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[Rm2k/3] Colocando iluminação

Iniciado por sc19, 31/08/2015 às 14:24

Colocando iluminação no RPG Maker 2000/2003
Visto que como o RPG Maker 2000 nem 2003 tem transparência, talvez por se tratarem de duas engines antigas, eu bolei uma tática para deixar tudo mais bonito visualmente: colocando iluminação!


Passo 1: Faça o mapa e recorte-o
Para servir de exemplo, fiz um mapa de caverna de gelo.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/OnGt827.png[/hs]

Pronto isso, coloque na opção de visualizar por 1/2, que é a que mais uso (visto que torna a vista do mapa pela metade, facilitando assim para mapas grandes), e recorte o print, deixando só o mapa, em algum programa básico como o MS Paint.

Veja o tamanho do mapa. No meu caso, ele é de 434x306, então abra um programa mais sofisticado como o Photoshop ou até mesmo o Paint Tool SAI e crie um novo arquivo com esse tamanho de imagem.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/sWu93zA.png[/hs]

Passo 2: Criando a iluminação

Usando o SAI, através de camadas com a propriedade Luminosidade para perfeccionar o trabalho, dê leves cliques com a ferramenta AirBrush, marcada com dureza 0. Quando estiver tudo pronto, crie uma camada preta abaixo de tudo para servir de recurso, salve o arquivo (de preferencia na pasta Picture do seu projeto) e converta.

Decidi dar uma de criativo colocando iluminação até nos cristais de gelo, lembrando que você também pode adicionar sombras e tudo mais caso manejar bem de manipulação por imagens. :lol:

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/jOYB4QH.png[/hs][hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/gVcL9PA.png[/hs]

Passo 3: Colocando o efeito no mapa
Meu mapa é de 27x19, mas o maker lê como 26x18. Mais fácil para colocar o evento principal, que ativa a iluminação e o tom de mapa no meio, sendo assim, 13x9 (que seria a metade)
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/3enpSDv.png[/hs]

Com a imagem, faça por meio de variáveis, as coordenadas X e Y para a ela, dessa forma (não se esqueça de que Coordenada X/Y e Cena X/Y são coisas diferentes, sendo Cena X/Y apenas para as imagens!), e em seguida defina a imagem com essas variáveis.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/ozFLQLM.png[/hs][hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/U58s2cG.png[/hs]

Coloque a tonalidade do mapa marcada para iniciar em 0, sem o comando esperar, e um Reiniciar Timer, para o evento parar.


Resultado:
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/0y6EpLk.png[/hs]


Outros exemplos de mapas:
[hs width=320 height=240]https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xft1/v/t1.0-9/11866271_822578834523457_6619632000162401680_n.jpg?oh=4337f34c3ca6445e6968d6b614041c8b&oe=566CB61A[/hs][hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/XK1YvlG.png[/hs]


:ok:

Eu nem tinha noção que era possível fazer algo assim. Tá bem explicado e muito bem exemplificado o tutorial. Pra quem usa essa engine, olha, tá show!
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 01/09/2015 às 17:44
Eu nem tinha noção que era possível fazer algo assim. Tá bem explicado e muito bem exemplificado o tutorial. Pra quem usa essa engine, olha, tá show!
Valeu Makers!