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Wychwood

Iniciado por BillyKharles, 10/01/2017 às 16:14

23/04/2017 às 12:42 #15 Última edição: 23/04/2017 às 12:47 por Vixen
Olá, tudo bem? Joguei sua demo, e geralmente quando jogo um jogo ou demo eu fico com o notepad aberto pra ir anotando tudo o que encontro de negativo e/ou positivo.  Entre bugs  e situações sem saída, tiver de reiniciar umas 6 vezes, o que é meio chato visto que não tem save e a entrada é meio comprida. Porém vamos lá para o que achei, começando pelos pontos positivos.


  • Bom, em primeiro lugar a ambientação está fantástica, as músicas e sons casam perfeitamente com o clima do jogo, desde momentos de suspense como as músicas mais sérias, até momentos de ação como quando aquele meio corpo andando aparece pra te atacar. O barulho da chuva lá fora tambem, gostei bastante dessa ambientação.
  • Outro ponto muito positivo é o menu, está bonito demais, aliás bem profissional.
  • Os detalhes, quando jogo um jogo de RPGMaker eu adoro gente que dá atenção aos detalhes, quando vi o reflexo no espelho do personagem achei fantástico. Não agrega nada na história em si ou no playstyle mas dá uma sensação de que a pessoa se preocupou com pequenos detalhes. Pra mim faz toda a diferença.
  • Eu não sou muito criterioso com construção de mapas, acho que isso é de cada um, mas ao meu ver os mapas estão legais e funcionais. Uma coisa que eu curto geralmente, e que você usou, é indicar o caminho com um chão diferente.
  • A história não dá pr avaliar muito, visto que tem pouca coisa, achei pontos positivos e negativos nela mas o positivo é que é uma história meio intrigante. Aliás toda história, principalmente as de suspense, tem que te deixar realmente curioso pra saber o que aconteceu , esse ponto você conquistou.
  • O estilo que você usa lembra muito um filme, principalmente a entrada e as músicas, isso é legal, usar esse recurso cinematográfico, dá uma imersão boa.
  • O lance de começar diferente, é bem legal, na primeira fui de carro, conversei com o tio no manicômio, nas outras já fui a pé, explorei a floresta, essa liberdade ficou bem legal.

Ok, agora a parte chata, os pontos negativos.


  • Primeiro sobre o texto em si. Está bem escrito e fluido, mas achei alguns erros de português, tipo "perca" ao invés de "perda",  "a anos" quando o correto é "há anos", mas é pouca coisa mesmo.
  • Apesar de ter gostado da maneira que conduziu a história, eu achei que alguns pontos ficarm meio estranhos, tipo se a Marie era tão boa, por que ela fez um ritual que parecia satânico, para conseguir poder? Ou a conversa com a Katie, que também ficou meio surreal, você está preso numa casa cheia de monstros, encontra uma garota desconhecida e chama ela pra ... comer?Também achei o diálogo do Brad e do McDoyle meio estranho, sobre a floresta, mas acho que isso pode ser explicado com o avançar do jogo.
  • Como comentei na abertura, eu tive de reiniciar o jogo algumas vezes, e tive de rever toda a entrada, já não aguentava mais ver a cara daquele padre. Em demo e jogos que a gente sabe que tem o risco de dar bug, é ideal quando você começa a jogar, disponibilizar um save logo na entrada para caso aconteça um imprevisto a pessoa não ter que rever tudo de novo. Isso foi frustrante pra mim.
  • Como disse ali em cima, a abertura está bem legal, emulando um estilo cinematográfico, porém algumas coisas poderiam ser mais rápidas, principalmente aquele Inglaterra 2013, ele fica uma era na tela e é só uma linha pra ler, o mesmo vale pro título - ok, esse é o título é até normal que demore um pouco mais, e pra mensagem de abertura. Aliás sobre a mensagem de abertur, não curti aquilo, "Contém mensagens perturbadoras", eu tiraria ou trocaria por algo mais crível, tipo "Baseado em fatos" ou coisa do gênero, ajuda na imersão. A mensagem que você pôs fica parecendo mensagem de utilidade pública, tipo "Veneno, não ingerir".
  • Algumas partes o jogo está muito escuro. Tipo, muito escuro mesmo, eu deixei de ver alguns itens e até morri uma hora praquele espírito por que não vi o buraco na parede. Na floresta também está muito escuro em alguns pontos.
  • Faltou aquele aviso legal que ensina as teclas. Quando eu peguei o crucifixo eu fiquei sem saber se ele fazia alguma coisa,
    se atirava, se usava.O menu instintivamente a gente já vai no esc,mas mesmo assim seria legal no começo indicar as teclas de uso. Ps: Como faz pra aumentar a tela pra fullscreen? Sei que no RM2K é o F4,mas aqui tive de jogar em window mode.
  • Bugs:

  • Aquela primeira casa de pedra quando você vai pra direita, dá pau e fecha o jogo quando você clica na porta. Aparece uma mensagem de que o aúdio punch.03.22500 não foi encontrado. 
  • Achei muito foda o sistema de sombras, mas ele não funcionou na versão maligna da Marie, na hora que ela se encontra com o padre. Tipo o padre estava no mesmo lugar que ela, ele tinha sombra, ela não. Considerei como um bug visual.
  • Eu não sei o que os botões F(x), acho que é F12, fazem mas se apertar aparece uma mensagem e o jogo fecha. A mensagem é "Erro no script menu linha tal, System Stack Error, stack level too deep".
  • Se eu for diretamente pra sala do espírito sem ter pegado a dica da senha, eu fico preso na sala sem saber a senha. Foi uma das vezes que tive de reiniciar, meio chato isso.
  • Coloquei como bug, mas não sei se é bug. Aquela alavanca perto do ponto de save quando aperta ela dá GameOver. Achei esquisito por que não sabia se era algo que eu tinha feito ou se era o final da demo. Reiniciei e não apertei a alavanca, após isso encontrei a Katie,vi a sombra la nos fundos do banheiroe acabei nisso, visto que fiquei nessa de procurar o que comer com a Katie mas não podia sair da casa e não tinha mais nada lá. Se for realmente o fim da demo, coloca uma mensagem de "Fim da Demo" e não GameOver, se não for o fim retira aquilo por que ficou ruim, mesmo estando do lado de um save. Se o jogo continua a partir daí dá uma dica por que eu fiquei preso na casa.

Acho que é isso, se lembrar de algo mais eu posto aqui. No geral está bem legal mesmo, um visual legal, ambientação muito boa, funcionalidades também. Só fique atento ao fato de que esses jogos destilo costumam dar conflitos de história, você tem que levar em consideração muitos eventos e como eles se relacionam.
PS: Põe um save no começo u.u'



Citação de: Vixen online 23/04/2017 às 12:42
Olá, tudo bem? Joguei sua demo, e geralmente quando jogo um jogo ou demo eu fico com o notepad aberto pra ir anotando tudo o que encontro de negativo e/ou positivo.  Entre bugs  e situações sem saída, tiver de reiniciar umas 6 vezes, o que é meio chato visto que não tem save e a entrada é meio comprida. Porém vamos lá para o que achei, começando pelos pontos positivos.


  • Bom, em primeiro lugar a ambientação está fantástica, as músicas e sons casam perfeitamente com o clima do jogo, desde momentos de suspense como as músicas mais sérias, até momentos de ação como quando aquele meio corpo andando aparece pra te atacar. O barulho da chuva lá fora tambem, gostei bastante dessa ambientação.
  • Outro ponto muito positivo é o menu, está bonito demais, aliás bem profissional.
  • Os detalhes, quando jogo um jogo de RPGMaker eu adoro gente que dá atenção aos detalhes, quando vi o reflexo no espelho do personagem achei fantástico. Não agrega nada na história em si ou no playstyle mas dá uma sensação de que a pessoa se preocupou com pequenos detalhes. Pra mim faz toda a diferença.
  • Eu não sou muito criterioso com construção de mapas, acho que isso é de cada um, mas ao meu ver os mapas estão legais e funcionais. Uma coisa que eu curto geralmente, e que você usou, é indicar o caminho com um chão diferente.
  • A história não dá pr avaliar muito, visto que tem pouca coisa, achei pontos positivos e negativos nela mas o positivo é que é uma história meio intrigante. Aliás toda história, principalmente as de suspense, tem que te deixar realmente curioso pra saber o que aconteceu , esse ponto você conquistou.
  • O estilo que você usa lembra muito um filme, principalmente a entrada e as músicas, isso é legal, usar esse recurso cinematográfico, dá uma imersão boa.
  • O lance de começar diferente, é bem legal, na primeira fui de carro, conversei com o tio no manicômio, nas outras já fui a pé, explorei a floresta, essa liberdade ficou bem legal.

Ok, agora a parte chata, os pontos negativos.


  • Primeiro sobre o texto em si. Está bem escrito e fluido, mas achei alguns erros de português, tipo "perca" ao invés de "perda",  "a anos" quando o correto é "há anos", mas é pouca coisa mesmo.
  • Apesar de ter gostado da maneira que conduziu a história, eu achei que alguns pontos ficarm meio estranhos, tipo se a Marie era tão boa, por que ela fez um ritual que parecia satânico, para conseguir poder? Ou a conversa com a Katie, que também ficou meio surreal, você está preso numa casa cheia de monstros, encontra uma garota desconhecida e chama ela pra ... comer?Também achei o diálogo do Brad e do McDoyle meio estranho, sobre a floresta, mas acho que isso pode ser explicado com o avançar do jogo.
  • Como comentei na abertura, eu tive de reiniciar o jogo algumas vezes, e tive de rever toda a entrada, já não aguentava mais ver a cara daquele padre. Em demo e jogos que a gente sabe que tem o risco de dar bug, é ideal quando você começa a jogar, disponibilizar um save logo na entrada para caso aconteça um imprevisto a pessoa não ter que rever tudo de novo. Isso foi frustrante pra mim.
  • Como disse ali em cima, a abertura está bem legal, emulando um estilo cinematográfico, porém algumas coisas poderiam ser mais rápidas, principalmente aquele Inglaterra 2013, ele fica uma era na tela e é só uma linha pra ler, o mesmo vale pro título - ok, esse é o título é até normal que demore um pouco mais, e pra mensagem de abertura. Aliás sobre a mensagem de abertur, não curti aquilo, "Contém mensagens perturbadoras", eu tiraria ou trocaria por algo mais crível, tipo "Baseado em fatos" ou coisa do gênero, ajuda na imersão. A mensagem que você pôs fica parecendo mensagem de utilidade pública, tipo "Veneno, não ingerir".
  • Algumas partes o jogo está muito escuro. Tipo, muito escuro mesmo, eu deixei de ver alguns itens e até morri uma hora praquele espírito por que não vi o buraco na parede. Na floresta também está muito escuro em alguns pontos.
  • Faltou aquele aviso legal que ensina as teclas. Quando eu peguei o crucifixo eu fiquei sem saber se ele fazia alguma coisa,
    se atirava, se usava.O menu instintivamente a gente já vai no esc,mas mesmo assim seria legal no começo indicar as teclas de uso. Ps: Como faz pra aumentar a tela pra fullscreen? Sei que no RM2K é o F4,mas aqui tive de jogar em window mode.
  • Bugs:

  • Aquela primeira casa de pedra quando você vai pra direita, dá pau e fecha o jogo quando você clica na porta. Aparece uma mensagem de que o aúdio punch.03.22500 não foi encontrado. 
  • Achei muito foda o sistema de sombras, mas ele não funcionou na versão maligna da Marie, na hora que ela se encontra com o padre. Tipo o padre estava no mesmo lugar que ela, ele tinha sombra, ela não. Considerei como um bug visual.
  • Eu não sei o que os botões F(x), acho que é F12, fazem mas se apertar aparece uma mensagem e o jogo fecha. A mensagem é "Erro no script menu linha tal, System Stack Error, stack level too deep".
  • Se eu for diretamente pra sala do espírito sem ter pegado a dica da senha, eu fico preso na sala sem saber a senha. Foi uma das vezes que tive de reiniciar, meio chato isso.
  • Coloquei como bug, mas não sei se é bug. Aquela alavanca perto do ponto de save quando aperta ela dá GameOver. Achei esquisito por que não sabia se era algo que eu tinha feito ou se era o final da demo. Reiniciei e não apertei a alavanca, após isso encontrei a Katie,vi a sombra la nos fundos do banheiroe acabei nisso, visto que fiquei nessa de procurar o que comer com a Katie mas não podia sair da casa e não tinha mais nada lá. Se for realmente o fim da demo, coloca uma mensagem de "Fim da Demo" e não GameOver, se não for o fim retira aquilo por que ficou ruim, mesmo estando do lado de um save. Se o jogo continua a partir daí dá uma dica por que eu fiquei preso na casa.

Acho que é isso, se lembrar de algo mais eu posto aqui. No geral está bem legal mesmo, um visual legal, ambientação muito boa, funcionalidades também. Só fique atento ao fato de que esses jogos destilo costumam dar conflitos de história, você tem que levar em consideração muitos eventos e como eles se relacionam.
PS: Põe um save no começo u.u'


Olá Vixen. Muito obrigado pelo feedback. Estaremos corrigindo esses erros em breve e reupando a demo ;)

25/04/2017 às 15:55 #17 Última edição: 02/10/2017 às 19:05 por Zaggojhon
Olá pessoal!
Sou o compositor desse projeto, e venho anunciar (um pouco atrasado) que a versão demo do jogo já está disponível:wow:
Agora venho falar sobre a minha participação neste:  :e.e:
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Pra fazer as trilhas musicais a inspiração principal foi tirada de jogos como Silent Hill, Demons Crest, Fallout... Além de clássicos filmes de terror como O Chamado, por Hans Zimmer (mais especificamente "The Well").
A música tema, que contém a riff principal do jogo não está presente no mesmo, mas uma ramificação pode ser encontrada no tema da tela de título:


E desse vieram outros temas adjascentes... (que podem ser escutados aqui -> http://centrorpg.com/index.php?topic=17079.msg129769#msg129769)
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Outro ponto que eu gostaria de deixar bem claro é que TODOS OS EFEITOS SONOROS e TODAS AS ME'S são ORIGINAIS!
Portanto, gostaria da opnião de vocês sobre este trabalho tão dedicado por mim!  XD
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Me senti na obrigação de dar meu parecer sobre o jogo.
No mais, estarei sempre à disposição
Aquele Abraço!
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Adorei a proposta do jogo, vou baixar e assim que jogar comento aqui o que achei  :XD:

A demo já recebeu uma nova atualização. Está disponível o novo link para download ;)
Todo o feedback foi analizado e revisado. Foram corrigidos vários bugs e é bem perceptível a melhoria gráfica, com novos sprites e nova iluminação. Espero que gostem ;)

Por quanto tempo eu dormi?! Já saiu, socorro. Já estou baixando rs  :XD: