O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A necessidade de se guardar um acervo

Iniciado por RankarchVoid, 28/09/2017 às 22:52

Paz galera!

Então, eu gostaria de iniciar uma discussão (espero que breve), sobre esta necessidade que eu percebi que existe no maker, e que imagino que poucas pessoas pensem até que seja tarde demais:

A necessidade de se guardar um acervo  :=|:

Por que isso? Bem, apesar da internet ser praticamente infindável, e conteúdos upados há praticamente 20 anos ainda estarem acessíveis para download, há exceções para esta regra.
É um debate que inclusive permeia o uso de mídias digitais alocadas em servidores, ou o famoso 'DRM' em jogos (precisa estar sempre online ou fazer autenticação), ou até mesmo jogos de jogatina exclusivamente online (como Overwatch, por exemplo).

Por mais que sejam conteúdos muito bons, com a economia, certas empresas são quebradas, com a troca de mídias, alguns conteúdos são perdidos, e em certos casos, muitas vezes, estamos sujeitos ao bom e velho erro humano.

Como aconteceu com a Mundo RPG Maker, que era uma comunidade enorme da engine que usamos, após diversos problemas perdemos um grande acervo de arquivos, alguns até mesmo guardados apenas por lá, que, talvez, estejam eternamente perdidos.
Um exemplo? Lembro de um "RTP novo" do RPG Maker XP, mais realista, lotado de detalhes...esse tipo de recurso já não mais encontro, e não tenho mais disponível, devido a troca de PCs. Está perdido? Muito provavelmente. Reencontrarei? Difícil.
Por força do hábito, fui muito seletivo naquilo que fiz backup virtualmente, mas por sorte, hoje tenho arquivos que guardo do Maker desde 2011, que hoje, continuam guardados.

Então queria perguntar a vocês galera, vocês acreditam que isso seja um assunto de importância, ou, devido a nossa inevitável globalização, talvez seja algo que só gente dos anos 90 se importe?  :fifufi:

Dê sua opinião.  :XD:

Saudações, Rank! bom tópico por sinal...

Eu sou muito favorável a um acervo,  pelo mesmo motivo no qual você citou, apesar da internet ser gigante, determinados arquivos não são encontrados com facilidade, você citou o bom exemplo da MRM, lá tinha arquivos incríveis, que se perderam nos confins da net, e quem perde com isso somos nós...

Porém, sou favorável ao acervo, por um simples motivo, o fácil acesso.
estou sofrendo com isso constantemente, faço parallax mapping, e tinha um acervo de arquivos gigantes, alguns fáceis e outros muito difíceis de se achar, fiquei por anos alimentando este acervo, tinha cerca de 10gb de arquivos de imagens (tiles, texturas etc) porém, meu HD pifou e eu perdi tudo...

Hoje, não tenho 30% desses arquivos, sei onde encontrar alguns, porém os realmente bons, só com muita pesquisa, e o tempo pesquisando estes arquivos poderiam ser gastos no trabalho em si, pouparia tempo e saco.

Logo sim, ter um acervo, mesmo em nuvem ou em Disco Rígido, é a melhor opção, afinal, a internet é vasta, e aquele item não estará lá para sempre, talvez por que o hospede caiu ou talvez as toneladas de outros arquivos se sobrepuseram encima do seu, dificultando o acesso.

29/09/2017 às 08:36 #2 Última edição: 29/09/2017 às 08:48 por Corvo
O mais comum na cena do RPG Maker é que cada um tenha seu estoque de recursos salvo-onde-tiver-espaço. O que eu sempre recomendo é que, para cada projeto, o máximo de recursos originais sejam de autoria do desenvolvedor e/ou da equipe responsável pelo jogo. Dessa forma o projeto não depende da disponibilidade de recursos externos nem os desenvolvedores de buscá-los. Além, claro, de tornar a obra muito mais profissional. Falo inclusive dos famosos packs vendidos aleatoriamente. Vale pagar mais por recursos exclusivos - salvo no caso de sistemas - e ter mais originalidade.

Catalogar essa infinidade de recursos existentes seria serviço para uma equipe generosa, com uma carga horária mais generosa ainda. Primeiro, reunir os recursos já seria difícil. Simplesmente é muita coisa. Segundo, organizá-los e hospedá-los de forma a facilitar o acesso. Aqui entra o ponto em que o responsável pelo serviço teria de verificar e marcar arquivo por arquivo para melhor dividi-los. Terceiro, há termos de uso e de distribuição a serem considerados. A não ser que o serviço seja oferecido pela Pérola Negra Ltda., seriam mais alguns dias até recolher as permissões necessárias.

O quarto ponto é o seguinte: digamos que o serviço acima tenha sido terminado. Há agora um site X que possui uma lista interminável de recursos, listas completas, separadas por tipo, autor etc. Será que esse trabalho todo foi útil? Estamos cansados de saber que, de dez projetos que utilizarem os recursos do site, nove usarão a mesma combinação dos melhores recursos. Raramente alguém irá procurar algo mais estilizado, sempre usarão os mesmos gráficos detalhados e - aparentemente - mais realistas. Isso não significa que o projeto será bem visto, mas que ele está saindo da mesma linha de montagem que os demais, mas quem liga?

Claro, se alguém estiver disposto a fazer esse trabalho, boa sorte e que sua barba sempre cresça - caso você queira ter uma. Seria a galeria.

Por estas e outras eu continuo apoiando a criação dos próprios recursos. Mas, para quem (ainda) não consegue, vale pesquisar e criar um estoque caseiro mesmo. Você procura só o que for usar e tem apenas o trabalho que acha que o projeto merece. Para autores que não queiram ter seus trabalhos extintos, criem vergonha e façam back up por si mesmos. Eu também tenho uma coleção de gráficos nos mais variados estilos. Mas não pretendo depender deles eternamente.  :malvado:


29/09/2017 às 13:24 #3 Última edição: 29/09/2017 às 13:30 por Corvo
Um acervo é quase que essencial.
O ocorrido com a MRM foi definitivamente uma grande perda, tanto
que enorme parte dos recursos que eu mesmo utilizava, como
sistemas, utilitários e até templates se perderam nessa nuvem
cinza de zeros e uns que é a internet.

Uma boa dica é manter uma coisa ou outra em um
Disco Rígido externo ou até mesmo em um Pen Drive, porém
correndo o risco de ter seus arquivos corrompidos se comprar
um arquivo móvel de camelô no bazar do seu Zacarias.

Como nosso velho Corvo disse acima, recursos pagos
são uma excelente pedida, até porquê as chances de eles
serem pedidos com um crash ou algo do gênero são BEM menores, até
porquê grande maioria deles está tanto hospedado no site original, quanto
na Steam ou em outros sites de compra digital.

    Abraços. Virgyl.


Antes de responder a cada um individualmente, eu gostaria de clarificar que não estou sugerindo a criação de um acervo global, seja de uso somente da Centro, da Condado, etc. e que todos possam acessar universalmente, MAS, eu curti muito a ideia, porém, infelizmente por falta de tempo e força do hábito de guardar tudo no HD, não é algo que eu pegaria para fazer agora, muito trabalho para algo que pode facilmente se reverter em infindáveis mirrors e links alternativos para downloads de algo que foi custoso pegar os direitos e disponibilizar.
Entretanto, eu já tenho meu próprio acervo online, para recursos visuais no Sta.sh do DeviantArt e Photobucket, como arquivos mais pesados, onde deixo no 4shared e na nuvem.
É algo que recomendo a todos fazerem.

Citação de: SimonMuran online 29/09/2017 às 00:01
Saudações, Rank! bom tópico por sinal...

Eu sou muito favorável a um acervo,  pelo mesmo motivo no qual você citou, apesar da internet ser gigante, determinados arquivos não são encontrados com facilidade, você citou o bom exemplo da MRM, lá tinha arquivos incríveis, que se perderam nos confins da net, e quem perde com isso somos nós...

Porém, sou favorável ao acervo, por um simples motivo, o fácil acesso.
estou sofrendo com isso constantemente, faço parallax mapping, e tinha um acervo de arquivos gigantes, alguns fáceis e outros muito difíceis de se achar, fiquei por anos alimentando este acervo, tinha cerca de 10gb de arquivos de imagens (tiles, texturas etc) porém, meu HD pifou e eu perdi tudo...

Hoje, não tenho 30% desses arquivos, sei onde encontrar alguns, porém os realmente bons, só com muita pesquisa, e o tempo pesquisando estes arquivos poderiam ser gastos no trabalho em si, pouparia tempo e saco.

Logo sim, ter um acervo, mesmo em nuvem ou em Disco Rígido, é a melhor opção, afinal, a internet é vasta, e aquele item não estará lá para sempre, talvez por que o hospede caiu ou talvez as toneladas de outros arquivos se sobrepuseram encima do seu, dificultando o acesso.

Eu não preciso complementar muito o seu post, brother, a não ser dar o seguinte conselho: Monte seu próprio acervo desde já. xD

Não sou familiarizado com o trabalho de Parallax Mapping (nunca fiz em nenhum maker), mas algo que acho muito bom e já vi vários makers fazerem é compilar arquivos semelhantes (de mesmo estilo) em grids, onde tem fácil acesso, ao invés de abrir trocentos arquivos no Photoshop para, sei lá, pegar árvores.

Citação de: Corvo online 29/09/2017 às 08:36
O mais comum na cena do RPG Maker é que cada um tenha seu estoque de recursos salvo-onde-tiver-espaço. O que eu sempre recomendo é que, para cada projeto, o máximo de recursos originais sejam de autoria do desenvolvedor e/ou da equipe responsável pelo jogo. Dessa forma o projeto não depende da disponibilidade de recursos externos nem os desenvolvedores de buscá-los. Além, claro, de tornar a obra muito mais profissional. Falo inclusive dos famosos packs vendidos aleatoriamente. Vale pagar mais por recursos exclusivos - salvo no caso de sistemas - e ter mais originalidade.

Catalogar essa infinidade de recursos existentes seria serviço para uma equipe generosa, com uma carga horária mais generosa ainda. Primeiro, reunir os recursos já seria difícil. Simplesmente é muita coisa. Segundo, organizá-los e hospedá-los de forma a facilitar o acesso. Aqui entra o ponto em que o responsável pelo serviço teria de verificar e marcar arquivo por arquivo para melhor dividi-los. Terceiro, há termos de uso e de distribuição a serem considerados. A não ser que o serviço seja oferecido pela Pérola Negra Ltda., seriam mais alguns dias até recolher as permissões necessárias.

O quarto ponto é o seguinte: digamos que o serviço acima tenha sido terminado. Há agora um site X que possui uma lista interminável de recursos, listas completas, separadas por tipo, autor etc. Será que esse trabalho todo foi útil? Estamos cansados de saber que, de dez projetos que utilizarem os recursos do site, nove usarão a mesma combinação dos melhores recursos. Raramente alguém irá procurar algo mais estilizado, sempre usarão os mesmos gráficos detalhados e - aparentemente - mais realistas. Isso não significa que o projeto será bem visto, mas que ele está saindo da mesma linha de montagem que os demais, mas quem liga?

Claro, se alguém estiver disposto a fazer esse trabalho, boa sorte e que sua barba sempre cresça - caso você queira ter uma. Seria a galeria.

Por estas e outras eu continuo apoiando a criação dos próprios recursos. Mas, para quem (ainda) não consegue, vale pesquisar e criar um estoque caseiro mesmo. Você procura só o que for usar e tem apenas o trabalho que acha que o projeto merece. Para autores que não queiram ter seus trabalhos extintos, criem vergonha e façam back up por si mesmos. Eu também tenho uma coleção de gráficos nos mais variados estilos. Mas não pretendo depender deles eternamente.  :malvado:



Boa inclusão à conversa a questão *polêmica* de criação de próprios recursos...sem incitar debates, meio que já é batido e de conhecimento geral que muitos utilitários da engine do Maker (por mais que ela possa fazer trabalhos maravilhosos e dignos de prêmios Indie) são amadores e não possuem talento, tempo ou habilidade para desenvolverem recursos por si próprios ou recrutarem equipes.
O que teve de choro com a morte de recursos junto da morte da MRM, é imensurável.  :sera:

Também sou a favor de tal iniciativa de gráficos customizados e próprios, principalmente para o fato de estarmos diversificando ainda mais a originalidade da engine e a criatividade dos desenvolvedores; a realidade, infelizmente, é RTP e .zips de pacotes de gráficos everywhere.  :O=O:
Apesar que, ainda corroboro para tal situação, estou usando os recursos gráficos Time Fantasy em meu projeto, e por mais que ele tenha chars originais e certos recursos próprios, não é lá muito diferente.  :coffee:

BTW, eu estou para conhecer um maker que nunca tenha feito cagada com backup e tenha perdido tudo por puro descuido, e não foi por falta de aviso, hahaha.

Citação de: Virgyl online 29/09/2017 às 13:24
Um acervo é quase que essencial.
O ocorrido com a MRM foi definitivamente uma grande perda, tanto
que enorme parte dos recursos que eu mesmo utilizava, como
sistemas, utilitários e até templates se perderam nessa nuvem
cinza de zeros e uns que é a internet.

Uma boa dica é manter uma coisa ou outra em um
Disco Rígido externo ou até mesmo em um Pen Drive, porém
correndo o risco de ter seus arquivos corrompidos se comprar
um arquivo móvel de camelô no bazar do seu Zacarias.

Como nosso velho Corvo disse acima, recursos pagos
são uma excelente pedida, até porquê as chances de eles
serem pedidos com um crash ou algo do gênero são BEM menores, até
porquê grande maioria deles está tanto hospedado no site original, quanto
na Steam ou em outros sites de compra digital.

    Abraços. Virgyl.


Disco rígido móvel do bazar do seu Zacarias, hahaha!
Sem mais.