O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tips and Tricks - Chuva Realista

Iniciado por Ven, 05/02/2016 às 14:35

05/02/2016 às 14:35 Última edição: 17/04/2017 às 19:01 por Ven
Tips and Tricks
Chuva Realista



[box2 class=titlebg title=Introdução]
Hello guys! Sejam bem vindo a mais um Tips and Tricks!
Hoje vou ensina-los a como criar um efeito de Chuva Realista, muita gente não conhece esse efeito ou já viu mas nunca achou anda do assunto. Acontece que esse é um efeito antigo e por um bom tempo ficou meio que perdido, ou pela falta do gráfico certo ou por ninguém souber fazer mesmo. Já faz um bom tempo que aprendi esse efeito mas, só pensei em compartilhar agora kk, já devo dizer que eu achei o tutorial do efeito aqui, ou seja, créditos ao Theo por disponibilizar. Para aqueles que nunca viram o efeito, vocês podem conferir no Spoiler abaixo:
Spoiler
[close]
[/box2]





[box2 class=titlebg title=Tutorial]Vamos começar então, antes de tudo, baixem esse Sistema. É o sistema de Fogs do Theo, vocês vão precisar pra entender melhor e fazer as devidas edições.

Após obter o sistema e extrai-lo com o Win Rar, vocês vão baixar essa imagem. Créditos da imagem ao Jangan lupa (AK47). Salvem na pasta Graphics / Pictures do seu projeto.

Com isso vocês vão abrir o editor de Scripts, vão no script de Fogs do sistema que baixaram e irão até a linha 108.
Agora vocês vão copiar esses dois códigos:
Spoiler
      "rain1"  => ["rain",      190,      0,      -5,    1.0,    1.0],
      "rain2"  => ["rain",       80,     -2,      -5,    3.0,    3.0],
[close]

Pulem uma linha e colem o código, deverá ficar igual ao Spoiler abaixo:
Spoiler
[close]

Agora vamos até a linha 153, copiem esse código:
Spoiler
fog = fog_data["rain1"]
      fog.blend_type = 1
      
      fog = fog_data["rain2"]
      fog.blend_type = 2
[close]

Pulem ele e colem depois desse:
Spoiler
      fog.scroll_scale_y = 0.4
[close]

Se você seguiu corretamente vai ficar assim:

Spoiler
[close]

Agora clique em Aplicar e Ok, para salvar as configurações. Vá até o mapa que deseja aplicar o efeito, crie um evento em Inicio Automático, vá na 3º Página e escolha a opção Chamar Script, agora cole esse código:

Spoiler
add_fog("rain1", 12)
add_fog("rain2", 12)
[close]

Após isso você pode dar um realce no efeito, mudando a cor da tela, vá na 2º Página de Eventos e escolha a opção Tonalidade de Tela, após isso insira os valores:

Vermelho -68
Verde -68
Azul -68
Cinza 0

Com o Tempo em 5 Frames, desmarque a caixinha Esperar até o fim.

Se tudo deu certo ficará assim:
Spoiler
[close]




Pronto! Temos um efeito de chuva realista, é só testar. Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar, lembrando que o tutorial original foi encontrado aqui, feito pelo Theo Allen e a imagem da chuva foi feita pelo Jangan lupa(AK47).

Ven - Pelo tutorial traduzido e por ter entregue os códigos de mão beijada ¬¬[/box2]

Ótimo tutorial Ven o efeito final é incrível!
Obrigado por dispor.

Um grande abraço!


Talvez eu acabe incorporando isso nuns projetos aí  :lol:

Sinta-se livre haha! Vale muito a pena, a qualidade é fantástica  :XD:

Off: Estou planejando o próximo Tips and Tricks pessoal, só preciso verificar o resultado final do efeito que estou criando, no momento posso dizer meus planejamentos, Realistic Water.

Olá, pode ser desatenção minha mas, quando teleporto para outro mapa, o efeito de chuva continua. Como faço para desativar na troca de mapa?

Grato pela atenção :D
Sempre aprendendo :D

É que nada se desativa sozinho kk
Para desativar a chuva é simples, chame o seguinte comando de script:

clear_fogs


Espero que eu tenha ajudado.  :XD:

Citação de: Ven online 14/05/2016 às 22:11
É que nada se desativa sozinho kk
Para desativar a chuva é simples, chame o seguinte comando de script:

clear_fogs


Espero que eu tenha ajudado.  :XD:

Ah sim, kkk
Muito obg C:
Sempre aprendendo :D

Obrigado pelo tutorial Ven, muito bom eu fiz aqui pra ver como fica e é um ótimo efeito, só vale ressaltar que se por o evento como Inicio Automático o personagem não pode se movimentar, mas com Processo Paralelo não acontece isso, pelo menos foi assim aqui.

No mais obrigado pelo belo script de fog com tuto de chuva realista :blink:.

Abraços o/

See ya :ok:.
Dá uma olhada no meu projeto que está em fase inicial e deixe seu feedback:
http://centrorpg.com/index.php?topic=14875.0

~Está definitivo.
~Começarei a te seguir e te chamar de Mestre.
Belo de um tuto, Ven.
Deu uma melhorada visualmente no meu projeto.
Obrigado.
^^

galera no meu da erro, e quando eu vou olhar na linha 1411 tem apenas isso: eval (script)

[Anexo excluído pelo administrador]

2 coisas meu caro. Ou você errou nas instruções e quando foi chamar o código deu o erro ou é incompatibilidade.

Faz o seguinte, me manda print dos scripts que tá usando no seu projeto e dos eventos com os códigos. Fica mais fácil de tentar descobrir o que é.

 Epa, olha a screen do meu projeto ai. q hahaha

Esse tutorial é um máximo e posso dizer que quer estudar as possibilidades dele vai descobrir formas muito boas de criar efeitos nos mapas.(Mas cuidado com quedas de FPS, esse tipo de trabalho geralmente pesa um pouco dependendo da quantidade de imagens e da resolução dessas)

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

ok jovem...irei tirar alguns prints, porém se eu nao me engano tem um limitite de anexos então gostaria de saber se é um print do evento e do script ou algo mais?

segue aqui os prints

[Anexo excluído pelo administrador]