O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Direitos em gráficos semi ripados

Iniciado por Kies~, 25/05/2017 às 01:05

25/05/2017 às 01:05 Última edição: 25/05/2017 às 01:07 por Kies~
Bom dia, Boa noite ou Boa tarde sou novo aqui no fórum porém li as regras pois já tenho experiência em outros fóruns, não vou negar que estou bem confuso onde devo colocar essa dúvida porém não é sobre nenhuma engine então acho que deve ser aqui mesmo caso não seja peço desculpas antecipadas..

Em fim...

Estou programando um jogo em vb6 e chegou a parte de gráficos estava pensando em comprar novos, só que gostei muito de um gráfico que vi em um jogo na mesma linguagem e tals, fui falar com o criador se eu poderia usar os gráficos e tals. Ele foi bem grosso me dizendo que se eu usa-se receberia um processo e blá blá blá coisa se direitos autorais. Com base nisso me questionei o seguinte se eu pegar a palheta de cores dos tilesets e fizer o meu parecido com os deles, lembrando eu irei fazer pixel por pixel eu poderia receber mesmo assim um processo? Não fui eu que fiz mesmo pegando como base os deles?.

Então queria saber de pessoas experientes antes que eu inicie os gráficos e depois eu não possa usar.

Esperando respostas....

Portanto, primeiramente bem-vindo, Kies!

Bom, da última vez que alguém me falou que iria fazer parecido, ele foi lá, pegou os gráficos e deu uma leve mudada aqui e ali. Se for essa a ideia que tem em mente, desista pois a mera semelhança pode já ser caso de processo, ainda mais tendo em vista que o camarada não lhe aparentou ser muito de conversar e agora já sabe suas intenções.

Agora, pegar as cores não é problema. Não há como alguém ter propriedade intelectual sobre elas, afinal estamos limitados a pouco mais de 16,5 milhões de cores e muito provavelmente todas já foram usadas alguma vez. Só que, a fim de evitar discussão, não é muita vantagem pegar as cores também, visto que há paletas incríveis pela internet afora e certamente encontrará tão boas quanto, senão melhores.

Citação de: King Gerar online 25/05/2017 às 07:16
Portanto, primeiramente bem-vindo, Kies!

Bom, da última vez que alguém me falou que iria fazer parecido, ele foi lá, pegou os gráficos e deu uma leve mudada aqui e ali. Se for essa a ideia que tem em mente, desista pois a mera semelhança pode já ser caso de processo, ainda mais tendo em vista que o camarada não lhe aparentou ser muito de conversar e agora já sabe suas intenções.

Agora, pegar as cores não é problema. Não há como alguém ter propriedade intelectual sobre elas, afinal estamos limitados a pouco mais de 16,5 milhões de cores e muito provavelmente todas já foram usadas alguma vez. Só que, a fim de evitar discussão, não é muita vantagem pegar as cores também, visto que há paletas incríveis pela internet afora e certamente encontrará tão boas quanto, senão melhores.

Bom King e nessa questão: O jogo desse cara não foi lançado ou seja não tenho acesso aos gráficos para poder fazer uma retirada total a única foto do jogo que tenho seria essa que anexada na resposta ou seja ficarei limitado se eu fosse ripar, sendo obrigado fazer o resto dos gráficos mesmo assim tenho uma chance de levar um processo?


[Anexo excluído pelo administrador]

Pior que sim. Por exemplo, aqui você pode ver um tópico com uma lista de condenações. Tanto ripagem quanto edições. Se você recriar os tiles deixe claro que é um estilo original, embora inspirado em outro. Mesmo assim, é preferível que a semelhança seja quase imperceptível.

Se tu ripar, sim, por menor que seja a quantidade. Agora, essas cores aí não têm nada de mais, então tu pode utilizar as mesmas sem problema algum. Todavia, se cabe uma recomendação, existem exemplos de cores bem mais bacanas pela web afora, e é bom para passar longe desse camarada para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

É justamente por esse motivo que uso o RTP , tenho o maior receio de pegar algo que não posso usar por direitos autorais e acabar levando um processo na cara...





Na maioria dos casos, usar gráficos ripados só é um problema caso você os use com algum âmbito comercial. Caso contrário, dificilmente dá alguma treta maligna.

Contudo, coloque ênfase em "na maioria dos casos". Pode acontecer (e, pelo que eu pude ver no seu caso, irá) de rolar algum tipo de processo, principalmente se você já entrou em contato com o criador dos tilesets e ele já deixou claro que não é para você usar.

A minha questão é: o que há de tão especial nesses tilesets? Para mim, eles parecem super comuns e não tem nenhum diferencial que valha a pena você "copiar", correndo um risco de ser processado por plágio, caso o criador seja mesmo casca grossa e esteja no clima de arranjar uma briga contigo.

Se você tem as habilidades em pixel art boas o suficiente para poder copiar os gráficos dele, por que não tenta fazer os seus próprios gráficos? O seu jogo vai ficar bem mais original e você vai ficar livre desses problemas autorais. Ou você pode dar uma customizada no RTP, que é de uso livre (direitos inclusos na compra da engine).  :XD: