O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Apresentando] Godot Engine - a engine aberta

Iniciado por DFox, 27/04/2017 às 16:34

27/04/2017 às 16:34 Última edição: 27/04/2017 às 16:43 por DFox
Bom dia/tarde/noite. Meu nome é Lucas, faço parte do fórum desde sua primeira criação, apesar de não ser ativo, pois RPG Maker já não me interessa. Vim apresentar a vocês (e espero estar na área certa, porque fiquei meio confuso na hora em relação aos sub-fóruns) a Godot. Uma engine Open Source, que está em desenvolvimento desde 2001, apesar de seu lançamento ao público ter sido em 2014 (se não me engano). Ela era usada no começo pela OKAM, um grupo de desenvolvimento, e tem o seu diferencial justamente por ser totalmente código aberto, permitindo os usuários a baixarem seu "source", estudando, modificando e posteriormente compilando como bem preferirem.


Ela trabalha com uma linguagem própria, o GDScript, que apesar de lembrar o Python, é bem diferente, e também um pouco de C++.
Como ela é totalmente gratuita, você tem direito total ao que produz com ela, lembrando que é multi-plataforma. Ou seja, você vai conseguir sim ter seu jogo em Android, iOS, mac, windows, linux...


Está disponível na steam, mas também pode ser baixada no seu site oficial.


Tem bastante conteúdo (internacional principalmente) ensinando tudo que você precisa saber para fazer um bom jogo nela, e também tem um canal nacional, bom para quem tá iniciando (não sei se posso postar o link aqui, então vou deixar sem, mas o nome é Papai Game Maker).
Eu considero uma engine muito promissora (deve ser porque é a que eu uso, né), pelo fato de tanto o 2D quanto o 3D serem nativos, sem uso de gambiarras, como na/no Unity (2D, mesmo nas versões atuais), e Game Maker (3D).
Basicamente é isso. Pelo menos o que eu acho mais necessário de se dizer. Mais tarde eu posto umas imagens da engine, porque agora eu tô meio ocupado e a minha intenção era só "disseminar" a informação de que a engine existe. Abraços.
seus pubububu.

nho
DeMolay