O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de Mapeamento 2: 2 - Castelos, interior e exterior Parte 2

Iniciado por Sotelie, 14/03/2014 às 19:08

                   
               


[box2 class=titlebg title=Introdução]
               Olá amigos de mapeamento.
Eu estive um pouco ausente por um tempo, porém aqui estou eu novamente para estragar os sonhos daqueles que querem me
ver caído e alegrar aqueles que gostam de mim.

Então eu vou trazer a segunda parte da aula.
Aqui vou lhes ensinar a criar os portões do castelo pelo lado de fora e na próxima aula vou lhes ensinar a criar o interior do mesmo.
Então sem mais blábláblá vamos lá.

[/box2]


[box2 class=titlebg title=Perguntas frequentes]
P: Por que as aulas são compactas?
R: Eu decido fazer umas aulas simples que possam ajudar os novatos a entenderem como as coisas funcionam.
   Assim eles podem elevar seu nível com mais facilidade.

P: Por quê você não nos ensina a mapear como você?
R: Isso não é possível. Não existe uma fórmula secreta para mapear, uma vez que o mapeamento é algo livre, ou seja, você cria seu mundo
   a seu gosto. Cada mapper tem seu jeito de mapear, e isso varia dependendo da personalidade de cada um.
   Quando você realmente entender o sentido do mapeamento, você pode se considerar um mapper.

P: Mas existe o pessoal que vai colocando os tiles em seus devidos tiles como se já tivessem feito o mapa antes!
R: Isso é pelo fato de que eles relativamente imaginaram o mapa do jeito que eles queriam.
   Quando você quer fazer uma casa, por exemplo, Você faz o chão de acordo com os compartimentos, depois faz as paredes, depois os objetos
   e isso para os olhos de quem não é mapper é como se a gente fosse robô. Mas é algo simples, basta lembrar exatamente das regras do mapeamento
   na hora de mapear. Mas não precisa ir decorando, uma vez que você faz um mapa, a regra vai vir á sua cabeça na hora certa.

P: Eu não estou mais conseguindo mapear, mas eu estava mapeando muito bem em um tempo atrás! O que será que foi isso?
R: Você não está em consições de mapear. Para mapear você tem que estar de uma forma confortável. Tome um banho, limpe a mente, beba algo refrescante
   e vá mapear. Quando mapeamos, expressamos nossos sentimentos em nossos trabalhos.
   Se você não se sente bem, seu mapa não sairá bem e vice-versa.
[/box2]



[box2 class=titlebg title=O exterior dos portões]
Eu vou começar a criar um mapa 30x30. Lembrando que você não precisa fazer exatamente assim, pode fazer do tamanho que quiser se souber
o que está fazendo.

Não pensem assim: "Ele manda eu faço!", eu quero que vocês façam um mapa ao seu gosto. Aqui eu vou apenas ajudar vocês sobre como começa e termina.
Caso contrário, vocês não vão entender nada na aula.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/OvKlU65.png[/hs]
[/box2]




[box2 class=titlebg title=Passo 1 - Adicionando os muros.]
Aqui vamos fazer da mesma forma que na aula anterior, mas a única diferença é que aqui vai ter portão e os andares.
Se você pesquisar sobre imagens de castelo no Google, vai ver que há muitos tipos de castelos diferentes por aí.
Geralmente alguns deles tem um grande campo no centro.
Eu vou fazer do meu jeito, vocês façam parecido usando o meu como base.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/OYvBKdL.png[/hs]

Então, não é grande coisa mas cai bem como base. Eu geralmente costumo fazer esses tipos de mapas divididos em partes para facilitar, e recomendo
que vocês façam também. Mas por enquanto vamos fazer assim.
[/box2]





[box2 class=titlebg title=Passo 2 - Adicionando elementos de natureza.]
Aquela velha e chata parte de colocar grama, árvores, água e tudo o que tem direito em um mapa de floresta.
Você faz o que quiser aqui, eu por outro lado vou adicionar aquele clichê do lago em volta do castelo e uma ponte para aquele bosque que leva
á cidade.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/NSIyHVZ.png[/hs]

Só fazer isso deu uma diferenciada enorme no mapa.
Aqueles eventos no mapa são iluminação para a noite.

Agora o mapa estaria completo, maaaaas!!
Vamos aos efeitos especiais.

Não saia daí, voltamos já!
[/box2]




[box2 class=titlebg title=Passo 3 - Efeitos de iluminação do script.]
Todo mundo sabe dos efeitos de iluminação do Khas Awesome Light effects, não é?
Então, tem gente que tem dificuldades de usar ele por causa das tonalidades do mesmo.

Primeiramente baixe o script aqui.

Agora após passar o script para o seu jogo, configure ele a seu gosto, lembrando de copiar a pasta "Lights" para a pasta do seu jogo. E vamos lá.


1 - Vá em seu mapa e crie um novo evento em processo paralelo.
    Dentro dele use o comando chamar script e cole o seguinte comando:
s = $game_map.effect_surface
s.change_color(120,0,0,0,200)


Onde: 

s.change_color(time,r,g,b,a)
time => tempo para a mudança (em frames);
r => valor da cor vermelha;
g => valor da cor verde;
b => valor da cor azul;
a => opacidade.

Após isso crie um comando de "Apagar evento temporário".

2 - Em seu mapa, crie um evento cujo gráfico seja de uma lâmpada, e coloque para ela ser "Animação(parado)".

Dentro dele coloque um comentário: "[light 1]" sem aspas.
Para mais informações sobre as luzes, vide o script.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/mEAAjXD.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/6wqHVBW.png[/hs]

E Capitch!

O seu mapa está pronto.
Lembrando que dependendo da opacidade que você coloca, mais escuro o mapa fica ou mais claro.


Lembrando² de que as cores em r,g,b não são como as do maker.
Elas são em hexadecimais.
Vou lhes passar um site que pode lhes ajudar bastante na hora de escolher uma tonalidade para a tela, daí você apenas modifica
no comando chamar script.

http://www.color-hex.com/

Esse site é muito bom.
[/box2]



[box2 class=titlebg title=Umas pequenas modificações]
Agora eu vou fazer uma modificação no meu mapa para que pareça que está anoitecendo, cerca de umas 6:00.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/klPh2Mb.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/cwU1wty.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/MIDIW9V.png[/hs]

E é isso. Se você souber utilizar bem as tonalidades, você pode fazer uns efeitos muito bons ao mapa.
Mas atenção, o Awesome Light Effects pode chegar a ser pesado em alguns computadores.
Se você usar ele junto de fogs( as do MOG por exemplo ), o mapa pode ficar bem pesado.
[/box2]



[box2 class=titlebg title=Finalizando]
E é isso, espero que tenham entendido a aula. Vou me esforçar para lhes ensinar a criar os interiores do castelo.
Até mais e fui.
[/box2]

Poxa parabéns, a aula ficou bem legal x),
A iluminação eu curto muito a do script do Khas, mas eu especialmente prefiro fazer por imagens por causa justamente do lago que ele causa. Também gosto do modo como faz para que o mapeamento seja simples sem que fique vazio ou sem vida, então bem legal a aula :)

Opa, valeu mesmo, Raizen.
Fico muito feliz de saber que gostou.
Então, eu também prefiro a iluminação por pictures, já que a iluminação do Khas dá muito lag.
Mas já que as aulas são intermediárias acho que será um quebra-galho pra quem está começando.
Até mais e um forte abraço. :)

Nem li o tutorial, mas pelo resultado final, perfeito ! Tudo muito bem distribuído o mapa é grande e representa direitinho um castelo, ainda mais quando se aplica a iluminação, vou aprender um pouco afinal vou ter de fazer alguns castelos no meu projeto, é de grande ajuda Alisson.

Que mapas fodásticos! isso é pra comprovar que mapas não são feitos apenas com tilesets
esses efeitos de luz mudaram totalmente o clima do mapa além claro, da aula estar bastante
clara, para novatos e intermediarios, mais um bom trabalho tio!

Citação de: -Slayer! online 14/03/2014 às 20:05
Nem li o tutorial, mas pelo resultado final, perfeito ! Tudo muito bem distribuído o mapa é grande e representa direitinho um castelo, ainda mais quando se aplica a iluminação, vou aprender um pouco afinal vou ter de fazer alguns castelos no meu projeto, é de grande ajuda Alisson.
Fico feliz que tenha gostado.
Eu resolvi ensinar logo pois na época eu fiquei com muitas dificuldades para fazer e não tinha um tutorial bom, sem falar que todos eles tinham as imagens quebradas.
Agradeço por ter você acompanhando as aulas também, é um dos únicos amigos do passado que não sumiram.

@Simon: Fico feliz novamente principalmente por estar sempre presente.
Então, o RTP é muito bom se a gente souber utilizar e sem falar que a gente precisa pegar a manha dele para poder mapear com outros tiles.
Ou seja, sem ele, não existiriam os grandes mappers :).

Auka excekente como todas as outras suas,  que me ajudaram muito, vim pela primeira vez comentar.
Ja tinha visto o mapa no chat, e como disse ele ficou mt foda ; d
Devia dar umas aulas de variacao de terreno nesse intermediario, meus amigos dizem que minhas montanhas nao parecem montanhas D=
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

E aí, wind! Que bom que gostou da aula.
Quando eu terminar de falar sobre castelos, eu vejo o que posso fazer quanto as variações de terreno.
Qualquer coisa é só chamar ;)

Opa!

Mais uma excelente aula Alisson!
Bom... eu sempre tive dificuldades com castelos, mas agora estou melhorando...
Eu gostava de usar o script do Khás, porém uma vez usei e não deu muito certo não...
Agora prefiro usar imagens.

:linha3:

:ok:

Opa Vagner, valeu!
Então, os castelos são complicados. Para que possamos mapear castelos assim, precisamos estudar sobre os mesmos.
Com certeza nas aulas de história eles ensinam sobre os castelos na era medieval e garanto que è de grande ajuda.