O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ruby_Aula 6 .>Enter

Iniciado por Enter, 06/01/2015 às 01:52

?ואת, את גרה כאן

Se for repassar o guia, dê os devidos créditos ao criador: Enter
Dou inicio a esse espaço para uma aula de linguagem Ruby.
Material referência usado para essa aula: Beginning Ruby - Peter Cooper
Mensagem do dia:"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."Friedrich Nietzsche
[box2 class=titlebg title=Lição 6: Interpolação]
Aula 5 .>Enter
Aula 6 .>Enter (Você está nela! :clap:)

Olá pessoal. Tudo bem? Hoje testaremos alguns comandos muito úteis que podem te ajudar a implementar o seu programa.

Suplemento para seus loops:
O método "times" em ruby: semelhante a sintaxe do "do...end" tudo que estiver dentro será executado seguindo a regra definida da função.
Leia e teste:
Exemplo:
5.times{puts "Test"} será printado cinco strings chamadas "Test",

Conheça também os seguintes exemplos e teste-os para aprender como os métodos seguintes funcionam:
1.upto(5){ puts "testando" }
10.downto(5){ puts "testando" }
0.step(50, 5){ puts "testando" }

Teste os comandos acima alterando também os valores e veja as diferenças nos resultados.

Interpolação/Interpolation
Consiste em tratar dados dentro de uma string " " de forma que o tipo deles sejam reconhecidos dentro dela.
Exemplo:

Sintaxe com exemplo:
x = 30
y = 40
puts "#{x} + #{y} = #{x + y}"

A saída será: 30 + 40 = 70


Outro exemplo:

puts "1000 * 7 = #{1000 * 7}"
A saída será: 1000 * 7 = 7000


Utilidade da Interpolação:
Vamos supor que no seu programa você tenha um texto mas que nesse texto tenha uma palavra que terá que ser definada por uma variável. Nesse caso podemos utilizar a interpolação:

variavelX = "NomeDoUsuario"
puts "Olá, seja bem-vindo #{variavelX} !!"

A saída será: Olá, seja bem-vindo NomeDoUsuario !!


Você também pode utilizar as operações matemáticas dentro dela, e o resultado vai levar em conta se o valor da variável é um número ou string.
Exemplo:
x = 2
puts "Oi #{x * 7}

A saída vai ser 14.

Agora, se for:
x = "Siga em frente!"
puts "Oi #{x * 7}

A saída vai ser: Oi siga em frente! siga em frente! siga em frente! siga em frente! siga em frente! siga em frente! siga em frente!

É semelhante ao uso de alguns conversores, por exemplo o .to_i e to_s que convertem para inteiros ou strings. Mas você só precisa utilizar o #{}



Método de String, importante:
Em algumas ocasiões, como em condições por exemplo, você pode precisar especificar o tamanho de algo. Em muitos casos, que se encaixem no contexto, você pode utilizar o método de string ".length" que será muito útil.

Por exemplo:
puts "Oi, teste isso".length

Será interpretado pela linguagem como 14, e se você testar verá que retorna o valor 14. Pois ele conta quantos caracteres (chars) tem na string.

Um exemplo mais prático, supondo que em um dado contexto você precise que uma frase só apareça caso o tamanho de outra seja maior que 13 caracteres.:
if("Oi, teste isso".length > 13) puts "Já testei!" end


Até a próxima!
[/box2]
Task:

Teste o que foi feito acima, e tente melhorar o seu projeto com isso.




Opa xD, vejo que está trazendo aulas para cá, bem legal isso man ^^.

Acho que ensinando é o melhor modo de aprender k, mas acho que está um pouco vago essa aula pelo menos xD,
por exemplo strings, dá para citar muitos outros métodos, além que em muitas outras linguagens a string é uma array, no Ruby por tudo ser objetos, não é, mas para manter a estrutura de outras linguagens, Strings tem vários e vários métodos em comum com Arrays =P, logo tem x métodos maneiros para falar sobre =D.

06/01/2015 às 19:26 #2 Última edição: 06/01/2015 às 19:29 por Enter
Citação de: Raizen online 06/01/2015 às 11:41
Opa xD, vejo que está trazendo aulas para cá, bem legal isso man ^^.

Acho que ensinando é o melhor modo de aprender k, mas acho que está um pouco vago essa aula pelo menos xD,
por exemplo strings, dá para citar muitos outros métodos, além que em muitas outras linguagens a string é uma array, no Ruby por tudo ser objetos, não é, mas para manter a estrutura de outras linguagens, Strings tem vários e vários métodos em comum com Arrays =P, logo tem x métodos maneiros para falar sobre =D.

Raizen vlw pelo comentário. Concordo com tudo com o que você disse. Essa aula ficou vaga pois tentei ser o mais breve possível de forma que o leitor entenda a lógica sem se esgotar, tendo em mente e sempre tentando passar para o leitor que ele poderá a qualquer momento se aprofundar com suas próprias pesquisas e somente se for necessário - pelo menos no inicio.

Aproveitando, quero dizer que li algumas de suas aulas e gostei muito. Eu programo em Java, mas estou começando no Ruby. Então, caso você tenha mais críticas construtivas sinta-se livre para dize-las. Valeu brow. 

06/01/2015 às 19:38 #3 Última edição: 06/01/2015 às 19:47 por hategum rpg
Gosto de suas aulas, principalmente quando usa metáforas : )