O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vamos Mapear #4 - Exploração e Puzzles [Bonus]

Iniciado por Sotelie, 17/02/2016 às 03:32

17/02/2016 às 03:32 Última edição: 17/02/2016 às 14:34 por Alisson

"Se o caminho a ser seguido é para a direita, vá para a esquerda."


[box2 class=black title=Olá]
Olá! É um prazer estar com vocês em mais uma aula. Dessa vez estarei fazendo um bônus para explicar um pouco sobre a exploração nos mapas.

[/box2]

[box2 class=black title=Comentário]

Como dito pela nossa amiga acima, não adianta fazer um mapa lindo se o jogador visitar aquele lugar apenas uma vez.
Ou se ele precisar visitar mais vezes, que seja por uma boa razão, como abrir uma porta lá na fase inicial que só dá pra abrir com a chave de um boss na metade do jogo.



Jogos como The Legend of Zelda, Super Metroid, Final Fantasy e Fire Emblem são exemplos clássicos de boa utilização do cenário. Quando joguei Zelda, sendo Alttp ou Minish Cap, uma coisa que sempre me deixava fascinado eram os puzzles das principais dungeons, na qual o jogo era focado. Você entrava em uma dessas e resolvia problemas em cada sala, sendo que geralmente o puzzle de uma sala liberava a outra e etc...
Sendo assim, ao sair daquela dungeon você já não se esquece tão facilmente do que fez ali.
Isso é algo que torna seus cenários memoráveis, e é uma das coisas que mais recomendo.



Resident Evil 1, 2 e 3 são jogos que te fazem visitar constantemente o mesmo local para solucionar problemas.
Já os jogos da saga Silent Hill envolvem muito bem os puzzles e enigmas nos cenários, ou vai me dizer que nunca precisou lembrar daquela senha feita com sangue na parede, ou nunca ligou para o número do Outdoor que via pela janela em Silent Hill: The Room? Pois é.
God of War é um jogo cheio de ação em que você só mata e mata. Será? A princípio todos achavam isso, até que as introduções acabavam e você se deparava com um puzzle bendito atrás do outro, fazendo você passar horas só para atravessar um único mapa com um único puzzle.
Lembre-se que mapeamento é Level Design. É muito bom colocar puzzles ou apresentar desafios em seus cenários, porém tente dar uma recompensa no final disso.
É um grande alívio saber que você foi pelo caminho errado mas havia um item especial ali. Ou uma bela batalha para esfriar a cabeça após os puzzles.



[/box2]

[box2 class=black title=Demonstrações]
No nosso primeiro teste quero lhes apresentar esse mapa:



Como de costume, fiz o mesmo mapa no Ace e no MV.
A ideia do puzzle é o seguinte: Existem dois baús, sendo um baú dourado obviamente contendo algum item especial e um baú normal.
Caso você passe por uma rachadura, ela irá abrir e você não poderá voltar por onde passou, sendo obrigado a escolher com calma o seu caminho.
Alguns jogadores iriam diretamente pelo caminho do baú dourado, porém eles não seriam capazes de retornar, ficando presos ali. Apesar de não ter colocado no meu mapa, recomendo colocar alguma espécie de interruptor nas partes em que o jogador pode ficar preso, para que ele volte do início do puzzle.
Para passar por esse puzzle, você deve primeiro ir pelo caminho da direita, onde está o baú normal. Ao pressionar o botão, as pedras no caminho iriam quebrar e você poderia pegar o conteúdo do baú dourado. Sendo assim, você só ia precisar sair pelo caminho onde não havia quebrado nenhuma rachadura ainda e enfim, completar o puzzle.
Bem simples, não?



Isso não quer dizer que você não possa fazer mapas bonitos sem puzzles, você pode e recomendo fazer cenários bem feitos para seus puzzles, porém pare um pouco para pensar.
Antes de fazer um parallax map com puzzles, você pode querer pensar em como será o puzzle antes de fazer o mapa. Pois caso seu puzzle tenha algum chão que irá cair caso pise errado, você iria precisar de outras versões do seu mapa.

[/box2]

[box2 class=black title=Fim]
É isso aí. Nesse bônus eu quis falar um pouco sobre a exploração e problemas nas suas dungeons ou outros cenários para que o jogador se divirta um pouco ao atravessar eles. Eu já vi muitos makers se importando apenas com a estética dos mapas e se esquecendo de dar um propósito a eles.
Sintam-se livres para debater sobre o assunto neste tópico. Qualquer dúvidas ou curiosidades também podem ser feitas aqui, então espero que tenham gostado.


[/box2]

Ótimas dicas. Agora o pessoal não tem desculpa para fazer DG's chatas e monótonas. Ha-ha.
Gostei muito dos exemplos que deu. Dungeon em Zelda é algo magnífico e pra variar minha mais forte inspiração. He-He.
Faça mais desses, o texto ficou bem legal e muito intuitivo. Parabéns. ;)


Hey ficou muito bom esse bónus, eu quando tento criar algo nunca penso nisso e o jogo acaba ficando uma seca, valeu pela dica, continue!

17/02/2016 às 14:38 #3 Última edição: 17/02/2016 às 14:41 por Alisson
Isso mesmo, Sky. São poucos jogos que me prendem, e a maioria deles são os que geralmente me colocam no meio de uma dungeon cheia de segredos para serem desvendados. E cá entre nós, é bem chato estar em uma caverna gigantesca contendo apenas inimigos e baús muito fáceis de se pegar. Esse é um assunto que eu queria citar faz um tempo e acho que finalmente tive a oportunidade. o/

E fico feliz de ter ajudado, Lima :D Obrigado!

Ótimo tutorial mestre, realmente vejo muito jogos por ai com DGs gigantescas, cheia de inimigos, e pra piorar, o lugar ainda é um labirinto, após meia hora ou menos jogando, já da vontade de sair do jogo, espero que com esse tutorial o pessoal saiba equilibrar melhor, criando puzzles onde o jogador deve pensar bastante para resolve-los e tendo em mente uma boa utilização do cenário para isso, gostei também dos jogos citados, como FF e Zelda principalmente que o foco é nesses estilos de puzzles um pouco mais complexo, porém não são cansativos, ótimo tutorial cara, parabéns!

Abraços do Lyca! :ok:
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Ótima aula, Alisson! Você disse algumas coisas que eu ainda não tinha pensado :o:

Gostei das dicas e com certeza vou usá-las no meu projeto!  :ok:
     

Muito bom master, primeira vez que vejo um tutorial desses. Vai ajudar muito a galera inclusive a mim haha, mais uma vez ótima aula!  :XD:

Bem legal a ideia!

São esses detalhes que fazem a diferença no jogo!

:ok:

Clique na imagem e conheça o meu projeto!

"Não importa se você tem magias capazes de destruir mundos ou espadas de 3 metros. Uma simples porta só poderá ser aberta com uma chave."


internet caiu
Lyca: De fato, existem muitos jogos hoje em dia que pecam nisso. E devo dizer que é uma das coisas que mais me agradam quando estou jogando, é algo que prende mesmo. Soul Reaver é outro exemplo a ser citado.

Ahiane: Que bom que gostou, e fico feliz de ter sido de ajuda. Experimente colocar uns puzzles aqui ou ali, mesmo sendo pequenos, eles fazem uma grande diferença no gameplay.

Ven: É ótimo saber que foi de alguma utilidade. Qualquer dúvida sobre o assunto, já sabe o que fazer :)

Bazanella: Isso mesmo. Pequenos detalhes assim que interferem no gameplay são ótimos de se fazer, infelizmente muitos esquecem disso e acabam fazendo mais de 50 mapas sem nenhuma importância ou característica que te fazem lembrar deles.

Podem dar mais ideias de puzzle? Quero colocar bastante no meu jogo!

Claro!
Existem inúmeras ideias de puzzles que você pode usar dependendo do local, mas irei citar algumas que me vieram em mente no momento.

O clássico puzzle de mover pedras é bem conhecido, mas para quem jogou pokémon gsc/hgss deve se lembrar de que havia uma caverna de gelo com dois andares, a parte de cima continha pedras que podiam ser empurradas e a parte de baixo era uma grande camada de gelo deslizante. O objetivo era empurrar as pedras no andar de cima para um buraco, e elas apareceriam no andar de baixo. Se você empurrasse todas as pedras, seria possível deslizar pelo gelo até a saída.
Aqui vai um vídeo sobre a caverna: https://www.youtube.com/watch?v=s8qqo4406sI
Apesar do puzzle não ser muito complicado, é bem divertido de se fazer.

Também gostaria de colocar este vídeo aqui que pode te dar algumas ideias: https://www.youtube.com/watch?v=88JKO_24WvU
Zelda é um game repleto de puzzles, digo com experiência. Certa vez eu tentei reproduzir os puzzles de Zelda: Minish Cap e além de ter tido sucesso, consegui ideias para criar outros puzzles à partir deles.
Então tentar copiar os puzzles de algum game é uma ótima ideia, haha'

Bem, não foi uma enooorme ajuda, mas espero ter lhe dado ideias ^-^

Valeu! Ajudou muito e gostei de vc colocar videos! Muito obrigado!