O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uso do SHIFT no mapeamento

Iniciado por Lincoln, 20/06/2013 às 10:16


Uso do SHIFT no mapeamento

[box class=titlebg2]Informações:[/box]
Criador do tutorial: SuperPig
Dificuldade de aprendizado: Fácil
Para acompanhar o tutorial, é recomendado ter uma noção básica sobre: Mapeamento Básicão XD
Do que se trata o tutorial: A tecla SHIFT na hora do mapeamento




Vamos logo pro ponto! Muitos makers, não sabem a função valiosa do SHIFT na hora de fazer os mapinhas. E acabam fazendo isso:

Spoiler
[close]

Esses malditos merecem morrer! T-T
O que me deixa muito triste, então vou ensinar uma técnica que aprendi desde os primórdios, a tecla SHIFT!
Mas o que devemos fazer? Simples! Usando a ferramenta "lápis", ou qualquer outra, você quem sabe, segurando shift, desenhe a área do seu terreno. A sua areia/gramado é para estar assim:

Spoiler
[close]

Agora, selecionando o "terreno base" do mapa, com a ferramenta "balde de tinta", aplique em alguma área onde o terreno base trace o seu gramado/areia com o shift aplicado. Mais ou menos assim:

Spoiler
[close]

Depois disso, ficará mais ou menos assim:

Spoiler
[close]

Tive que tirar aquela árvore pra pintar o resto da areia, e tive preguiça de colocar de novo XD
Agora sim! Deu a impressão de que o gramado está por baixo da casa, e pode ser aplicado com árvores, morros e em vários lugares ^^

Tutorial desenvolvido por SuperPig, se quiser editar ou copiar de alguma forma para compartilhar em outras comunidades, contate por MP. Obrigado! ^^
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


Wow eu  não sabia disso muito obrigado por postar =)
+ouro

Isso é uma dica bem interessante, apesar que só acho que deveria se aprofundar um pouquinho mais, já que isso dá para ser usado para criar casas com mais andares, ou seja construção sobre o telhado, saídas de casas, tem vários usos, no mais é bem interessante e pouca gente usa.

Wow, muito bacana, é algo simples mas que muita gente desconhece, eu felizmente tive a sorte de conhecer ainda no início da minha "carreira maker", logo nunca tive problemas e sei usar muito bem essa função  :XD: ela também serve de outras formas, como por exemplo substituir o botão "selecionar" (que o VX não possui, inclusive), para fazer isso basta clicar com o botão direito em cima de um autotile (podendo ser uma área maior que 1 tile, lembrando) pressionando SHIFT e depois recolocá-lo no mapa pressionando SHIFT novamente.

+ouro ^^



A idéia de se explicar o uso do Shfit no mapeamento é ótima. Tem muita coisa básica do maker que é extremamente útil (ou até essencial) e muita gente desconhece, e o uso do shift pra mapear é uma delas. Inclusive, é algo presente em todas as versões do maker (só não estou certo quanto ao XP, que tem um método pra visualizar todos os pedaços do autotile separadamente). Mas como falaram, faltou se aprofundar mais, explicar melhor como funciona e dar mais alguns exemplos de métodos. Também achei o tópico um pouquinho desorganizado, mas no geral ele cobre o essencial e já ensina o suficiente pra quem ler já sair fazendo os seus próprios testes.

Citarela também serve de outras formas, como por exemplo substituir o botão "selecionar" (que o VX não possui, inclusive), para fazer isso basta clicar com o botão direito em cima de um autotile (podendo ser uma área maior que 1 tile, lembrando) pressionando SHIFT e depois recolocá-lo no mapa pressionando SHIFT novamente.

Isso é algo que seria ótimo explicar, já que usar o Shift + seleção com o botão direito é algo de extrema utilidade que se acaba utilizando com muita frequência depois que se aprende. Não me vejo fazendo mapas sem usar essas duas coisas =)

Citação de: Cronus online 20/06/2013 às 19:29
Citarela também serve de outras formas, como por exemplo substituir o botão "selecionar" (que o VX não possui, inclusive), para fazer isso basta clicar com o botão direito em cima de um autotile (podendo ser uma área maior que 1 tile, lembrando) pressionando SHIFT e depois recolocá-lo no mapa pressionando SHIFT novamente.

Isso é algo que seria ótimo explicar, já que usar o Shift + seleção com o botão direito é algo de extrema utilidade que se acaba utilizando com muita frequência depois que se aprende. Não me vejo fazendo mapas sem usar essas duas coisas =)

Eu também não, rs. Digo que só virei mapper hoje por ter descoberto essa função ainda cedo :)



Bem legal essa ferramenta, a qual eu desconhecia totalmente. Não mexo mais com o Maker, mas se um dia eu resolver voltar com certeza essa dica será muito útil. Valeu!

Viva a lenda!