O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pequena dúvida sobre fonts

Iniciado por FryzZ, 23/03/2017 às 15:29

Olá, tenho uma pequena dúvida acerca do problema com fonts especiais, estou trabalhando num projeto que usa uma fonte especial pixelada mas que não possui acentuações, ficaria otimo em inglês mas para traduzir em pt-br me vem o problema...

é aceitável lançar um jogo em pt-br sem acentuação?  :hein:

se não, trocar algumas traduções como Televisão por Televisor pra burlar os acentos pode ser aceitável?

No aguardo!

Olha, sem acentuação já complica bastante pra quem for ler, pois perde o profissionalismo da coisa.
Se você pretende usar esse tipo de fonte, então trocar traduções possa ser uma salvação para você. Apenas desejo que o dicionário seja seu amigo na hora de procurar sinônimos, pois tem umas palavras que são difíceis de se trocar.

Seria muito complicado burlar todos os acentos do português. Porque não inclui duas fontes no jogo? Não tenho certeza, mas talvez exista algum plugin que permita uma troca de idiomas, ou ao menos de fonte.

Talvez você possa usar esse script. Ele modifica as fontes normais pra SFonts (basicamente tu usa uma imagem no lugar de um arquivo de fonte). Ai pega cada letra da fonte que você usa agora, faz uns acentos e tcharam!

Eu só não sei se tem como adicionar esses caracteres especiais no script (na versão de VX Ace tem), porque não tenho o MV.
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?

O código do Victor sugerido pela Doiza é uma boa mesmo, ainda mais por se tratar de uma fonte pixelada, o que facilita a "conversão" para imagem. De qualquer forma, tu esqueceu de citar o programa que está usando, ainda assim adianto que em ambas versões (VX Ace e MV) é possível utilizar-se de duas fontes. O real problema seria encontrar a mesma fonte com acento, até porque, caso já tivesse ela, estaria usando-a, presumo eu.
O que é inaceitável mesmo é ter um jogo com textos em acento. Não há palavra que represente esse desleixo. Agora, procurar palavras alternativas é uma evasiva inteligente, só vai ser um desafio a mais encontrar tais palavras, como os amigos bem disseram.

Ou simplesmente editar a fonte e adicionar caracteres especiais.

https://birdfont.org/

Valeu galera, muito prestativos obrigado pela atenção!

Citação de: JF online 23/03/2017 às 17:16
Ou simplesmente editar a fonte e adicionar caracteres especiais.

https://birdfont.org/

me parece uma solução bem fixa, então obrigado cara! vou com isso, e a propósito é no RMMV

Outro programa gratuito que eu recomendo pra editar a fonte, é o FontForge também. Sempre que tenho probleminhas com fontes, edito elas com o programa. Só é um pouco complicado de mexer no começo, mas acho que quebra o galho.