O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[ENSINANDO] Como fazer uma lanterna com bateria? Recarregável!

Iniciado por SrAlface007, 26/06/2017 às 22:14

Boa noite, caros leitores. Eu desenvolvi um sistema bem simples, irei ensiná-los como fazer um sistema com lanterna recarregável! Para começarmos vocês irão precisar de icons, não é mesmo?

LANTERNA:
BATERIA:

Já estão redimensionadas, pronto para uso!
RPG MAKER SUPORTADO: VX/ACE E MV (não testei nos outros)


Então vamos começar, isso vai ser longo :).

Para começar, vá até o Banco de Dados / Database, vá até Eventos comuns e crie os seguintes:

Lanterna
BateriaAcabou
Lanterna+Bateria
-----------------------------------------------------
EVENTO COMUM - LANTERNA

Após criar, entre no evento comum da lanterna, selecione a execução como Paralelo, e selecione um nome para a variável, recomendo deixar Lanterna também!

Dentro deste evento comum, crie um evento, neste evento selecione a aba 1.
Selecione Control Variables / Controle das Variáveis.



Aparecerá este controle ^^, em Single, crie 1 nova variável chamada TelaX. Selecione-a
Em Operation coloque SET.
E no último, coloque Dados do jogo / Game Data. Clique e selecione Personagem / Character, e depois coloque Screen X / Tela X do jogador

Crie outro controle de variável: em Single, crie 1 nova variável chamada TelaY. Selecione-a
Em Operation coloque SET.
E no último, coloque Dados do jogo / Game Data. Clique e selecione Personagem / Character, e depois coloque Screen Y / Tela Y do jogador


Bom, após isso você terá de fazer uma imagem, mas eu fiz para vocês, pois seria muito trabalhoso, tive que fazer muitas coisas ;-; para este tutorial, então me deem ouro, muito obrigado <3. Continuando...

Após isso baixe esta imagem:
http://imgur.com/uuVX9b3

Depois de baixar, acesse o diretório de seu jogo, vá nas imagens, e clique na pasta PICTURE, e despeje esta imagem lá dentro.

Re-abra seu RPG MAKER e vamos continuar o tutorial:

Abra o Banco de Dados / Database, vá em eventos comuns e clique na LANTERNA, para terminar este evento comum, faça um evento, vá na 3ª aba, clique em "Exibir Imagem", coloque um número qualquer, recomendo deixar 25, 50, 1. O número da imagem não importa, mas é um número que deve ser RECORDADO.

Selecione a imagem que você baixou, Origem: Centro. Na posição, coloque a última opção, que é a designação por variáveis, em X selecione TelaX e em Y selecione TelaY.

Deixe a opacidade como você vai querer o escuro, eu deixei 235. Ficou assim: http://imgur.com/OjEEwbt

Mas calminha meus caros leitores, essa imagem foi quando eu terminei o sistema, ainda não terminou, é apenas o começo!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Evento comum: BateriaAcabou

Crie um evento chamado Interruptor de Controle/ Control Switch, selecione Lanterna, e deixe OFF ou Desligado.

Para ter certeza que o jogo não vá entender mal, crie outro evento na 3ª aba chamado Deletar Imagem, delete o número da imagem da lanterna (eu coloquei 1, que foi o que eu tinha colocado na imagem da lanterna)
Coloque um SE *sound effect*, se quiser! Eu coloquei Ice1, apenas para mostrar que a bateria acabou.
E então coloque um texto/mensagem do seu personagem dizendo: Droga! A bateria acabou! Será que eu tenho outra? (faça do jeito que bem desejar!)
E após isso crie o evento Switch Control, com a BateriaAcabou = Desligado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Evento comum: Bateria + Lanterna

Esse é o evento em que você usa a Bateria como item e então o personagem pergunta:
Devo inserir a bateria na lanterna? Sim ou não?
Se sim, a bateria some e a lanterna volta a funcionar, vamos terminar com chave de ouro este tutorial!!

Começo: Coloque uma mensagem/texto dizendo: Trocar a bateria?
Depois coloque o evento de escolha, com SIM ou NÃO. Cancelar na segunda opção.

Se sim:

Reproduzir SE: Absorb2 (escolha o seu som e altere o som para 90 ou 55.)
Trocar itens: Bateria, Subtrair, 1.
Texto/Mensagem: Pronto, troquei a bateria!
Switch Control: Lanterna = Ligado
Switch Control: Bateria+Lanterna = Desligado

Se não:

Bateria, Adicionar, 1.
(calma, leitores! Adicionar 1 pois, a bateria será um item consumível, ou seja: Após usar a bateria ela some, então se apertássemos não, ela iria desaparecer, então devemos colocar adicionar!)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos adicionar a bateria como item e a lanterna também, só que você precisa adicionar a bateria e a lanterna no IconSet, e adivinha quem facilitou a sua vida novamente? Eu, o incrível alface, me dê ouros por isso <3. Voltando, o link é esse para baixar:
http://imgur.com/G6hMRQo

Me desculpem, caros leitores. Esse iconset eu fiz para o MV, pois é o que eu uso. Por isso não fiz para o VX/ACE. Mas ensinarei como colocar os ícones no iconset, é fácil! Apenas baixe os ícones que disponibilizei no topo do tópico. Depois vá no diretório do seu jogo, vá nas imagens, depois em system, lá estará o ICONSET, você substituirá o iconset pelo link acima! Apenas para o MV, para o VX/ACE é o seguinte: Edite a imagem, depois insira os ícones 32x32, porém não coloque dentro de outro ícone, coloque em um espaço 32x32 o ícone 32x32. Ou poderá dar erro na designação de icon.

Bom, vamos voltar ao RPG MAKER!

Vá no DataBase / Banco de Dados, vá em itens, aumente o número máximo para quantos quiser! E em um espaço vazio crie o item Lanterna, coloque o nome lanterna, não é consumível, não dá nenhum buff, deixe tudo desligado. E coloque o ícone da lanterna.

Crie o item Bateria, coloque o nome Bateria, o ícone da bateria, é consumível! Deixe apenas usar no menu e não usar em aliados, em EFEITOS coloque Outro, Evento Comum, e ative o Lanterna+Bateria.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora é hora de inserir tudo isso no mapa!

Crie um evento no seu mapa, na 2ª aba e selecione Pintar Tela.
Coloque -204, -170, -187. Não esperar até o final, e 0 quadros.

Após isso, crie uma condicional, item = Lanterna.

Se sim: Switch Control: Lanterna = Ligado.

Coloque a lanterna em um baú, ou em uma mesa :).
Se este for outro mapa, e o personagem já ter a lanterna, ao invés de ter a condicional, apenas coloque Lanterna = Ligado.

Auto Switch ou Auto Interruptor, coloque A = ON.
Crie uma nova página, na esquerda coloque Auto Switch, A = ON.

Deixe Processo Paralelo na primeira página, na segunda deixe como está!
E na primeira página, ao lado do processo, ative a primeira opção (caminhando) e a última (através)
------------------------------------- --------------------------
Agora crie um evento onde o personagem perderá a bateria, e neste evento coloque.

Ação: Ao tocar evento, abaixo do herói.
Crie o evento, Switch Control: BateriaAcabou = Ligado, Auto Switch, A = ON. Nova página, na segunda página, na esquerda coloque Auto Switch, A = ON.
--------------------------------------------------------------------

Cara, está tudo pronto, parabéns para você por ter lido até o final, e parabéns por mim por facilitar sua vida! Doe ouros, isso foi muito trabalhoso de fazer, e demorou 1 hora para eu fazer o tutorial!

A lanterna coloque para o personagem achar em uma mesa, e a bateria em qualquer lugar do mundo.

Para recarregar a lanterna, é apenas abrir o menu, e ativar o item Bateria. FIM!


Obrigado e tenha um bom dia!  :sir:
Por menos preocupações :\