O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ajuda com esse problema/decisão?

Iniciado por vico, 02/05/2016 às 07:28

02/05/2016 às 07:28 Última edição: 02/05/2016 às 07:42 por vico
Olá galera! Primeiro tópico meu aqui na Centro. Se estiver fora do lugar, moderadores, me desculpe. Movam (ou apaguem) à vontade.

Estou com uma bela dor de cabeça tentando converter chars do RMXP (Mack style em geral) para o RMMV.



Basicamente a largura deles é diferente, sendo que o char do XP é levemente menos largo que o do MV.

É aí que começam os problemas.

Estou usando o photoshop, e resolvi tentar alterar o tamanho do char para que ficasse da mesma largura do char do MV (e por consequencia, mais alto, como eu queria), usando Nearest Neighbor:



Colocando aqui não parece tão distorcido, mas no PS o sprite ficou horrivel, totalmente distorcido.

A forma aonde o char ficaria menos distorcido seria dobrando o tamanho dele (200%):



Mas aí ele ficaria muito grande, além de que ainda ficaram algumas distorções na sombra das mãos (talvez culpa do photoshop).

Outra coisa sobre essa questão de aumentar o tamanho é caso eu precise usar os tilesets do XP. Dependendo da porcentagem de aumento, eles podem ficar cortados.

Não pretendo deixar os chars do mesmo tamanho porque senão eles vão ficar muito pequenos pra janela do jogo, o que ficaria ruim principalmente para telas pequenas.

Então, a questão aqui do tópico é: O que vocês aconselhariam? Manter o tamanho original, redimensionar pra 29px de largura, 200% ou jogar tudo fora porque chibi é o máximo?

Queria aprender a fazer essa conversão da melhor forma possível porque pretendo criar um Template customizado no estilo do RTP XP para o gerador estendido do Schlangan, para que outros também possam usar chars MACK no MV.

02/05/2016 às 13:35 #1 Última edição: 02/05/2016 às 14:06 por felipefalcon
Acho que se você usar o char no tamanho original e os tiles tbm + plugin do masked de zoom ficaria muito bom, já que o plugin não distorce e no caso aumentaria geral sem necessitar usar mais nada pra redimensionar.

Vou procurar o link dele, já já anexo nessa mensagem.

Edit:

http://forums.rpgmakerweb.com/index.php?/topic/48267-mbs-map-zoom/
  

27/05/2016 às 02:59 #2 Última edição: 28/05/2016 às 21:26 por vico
Citação de: felipefalcon online 02/05/2016 às 13:35
Acho que se você usar o char no tamanho original e os tiles tbm + plugin do masked de zoom ficaria muito bom, já que o plugin não distorce e no caso aumentaria geral sem necessitar usar mais nada pra redimensionar.

Vou procurar o link dele, já já anexo nessa mensagem.

Edit:

http://forums.rpgmakerweb.com/index.php?/topic/48267-mbs-map-zoom/

Opa!

Não tinha visto a resposta, malz ai!

Então, mas como fica usar os tilesets do XP no MV se eles usam essa mesma proporção? Cada tile ("quadrado") no XP tem 32x32, enquanto no MV é 48x48. Uma sacanagem da Degica/Enterbrain não ter subido logo pra 64x64, o que daria um rescale de 2x, algo que o photoshop faz decentemente com o nearest neighboor. Mas essa quebrada de 1,5x é que é o meu maior problema.

Curiosamente, sprites de jogos antigos do SNES usam simplórios tiles 16x16, ou seja, é mais fácil usar rips já que multiplica em valor arredondado (2x pro XP e 3x pro MV). Mas é aquela coisa que eu já comentei em outro post.

Aí fica difícil.

EDIT: Parece que existem algoritmos alternativos pra evitar tanta distorção em porcentagens quebradas, ao estilo 1,5x/150%, e um deles é o RotSprite, criado pelo Xenowhirl inicialmente pra rotacionar melhor sprites do Sonic, já que fazer cada um dos gráficos em certos ângulos seria uma dor de cabeça das grandes.

Aqui tem mais explicações e um programa que implementa isso, ele pede um ângulo (se nao quer rotacionar coloca 0°) e o zoom que quer dar, tentei redimensionar o ash do RMXP e ficou um pouco melhor:


Original


1,5x/150%