O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Fazendo Ilhas Voadoras!

Iniciado por Darist, 26/12/2015 às 16:45

26/12/2015 às 16:45 Última edição: 26/12/2015 às 21:53 por Darist
Ilhas Voadoras

[box2 class=titlebg title=Introdução]Opa, e ae pessoa!
Estou postando aqui um tutorial extremamente interessante sobre como fazer mapas de Ilhas Voadoras. Este é um tutorial bastante antigo feito por um membro - na época - da antiga e famosa RPG Maker Brasil, e eu tenho este tutorial guardado até hoje exatamente por acha-lo extremamente interessante.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Informações Importantes]Algumas observações importantes:

  • Este tutorial não foi feito por mim! Foi feito por um membro que na época chamava Hyperbanka!
  • Este tutorial é bastante antigo, e não sei se ja existem maneiras mais praticas de faze-lo, ja que estive fora do RPG Maker por um bom tempo.
  • Procurei por este tutorial neste fórum, caso ja tenha, peço que apaguem este post.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Tutorial]



por Hiperbanka

Este tutorial ensinará a montar uma peça de tileset necessária na construção de ilhas voadoras.
Para concluir esta técnica, é necessário que você tenha pelo menos alguma pequena experiência com um programa de edição de imagens. Eu aconselho o Photoshop.

Você poderá montar mapas como este:





1)Para fazer as ilhas voadoras, baixe este template:

Este template foi feito por undwight do site HBgames.ORG.

2)Abra seu programa favorito em edição de imagens; neste tutorial, vou ensinar a trabalhar com o Photoshop.

3)Agora você vai precisar do gráfico básico da montanha. Na maioria dos tilesets do RMXP, a parte que você vai trabalhar é semelhante a esta:

Obs: Estou trabalhando com Inquisitor.

4)Pegue uma das silhuetas do template e posicione-a acima do gráfico da montanha, semelhante a esta imagem:


5)Estando a silhueta uma camada acima da montanha, selecione a parte ocupada pela silhueta e delete na camada da montanha. O resultado deve ser este:


--> Certo, agora vem a parte complicada: Fazer as sombras. Vou ensinar a fazê-las com a Pen Tool do Photoshop.
7):
a)Selecione a área ocupada pela camada da montanha recortada.

b)Pegue a Pen Tool:

->No menu no topo do Photoshop, selecione a opção "Paths":

c)Agora, voce deve desenhar um caminho com a pen tool que vai limitar a área da primeira sombra. Faça isso ligando pontos com a pen tool; observe a imagem para entender:


d)Ligue pelo exterior da imagem os pontos de partida e de chegada, de forma que o resultado sejas semelhante a este:


e)Com a Pen Tool na mão, clique na imagem com o botão contrário do mouse e selecione a opção "Make Selection". Marque a opção "Subtract from Selection":


->O resultado da seleção deve ser algo semelhante a isto:


f)Agora ficou fácil! Crie uma nova camada acima desta(Ctrl+Alt+Shit+N). Pinte esta nova camada de preto de acordo com a seleção adiquirida. Diminua a opacidade e o resultado será a primeira leva de sombra:


É lógico que o resultado não está satisfatório. Você deve utilizar a mesma técnica para formar pelo menos 3 linhas de sombras, gradativamente, com opacidades menores. O resultado após algum trabalho deve ser semelhante a este meu:


Pronto! Agora basta acrescentar esta peça a seu Tileset. Com alguma prática você poderá montar mapas como o apresentado no início da página.


[/box2]


[box2 class=titlebg title=Considerações Finais]Bom, espero que seja um tutorial util.
Todas os créditos são ao Hyperbanka[/box2]

elune adore

26/12/2015 às 17:13 #1 Última edição: 26/12/2015 às 17:15 por Vash
 Lembro desse tutorial na SRM onde vi pela primeira vez na época. Muito bom ver ele por aqui novamente, é algo realmente bem útil para o pessoal e bem explicativo.

Obrigado por trazer. õ/

2010 ~ 2016 / 2024

Muito lindo!
Ainda não havia visto, obrigado por postá-lo aqui :D

Cara que tutorial legal, muito bem explicativo e bem feito, estarei treinando um pouco aqui, o assunto me agradou bastante, valeu por Compartilhar  :XD: