pode não saber muito sobre, é aquela história de que não precisa fazer um bolo para dizer se ele está bom ou não.

É uma discussão meio complicada.
Isso mesmo Mercia.
Na verdade, eu sempre melhorei na base das críticas, até hoje recebo críticas e isso é muito bom.
Houve um tempo em que muitos estavam dizendo que meus trabalhos estavam perfeitos, independente de qual era, o que me deixava desconfiado...será que realmente estava bom? Foi aí que busquei críticas e mais críticas, e foi isso o que consegui aqui.
Acredito que a gente cresce muito com as críticas, mas infelizmente os novatos a enxergam por outro lado.
Citação de: King Gerar online 07/04/2014 às 14:46
Bem... Realmente tem muito assim. Uns que aceitam de modo tão humilde
que me enchem os olhos, e esses, que o cara não fala nem metade dos
defeitos, e já fica estressado.

Mas bem... Quando eu vou lá, avalio e tals, eu faço a minha parte como
membro que é contribuir com a avaliação que ele pediu. Se ele vai aceitá-la
ou não, aí já não é mais comigo.

Pois é, King. É de se ficar surpreso quando alguém recebe a crítica com amor, ao invés de dar pauladas.
Mas a gente faz a nossa parte, o resto fica a critério do autor.
Citação de: Klarth online 07/04/2014 às 14:48
Isso de ficar reclamando à uma crítica é infantilidade, desde que a crítica não esteja atacando realmente o trabalho dele. Eu sempre aceito bem, e gosto bastante de críticas construtivas, pois isso me ajuda a melhorar cada vez mais.
Pois é. O que me leva a acreditar que os que fazem tal ato são mais os membros em torno de 10 anos :/
Citação de: Dilacrius online 07/04/2014 às 14:50
No ensino demoramos anos para aprender a fazer/receber criticas,  sair do senso comum e avaliar os objetos de estudo por outra perspectiva, elaborar uma tabula rasa do projeto e juntamente as criticas,  reformular as opções viáveis do projeto.
Todavia,  vamos imaginar que nao exista uma linha de pensamento critica,  mas sim uma sentimental no processo de produção do game. Ele pode não estar bom,  mas o criador sente um carinho especial pela sua criatura,  um amor paternal,  isso faz com que as criticas não sejam bem recebidas,  independente de quem for.
Um dos mais comuns é a sindrome de Mary Sue,  onde o criador se sente tão atraido por sua criatura,  seja pela espelhagem de personalidade/fisica ou inspiração na realidade,  que o personagem fica tão surreal e anormal,  que acabamos nao gostando dele.
Não entendeu? Vamos supor que o maker faça um jogo de comédia com algo que aconteceu uma vez com ele e os amigos em uma chácara,  ele é o personagem principal da historia e no final da trivia ele levou para cama duas amigas dele. Nos comentários, geral criticado o personagem machista e preconceituoso,  que abusou da boa vontade das moças para a malícia.  Claro que o cara vai atacar as críticas,  dizendo que eles nao entenderam a essência do RPG e que deveriam ir para a escola para entender. De todo,  o maker não está errado,  mas a forma que ele postou o game estava.

São muitos pontos psicologicos e sociológicos que levam a essa repudiação de críticas,  mesmo se ela for pedida.
Mais sábias palavras. Entendi perfeitamente.
Isso explica tudo, é como você criar um desenho, achar ele legal e gostar dele para o resto da vida ignorando as críticas que poderiam melhorá-lo.
É triste isso mas a gente faz a nossa parte :/

Eu sempre recebo criticas em minhas coisas, afinal, não sou perfeito, e, mesmo que eu questione e dê meu ponto de vista quanto à ela, eu tenho certeza que foi através delas que eu pude saber o que sinceramente as pessoas acham das minhas coisas, elevando minha habilidade significativamente. É claro que saber o que ficou bom é satisfatório, mas, se a intenção é avaliar e ajudar, falar o que pode melhorar é a melhor das alternativas, pois às vezes somos cegos e não percebemos o que pode ficar mais interessante.
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Esse assunto é bem comentada mesmo...
Acho que se a pessoa prestar atenção que com essas críticas ele(a) vai evoluir e
assim conseguir fazer algo que mereça um "Está ótimo, não tem o que melhorar!".
Sou uma pessoa que leva as críticas, sejam elas construtivas ou não, bem a sério
pois é com elas que eu irei conseguir evoluir mais e mais.
Prazer, Terror dos Modinha

07/04/2014 às 15:29 #11 Última edição: 07/04/2014 às 15:33 por Alisson
Citação de: Windshock online 07/04/2014 às 15:22
Eu sempre recebo criticas em minhas coisas, afinal, não sou perfeito, e, mesmo que eu questione e dê meu ponto de vista quanto à ela, eu tenho certeza que foi através delas que eu pude saber o que sinceramente as pessoas acham das minhas coisas, elevando minha habilidade significativamente. É claro que saber o que ficou bom é satisfatório, mas, se a intenção é avaliar e ajudar, falar o que pode melhorar é a melhor das alternativas, pois às vezes somos cegos e não percebemos o que pode ficar mais interessante.
Principalmente pois não estamos criando para nós, e sim para o povo, por isso é importante saber se está tanto no nosso agrado quanto ao do povo.
É aí que entra a teoria do Dilacrius.

Edit: @Makers: Eu não costumo criticar muito os mapas mas faço questão de criticar os seus pois eu notei a melhoria na qualidade de seus trabalhos. E também por que você as aceita bem.
Infelizmente nem todos são assim :/

É Um assunto tão antigo, mas recente ainda sim,

tem gente que realmente vê críticas como destrutivas, outros ficam até com raiva
mas é questão de personalidade, acho que isso nunca vai mudar, o jeito é suportar isso.