O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Elementos da Natureza: PT 1. Pedras (Lisas e quadradas)

Iniciado por miguel8884, 29/03/2015 às 22:09

29/03/2015 às 22:09 Última edição: 30/03/2015 às 20:43 por miguel8884
Elementos da Natureza - Pixel Art
Pedras - Textura, Terrenos e Sombras

Olá pessoal do fórum, bem-vindos a minha série de aulas sobre pixel art relacionando elementos da natureza, nessas aulas irei abordar vários elementos não-vivos que encontramos na natureza. Para dar o pontapé inicial, irei ensinar um pouco do que eu sei sobre pedras, não pense que tudo que eu disser aqui deve estar totalmente certo ou ser apenas a única forma de fazer, vou falar aqui minhas técnicas e dar dicas para vocês fazerem cada vez melhor. Lembrem-se, treino é a essência do sucesso, vamos começar.

Introdução

O que são pedras? Hum, vejam abaixo algumas fotos de pedras para entendermos melhor o que são e como são elas:

Spoiler
[close]

Bem como podem ver, as pedras tem texturas muito variáveis, ou seja, variam muito de pedra para pedra, suas curvas sua transformação é sempre diferente. Por ser muito deformada, ela cria muitas sombras, a não ser que seja uma pedra mais lisa, irei falar um pouco sobre elas também! Observem também que muitas vezes ela está presente no terreno, seja em pedregulhos, seja em montanhas, seja entre musgo ou grama, quando fazemos a pixel art de uma pedra, devemos pensar onde ela se encontra, qual tipo de pedra ela será e principalmente a luz do local onde ela está. Então vamos agora para um pouco de prática!

Prática - Pedras quadradas

Bem, agora que já falei um pouco sobre as pedras, vamos para prática, aqui irei mostrar como fazer desde a base até resultado final dos tipos de pedras indicados no título desta seção, é importante treinar bem cada uma das partes que vou mostrar aqui.

Para começarmos, iremos primeiro escolher a cor base da nossa pedra, ela vai depender do tipo de iluminação do local onde a pedra está situada, as vezes utilizamos o cinza puro, mas uma cor mais puxada para o amarelo/laranja pode fazer a diferença na ambientação da pedra. Uma cor mais cinza, vai fazer com que a pedra pareça mais de caverna, uma tonalidade mais amarela/laranja vai fazer com que pareça uma pedra com terra e bastante alterada pela natureza, costumo utilizar essa cor em pedras que vão representar um vale ou algumas partes de uma montanha. Vou deixar aqui algumas cores que podem utilizar:



Agora, para fazer a base de uma pedra quadrada, como o nome já diz, procure fazer algo mais quadrado, não totalmente, sem simetria, tente deformar bastante a pedra, seguem alguns exemplos:



O próxima passo, na minha opinião é o mais difícil para quem está começando, definir os pontos de sombra. Agora você deve definir de onde vem a luz, eu costumo adotar uma luz de topo, assim deixa algo mais simples e mais fácil, mas vocês podem tentar mover a luz para diagonal ou coisas parecidas, em cada uma das pedras que mostrei, vou utilizar um ponto de luz diferente. Antes de colocar a luz, você irá definir os locais mais profundos da pedra, como ela está bem deformada, isso vai ajudar a passar a impressão da textura de pedra, para essas partes, utilize uma cor mais escura e uma mais clara, nada de muito contraste, bem de leve, segue abaixo o exemplo:



Podem ver que, eu deixei uma parte sem, essa será normalmente a parte de cima, de onde vem a luz, se você for usar uma luz de baixo, o que é raro, o processo deve ser inverso.

Para o próximo passo, iremos agora definir a luz, como já disse, escolha de onde ela parte, após isso, você irá pegar a mesma cor que usou para a profundidade e colocar de forma mais quebrada o possível na posição oposta da luz (a cor mais escura) e na posição próxima a luz (a cor mais clara), segue abaixo o exemplo:



Agora iremos finalizar nossa pedra, sim, simples assim, iremos reforçar a sombra e a luz, como puderam ver no último exemplo, eu adicionei uma concentração de luz na parte superior da pedra, como ela é mais quadrada, a parte de cima na visão de um cubo seria a que mais recebe luz, mas nota que não preenchi completamente, apenas coloquei pequenos focos, dando assim a impressão que ainda existem alguns pontos que oscilam a profundidade da pedra. Para essa parte de definição final da luz, iremos pegar uma cor mais escura que a da profundidade, e mais clara da mesma forma, não exagere no contraste, estude um pouco de hue-shifting caso preciso. Então após cores selecionadas, iremos fazer o mesmo processo do anterior, mas vamos colocar apenas nas concentrações, segue abaixo o exemplo:



Bem, podemos deixá-la assim, porém caso queiram, podemos dar mais contraste, podemos fazer o seguinte na parte da sombra, aquela cor que foi utilizada para representar profundidade no segundo passo, a cor clara no caso, vamos substituí-la pela cor da profundidade escura, e refazer o último passo (caso ainda fique muito sem contraste, faça testes, ou vice-versa caso contrário), o exemplo segue abaixo:



Vocês podem reparar também que eu fiz algumas mudanças, vocês devem fazer também, mas a sua visão, vá alterando conforme achar necessário, com o tempo você vai ficando cada vez melhor, apenas treine.

Para finalizar de vez, irei colocar a sombra, existem muitas formas de fazer a sombra, a mais comum delas é pegar o preto e desenhar em baixo da pedra um formato meio semelhante a própria pedra, porém achatado, com opacidade baixa, abaixo do exemplo da sombra, deixarei outra forma de fazer essa pedra, semelhante a que eu disse, mas com resultado final diferente.





Lição de casa:
Eu dei 4 exemplos de base para pedras, mas utilizei apenas dois, utilize os outros dois e faça suas pedras, mande aqui no tópico!

Prática - Pedras lisas

Agora que já vimos como se faz uma pedra quadrada bem danificada pela natureza, vamos ver como se faz uma pedra lisa, normalmente pedras lisas, ou foram extremamente danificadas de forma uniforme, ou são pedras mais novas e bem polidas, essas técnica que irei mostrar aqui, pode ajudar até em terrenos. Para que usar as pedras lisas? Elas podem servir para tilesets mais suaves, fazer parede de montanhas, e pedras comuns também. Elas podem ser quadradas, redondas de todas as formas, como já sabemos fazer uma quadrada bem detalhada, essa será mais fácil.

Para começarmos, irei utilizar a mesma base feita anteriormente, a construção da base é a mesma, porém você pode arredondar mais e não precisa se preocupar tanto em deixar quadrada.



Para iniciar, iremos pegar uma cor mais escura e mais clara, como se fosse a profundidade das pedras quadradas, mas você irá utilizar outro método. Você vai cobrir onde deve ter sombra com a cor mais escura, mas não cobrir de qualquer jeito, é meio dificil de explicar por palavras, mas você deve tentar pincelar de certa forma; com a cor mais clara a mesma coisa, mas onde irá ter a luz principal, no caso eu adotei uma pedra mais cúbica, fazendo com que a luz fique em uma das faces ficando bem nítido a transição de uma face para outra, caso a pedra seja mais redonda, tente suavizar a transição de faces, vou colocar abaixo dois exemplos, o preenchimento de uma pedra cúbica e uma pedra mais redonda:




Treinem muito esse passo anterior, se ficarem bom nele, todos os outros vão ser fáceis, pois são a mesma coisa.

Agora, na parte da sombra você irá utilizar uma cor um poucos mais escura que a base, mas mais clara que a cor que usou para sombrear no passo anterior, cubra a base que restou com essas cor, não totalmente, deixe um pequeno local apenas para dar uma impressão mais real:



Seguindo, agora devemos pegar uma cor mais escura que a cor da sombra principal, e então fazemos o mesmo processo do primeiro passo, porém deixando ainda algumas mostras da sombra colocada primeiro:

Próximo passo, é melhorar a luz, vamos pegar uma cor mais clara que a cor que pegamos primeiro para luz, então iremos fazer nas pontas da luz que já tínhamos colocado algumas pinceladas, e então iremos reforçar nossa pintura de luz base, com a cor que pegamos primeiro:

Último passo, iremos deixar todas as cores da sombra, exceto a cor base e a cor próxima a ela, mais escuras e mais cinzentas:



Estudem bastante essa parte, se dominarem essa técnica, você não terá mais dificuldades com pedras, pois é muito comum utilizar esse estilo nas pedras!
Podemos colocar a sombra na pedra, mas façam isso dessa vez, não vou fazer aqui.

Lição de casa: Façam sua própria pedra, aliando os conceitos de pedra quadrada com essa pedra lisa, mostrem aqui no tópico.
Lição de casa avançada: Para os tryhards  :lol: aquela pedra redonda do começo desta seção, façam uma pedra lisa naquela pedra tentando deixá-la mais redonda possível, mostrem no tópico.

Prática - Iluminação

Em breve...

29/03/2015 às 22:45 #1 Última edição: 29/03/2015 às 22:47 por Lucas Leite
Eu sou péssimo com sombras, mas aqui está o resultado de minha tentativa. Eu achei melhor do que meus trabalhos normais de Pixel Art, mas ainda ficou muito inferior ao seu. :=|:

Mas gostei do tópico e sou a favor de continuar com as aulas. Como acabei de dizer, preciso de toda a ajuda possível com sombreamento. E antialiasing, também. Pode ficar com o meu ouro, mestre.

[Anexo excluído pelo administrador]

Obrigado. Bem como eu disse, o treino é o que vai fazer com que você melhore. Pelo que vi em sua "tentativa", você entendeu a essência, mas utilizou muito contraste nas cores, fazendo com que a arte fique muito quebrada, enquanto para sombras usou cores bem escuras em relação a base, para luz você usou uma tonalidade mais baixa.

Minha dica para você é, treine mais o contraste, pegue a pedra que finalizei e compare as cores, assim seu contraste vai melhorar, em relação a sombra, na continuação da aula eu vou abordar um pouco mais iluminação, vai ajudar bastante.

Num geral, você foi bem, entendeu o que foi proposto, conseguiu passar, mas sua dificuldade te atrapalhou em finalizar com alta qualidade, então, treine bastante o contraste, tente várias vezes se for preciso.

Outra dica, pelo que vi, você concentrou demais uma luz forte em uma luz menor, tente deixar as cores mais espalhadas, você deixou muito da base, fazendo com que assim a profundidade não tenha tanto valor.

Oh, parabéns pelo tutorial!

De verdade, você aprende as coisas em uma velocidade absurda xD, tenho até medo de te mostrar algo que eu saiba a mais, se é que tem algo  :derp:, mas o resultado final ficou bem legal, espero que continue com novos tutoriais

30/03/2015 às 20:00 #4 Última edição: 30/03/2015 às 20:45 por miguel8884
Muito obrigado Raizen. Haha, é sempre imperceptível aos meus olhos minha evolução, mas é bom saber que tem uma alta velocidade, e tenho certeza, ainda tem muito coisa para aprender... Vou continuar, já estou preparando para atualizar este aqui!

Uma baita aula. Não tenho nada a reclamar. Eu quando arrumar um tempo vou treinar fazer umas aqui... ai quem sabe eu poste pra você dar sua opinião sobre elas.

Bom trabalho Miguel!
Prazer, Terror dos Modinha

08/05/2015 às 20:16 #6 Última edição: 08/05/2015 às 20:18 por lilowpaloso
Espero que minha escolha incomum de palheta não prejudique a arte, dps faço a pedra lisa e o try hard

[Anexo excluído pelo administrador]
I know, my soul's freezing
Hell's hot for good reason
So, please
Take me

Aula ótima, ao meu ver. Queria aprender nos estudos como tu aprende as coisas ._.
No mais, salvando a aula aqui nos favoritos pra fazer depois \o/

09/05/2015 às 16:38 #8 Última edição: 09/05/2015 às 19:48 por lilowpaloso
O Segundo homework e o tryhard, espero ter comprido o objetivo
------------------EDIT-------------------------
Percebi que as minhas pedras ficaram mais quadradas do que os exemplos dados, acontece que elas ganham aquele formato por algum motivo quando eu abro elas no paint do XP, e eu não percebi q tava diferente, então talvez dps eu concerte
------------------EDIT-------------------------
Concertado:


[Anexo excluído pelo administrador]
I know, my soul's freezing
Hell's hot for good reason
So, please
Take me