O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Avançado] Criando panomaps de qualidade

Iniciado por dodoop, 06/12/2012 às 00:36

06/12/2012 às 00:36 Última edição: 07/12/2012 às 17:45 por Uhtred
Criando panomaps
Tutorial desenvolvido por K.A.O.S

Nível: Avançado
Material necessário:

Citar- RPG Maker 2000/2003
- Photoshop ou GIMP
- Texturas
- Conhecimento em design gráfico
- Muita, mas muita paciência

Tempo usado na criação de um mapa: De 1 à 2 horas

Pois bem, é comum vermos tutoriais que ensinam a usar sombra e iluminação em seus mapas... Alias, fui um dos usuários que deu inicio a essa "febre" no RPG Maker brasileiro na época que ainda usava o nick Arokh.
A questão que me levou a criar este tutorial é a mesma que me motivou a trazer o conteúdo no passado. O RPG Maker 2000/2003 anda perdendo espaço para o VX/XP e isso vem ocorrendo principalmente porque a nova geração de desenvolvedores amam ver gráficos bem definidos. Com isso em mente eu decidi escrever esse tutorial cujo considero de nível avançado.

Esta aula não irá te explicar "o mais do mesmo" se é que me entendem.

CitarObjetivos da aula:
- Aplicar novos níveis de detalhes nos mapas.
- Apresentar aos leitores o uso correto de ferramentas externas.
- Melhorar a percepção e aprendizado daqueles interessados em Design Gráfico
- Ultrapassar a pseudo-limitação que alguns afirmam existir no RPG Maker 2000/2003

O ponto negativo da aula:
- Processo extremamente demorado, exigindo capricho e dedicação do leitor.

Considerações iniciais:

Esta aula irá lhe mostrar como criar um mapa simples no RPG Maker 2000/2003 que passará por uma transformação utilizando texturas, stocks e efeitos. Porem entendam que este processo não é simples. Vocês não vão passar a criar panoramas assim logo após terminarem a leitura da aula... Isso vai exigir dedicação, interesse e principalmente vontade de fazer algo bonito.

Entenda bonito como apresentável e não algo fora do comum como uma casa toda arrumadinha que parece ter saido de um conto de fadas, assim como alguns tutoriais por ai tentam passar...

Também tenha em mente que não irei dar muitos detalhes propositalmente! Eu não quero cópias de estilos, eu quero ajudar cada um de vocês a desenvolverem seus próprios estilos.




Índice:
- Utilize a busca do seu navegador para encontrar o conteúdo desejado no tópico usando os códigos abaixo -
Citar[TM01] Criando o mapa no RPG Maker.
[TM02] Aplicando Texturas e introdução ao Blending
[TM03] Aplicando efeitos e correções.
[TM04] Separando picture e panorama. - Em breve
[TM05] Finalização do trabalho. - Em breve

[TM01] Criando o mapa no RPG Maker

  Estarei trabalhando com um pequeno canto de uma floresta que se encontra no meu projeto. Acompanhem esta aula criando um mapa de uma floresta para facilitar o aprendizado e acompanhamento da aula.

Uma dica: Recomendo que usem um chipset de qualidade média(cores meio fracas por exemplo) pois o resultado final dará a vocês um sentimento ainda melhor.
Pois bem, quando pensamos e falamos em florestas devemos ter em mente:

- Espaço entre os elementos
- Pontos de onde a iluminação esteja vindo.
- Nível de profundidade. Isso é, quanto mais densa a floresta for, maior será a mudança do ambiente. No caso um ambiente claro gradativamente se tornaria um ambiente escuro.
- Florestas não são apenas galhos e arvores no mapa, você deve conseguir observar sombras das folhas pelo cenário.
- Fauna(não usaremos ainda nesta aula)

Este é o básico que cada um de vocês precisam ter em mente antes de criar o mapa. Não estamos criando uma casa de bonecas como alguns membros gostam de mostrar em seus tutoriais. Queremos uma floresta e de preferência uma que possamos andar além de 3 tiles

Primeiro vamos preparar o terreno do mapa. Tarefa tão comum que o próprio maker faz por você:


Eu quero três elementos presentes neste mapa: Água, natureza e profundidade. Natureza é um fator obvio quando falamos sobre florestas porem o ponto aqui é sempre deixar claro o que é e o que não é necessário na hora de desenvolver mapas.

Lembrem-se: Pode ser lindo criar uma casa cheia de tranqueiras organizadas, porem se é para criar uma casa assim, que faça cada elemento ter uma função e não simplesmente jogue-o no mapa por temer o tão falado "seu mapa esta vazio".

Existe uma clara diferença entre um mapa vazio e um mapa que deixa de usar elementos inúteis. Como um conhecido meu de uma comunidade estrangeira diz: "Criar mapas de forma inteligente supera aqueles que possuem elementos demais e sem qualquer função".

Voltando a aula, apliquem os elementos que pedi acima pois a aula vai girar em torno deles, mas lembrem-se que eu pedi um mapa simples! Meu resultado foi este:


A esta altura do campeonato eu imagino comentários do tipo: Oras, isso não era uma aula mapper? Por que este mapa está tão simples assim?

Eu lhes respondo: Tudo tem seu propósito! Se eu não usei muitos elementos do chipset significa que eu vou usar outros elementos...
Deixei diversos erros notáveis neste mapa, vocês acham mesmo que erros assim vão estar em uma aula? Pois é, existe um propósito por trás deles.

Pois bem temos agua, grama, arvores e rastros no mapa. Estamos todos prontos para avançar para a segunda etapa da aula que finalmente dará entrada no verdadeiro conteúdo que tenho para lhes oferecer. E é claro... A dificuldade começa agora portanto preparem-se.

[TM02] Aplicando Texturas e introdução ao Blending

Esta é minha parte favorita! Primeiro nós precisamos esclarecer alguns pontos:

O mapa criado no RPG Maker será tratado como um rascunho daqui em diante.
Precisamos identificar todos elementos(objetos) usados no mapa para que assim possamos ir atrás de suas devidas texturas.
A opacidade dos objetos que iremos implementar deve ser realizada sempre lembrando que alguns destes elementos vão ser aplicados como pictures(por exemplo algumas das cachoeiras que cobrem a tela)

Vamos la, salvem o mapa e uma imagem deste mapa e vamos para o Photoshop/GIMP!

Elementos(objetos) usados:

Citar-Grama
-Agua
-Cachoeira
-Madeira/Tronco
-Arvores/Folhas
-Pedras/Barro

Nosso primeiro objetivo nesta etapa é procurar texturas para cada objeto apresentado na lista... Não irei postar as texturas pois como vocês já devem me conhecer: "não dou o peixe, apenas ensino a pescar".
Fonte de texturas: Google Imagens e Deviant Art

Após ter nossa textura em mãos, precisamos aplicar ela em cima do nosso mapa, ou melhor dizendo, em cima do seu devido elemento.
Claro que não podemos simplesmente copiar e colar pois a aparência ficaria horrível! Nosso objetivo aqui é juntar imagem por imagem, apagando suas bordas e abaixo a opacidade. Ao fazer isso estaremos preservando um pouco da imagem do mapa e ao mesmo tempo mudando ela quase que por completo.

Exemplo de textura para o chão:

http://free-textures.got3d.com/natural/free-grass-textures/images/free-grass-texture-013.jpg
magem pesada! Por isso decidi não usar as tags de IMG.

Aqui esta o resultado que obtive usando minha textura:


Isso é apenas um exemplo ainda não tão bem trabalhado, mas já da para notar a diferença não? Tudo que eu fiz foi usar a borracha com opacidade entre 30% a 50% e apagar partes onde eu não queria que a textura da grama fosse mostrada e obviamente abaixei a opacidade geral da textura para 70% conforme expliquei acima.

Repita o processo para cada elemento descrito na lista... Vou postar como o meu exemplo com cada elemento adicionado:

A transformação esta ficando legal, não? Vamos continuar com os demais elementos!

A coisa esta ficando boa! Mas não vamos parar por ai... Porem pulando alguns passos nos quais não passam de repetições, o resultado final dessa brincadeira será semelhante a isso:


Acabamos? Não. Tudo que fizemos foi um copy/paste. Precisamos agora realizar as correções... O que nos leva a próxima etapa da aula.

[TM03] Aplicando efeitos e correções.

Nosso mapa ficou forte, saturado em alguns pontos e até mesmo fica claro que são uniões de várias imagens diferentes... Precisamos dar um jeito de ou retirar essa idéia por completo ou pelo menos amenizar esse sentimento.

Agora entra a parte dos detalhes... Com a borracha nós precisaremos apagar partes onde a imagem ficou claramente muito forte. Usar ferramentas para clarear e escurecer alguns locais também vão entrar neste assunto, que meio que puxa pro lado de iluminação também.

Você tem duas opções: Clareie a imagem para dar um ar mais livre ao mapa ou escureça-o para passar a idéia de floresta densa... No nosso caso eu quero a idéia de floresta densa portanto, acompanhem comigo os resultados:


Finalização:


Basicamente fiz algumas correções apenas e coloquei a cor ambiente na qual minha floresta terá. Agora vem a parte da iluminação básica... Claro que eu não ia deixar isso fora da aula(apesar de vocês já estarem de saco cheio de tanto ver guias de como iluminar por isso apenas irei dar uns toques).

Vamos começar deixando claro uma coisa. O RPG Maker 2000/2003 não usa o mesmo esquema de transparência que o XP/VX, portanto aplicar a iluminação diretamente na imagem não é uma boa idéia!

Para ter uma boa iluminação será necessário criarmos uma imagem a parte que terá um fundo de uma determinada cor.
Por exemplo, fundo preto dará ênfase as luzes enquanto um fundo com uma cor clara daria ênfase as sombras.




Esta aula ainda esta incompleta e a etapa acima ainda falta diversos passos, um deles é dedicado a como animar essas cachoeiras! Terei que parar por aqui pois preciso terminar outros artigos. Em breve postarei a continuação!

Cara... ficou Show!

Vou ler alguns tutoriais de mapeamento Panomap e postar meu resultado. Obrigado por trazer!

Caraca, mano! Tá muito épico isso dai! Sério!
Oque uns edits não fazem, hein?! O.o
Isso vai me ser muito útil, muito mesmo.
Adorei, o resultado final!

Parabens, cara! *--*
Will the real slim shady please stand up

Muito bom o tutorial, Panomaps são muito bonitos mesmo, porém demoram muito a serem feitos, mas tudo que é bom tem seu custo, Parabéns pelo ótimo tutorial.
Mind: Até onde sua mente vai?

 É pessoal, vi esse tutorial já faz um tempinho, e também achei ele muito legal, então resolvi disponibiliza-lo! xD
É muito massa...No final fica parecendo que o mapa é ate uma pintura! haha'

Fico feliz que tenham gostado! ^^

Não gostei muito do rio no meio,mas os efeitos da textura no chão ficaram bons. Also,bom tuto, ajuda muita gente que ainda não sabe mappear usando o ps.

Nossa ficou muito legal.
Isso vai ser muito útil para a cambada de membros da Crm '-'
Bah! a textura dos mapas está perfeito*-*.

Curti o tutorial. Pelo visto não terei que fazer um tutorial de panomapa de exterior. Torçamos agora para que os makers que querem mapear procurem pelos tutoriais aqui, já que já temos material de qualidade.

Entretanto diferente do que falaram, não eu não sou do contra, achei que para um bom conteúdo apresentado, o mapa ficou muito simples. Não que foi fácil faze-lo, mas que as diferenças foram poucas, e que o resultado ficou sujo de mais. Parece que você sabe como fazer, e pelo o que você mostrou no tutorial você sabe, mas na hora de por em prática saiu um resultado meio fraco, e para o nome "[Avançado] Criando panomaps de qualidade", deixou um pouco a desejar. Mas eu gostei, do tutorial.

   Att Ltmkr
Conteúdos novos sempre, o trem nunca para.


Zombie  Misty!

By:Zombie

Muito bom! Obrigada pelas dicas. Estava procurando um jeito de colocar um efeito parecido num mapa aqui. Estes efeitos colocados nas "cascatas" estão perfeitos. Deixou o mapa bem realístico. 

Caramba, alguém da velha escola e que também adora o RM 2k/2k3! Se o cara que fez o tutorial viesse pra Centro, seria de grande ajuda. E este tutorial é diferente de tudo que já vi desde o início das minhas andanças makers. Muito bom mesmo. Obrigado por compartilhar, Dodoop! Um grande abraço e +1 gold.

Kazuyashi.